Todo mundo adora comer morango, o que não surpreende, pois seu sabor e benefícios não podem ser superestimados. Os proprietários de hortas e terrenos particulares cultivam frutas silvestres, buscando que a colheita melhore a cada ano. Sem algumas sutilezas é difícil fazer isso. Algumas pessoas recorrem a fertilizantes, enquanto outras ajudam a planta com a ajuda de conhecimentos sugeridos pela natureza. Por isso, sugerimos que você descubra o que é adubo verde e como utilizá-lo corretamente no morango.
- Por que são necessários adubos verdes?
- Vantagens e desvantagens
- Datas de semeadura
- Que adubo verde devo plantar antes dos morangos?
- Primavera
- Outono
- O que não deve ser usado como adubo verde
- A adubação verde ajudará no cultivo de morangos em estufas?
- Métodos de plantio
- Regras para plantio de adubo verde
- Erros cometidos ao usar adubo verde
Por que são necessários adubos verdes?
Os adubos verdes são plantas ou mistura delas que não são cultivadas para consumo, mas para melhorar a estrutura do solo, enriquecê-lo com matéria orgânica e nutrientes essenciais. Graças ao seu sistema radicular especial, são capazes de extrair nutrientes do solo e, após desenterrá-los, as substâncias benéficas ficam à disposição de outras plantas.
Os microrganismos influenciam os resíduos vegetais de certas culturas, que posteriormente se decompõem e se transformam em húmus.
Vantagens e desvantagens
Falando sobre as vantagens da adubação verde, vale destacar as seguintes:
- Livrar-se das ervas daninhas. Durante o período de crescimento, as plantas são capazes de expulsar as ervas daninhas devido ao rápido crescimento do sistema radicular. Porém, aqui você deve ter cuidado e cortar a planta em tempo hábil para que ela não se transforme em erva daninha.
- Aumento da fertilidade. Graças a certas plantas, o solo fica repleto de nitrogênio, que as culturas recebem do meio ambiente.
- Aumento da quantidade de matéria orgânica.
- Aumento da frouxidão do solo. Os cereais têm um sistema radicular ramificado que divide o solo em torrões.
- Livre de pragas.
- Entrada desimpedida de ar no solo.
- Preservação de nutrientes no solo no inverno.
- Renovação da estrutura do solo caso este seja compactado durante as obras.
Junto com isso, há também desvantagens que quem cultiva adubo verde em seus canteiros deve conhecer, em particular:
- Se a planta for escolhida incorretamente, você pode obter o resultado oposto ao desejado.Assim, o fertilizante deve ser selecionado em função do tipo de solo do local, bem como da cultura que será cultivada em determinado local.
- Antes da semeadura é necessário cavar cuidadosamente o solo, caso contrário não crescerão conforme necessário e não fornecerão massa verde suficiente.
- Se o adubo verde for enterrado profundamente no solo, ele não se decomporá, mas se transformará em uma massa semelhante a turfa.
Datas de semeadura
O plantio de adubo verde para morangos pode ser feito durante toda a temporada. Alguns jardineiros plantam seu jardim com plantas durante todo o ano, assim que a colheita é feita. Portanto, podemos concluir que determinadas plantas podem ser cultivadas durante todo o ano.
Que adubo verde devo plantar antes dos morangos?
Igualmente importante é a escolha correta do adubo verde para o morango, bem como o momento em que deve ser plantado. Para frutas vermelhas, os melhores são: rabanete, cosmos, colza, phacelia, mostarda, ervilha, endro, alho.
O plantio de adubo verde em canteiros é feito o ano todo, mas é melhor fazer no outono ou na primavera. A seguir, propomos entender isso em detalhes.
Primavera
Na primavera, o adubo verde é plantado próximo às covas onde se planeja cultivar morangos. Assim que a planta “ajudante” atingir o crescimento total, não há necessidade de removê-la. Assim, a princípio os morangos ficarão protegidos do sol e do vento frio. É necessário cortar o adubo verde na época da floração. Você precisará cortar as pontas e cobri-las com cobertura morta. A profundidade de escavação deve ser escolhida como média, para que o oxigênio entre no solo e, com isso, as pontas se transformem em fertilizante.
Na primavera, os canteiros precisam ser semeados com rabanetes, que, embora não se diferenciem por um grande número de elementos úteis, soltam o solo; trigo sarraceno, que lida bem com ervas daninhas; leguminosas; tremoço
Outono
A adubação verde, classificada como outono, geralmente é plantada após a colheita dos frutos, geralmente em agosto. A planta é levada à fase de floração, após a qual é ceifada e enterrada no solo a uma profundidade não superior a 15 centímetros. Entre as espécies de outono, são populares: colza, centeio, aveia, phacelia e mostarda.
Alguns jardineiros usam adubo verde na forma de cobertura morta. São cultivadas em canteiro separado, as áreas verdes são cortadas e o espaço livre no solo é forrado com elas. Em seguida, o solo é solto e despeja-se cinza de madeira por cima, que também é coberta com grama cortada. Tudo isso é umedecido de vez em quando. E no outono novas plantas podem ser plantadas aqui.
O que não deve ser usado como adubo verde
Entre as plantas “ajudantes”, há também aquelas que não são adequadas para o morango e, em vez do benefício esperado, trazem apenas malefícios. É por isso que vale a pena saber que os frutos silvestres não combinam com berinjela, tomate, pimentão, pepino e batata. Em particular, isto se deve ao fato de as culturas acima mencionadas sofrerem de doenças fúngicas ou murcha de Fusarium.
Essas doenças desagradáveis levam ao apodrecimento do sistema radicular, mas o pior é que a doença persiste por muito tempo no solo, podendo infectar a planta menos resistente plantada nas proximidades.
A adubação verde ajudará no cultivo de morangos em estufas?
Graças aos fertilizantes verdes, a rotação de culturas de plantas em estufas é acelerada. Esta é uma condição indispensável para que o solo permaneça fértil.Numa estufa não se pode confiar na rotação natural de culturas, por isso a adubação verde é uma alternativa. Graças ao seu sistema radicular desenvolvido, eles certamente ajudarão a cultivar frutas em uma estufa. As seguintes culturas são utilizadas como adubo verde:
- Legumes.
- Cereais.
- Crucífero.
Métodos de plantio
Também é necessário mencionar o método de cultivo de adubo verde para morangos. Então, o mais comum é a opção entre linhas. Quanto ao fruto, é duplamente eficaz, pois durante o crescimento a planta “ajudante” protege ativamente as delicadas flores do morango do sol e do vento escaldantes.
Regras para plantio de adubo verde
Todas as plantas são plantadas exclusivamente dependendo da preferência pelo solo e da capacidade de sobreviver às flutuações de temperatura. Assim, em solo inadequado, o adubo verde não crescerá bem e, por isso, não conseguirá cumprir as suas tarefas. Por exemplo, se o solo for pesado, você não deve plantar colza, mas o trigo sarraceno criará raízes perfeitamente.
Conforme observado anteriormente, a melhor cultura na forma de adubo verde são as leguminosas. A sua utilidade para o solo é comparável às propriedades do estrume. Se faltar fósforo no solo, vale plantar colza ou mostarda branca. O trigo sarraceno compensará a falta de potássio.
Culturas com aroma específico protegem a cultura de pragas de plantas.
Após o corte das partes verdes das plantas, elas são enterradas a uma distância não superior a 15 centímetros de profundidade. No entanto, tais fertilizantes podem fornecer plenamente aos bagos os elementos necessários ao seu desenvolvimento e crescimento, pelo que vale a pena recorrer adicionalmente à fertilização mineral.
O principal é retirar as verduras do local a tempo, antes que as pontas fiquem ásperas, caso contrário é difícil que as plantas apodreçam desta forma.
Erros cometidos ao usar adubo verde
Os erros mais comuns no uso de adubo verde:
- Semear em solo inadequado.
- Aração profunda de fertilizantes.
- Reorganizando as plantas.
- Semeadura prematura.