Regras de utilização de adubo verde na horta, o que é melhor e quando semear

Para obter uma rica colheita de frutas, os jardineiros usam fertilizantes orgânicos e minerais. E embora os produtos químicos nem sempre sejam seguros para a saúde humana e sejam caros, os orgânicos consistem em ingredientes naturais e não prejudicam o meio ambiente. Ao escolher um adubo verde para o seu jardim que sature efetivamente o solo com nutrientes, você precisa descobrir como semeá-lo e cortá-lo corretamente para obter resultados.


O que são adubos verdes e para que servem?

As plantas de adubo verde são culturas plantadas no local não para colher frutos, mas com o objetivo de saturar o solo com componentes úteis que aumentam a produtividade. Os jardineiros que têm uma atitude negativa em relação ao uso de produtos químicos em seus jardins dão preferência à matéria orgânica, inclusive adubo verde. Essas culturas, não piores do que os fertilizantes comprados em lojas, enriquecem o solo com nitrogênio e compostos orgânicos necessários para o desenvolvimento das fruteiras.

A única desvantagem é que será necessário esperar uma temporada inteira para obter o resultado desejado, pois primeiro os adubos verdes devem ser cultivados, ceifados e incorporados ao solo, e só depois começarão a saturar o solo com todos os componentes necessários. .

Via de regra, essas culturas são semeadas na primavera, com a chegada dos primeiros dias quentes, e colhidas em meados do verão, portanto por algum tempo não será possível utilizar o local para o cultivo de plantas agrícolas. Portanto, jardineiros experientes semeiam adubo verde em outros canteiros a cada temporada e usam o solo saturado com matéria orgânica para o cultivo de frutas.

área de casa de campo

Além de fertilizar o solo, tais ervas possuem diversas outras propriedades benéficas, são elas:

  • graças a um sistema radicular poderoso e ramificado, ajudam a fortalecer o solo e a prevenir a sua fissuração, especialmente em regiões áridas;
  • soltar solos argilosos pesados ​​e promover melhor acesso ao oxigênio;
  • promover boa permeabilidade à água do solo nos canteiros;
  • repelir algumas pragas e destruir uma série de microorganismos patogênicos que levam ao desenvolvimento de doenças nas culturas.

Que tipos existem?

Cada planta de adubo verde é caracterizada por suas propriedades únicas e tem vantagens e desvantagens. O fertilizante orgânico é selecionado dependendo das culturas frutíferas que estão planejadas para serem cultivadas na horta.

gramado da dacha

Os adubos verdes mais comuns incluem os seguintes tipos:

  1. Legumes. O grupo das leguminosas inclui lentilhas, ervilhas, trevo doce, trevo, ervilhaca, tremoço e alfafa. A principal vantagem deste tipo de adubo verde é considerada a saturação do solo com grande quantidade de nitrogênio, razão pela qual as leguminosas são especialmente populares entre os jardineiros.
  2. Crucífero. Esta espécie inclui rabanete, mostarda e colza. As plantas incluídas nesta categoria fertilizam o solo da mesma forma que o estrume e, além disso, limpam o solo de patógenos. Eles são despretensiosos para as condições de cultivo e bastante resistentes à geada.
  3. Cereais. Representantes desta espécie (aveia, centeio, sorgo) contêm quantidade recorde de proteínas, além de alta concentração de potássio.
  4. Trigo sarraceno. O único adubo verde que se enquadra nesta categoria é o trigo sarraceno. Caracteriza-se pela capacidade de reduzir a acidez do solo após a incorporação e também, graças ao seu sistema radicular bem desenvolvido, solta totalmente o solo.
  5. Compostos. Calêndula e girassol pertencem a esta espécie. Quando bem cultivados, produzem abundante massa verde, e os girassóis têm raízes que penetram no solo até 2 metros, soltando o solo.Outra vantagem desta espécie é a sua despretensão às condições de cultivo.
  6. Hidrófilos. O único adubo verde do grupo é a phacelia. Além de todas as qualidades benéficas inerentes a outras culturas, possui a capacidade única de repelir nematóides que atacam o sistema radicular das fruteiras.
  7. Amarantháceas. O único representante do grupo, o amaranto, caracteriza-se pela capacidade de estimular a atividade ativa de bactérias e microrganismos benéficos, enquanto a própria planta não tem medo de invasões de pragas e tolera bem as condições climáticas adversas.

folhas mentem

Efeito em diferentes tipos de solo

As plantas de adubo verde têm efeito dependendo do tipo de solo que predomina no jardim. O mesmo adubo verde se comporta de maneira diferente em diferentes tipos de solo.

Caso o local possua solo ácido, recomenda-se semear plantas do grupo hidrofílico, pois regulam os indicadores, aproximando-os dos valores neutros. Sideratos de cereais também são adequados. Este tipo de solo não é adequado para culturas crucíferas.

Em solos pesados, uma boa solução seria plantar amaranto e girassóis, que, com suas raízes, os soltarão e os tornarão permeáveis ​​ao ar e à umidade. Em solos arenosos leves, as leguminosas são a solução ideal.

partícula do solo

Propriedades e datas de plantio para diferentes adubos verdes

Cada planta de adubo verde tem suas próprias preferências quanto às condições de cultivo e épocas ideais de semeadura. Para que as colheitas beneficiem a horta, é necessário seguir as recomendações de jardineiros experientes.

Tremoço

O tremoço é um adubo verde caprichoso, por isso requer cuidados agrotécnicos completos.Para melhorar as suas características, é preferível escolher um tipo de tremoço anual, que é simplesmente ceifado depois de atingir uma determinada altura. As variedades perenes reproduzem-se muito rapidamente e ocupam rapidamente toda a área.

O período favorável para o plantio de adubo verde é meados de agosto, neste caso, antes do início do frio, terá tempo de acumular rica massa verde e formar feijão. Após o cultivo desta cultura, a terra fica saturada com grandes quantidades de nitrogênio, cálcio e fósforo. No entanto, é preciso lembrar que o tremoço é sensível à falta de umidade, por isso são organizadas regas adicionais.

tremoço brilhante

Ervilhas

A vantagem dessa cultura de adubação verde é a alta concentração de proteínas na composição. A maioria dos componentes nutricionais da massa verde da planta se acumula no momento em que os frutos são preenchidos. As ervilhas são semeadas no final de abril nas regiões sul e na primeira quinzena de maio na zona média. Quando as lavouras atingem 15 cm de altura, são cortadas e desenterradas com terra.

Se a cultura for plantada no outono, vale a pena adicionar superfosfato ao solo para acelerar o desenvolvimento e crescimento da massa verde.

ervilhas maduras

Bob Russo

É considerado um dos melhores adubos verdes devido ao seu sistema radicular ramificado, que penetra pelo menos um metro de profundidade no solo. Recomenda-se plantar feijão em solos pesados ​​e com excesso de umidade, mas com reação neutra, pois a planta não se desenvolve bem em solo ácido. É preciso lembrar que depois disso não é possível semear leguminosas.

Especialista:
O momento da semeadura depende da região de cultivo: final de abril, início de maio. Corte a massa verde depois que a colheita começar a florescer.

grãos de feijão

Vika

Nas raízes desta planta da família das leguminosas existem colônias inteiras de fixadores de nitrogênio, devido aos quais o solo fica totalmente saturado de nitrogênio em pouco tempo. Como a cultura não tem medo do frio, ela pode ser plantada assim que a neve derreter e o solo aquecer.

É um excelente precursor de hortaliças como pimentão, berinjela e tomate, não sendo adequado para semear antes de outras leguminosas, assim como beterraba e alho. Um sistema radicular bem desenvolvido solta o solo e aumenta sua aeração e permeabilidade à água. Também é recomendado plantar ervilhaca nos troncos das árvores frutíferas, pois evita rachaduras no solo.

adubo verde de ervilhaca

Trevo

Ao planejar o cultivo do trevo como adubo verde, é preciso lembrar que a planta adora umidade, além disso, o trevo vermelho prefere áreas sombreadas, e o trevo branco, ao contrário, prefere áreas ensolaradas. Além de saturar a camada superficial do solo com nutrientes, a cultura converte fosfatos de difícil digestão em fosfatos de fácil digestão.

Especialista:
Como adubo verde, o trevo começa a cumprir suas funções de saturar o solo com nitrogênio somente a partir do segundo ano de cultivo. A planta é semeada no início da primavera em solo bem umedecido, aprofundando o material até 2 cm, após 5 dias aparecem os primeiros brotos.

Tanásia phacelia

Uma cultura como a phacelia é considerada um adubo verde universal, pois pode ser semeada antes e depois de qualquer colheita. Não só fornece potássio e nitrogênio ao solo, mas também reduz a acidez do solo. Além disso, muito menos ervas daninhas aparecem na área onde a phacelia é plantada.

phacelia florescendo

Outra vantagem deste adubo verde é que pode ser semeado durante toda a temporada, desde os primeiros dias quentes da primavera até o outono.Como o material da semente de phacelia tem boa germinação, não precisa ser pré-estratificado.

Mostarda e colza

A mostarda cresce mais rápido do que outros adubos verdes e satura o solo do jardim com fósforo e enxofre. Além disso, as raízes da planta secretam certas substâncias que ajudam a destruir os patógenos das doenças fúngicas. Em termos de taxa de crescimento, a colza não é inferior à mostarda, porém, ambas as culturas não devem ser plantadas diante de representantes da família dos Crucíferos. Na maioria das vezes, a mostarda é semeada na primavera e a colza antes do inverno.

Serradela

Planta anual da família das leguminosas, satura o solo com nitrogênio, potássio e fósforo. Além disso, a seradella possui um extenso sistema radicular, graças ao qual solta o solo e o torna mais permeável à umidade. A colheita é semeada nos primeiros dias quentes de primavera e ceifada durante o período de floração.

planta anual

Centeio

O centeio como adubo verde é semeado antes do inverno, depois, nos primeiros dias de sol, brotará e começará a crescer ativamente. Dentre as vantagens dessa cultura, vale destacar a capacidade de reter a neve nos campos, evitar fissuras no solo e o desenvolvimento de doenças.

Aveia

Esta cultura é despretensiosa às condições de cultivo e à composição do solo, a única coisa que a planta necessita para o seu pleno desenvolvimento é a umidade. Graças à adubação verde, aumenta a quantidade de fósforo, potássio e matéria orgânica no solo. O material é semeado assim que o solo aquece, após o derretimento da neve.

Trigo sarraceno

A cultura tem um período vegetativo curto e é utilizada para plantio como adubo verde nas entrelinhas e nas plantações de uva. Melhora as características do solo empobrecido, aumentando o seu teor de nitrogênio, fósforo e potássio. A semeadura do material começa em maio, quando a camada superficial do solo aquece até 10 graus.

Trigo sarraceno

Rabanete

A cultura possui um poderoso sistema radicular do tipo torneira e solta não apenas a camada superior do solo, mas também as mais profundas. Como o rabanete contém óleos essenciais, ele destrói patógenos de doenças fúngicas que vivem no solo, bem como pragas de insetos.

Especialista:
A época preferida para semear são os meses de primavera, se atrasar o plantio a planta não terá tempo de crescer massa verde suficiente.

Doce trevo

É cultivada como planta bienal e utilizada para fins medicinais e como adubo verde. Precisa de muito sol e calor, além de solo alcalino. Graças ao poderoso sistema radicular, que penetra até 1,5 m de profundidade, os componentes nutricionais atingem não apenas as camadas superiores do solo do jardim. O trevo doce é semeado no final de abril ou início de maio, dependendo da região de cultivo.

Doce trevo está crescendo

Calêndula

Além dos componentes nutricionais, esta planta contém uma determinada substância que destrói microorganismos patogênicos que vivem no solo. As flores são plantadas com a chegada dos dias quentes de primavera, o maior efeito do crescimento é observado no segundo ano.

Girassol

A raiz desta planta penetra até 2 metros de profundidade, por isso o girassol é plantado caso seja necessário melhorar as características das camadas inferiores do solo. A semeadura é realizada no final de abril ou primeira quinzena de maio. Corte a colheita sem esperar a formação de uma flor com sementes.

Amaranto escarlate

O amaranto é um dos recordistas de teor de proteína, encontrado tanto nas folhas quanto nas sementes. A cultura é plantada no início de maio e ceifada quando se forma uma massa verde abundante.

Amaranto no país

Joio multiflorum

Para cultivar esta cultura como adubo verde, é necessário um solo bom e uma quantidade suficiente de umidade; devido às condições exigentes, o joio raramente é usado pelos jardineiros. Enriquece o solo com nitrogênio e melhora sua estrutura.

Onde e como semear?

Se for tomada a decisão de semear adubo verde anual em uma casa de verão, faça-o no canteiro antes de plantar frutas. Você também pode colocar plantas de adubo verde entre as fileiras, depois cortá-las e enterrá-las sem perturbar as plantações principais.

Se o jardineiro decidir deixar o solo descansar durante toda a temporada, a semeadura do adubo verde pode ser feita durante todo o verão. Outra opção é a semeadura de inverno após a colheita.

tigela de sementes

As instruções da semente indicam o consumo de sementes por cem metros quadrados de área, portanto, na execução dos trabalhos, essas recomendações são seguidas.

Quais adubos verdes são adequados para quais culturas?

É importante não só selecionar adubos verdes com propriedades benéficas, mas também levar em consideração a sua compatibilidade com as culturas subsequentes. Caso contrário, o jardineiro, em vez de se beneficiar, receberá um enfraquecimento das fruteiras e uma diminuição na produção.

Para pepinos

Uma planta cultivada como o pepino é despretensiosa em relação aos seus antecessores. Como adubo verde, pode-se usar aveia e centeio, rabanete e mostarda, trevo, ervilha e feijão. Os fertilizantes verdes são semeados antes do cultivo da cultura principal e após a colheita. Também é possível colocar adubo verde nas entrelinhas, mas periodicamente após o plantio, aparar a massa verde para que não bloqueie a luz solar dos pepinos.

pepinos crescem

Para batatas

Antes do cultivo da batata, recomenda-se a utilização de adubos verdes pertencentes à família das leguminosas.Eles saturam o solo com proteínas necessárias para a formação de grandes tubérculos vegetais. Plantas como feijão, ervilha, tremoço e trevo doce são ideais. Ervas de outros tipos (phacelia, mostarda, colza) são menos eficazes, mas têm uma vantagem: destroem os agentes causadores de doenças comuns. O adubo verde é semeado na primavera e no outono, mas jardineiros experientes recomendam a segunda opção.

Após o plantio, se necessário, regue o adubo verde para que ganhe mais massa verde. Assim que se formam botões, eles são imediatamente cortados e enterrados no solo ou usados ​​​​como cobertura morta.

batatas estão crescendo

Para tomates

Os antecessores do tomate podem ser diferentes adubos verdes, cada planta tem suas vantagens e desvantagens, por isso são guiados pelas necessidades do solo. O fertilizante verde atua em várias direções:

  • a mostarda satura o solo com elementos essenciais e repele pragas, além de evitar rachaduras no solo;
  • a ervilhaca aumenta o rendimento de cada arbusto em até 30%;
  • alfafa melhora a estrutura do solo;
  • phacelia corrige os níveis de acidez e evita a proliferação de fungos no solo.

O plantio de adubos verdes não é proibido durante toda a temporada.

Para repolho

Para melhorar a saúde do solo e aumentar sua fertilidade, utilizam-se adubos verdes como ervilha, alfafa, trevo, tremoço e seradela. A adubação verde terá sucesso se você seguir as recomendações de agricultores experientes e não usar ervas inadequadas que inibam a formação de cabeças de repolho.

repolho sob adubo verde

Se um residente de verão está começando a cultivar fertilizante verde pela primeira vez, ele deve prestar atenção a uma planta como o tremoço.A planta anual fica pronta já 50 dias após a semeadura, após o que a massa verde é ceifada e enterrada no solo ou usada como cobertura morta, e neste local são plantadas mudas de repolho.

Contra quais doenças e pragas eles são eficazes?

As propriedades curativas das culturas de adubo verde são uma vantagem adicional do fertilizante verde. Dependendo da variedade, têm os seguintes efeitos:

  1. O centeio, semeado após a colheita da batata, permite destruir os nematóides. O fato é que as raízes desse cereal secretam uma certa substância que a praga não tolera e sai deste local.
  2. Se você plantar linho entre as fileiras de batatas, os besouros da batata do Colorado, que não toleram o cheiro das folhas da colheita, desaparecerão do canteiro do jardim.
  3. Para proteger os canteiros de morangos, são plantados malmequeres, de aroma pungente.
  4. Com a ajuda da phacelia, será possível enfrentar a propagação de doenças fúngicas pela área e de pragas como vermes.

apodrecer nas plantas

Termos e regras para colheita de adubo verde

O momento da colheita das plantas adubadas verdes depende da época da semeadura, bem como do seu desenvolvimento vegetativo. Via de regra, as plantas semeadas antes do inverno são ceifadas em abril ou maio, quando já formaram massa verde suficiente. As colheitas plantadas na primavera são ceifadas no início do verão.

A massa ceifada pode ser usada para preparar composto, enterrada na camada superior do solo ou espalhada nas plantações em forma de cobertura morta.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim