A obtenção de uma boa colheita é conseguida através de diversas técnicas agrotécnicas. Plantar adubo verde é uma delas. As plantas têm um excelente efeito no solo e servem como um bom fertilizante orgânico. Vejamos quais adubos verdes são semeados para a horta no outono, para que são necessários, quais datas de semeadura devem ser observadas, regras de plantio e cuidados, o que fazer com os adubos verdes antes do inverno.
Por que são necessários adubos verdes de outono?
A utilização de adubos verdes proporciona as seguintes vantagens:
- as plantas estruturam o solo, restauram-no, as raízes fortalecem e soltam o solo, melhoram a sua humidade e permeabilidade ao ar;
- enriquecer o solo com elementos minerais;
- inibir ervas daninhas, impedir a germinação das sementes, protegendo assim as colheitas das ervas daninhas;
- são resistentes ao frio, por isso podem ser semeados tanto na primavera como no outono e deixados até o inverno;
- aumentar o volume da camada de húmus, pois uma das finalidades da adubação verde é melhorar a fertilidade do solo;
- criar condições para a ativação e reprodução da microflora benéfica do solo e de vermes;
- o adubo verde cortado deixado no solo atua como composto e cobertura morta, protegendo a superfície da terra contra ressecamento, intempéries e erosão;
- reduzir a acidez do solo e normalizá-la;
- facilitar o cuidado do solo e reduzir o número de escavações.
A adubação verde costuma ser incorporada ao solo, onde substitui os fertilizantes orgânicos e minerais, permitindo sua redução e, às vezes, até sua eliminação total. As plantas criam condições confortáveis para o desenvolvimento de qualquer cultura que será plantada depois delas.
Tipos populares
A maioria dos adubos verdes pertence às famílias das leguminosas, cereais e crucíferas. Também são utilizadas espécies de outras famílias, por exemplo, phacelia, trigo sarraceno, amaranto e outras. Eles são caracterizados por rápido crescimento, resistência a intempéries e doenças. Eles são despretensiosos e quase não requerem manutenção.
Centeio
No outono é necessário semear centeio de inverno. Os fungos micorrízicos se multiplicam nas raízes do centeio de inverno, que convertem o fósforo contido no solo em uma forma acessível. As sementes germinam e desenvolvem-se mesmo em solos frios; a cultura não exige fertilidade e tipo de solo; cresce bem mesmo em solos pouco nutritivos, ligeiramente ácidos ou salinos.
O centeio solta e suaviza os solos argilosos, fortalece os solos arenosos e limpa áreas cheias de ervas daninhas, suprimindo as ervas daninhas. As plantas têm raízes poderosas que penetram mais de um metro de profundidade no solo, por isso resistem bem à seca. Recomenda-se semear centeio mesmo após a colheita das raízes, pois terá tempo de crescer antes da geada.
Aveia
A cultura enriquece o solo com potássio e fósforo, se você semear aveia na parcela por pelo menos 2 safras consecutivas, pode melhorar significativamente sua fertilidade. A grama não exige cuidados e cresce em qualquer tipo de solo: arenoso, argiloso, turfeiras. As raízes das plantas soltam o solo compactado, o que melhora sua umidade e capacidade de ar e inibe patógenos de podridão radicular, bactérias e fungos.
As sementes de aveia têm germinação boa e uniforme e suprimem ervas daninhas. Após a escavação, a aveia semeada torna-se um bom fertilizante e substitui parcialmente a aplicação de fertilizantes sintéticos.
Cevada
Se você plantar cevada no outono, consegue o resultado na forma de estruturação do solo, ele fica mais macio, solta, não compacta tão rápido e fica melhor saturado de umidade e ar. A cevada pode ser cultivada em áreas localizadas em encostas, sujeitas à erosão e intempéries. Fortalece perfeitamente o solo.
Plantas de crescimento denso não permitem a germinação de ervas daninhas: as substâncias secretadas pelas raízes suprimem a microflora patogênica, desinfetando assim o solo. Também há menos pragas, como nematóides, pulgões e cigarrinhas.
A cevada podre nutre o solo da mesma forma que o esterco aplicado, aumenta a produtividade, a qualidade dos frutos, aumenta o teor de açúcar, o teor de amido, a porcentagem de matéria seca, a quantidade de proteínas e ácidos orgânicos.
Vika
Esta é uma leguminosa que acumula nitrogênio nos nódulos radiculares, por isso deve ser semeada antes das culturas que necessitam deste elemento. As raízes das plantas soltam o solo e facilitam a passagem do oxigênio. A massa verde pode ser utilizada como ração animal, e as flores atraem abelhas e outros polinizadores.
Embora a ervilhaca cresça nos canteiros, eles não ficam cobertos de ervas daninhas e infecções e pragas não se desenvolvem no solo. A ervilhaca de inverno protege o solo do congelamento excessivo. A safra semeada depois pode aumentar o rendimento em um terço.
Estupro
As plantas desenvolveram raízes que penetram profundamente no solo, extraindo nutrientes das camadas inferiores, que, após o apodrecimento da massa verde, servem de alimento para a cultura então plantada neste local. A colza cresce rapidamente, desenvolve uma parte aérea poderosa e evita a germinação de ervas daninhas. As raízes da planta fortalecem a terra, protegem-na das intempéries, da erosão pelas chuvas e retêm a neve, evitando que a terra congele nas geadas.
Mostarda
A mostarda tem as mesmas vantagens que muitos outros adubos verdes. Solta o solo, torna-o mais macio, mais arejado, protege-o da erosão e das intempéries e fortalece-o. As substâncias liberadas pelas raízes desinfetam o solo e ao mesmo tempo estimulam o crescimento de bactérias benéficas do solo. A massa verde contém óleos essenciais que repelem insetos nocivos. A mostarda, semeada como adubo verde, combate as ervas daninhas do local, que podem brotar ainda no outono.
Datas de semeadura
Tudo depende se você planeja cortar o adubo verde e enterrar a massa no solo ou deixar as plantas para o inverno. No primeiro caso, antes da geada, devem crescer o suficiente para formar uma massa verde suficiente para ser cravada no solo.No segundo caso, as plantas devem brotar, mas não ultrapassar 5 a 10 cm, para não congelarem no inverno.
Na região de Moscou, a adubação verde pode ser plantada na primeira quinzena de setembro, na Sibéria - pelo menos 2 semanas antes.
Regras básicas de pouso
Antes de plantar sementes de qualquer adubo verde, é preciso preparar o terreno: retirar dos canteiros os resíduos secos e as raízes da cultura anterior, cavar o solo. Se o solo estiver esgotado após o cultivo, adicione fertilizantes minerais ou matéria orgânica ao solo. Após a aplicação do fertilizante, nivele o solo com um ancinho.
Cave sulcos com profundidade média de 5 cm, a uma distância de 7 a 10 cm um do outro. Semeie neles de forma que haja 1,5-2 kg de sementes por cem metros quadrados (dependendo da cultura). Se o objetivo principal da semeadura de adubo verde é reduzir o número de ervas daninhas, então é necessário semear a granel e mais espesso do que o normal. Plante em solo moderadamente úmido; se estiver seco, é necessário regar os canteiros antes ou depois da semeadura.
O que fazer com as verduras antes do inverno
Existem duas opções sobre o que fazer com a massa verde cultivada - deixá-la antes do inverno ou cortá-la e enterrá-la no solo. É necessário deixá-lo antes do inverno se for necessária a retenção de neve, a melhor opção para a adubação verde de inverno são os cereais de inverno.
Se as plantas são cultivadas para fertilização, elas precisam ser cortadas, mas não deixadas na superfície, mas enterradas no solo. A massa deixada nas camas não terá tempo de apodrecer antes da geada e congelará. Você precisa desenterrar imediatamente após cortar a grama.A massa ceifada reterá o máximo de nutrientes, a decomposição não será interrompida pelo início da geada, mas ocorrerá lentamente no solo. Na primavera, a massa apodrecerá completamente e, à medida que o clima esquentar, será possível semear ou plantar as primeiras safras. Não haverá necessidade de esperar até que o adubo verde do ano passado apodreça completamente.
A hora do corte chega quando as plantas atingem a altura de 15 a 20 cm.Os cereais de inverno que permanecem no inverno devem estar em fase de perfilhamento antes do início da geada. Nessa idade, eles estão desenvolvidos o suficiente para não congelarem no inverno.
Você precisa cortar a grama com um cortador plano ou um trator portátil. Se for utilizado um cortador plano, deve-se então desenterrar a massa com uma pá, tentando distribuí-la uniformemente no solo.
A semeadura de outono e o cultivo de adubo verde no local trarão muitos benefícios. São semeados para solucionar diversas questões - melhorar e restaurar o solo, enriquecendo-o com nutrientes. Para o seu terreno pessoal, você pode escolher adubo verde de qualquer família. O principal é que não pertence à mesma família da cultura anteriormente cultivada no local. Esta é uma precaução para evitar a propagação de doenças comuns nas culturas.
O uso da tecnologia de cultivo de adubos verdes permite reduzir o custo de aquisição de fertilizantes e equipamentos de proteção, além de facilitar o cuidado das plantas, reduzindo o número de capinas e afrouxamentos.Os volumes de frutos e raízes coletados aumentarão, pois o adubo verde também é um excelente fertilizante verde, ao contrário das misturas minerais, não agride o solo.