Como alimentar pepinos em estufa para que os vegetais fiquem saborosos, crocantes e enriquecidos com vitaminas? Para fazer isso, você precisa alimentá-los adequadamente durante todo o seu crescimento. O solo da estufa nem sempre tem o suprimento necessário de nutrientes, principalmente com baixo teor de nitrogênio. Ao adicionar nutrição adicional, são levados em consideração o estágio de desenvolvimento do pepino, a aparência e o estado do solo.
Opção de casa
Para cultivar pepinos em casa, várias condições devem ser atendidas. O mais importante é escolher uma variedade específica que tenha espaço suficiente no parapeito da janela.
Outra condição importante é o solo correto.Deve conter componentes como húmus, serragem, turfa. O primeiro fertilizante pode ser nitrophoska (30 g), cinza de madeira (200 g), uréia (15 g). Não é recomendado o uso de fertilizante na semeadura.
Antes de iniciar a fase de frutificação, é necessária a realização de três mamadas:
- Duas semanas após a germinação das sementes (superfosfato e uréia são dissolvidos em 10 litros de água).
- Mais 10 dias após a alimentação anterior.
- Este último é realizado após mais 10 dias (cinzas e nitrophoska são adequados).
Assim que começa o período de frutificação, a fertilização dos pepinos de interior deve ser acompanhada da adição de cinza de madeira. Com que frequência deve ser realizada nova recarga? Então, a cada duas semanas, são usados fertilizantes complexos padrão comprados na loja.
Recarga faseada
Agora em quase todas as áreas da dacha você pode encontrar uma estufa de policarbonato. Este material é adequado para o cultivo de muitas culturas e facilita o cuidado das plantas. O policarbonato não interfere na penetração da luz natural, retém o calor e é fácil de montar. Após a instalação, surge outra questão: como fertilizar pepinos em estufa?
A alimentação de pepinos em estufa de policarbonato deve ser baseada em substâncias de potássio, fósforo e nitrogênio. Durante o período de crescimento, o vegetal necessita de nitrogênio, principalmente na formação de brotos e ovários. Durante a frutificação, aumenta a necessidade de nutrição com potássio e fósforo.
Como alimentar adequadamente os pepinos em estufa, começando pelo preparo do solo? Para obter uma colheita rica, é necessário preparar o solo. As sementes de pepino devem ser plantadas em local bem iluminado. Os fertilizantes para pepino em estufa começam a ser preparados em outubro, quando a área é desenterrada e coberta com esterco.
Se não foi possível aplicar fertilizante no outono, então esterco fresco não pode ser usado na primavera, pois as raízes fracas das mudas são queimadas. Antes do transplante, você pode usar húmus ou turfa. A fertilização mineral de primavera pode conter uréia, superfosfato e cloreto de potássio. Ao plantar pepinos, os fertilizantes não devem ser aplicados imediatamente, mas somente após alguns dias.
O que alimentar os pepinos em uma estufa depende do estágio de desenvolvimento. Cuidar dos vegetais durante o desenvolvimento requer pelo menos três mamadas, mas o horário pode variar e incluir mais mamadas. Apenas não mais do que uma vez a cada duas semanas.
O esquema para alimentar pepinos em uma estufa pode ser imaginado aproximadamente assim:
- A primeira alimentação dos pepinos após o plantio na estufa deve ser antes do início da floração, quando aparecem as primeiras folhas. Você pode usar fertilizantes orgânicos ou minerais, mas sempre contenha nitrogênio.
- A segunda alimentação coincide com o aparecimento da cor e a formação dos ovários. Isso ocorre cerca de 2 semanas após a última alimentação. O fertilizante já deve conter menos nitrogênio, mas bastante potássio. Como fertilizante mineral após o plantio, é adequado utilizar fertilizante obtido a partir de superfosfato, nitrato de amônio e sulfato de potássio. Todos os componentes são diluídos em 10 litros de água.
- Quando o vegetal estiver frutificando ativamente, será a vez de aplicar a próxima fertilização, aproximadamente em mais duas semanas.
- Além disso, durante a frutificação em estufa, após mais 12 dias, é realizada uma quarta alimentação. Pepinos em estufa são alimentados com uma composição contendo fósforo e potássio. A fertilização mineral com superfosfato, nitrato de amônio e sulfato de potássio neste momento é realizada em proporções um pouco maiores.
Como alimentar mudas de pepino imediatamente após o plantio em estufa? Você pode regar os pepinos com superfosfato, verbasco ou nitrato de amônio. Nomes de fertilizantes prontos e da melhor qualidade: Cristalina A, Sulfato de potássio, Fertilizantes humatizados.
O cálcio é necessário para o crescimento e desenvolvimento saudável dos frutos. Se for deficiente, há uma grande probabilidade de que o processo de apodrecimento comece, os ovários caiam e o crescimento pare. Os frutos ficam amarelos, mudam de formato e têm sabor amargo. Os pepinos podem ser tratados uma segunda vez com uma das receitas à base de casca de ovo ou com nitrato de cálcio 0,2%. O fertilizante para pepinos é aplicado antes da floração.
A fertilização de pepinos durante o período de frutificação deve conter potássio, nitrogênio e magnésio, e deve haver mais potássio do que nitrogênio. O melhor cuidado nessa época é acompanhado de adubo em forma de nitrato de potássio, que tira o excesso de amargor e ativa o crescimento dos frutos.
A alimentação é especialmente importante durante a floração e a frutificação dos pepinos. O rendimento dependerá da alimentação. Você pode fazer uma solução para regar pelas raízes, para borrifar folhas e polvilhar plantas secas. É permitida a adição de esterco, infusão de ervas, uréia e superfosfato.
Possíveis problemas
Se os pepinos murcham e não dão frutos na estufa, o que fazer neste caso? A rega e a fertilização dos pepinos devem ser feitas de acordo com as regras e em quantidades moderadas. Mesmo cuidar bem dos vegetais não exclui problemas. O fato de os pepinos crescerem mal e carecerem de componentes nutricionais pode ser reconhecido pela sua aparência:
- se aparecerem manchas amarelas nas folhas, é bem possível que não haja magnésio suficiente ou haja excesso de potássio;
- a deficiência de ferro faz com que os vegetais cresçam mal e as folhas fiquem brancas;
- se os frutos ficarem irregulares e com formato de pêra, é preciso compensar a falta de potássio;
- a falta de nitrogênio é indicada pelo enrolamento dos frutos e espessamento da base;
- Quando os pepinos crescem lentamente em uma estufa e aparecem manchas claras nas folhas jovens, isso significa que não há cálcio suficiente - os frutos são pequenos e sem sabor.
Se o problema não puder ser determinado pela aparência dos pepinos, são usados fertilizantes complexos, que podem ser comprados na loja:
- O Diammofosk está disponível na forma de grânulos que se dissolvem em água. Regue o solo entre os canteiros antes da floração. Devido ao teor de nitrogênio, o crescimento dos pepinos é acelerado e os fosfatos ajudam a ganhar força. O potássio ajuda a aumentar o rendimento.
- Entre os melhores fertilizantes está o Ammofoska, que contém todos os componentes necessários. Recomendado comprar para quem tem área de plantio seca.
- O Enxofre Nitrophoska é produzido em grânulos. Um componente adicional é o enxofre. A composição não só nutre a planta, mas também é capaz de repelir insetos-praga.
Em uma estufa, a alimentação de todas as plantas cultivadas, incluindo pepinos, não pode ser uniforme. Os cuidados devem ser baseados nas características da composição do solo, material da estufa, condições climáticas durante o plantio e durante o crescimento. Não apenas a deficiência de alguns nutrientes, mas também o excesso deles pode levar a uma má colheita ou à morte da planta.
Tipos de comida
Ao alimentar pepinos em estufa, quais fertilizantes usar e quando? As soluções naturais geralmente contêm esterco, ervas, excrementos de pássaros, cinzas e outros ingredientes que podem ajudar a economizar dinheiro. A alimentação de pepinos em estufa com remédios populares pode ser realizada com as seguintes composições:
- Verbasco, nitrophoska são diluídos em água, adicionam-se cinzas de madeira, ácido bórico e sulfato de manganês. Pepinos em estufa podem necessitar desta composição durante o início da floração e formação dos ovários.
- Os vegetais são alimentados com cinza de madeira ao longo do seu crescimento com intervalo de 9 dias. Pode ser usado seco ou em infusão. Para a infusão, serão necessários cerca de 200 g de cinzas, que são despejadas em água morna e deixadas em infusão por dois dias. Antes de regar, a solução é diluída em 10 litros de água.
- Uma receita popular é com esterco, excrementos de frango e chorume. Cada componente deve ser pré-diluído em água.
- A alimentação de pepinos em uma estufa não fica completa sem excrementos de frango frescos ou podres. A composição podre é diluída em água 1:10, a cama fresca é diluída em água na proporção de 1:20. Antes de cultivar o solo, é necessário regar os pepinos com água pura. Apenas o espaço entre os canteiros pode ser regado com a solução contendo excrementos.
- Uma infusão de ervas é usada para regar os canteiros. A urtiga é considerada a mais útil pelo seu alto teor de microelementos. Os residentes de verão observam os benefícios de tais suplementos: “Eu uso uma infusão não só de urtiga, mas também adiciono quinoa e banana”. As ervas são esmagadas, enchidas com água e infundidas por três dias.
- A alimentação de pepinos em estufa não fica completa sem cascas de ovo, pois elas contêm muitos microelementos. Você pode simplesmente esmagar as cascas e espalhá-las nas camas, ou pode fazer uma tintura. As cascas de vários ovos são esmagadas, enchidas com água e deixadas por três dias.
- Você pode complementar a planta com uma infusão de cascas de cebola. Adicione 200 g de cascas de cebola a um balde de água e leve ao fogo. Assim que a água ferver retire do fogo e deixe em infusão por 5 horas.Para cada raiz, calcula-se 1 litro dessa solução.
- Você pode fazer seu próprio fertilizante de fermento, com o qual pode regar as plantas com flores. A composição compensará a deficiência de fósforo, potássio, vitaminas e minerais, resultando em maior rendimento e qualidade de sabor. Você pode dissolver o fermento em água e deixar fermentar por um dia. Você precisa adicionar nutrientes sob a base.
Para pepinos em estufa, você também pode escolher fertilizante mineral:
- A primeira alimentação de pepinos na estufa, quando as duas primeiras folhas florescem, pode incluir uréia e superfosfato.
- Durante a segunda alimentação, regue as plantas com uma solução de nitrato e superfosfato de potássio e amônio.
- Durante o período de aparecimento dos frutos, recomenda-se regar os canteiros de pepino com nitrato de potássio ou uréia diluída em água.
Existem duas maneiras de alimentar pepinos em uma estufa. Ingredientes benéficos são distribuídos por toda a planta, não apenas durante a alimentação das raízes.
É útil usar alimentação foliar. Várias receitas adequadas para pulverizar as partes das folhas dos pepinos:
- superfosfato, enxofre de manganês, potássio nítrico, ácido bórico e sulfato de zinco são diluídos em água;
- É útil usar uma solução à base de uréia;
- Uma composição de permanganato de potássio e ácido bórico é considerada eficaz.
O fertilizante para pepinos deve ser escolhido corretamente. Você não deve regar ou tratar o solo com quaisquer compostos que estejam disponíveis. Certifique-se de levar em consideração os estágios de crescimento e os problemas encontrados. Só neste caso poderá colher uma boa colheita, que o irá deliciar pela sua quantidade e qualidade.