Para solos com alta acidez, o nitrato de cálcio é simplesmente necessário. O nitrato de cálcio absorve ferro, manganês e acidez metálica do solo. Ao receber o cálcio contido no nitrato, o sistema radicular começa a se desenvolver de forma frutífera. Portanto, a fertilização dos pepinos é necessária após 7 a 10 dias.
Nitrato de cálcio para pepinos
É possível tratar pepinos com nitrato de cálcio? O cálcio não é o componente principal, por isso é chamado de nitrato de cálcio.
Regue os pepinos com regador sem pulverizador para que a solução fique logo abaixo da raiz da planta, caso contrário as folhas podem ficar danificadas e ficarem cobertas de manchas brancas.
Se os frutos crescerem em forma de gancho e engrossarem no caule ou na base, eles não têm potássio e magnésio suficientes. Neste caso, é necessário alimentar os pepinos. Durante a frutificação, você não deve abusar da fertilização.
Propriedades do nitrato de cálcio
Devido à falta de cálcio, o sistema radicular começa a apodrecer e a planta morre.
Nitrato de potássio - fertilizante nitrato, mas se seguir as dosagens e horários corretos de fertilização, não faz mal à saúde humana, mas tem um efeito muito positivo na colheita. Se os pepinos ficarem letárgicos e começarem a enfraquecer, as propriedades do salitre poderão reviver as plantas novamente, e os pepinos se desenvolverão e darão frutos durante todo o período de crescimento.
Uso de salitre
Mais jardineiros usam nitrato de potássio em suas plantações. Seu uso é muito praticado na agricultura, principalmente nas culturas forrageiras. Sabe-se que o nitrato de potássio promove o crescimento abundante da vegetação.
Ao adicionar esse tipo de fertilizante ao solo antes do plantio, as sementes e tubérculos germinam muito mais rápido. As raízes tornam-se fortes e resistentes a diversos tipos de doenças. Graças ao nitrato de cálcio, as culturas de inverno podem tolerar mais facilmente mudanças bruscas de temperatura.
Fertilize pepinos com nitrato de cálcio
O nitrato de potássio é simplesmente necessário para alimentar pepinos. É necessário aplicar fertilizante no solo no início da primavera, ao cavar o solo. Se esse trabalho for feito no outono, na primavera todas as qualidades benéficas desaparecerão junto com a neve.
Não é recomendado combinar nitrato de cálcio com outros fertilizantes minerais que contenham sulfato e nitrato.O nitrato de cálcio ajudará as mudas a brotar mais rapidamente. Durante o primeiro período de crescimento, a planta precisa de fertilizante. A fertilização subsequente deve ser aplicada durante todo o período de crescimento.
Nestes casos, regue não apenas o sistema radicular, mas pulverize o fertilizante em toda a planta. Esta pulverização evitará o aparecimento de podridão nas pontas das flores.
A primeira pulverização de pepinos não pode ser realizada antes do aparecimento de três folhas cheias. As doses iniciais devem ser mínimas: 1 colher de sopa de fertilizante para cada 6 litros de água morna. À medida que a planta cresce, a dose aumenta gradualmente, mas não mais do que três colheres de sopa.
Para fertilizar pepinos em estufa, a alimentação foliar é realizada de manhã cedo ou à noite. Os fertilizantes são aplicados durante o dia em dias nublados. A partir do momento em que as plantas são plantadas na estufa, os pepinos são alimentados com nitrato de cálcio pelo menos três vezes:
- A primeira alimentação é realizada durante a formação das duas primeiras folhas independentes.
- O segundo - 14 dias após o primeiro.
- A terceira é realizada um mês após a segunda.
O nitrato de cálcio é produzido em dois tipos: na forma de pequenos cristais e em grânulos brancos.
Jardineiros experientes preferem fertilizantes em cristais, pois assim o fertilizante é facilmente absorvido pelo solo e se dissolve rapidamente na água.
Fertilizando pepinos em estufa
Para que os vegetais frutifiquem por muito tempo e em abundância, eles devem ser fertilizados com nitrato de cálcio para pepino. Numa estufa, o solo raramente é enriquecido com minerais úteis. Além da alimentação radicular, a alimentação foliar também é necessária. É melhor borrifar a solução nas folhas com um borrifador, então as gotas serão pequenas e não se espalharão.
Não é recomendado pulverizar em climas quentes e ensolarados. O fertilizante não terá tempo de ser absorvido, simplesmente evaporará, as folhas podem queimar e ficar brancas.Você deve começar a alimentar as plantas com salitre para pepinos antes de transplantá-las para a estufa, para que as raízes tenham tempo de se fortalecer totalmente.
Nitrato de amônio
O nitrato de amônio não é de forma alguma inferior ao nitrato de cálcio em termos de conteúdo de substâncias úteis e é rico em cálcio e magnésio.
Este top dress é considerado um dos mais populares e procurados. A propriedade universal desta composição permite que seja misturada com outros fertilizantes. O tratamento com nitrato de amônio estimula o crescimento e a frutificação das hortaliças. Disponível em grânulos ou pós brancos. O fertilizante pode ser aplicado seco ou em solução.
O fertilizante pode ser aplicado no início da primavera, assim que a neve derreter. Utilizado para alimentação de culturas plantadas no outono (culturas de inverno). O nitrato também é usado para controlar pragas que se multiplicam no solo. Portanto, não é recomendável plantar batata, cebola, cenoura e outras hortaliças no mesmo local.
Fertilizando pepinos com nitrato de amônio
A solução de nitrato de amônio é a mais barata e mais acessível entre vários fertilizantes. Contém nitrogênio, tão necessário para o crescimento e colheita dos pepinos. Mas vale alertar que é preciso ter muito cuidado na alimentação: folhas de pepino não podem ser borrifadas com nitrato de amônio.
Esta substância pode ser prejudicial - a folhagem sofrerá queimadura química e a planta morrerá. Por segurança, o fertilizante é colocado no solo durante o afrouxamento, onde é misturado ao solo, e assim o sistema radicular não será danificado, mas receberá todos os nutrientes necessários.
As plantas podem ser regadas com uma solução fraca de nitrato de amônio. No entanto, é extremamente raro alimentar pepinos desta forma, especialmente no outono e durante a frutificação.Antes de preparar a solução, consulte especialistas sobre quais proporções preparar e como fertilizar.
Como preparar a solução
Desde os primeiros dias de plantio das mudas, às vezes é necessário alimentar pepinos. O nitrato de amônio deve ser diluído em água morna até que o pó esteja completamente dissolvido.
Para um balde de dez litros de água - 10 gramas de salitre. Os pepinos não devem ser fertilizados mais do que 10 vezes por temporada. Se a planta crescer bem e dar frutos, não há necessidade de fertilização.
Quantidades excessivas de nitrogênio podem prejudicar a planta. Durante a frutificação, não é recomendado regar os pepinos com nitrato de amônio - os frutos absorvem pesticidas.
Este fertilizante é seguro para outros vegetais - a maioria das hortaliças não está saturada com nitrato. Muitos residentes de verão notaram que os vegetais alimentados com nitrato de amônio na horta trouxeram uma excelente colheita. Os fertilizantes à base de nitrato de amônio são utilizados em todas as regiões com diferentes condições climáticas. As propriedades do amônio são indispensáveis para solos ácidos.
Fertilizando pepinos com efeito de estufa
O pepino é uma das hortaliças de amadurecimento mais rápido. Não requer cultivo de mudas. Em estufas e estufas, amadurece mais cedo do que outros vegetais. Se você seguir todas as regras e regulamentos, poderá obter o rendimento desejado.
É necessário fornecer:
- solo fértil;
- iluminação suficiente;
- rega oportuna;
- o fertilizante certo.
Pepinos requerem uma solução de potássio, que nutre o sistema radicular e através dele toda a planta é enriquecida. Preste atenção na composição do fertilizante. O cloro, que faz parte de muitos fertilizantes, é categoricamente prejudicial aos pepinos. Experimente arbustos individuais antes de aplicar fertilizante. Se após 4–5 dias a aparência dos vegetais alimentados não piorar, fique à vontade para fertilizar o restante.
Em estufas é necessário ter um cuidado especial com a fertilização. Em climas quentes e ensolarados, a alimentação e a pulverização não podem ser feitas. Além dos fertilizantes químicos, você pode usar outros mais seguros - os orgânicos. O mais famoso e popular é o estrume. As plantas são alimentadas com sua solução durante toda a temporada.
Com o início do frio, o pepino para de crescer e de dar frutos, não adianta aplicar fertilizante. Com o aparecimento da frutificação, a fertilização com fertilizantes químicos deve ser interrompida, em vez disso, pode-se mudar para matéria orgânica, que não contém substâncias nocivas à saúde, e o resultado não é pior.