Como aplicar corretamente o fertilizante de turfa e por que ele é necessário

Restos podres de flora e fauna são usados ​​há muito tempo na agricultura. O jardineiro utiliza a turfa como fertilizante, conhecendo os valores e características deste mineral.


Como a turfa é formada?

Em áreas pantanosas, muita vegetação e organismos vivos morrem e, após a morte, formam biomassa comprimida. O processo posterior ocorre em condições de alta umidade e falta de ar.

turfa é formada

Tecnologia de extração de turfa

Deitado na superfície, é facilmente extraído. Eles fazem isso de duas maneiras:

  • fresagem;
  • método de caroço ou escavadeira.

extração de turfa

Fresagem

Este método envolve a extração de turfa camada por camada em ciclos curtos. Ou seja, por meio de tambores fresadores, é fresada a camada superior com profundidade de 6 a 20 mm. Como resultado, formam-se migalhas de turfa, cujo tamanho de partícula é de 15 a 25 mm. Após a moagem, a camada é constantemente virada para secar.

Quando seca, eles começam a rolar e empilhar. Aí tudo se repete, o número de repetições chega a 10-50 vezes.

Este método de extração tem sido usado desde 1930. As vantagens desse método são que ele é totalmente mecanizado, ou seja, o custo do material resultante é baixo. A turfa moída é usada em usinas de produção e energia. E na agricultura são produzidos 15-25% dos minerais extraídos. O método de moagem é de secagem intensiva e requer boas condições climáticas. Além disso, é mais procurado, pois o custo dos recursos humanos é mínimo e a produção ocorre em grandes quantidades.

produção camada por camada

Caroço

É extraído com escavadeiras.O desenvolvimento é feito a uma profundidade de 400-800 cm, primeiro a turfa é extraída com equipamento de balde e a partir dela são formados tijolos. Eles são colocados nos campos para secar. Então eles são empilhados e levados embora. Com base no local de extração e outros custos de desenvolvimento, é determinado o custo do mineral. O peso de uma peça varia de 500 a 1000 G. Este método de extração não tem mais de 90 anos.

peça varia

Turfa de transição

É extraído de todas as formas possíveis, tudo depende de onde está e qual método é mais lucrativo. Na maioria das vezes, esta espécie é utilizada na agricultura para aumentar a fertilidade do solo.

maneiras possíveis

Turfa como fertilizante: prós e contras

Ao comprar turfa, os jovens e inexperientes residentes de verão adicionam-na em quantidades ilimitadas aos seus canteiros. Poucas pessoas pensam se isso é correto e se é prejudicial às plantas cultivadas. A turfa consiste em 40-60% de húmus, mas na sua forma pura é muito prejudicial para o jardim. Além disso, muitos jardineiros consideram uma alta porcentagem de nitrogênio, aproximadamente 25 kg por 1 tonelada.

Mas poucas pessoas sabem que esse nitrogênio não é absorvido pelas plantas, pois é pouco absorvido.

É melhor não fertilizar o jardim com turfa pura, é necessário misturá-la com outras fertilizantes orgânicos. A vantagem de adicionar turfa ao solo é que aumenta a respirabilidade do solo, tornando-o mais arejado e solto. É mais fácil para as plantas crescerem nesse solo, mas isso não é suficiente para o pleno desenvolvimento do sistema radicular, da massa verde e dos frutos.

residentes de verão inexperientes

Recomenda-se o uso de turfa de transição ou de várzea. Em nenhum caso é um agente de cobertura, pois aumenta muito a acidez da composição do solo.

A turfa alta é adequada para as plantas que prosperam em solo ácido.Neste caso, é adicionado durante o transplante e posteriormente o solo ao redor das plantas é coberto com ele.

turfa de várzea

Comparação

Você pode entender o valor deste mineral em comparação com os fertilizantes orgânicos:

fertilizantes orgânicos

Húmus e estrume

A principal diferença é a acidez. A turfa vence aqui, por isso é usada para terras esgotadas. Mas na maioria dos casos, utiliza-se húmus, pois contém mais nutrientes necessários ao crescimento das plantas.

terra esgotada

Chernozem

Chernozem contém uma grande quantidade de húmus, mas também contém mais bactérias e vírus patogênicos. Portanto, o residente de verão deve escolher de forma independente com base no que falta ao solo. Se você adicionar turfa, ela deve ser diluída com areia e perlita e húmus.

bactéria patogênica

Excrementos de frango

Os excrementos de frango beneficiam do facto de serem mais valiosos em termos de composição de nutrientes. Alguns jardineiros preferem usar excrementos.

substâncias úteis

Para que é usada a turfa?

Um jardineiro novato se pergunta sobre o papel do fertilizante de turfa no terreno. A vantagem de seu uso é que contém grande quantidade de húmicos e aminoácidos, que contribuem para o rápido crescimento das plantas.

A turfa é usada para preparar solo fértil para o plantio de mudas e plantas de interior.

O principal objetivo do uso da turfa na agricultura é aumentar a fertilidade do solo.

fertilizantes para o local

Vantagens de usar minerais no local:

  • melhoria da estrutura do solo;
  • aumento da produtividade;
  • maior permeabilidade à umidade;
  • melhor respirabilidade.

O residente de verão apreciará a utilidade do fertilizante para a horta depois de usá-lo. Mas você deve estudar cuidadosamente a composição do solo e depois aplicar a fertilização.

fóssil no local

Propriedades da turfa

Existem muitas propriedades pelas quais é amplamente utilizado na agricultura, medicina, cosmetologia e muitas outras indústrias. O residente de verão está interessado em responder à pergunta sobre quais propriedades a turfa possui e que são úteis para um terreno ou casa de campo pessoal:

  1. Em combinação com outras substâncias orgânicas, pode nutrir e enriquecer o solo.
  2. Torna o solo úmido e respirável.
  3. Aumenta a acidez do solo.
  4. Remove o solo da microflora patogênica.
  5. Pode reduzir os níveis de nitrato.
  6. Reduz os efeitos dos pesticidas.

agricultura

As propriedades da turfa variam dependendo do tipo a que pertence. Não há necessidade de adicionar minerais a solos férteis. Neste caso, suas propriedades são neutras.

Composição de turfa

A composição inclui resíduos vegetais que não se decompuseram completamente. Seus produtos de decomposição e partículas minerais. Em condições naturais contém 86-95% de água. Composição botânica:

restos de plantas

  • restos de madeira;
  • casca e raízes de árvores;
  • vários restos de plantas;
  • hipnum e musgo esfagno.

A composição química varia dependendo do tipo, composição botânica e grau de decomposição. Ou seja, a porcentagem de micro e macroelementos em sua composição depende do tipo de turfa que está sendo estudada e de quais resíduos vegetais ela se baseia.

composição botânica

Acidez da turfa

Isso depende diretamente da quantidade de cálcio que ele contém. Devido ao alto grau de acidez, o capim-forte praticamente não é utilizado para plantio, sendo adequado para cobertura morta. Já que seu pH é 3-5. Os residentes de verão preferem usar turfa de várzea, pois seu nível de acidez é de 5 a 8. Todas as partículas em sua composição são bem decompostas e adequadas para a alimentação de qualquer cultura.

A seguinte classificação é determinada pelo grau de acidez:

  1. Fortemente ácido, seu teor de cinzas é de 1,5-3%, o teor de cal é de 0,15-0,6%, pH 2,5-4.
  2. Médio ácido, teor de cinzas 3-6%, teor de cal 1%, pH 3,5-4,5.
  3. Ligeiramente ácido, teor de cinzas 5-12%, cal mais de 1%, pH 4,5-5,5.
  4. Neutro, alto teor de cinzas, pH neutro acima de 7%.

grau de decomposição

Vale lembrar que quando se trata de composição, é impossível falar de forma inequívoca sobre todos os tipos. Portanto, são fornecidas características gerais.

Taxa de decomposição

A presença de húmus depende de quanto a turfa se decompôs. Ou seja, quanto maior o grau de decomposição, maior será o percentual de partículas sem estrutura. Esta característica é a principal na descrição de qualidades e propriedades úteis.

Este indicador é determinado em porcentagem, “a olho nu” ou ao microscópio. No primeiro caso, é retirada apenas turfa fresca, que possui umidade natural própria. Sinais pelos quais o grau de decomposição é determinado:

presença de húmus nele

  • plástico;
  • quantidade e preservação de fragmentos vegetais;
  • quantidade e cor da água espremida.

A decomposição é dividida em 3 grupos:

  • 30% - altamente decomposto. É pressionado entre os dedos, deixando grandes fragmentos individuais de resíduos vegetais nas mãos. Depois de espremer a água, que é muito pouca ou nenhuma, ela permanece plástica. A água é marrom escura.
  • 20% - moderadamente decomposto. É difícil pressionar com os dedos, pois há muitos resíduos de plantas em suas mãos. A água espremida é marrom clara ou marrom. A turfa prensada brota fracamente.
  • Menos de 20% - ligeiramente decomposto. É impossível passar pelos dedos. Restos de plantas são facilmente distinguíveis. A água é facilmente espremida, sua cor é amarelada ou incolor. A turfa prensada é elástica e áspera na superfície.

através dos dedos

Informações mais detalhadas são fornecidas pelo método macroscópico, proposto por P.D. Varlygin.

Em condições de campo, quando não é possível realizar exames laboratoriais, utiliza-se o método de esfregaço. A desvantagem do método para determinar o grau de decomposição é que os vestígios de solo ligeiramente decomposto são difíceis de discernir. Uma vantagem é a rápida determinação dos resultados.

testes de laboratório

Tipos de turfa

Segundo pesquisas do instituto na parte europeia da União Soviética, existem 38 espécies. Mas todos esses tipos são combinados em 3 tipos, que são divididos com base nas propriedades da turfa e na natureza das águas que alimentam os pântanos.

  1. Planície.
  2. Cavalo.
  3. Transição.

são divididos com base

Turfa de várzea

Alimentado por águas subterrâneas. Seu pH é neutro ou levemente ácido. No total, contém 70% de resíduos orgânicos, além de grande quantidade de minerais.

A turfa de várzea é frequentemente usada para melhorar a composição do solo que foi usado por muito tempo sem aplicação de fertilizantes.

neutro ou ligeiramente ácido

Turfa alta

De todos os tipos, é o mais infértil, portanto só é adequado para cobertura morta ou plantas que requerem alta acidez do solo para crescimento e desenvolvimento.

Contém musgo esfagno, pinho, algodoeiro e uma certa quantidade de umidade. Também não há parasitas ou sementes de ervas daninhas. Essas qualidades são especialmente valiosas para os residentes de verão que possuem estufas.

quantidade de umidade

Turfa de transição

A formação intermediária está entre a turfa baixa e a turfa alta, ou seja, a camada é de transição. Com menos microelementos e baixa acidez do solo. Os restos vegetais que compõem esta espécie são quase constantes, diferindo ligeiramente, dependendo do tipo de depósitos de turfa.

turfa alta

Turfa neutralizada

Subespécie das espécies de equitação.É utilizado para a preparação de substratos, para isso são utilizadas matérias-primas com baixo grau de decomposição. Neste caso, utiliza-se farinha de calcário para neutralizar a acidez.

É usado para fazer solo de estufa ou solo para plantas cultivadas em vasos. Para terreno aberto, utilizado no plantio de árvores e arbustos.

grau de decomposição

Uso de turfa

O escopo de sua aplicação na agricultura é muito extenso. O mineral é utilizado em canteiros, em ambientes internos, no jardim e no cultivo de flores.

Para o jardim

A turfa pura não é usada para fertilizar canteiros. Basicamente, é misturado com húmus e outras substâncias orgânicas. Além disso, é introduzido úmido 50-60%. Caso contrário, será cobertura morta.

O composto de turfa é um fenômeno comum em chalés de verão. Além disso, os residentes de verão consideram esse método de aplicação o mais eficaz.

fóssil nas camas

Para a estufa

A capacidade de um mineral absorver umidade e ao mesmo tempo retê-la é indispensável na hora de organizar uma estufa. Com a ajuda dessas propriedades, mantém por muito tempo o regime ideal de temperatura do solo na estufa. Em combinação, o mineral é um anti-séptico. Portanto, as estufas são preenchidas com turfa até 50-90%.

é um anti-séptico

Para jardim

Para uso no jardim, é necessária a preparação preliminar do mineral. Recomenda-se mantê-lo bem afofado por 2 semanas. Se possível, passe por uma peneira.

Ao usar turfa no jardim, é necessária rega constante. O uso adequado fornecerá às raízes das plantas os nutrientes e oxigênio necessários para o crescimento ativo das plantas.

mineral

Para plantas

A turfa é usada para muitos tipos de culturas. Aplicar como fertilizante na primavera ou no outono para escavar.Isso ajuda a melhorar a composição do solo e aumentar os nutrientes que a planta absorve para o bom desenvolvimento e crescimento.

no outono para cavar

Para flores

Os amantes do cultivo de flores, de jardim e de interior, também notam o efeito positivo da turfa nas plantas. Usar minerais como fertilizante ajuda as plantas a se recuperarem mais rapidamente após o transplante.

As peônias respondem especialmente bem. Crescem mais rápido, florescem melhor e têm um cheiro muito forte. É usado como cobertura morta e cobertura. No segundo caso, é necessário combinar com fertilizantes minerais.

cheiro forte

Aplicação no inverno

No inverno, o mineral é usado para compostagem. Durante o inverno apodrece e se transforma no fertilizante mais nutritivo. Aplicá-lo no inverno causa o derretimento precoce da neve. Consequentemente, o solo começa a aquecer mais cedo.

fertilizante nutriente

Fertilização de culturas individuais

O mineral tem uso diferenciado para algumas culturas, é importante saber fertilizar corretamente para não prejudicar nem a planta nem o solo.

Batata

Cultivo de batatas o processo é trabalhoso. Para fazer a colheita, um morador de verão faz solo fértil no canteiro, acrescentando areia e argila. Mas por si só, esses componentes não desempenham a função necessária, então turfa é adicionada a eles. Esta composição do solo é a mais adequada para a cultura.

colheitas individuais

Morango

Aplicando fertilizante nos canteiros de morango, os jardineiros notam o amadurecimento precoce dos frutos, a colheita torna-se mais rica e o sabor dos morangos é mais rico. Aplicar na primavera ou outono, misturando com serradura e secando bem. Adicione ao espaçamento entre linhas de 30 kg por 1 m2. Ou diretamente em cada buraco.

amadurecimento precoce de bagas

Tomates

Para esta cultura, a turfa é usada como alimentação foliar e radicular uma vez a cada 2 semanas. Ou adicione 1 m2 4 kg, espalhados uniformemente pela cama.

Para melhor efeito, o mineral é adicionado no momento do plantio das sementes.

alimentação de raiz

pepinos

Graças à adição de turfa ao solo, obtém-se uma rica colheita. É importante observar a dosagem e produzir corretamente ou reduzir a acidez do solo. Manter as proporções o ajudará a obter o máximo rendimento possível dos pés de pepino.

colheita

Repolho

Para esta cultura, que é muito exigente quanto à acidez, utiliza-se turfa para baixar o pH. Então o efeito de seu uso se tornará perceptível quase imediatamente.

exigente quanto à acidez

Fertilizando o solo com turfa

Para aumentar a fertilidade do solo, os residentes de verão usam esse mineral. Mas muitas pessoas nem sequer pensam no facto de que também causa danos. Portanto, antes de fertilizar o solo, é necessário determinar exatamente o que o solo necessita.

Ao introduzi-lo em solo fértil, não se deve esperar melhorias, pois não haverá resultado. Mas se o solo estiver gravemente esgotado, sua fertilidade aumenta.

Os veranistas recomendam a introdução do mineral junto com outros aditivos orgânicos, pois na sua forma pura é pobre em minerais.

Fertilizando o solo

Preparação de turfa

Antes de usar, é necessário preparar adequadamente o mineral. Para fazer isso, você precisa cumprir requisitos simples:

  1. Ventile bem antes de usar. Para que as substâncias tóxicas contidas na sua composição evaporem.
  2. A umidade das matérias-primas utilizadas não é inferior a 50%.
  3. Os efeitos na planta não são imediatos, às vezes só são perceptíveis após 2-3 anos.
  4. Independentemente da época, a aplicação de fertilizante é sempre adequada.
  5. A melhor forma de utilizá-lo é por meio da compostagem.

recurso mineral

Quando depositar

Não há datas específicas, é aplicado em qualquer época, na primavera e no outono, antes da aração. Durante o crescimento das plantas, entre fileiras e sob as raízes.

no outono para arar

Dosagem

Não existem regulamentações sobre o uso de minerais. Eles apenas observam que é necessário aplicá-lo por vários anos seguidos, levando gradativamente o solo ao grau de fertilidade exigido.

mineral

Cobertura morta com turfa

Este processo também exige o cumprimento das normas, o que leva a um resultado positivo do trabalho realizado. Cobertura morta durante a estação de crescimento ou antes do inverno. No verão utiliza-se turfa, que é aplicada em camada de 1 a 2 cm, na primavera protegendo as plantações, até 5 cm, no inverno a camada não é limitada.

cobertura morta com turfa

Alimentação do solo

Para enriquecer a camada fértil do solo, utiliza-se turfa misturada com quaisquer aditivos orgânicos. Pois por si só não proporciona o enriquecimento adequado com minerais. O mineral, em sua forma pura, é utilizado apenas para cobertura morta.

Eles usam turfa de pântano alto como cobertura morta, turfa de várzea e turfa de transição, para enriquecer o solo.

misturado com qualquer

Organizando composto de turfa

O fertilizante puro fornece poucos nutrientes ao solo. Portanto, os residentes de verão recomendam fazer compostagem. Para prepará-lo, você precisará de folhagens, restos de alimentos, ervas daninhas cortadas e outros restos de plantas. O composto é preparado dentro de 1-1,5 anos. O grau de prontidão é determinado visualmente. Toda a massa deve ficar homogênea e solta.

composto de turfa

Métodos

Existem 2 formas de organizar a compostagem, qual delas é a preferida pelo próprio veranista.

Compostagem local

No local selecionado é colocada uma camada de turfa de 50-60 cm. Em seguida, o estrume de 70-80 cm é colocado em uma camada contínua ou em montes. Além disso, a largura é 1-1,5 m menor que a da turfa, então o topo é coberto com uma camada de turfa, 50-60 cm, cobrindo o esterco por todos os lados. Este método é preferível no inverno.

o próprio residente de verão escolhe

Camada por camada

A turfa é distribuída em uma largura de 4-5 m, o comprimento da área é possível, a espessura da camada é de 50 cm, depois é colocada uma camada de estrume, depois a turfa novamente e assim por diante várias vezes, a altura do produto acabado a pilha de compostagem tem 2 M. A última camada é necessariamente turfa.

Fertilizante à base de turfa

Os fabricantes de fertilizantes criam fertilizantes para plantas. Eles fazem isso para aqueles que não conseguem fazer uma pilha de compostagem sozinhos. Fabricado na forma de grânulos, que são adicionados diretamente nos poços. E fertilizante líquido, que é muito melhor absorvido. É regado nas plantas e utilizado como estimulador de crescimento de sementes.

distribuído em toda a largura

Oxidado de turfa

Nutrição vegetal econômica, muito mais barata que os análogos importados. Ajuda as plantas a acumular nutrientes, melhora a estrutura do solo e evita a entrada de toxinas na planta.

Contém aminoácidos, monossacarídeos, proteínas, ácidos húmicos, minerais e ácidos sulfúricos. Ao usar, certifique-se de diluir com água.

ácidos sulfúricos

Extrato de turfa

Para a fabricação utiliza-se um tipo baixo, por meio do processamento eletro-hidráulico obtém-se uma coifa. O fertilizante é muito conveniente de usar. Contém muitas substâncias úteis. Recomendado para áreas onde não há necessidade de fertilização do solo.

processamento eletro-hidráulico

Alternativa aos fertilizantes de turfa

Caso não seja possível adquirir um mineral, ele é substituído por matéria orgânica com composição nutricional semelhante. Esses incluem:

  • estrume;
  • húmus;
  • húmus;
  • excrementos de pássaros;
  • lodo;
  • fezes;
  • serragem, casca de árvore;
  • estrume verde;
  • poços de compostagem.

A escolha da alternativa cabe ao horticultor.

alternativas para o horticultor

O melhor substituto para a turfa. Sua composição é rica em minerais que as plantas necessitam para seu crescimento e desenvolvimento. Todos eles estão em uma forma de fácil digestão.

O único aspecto negativo para o local é que você não pode usar esterco fresco.

necessário para plantas

Húmus

Rico em nutrientes que aumentam a fertilidade geral do solo. Injetado antes de cavar ou diretamente nos buracos.

fertilidade do solo

Húmus

É utilizado como alternativa à turfa na maioria dos casos, pois é rico em substâncias úteis que enriquecem o solo.

enriquecer o solo

Excrementos de pássaros

Recomenda-se a utilização de cama de pombo e de galinha; cama de gansos e pato são menos adequadas. Aplicar sem diluir no outono. Durante a temporada, são utilizados como fertilizantes líquidos.

a cama é adequada

IL

Rico em húmus, potássio e nitrogênio, o lodo é utilizado nas parcelas para aumentar a fertilidade do solo.

 potássio e nitrogênio

Fezes

Não são utilizados na sua forma pura, sendo necessário um preparo especial do fertilizante para seu uso. Feito de uma pilha de compostagem.

treino especial

Serragem, casca de árvore

Fertilizante orgânico barato e acessível, que se torna um excelente substituto para os minerais. Aplicar nas áreas somente quando estiverem apodrecidas. Misture com outros fertilizantes e cubra com terra.

O composto é preparado a partir da casca, misturado com fertilizantes minerais e umedecido. O fertilizante estará pronto em 6 meses.

intercalado com solo

Estrume verde

No outono, a parcela é semeada com culturas perenes ou anuais e arada na primavera. Os nutrientes passam para o solo, enriquecendo-o.

colheitas anuais

Poços de compostagem

Um fertilizante orgânico inofensivo que aumenta significativamente a fertilidade do solo. A desvantagem da alimentação é que leva de 1 a 2 anos para ser preparada. Mas não se esqueça que é desta forma que os minerais são melhor absorvidos pelas plantas.

A turfa como fertilizante é indispensável no local. Mas você não deve adicionar sem pensar, tudo é bom com moderação.

bom com moderação

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim