A resposta à questão de por que as folhas do pepino murcham em uma estufa nem sempre está relacionada à umidade e ao calor do solo. Para evitar a perda de colheita, você precisa descobrir o motivo e começar a agir.
As principais razões pelas quais os pepinos murcham em uma estufa
As condições climáticas nem sempre permitem o cultivo seguro de pepinos em áreas abertas. Assim, cada vez com mais frequência, os horticultores começaram a instalar uma estufa no seu local, onde, ao que parece, foram criadas todas as condições. Mas o clima de estufa nem sempre afasta os problemas das hortaliças.
Existem várias razões principais pelas quais as folhas dos pepinos podem murchar.
- As folhas do pepino murcham na estufa por não manter a distância entre as mudas (como resultado, as vinhas se entrelaçam e interferem no fluxo de ar e luz para todas as partes da planta).
- Os pepinos podem desaparecer por falta ou excesso de umidade.
- Usar água fria para regar canteiros de pepino.
- Doença fúngica ou viral.
- Contato de folhas de pepino com produtos químicos destinados a alimentar o sistema radicular.
- Exposição constante dos cílios do pepino aos raios escaldantes do sol durante o dia.
- A razão para o murchamento das folhas do pepino é uma vizinhança infeliz na estufa (por exemplo, pepinos não se dão bem com tomates, por isso precisam ser plantados separadamente).
- Os pepinos podem morrer devido à aplicação inadequada de fertilizantes ou à sua total ausência.
Se a razão pela qual as folhas do pepino ficam amarelas e murcham é o calor, então muitas vezes não é o próprio sol que as prejudica, mas a presença simultânea de outros fatores desfavoráveis. Se você regar pepinos em um dia ensolarado, é mais provável que você se queime. As folhas secam e caem. Portanto, é necessário regar de manhã ou à noite e, após o procedimento, ventilar o ambiente.
Pelas mesmas razões listadas, os pepinos podem não ter um bom desempenho em terreno aberto. Além disso, condições climáticas desfavoráveis podem ser observadas na forma de noites frias, ventos fortes e chuvas prolongadas.
Se os pepinos em uma estufa de policarbonato não apenas murcharem, mas também ficarem amarelos, os motivos podem estar associados a fatores desfavoráveis, como doenças infecciosas das plantas e do solo, invasão de pragas, irrigação excessiva e ventilação pouco frequente do ambiente. Neste caso, os pepinos podem ter formas irregulares e ter sabor amargo.
Por que os pepinos murcham na estufa e o que fazer?
Se as folhas do pepino ficarem amareladas e murcharem, é preciso verificar todas as mudas para entender o motivo e só então começar a resolver o problema.
- Se durante a inspeção não foram detectados vestígios de pragas e infecções, mas apenas se observou murchamento das folhas dos pepinos na estufa, é necessário regar a planta. A água deve estar morna (cerca de 20 graus), o melhor é deixar no barril durante o dia. Depois de regar os pepinos, é recomendável soltar o solo. Isso melhorará o fornecimento de oxigênio e nutrientes às raízes.
- Pepinos morrem em temperaturas acima de 27 graus. As folhas começam a secar e amarelar. É necessário monitorar a temperatura, ventilar o ambiente, sombrear a estrutura e regar os canteiros até duas vezes ao dia.
- As folhas do pepino murcham mesmo na ausência de polinização suficiente. Se forem selecionadas variedades de pepino polinizadas por abelhas, as portas da estufa devem ser abertas para permitir livre acesso aos insetos polinizadores. Você pode atraí-los com soluções doces. Se forem plantadas variedades autopolinizadoras, a planta precisa de ajuda. Para fazer isso, sacuda levemente a haste com a mão várias vezes ao dia. Você pode transferir o pólen das inflorescências masculinas para as flores femininas com um pincel.
- Mudas de pepino podem mudar de aspecto devido à falta de micronutrientes no solo. As folhas do pepino murcham e enrolam devido à falta de nitrogênio. O tratamento foliar com infusão de esterco de galinha pode compensar sua deficiência; a fertilização com uréia é adequada.
- Devido a danos ao sistema radicular, as folhas também murcham. Eles podem ser danificados durante o afrouxamento. A fertilização com nitrogênio e o amontoamento da muda ajudarão a salvar a situação.
- As folhas inferiores dos pepinos ficam amarelas e secam devido à falta de luz. As folhas superiores, sombreando a fileira inferior, não transmitem luz.O problema não é terrível, basta arrancar as folhas que secaram.
- As folhas podem secar devido à falta de potássio, fósforo ou magnésio.
Durante o período em que os pepinos da estufa murcham, a rega deve ser feita manualmente. Regue cada raiz com um jato fino, sem pressão. Não permita que a umidade atinja a parte verde da planta.
Se surgir a questão de como tratar plantas fracas, você precisa recorrer à prática de jardineiros experientes. Os medicamentos comprovados que ajudam os pepinos a se fortalecer e se recuperar são: Previkur, Topsin, Bayleton.
Problemas infecciosos
Os pepinos murcham como resultado da entrada de patógenos em várias doenças dentro da planta. As doenças mais comuns dos pepinos em estufa são a podridão branca e o fusarium.
Uma doença como a podridão branca causa danos ao sistema radicular e a planta perde a capacidade de se alimentar adequadamente. Em pepinos em estufa, você pode notar manchas marrons na base do caule. Gradualmente, as manchas se espalham para as folhas, caule e as plantações de pepino morrem. Um medicamento como a Trichodermin ajuda a combater a doença.
A murcha de traqueomicose em pepinos afeta mais frequentemente vegetais em terreno fechado. Fungos como fusarium e verticillium, ao entrarem na planta, destroem os vasos sanguíneos e causam a morte da planta.
Fusarium é uma doença fúngica em que todas as partes da planta murcham, começando pela copa, e a raiz do caule começa a apodrecer. Manchas escuras aparecem nas mudas afetadas, as folhas secam e enrolam. Eles são tratados com medicamentos como Fitosporin, Heteroauxin, Kornevin, Trichofit.
Fusarium afeta todas as plantas da estufa. Portanto, é recomendável começar a combatê-la assim que surgirem os primeiros sinais.Recomenda-se selecionar inicialmente variedades de pepino resistentes ao fusarium: Ideal, Caprice, Sudar, Ryabinushka.
Na maioria das vezes, os canteiros de pepino são atacados por pulgões, moscas brancas e ácaros. Uma solução com sabão ou uma infusão de cascas de cebola ajudam a combatê-los. Você pode usar receitas à base de cinza de madeira. Se os pepinos murcharem em uma estufa, o que fazer em caso de danos massivos nos canteiros? Neste caso terá que tratar com inseticidas: Aktara, Aktellik.
Ações preventivas
A prevenção inclui o uso de medicamentos comprados em lojas e de formulações feitas de acordo com receitas populares.
- As sementes da variedade selecionada de pepino são selecionadas e processadas. Você definitivamente precisa aquecer as sementes. Muitos jardineiros experientes também os embebem em preparações que estimulam o crescimento e melhoram a imunidade.
- Recomenda-se trocar a camada superficial do solo da estufa pelo menos uma vez a cada dois anos. Caso contrário, fica esgotado e carente de nutrientes.
- Os pepinos não devem ser plantados no mesmo terreno todos os anos.
- Mantenha distância ao embarcar. A distância entre as mudas deve ser de no mínimo 45 cm.
- É melhor cobrir o solo. Uma camada adicional de grama, palha e turfa reduzirá o risco de desenvolvimento de doenças e reterá o calor e a umidade no solo.
- É imperativo eliminar ervas daninhas, que podem causar doenças e propagação de pragas.
Como medida preventiva, é útil pulverizar as pontas com uma solução fraca de permanganato de potássio e tratar as folhas inferiores com Fitosporina e Trichodermina.
O que fazer quando as folhas do pepino murcham na estufa, receitas populares
Se as folhas dos pepinos ficarem amarelas, você pode usar receitas populares.Eles são seguros e ajudam a eliminar muitos outros problemas.
- Uma composição de pimenta pode ser feita para controlar pragas. Você vai precisar de 35 g de pimenta e misturar com 200 g de pó de tabaco. A mistura é despejada em água quente e deixada em infusão por um dia. Em seguida, a solução é filtrada e são adicionados sabão e cinza de madeira.
- Se os pepinos estiverem moles, as cinzas de madeira ajudam. É tomado na quantidade de 100 g, despejado em um balde de água fervente e deixado por um dia. A solução finalizada deve ser filtrada e as raspas de sabão dissolvidas.
- As pontas das batatas ajudam a eliminar o amarelecimento. Serão necessários 350 g de verduras, que são despejadas em 10 litros de água quente. Após 3-4 horas você pode pulverizar os canteiros de pepino. Para melhor adesão da solução às folhas, dissolva o sabão.
- Aos primeiros sinais de doença fúngica, uma composição com soro de leite pode ajudar. É necessário pegar 2 litros do produto e misturar com água.
- Doenças causadas por vários patógenos podem ser eliminadas com uma composição contendo leite desnatado. Dissolva 20 g de raspas de sabão em um litro de leite, adicione 25 gotas de iodo e misture com água. É útil regar os pepinos com esta solução a cada 10 dias até que o problema desapareça.
Como fertilizantes você pode usar infusão de verbasco, solução de bicarbonato de sódio, solução de uréia. Eles ajudarão não apenas a remover as folhas amarelas e secas, mas também a enriquecer o solo com microelementos.