A variedade de morango Divnaya destaca-se pelo rico aroma de morango e formato alongado incomum. A cultura é valorizada pelos veranistas e agricultores pelo sabor agridoce equilibrado, pela densidade da polpa, que determina sua versatilidade de uso, e pela alta transportabilidade.
- História da seleção
- Descrição e características do morango Divnaya
- Lados positivos e negativos da baga
- Sutilezas de cultivo
- Datas e local
- Preparação de material de plantio
- Tecnologia de pouso
- Recomendações para cuidados com as culturas
- Solo e fertilizantes
- Rega e umidade
- Relação com a temperatura
- Doenças e pragas
- Propagação de morango
- Coleta e armazenamento
- Dificuldades em crescer
História da seleção
O morango Divnaya foi testado e registrado no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução em 2004 sob o número 9204342. A variedade foi cultivada por criadores nacionais muito antes (1987) por polinização cruzada do morango Festival e da variedade Holiday.
A cultura é recomendada para cultivo na região Noroeste para uso pessoal e industrial.
Descrição e características do morango Divnaya
A planta cresce normalmente e frutifica em terrenos abertos, estufas e até em casa quando plantada em vasos.
Os arbustos de morango da variedade Divnaya são eretos, pouco propensos a acamamento, com numerosas folhas verdes brilhantes. As lâminas das folhas são serrilhadas e meio enrugadas.
Os caules das flores da planta formam inflorescências com múltiplas flores, florescendo com grandes flores brancas. Sob o peso da colheita não entram em contacto com o solo. A cultura é intermediária, autofértil e não requer polinizadores adicionais.
Os morangos produzem brotos aéreos abundantes que requerem poda.
Os frutos dos morangos de jardim não têm pescoço, têm formato de dedo e pesam de 15 a 30 g. Bagas grandes são encontradas na primeira onda de amadurecimento. Quanto mais próximo do final da frutificação, menores serão os frutos no arbusto. A polpa é aromática com sabor de sobremesa. A estrutura é densa, homogênea, sem vazios.
Lados positivos e negativos da baga
Agricultores e jardineiros nas avaliações dão preferência aos morangos Divna pelas seguintes características positivas:
- alto rendimento se a tecnologia agrícola for seguida - 1–1,2 kg por arbusto ou 150 centavos por 1 ha;
- sabor agridoce, aroma de morango;
- versatilidade de uso de frutas;
- secura, apresentação de frutos silvestres;
- resistência das culturas a geadas até -25° C, seca;
- suscetibilidade média a doenças fúngicas.
A robustez invernal e a resistência à seca permitem que a planta seja cultivada nas regiões sul e em áreas com invernos longos e gelados, utilizando material de cobertura e estufas.
Para propagar a variedade de morango Divnaya, fazendas e jardineiros amadores não precisam comprar material de plantio devido à formação de múltiplas gavinhas.
As desvantagens dos morangos incluem:
- formato irregular da fruta, o que dificulta a venda;
- pequenos frutos que amadurecem mais perto da colheita final;
- frutificação prolongada ao longo do tempo;
- suscetibilidade da cultura ao retorno das geadas.
Com as chuvas prolongadas de verão, o sabor e o aroma dos morangos de jardim Divnaya perdem o brilho e a expressão.
Sutilezas de cultivo
Na obtenção de uma colheita abundante, um papel importante é desempenhado pela escolha do local, preparo das mudas, determinação do momento e adesão ao esquema de plantio.
Datas e local
Os morangos Divnaya são plantados na primavera, após o aquecimento do solo, mas com mais frequência de julho ao início de setembro, quando aparece material de plantio viável (bigodes).
Os canteiros para cultivo são erguidos em local plano e bem iluminado. Sombra e sombra parcial levam à trituração dos frutos. Devido à proximidade das águas subterrâneas (acima de 70 cm da superfície), bem como ao crescimento nas terras baixas, as raízes apodrecem e as plantas adoecem.
Preparação de material de plantio
Antes de plantar morangos, retire as folhas secas e os caules das flores. É inaceitável plantar plantas com sinais de doença - folhas manchadas, enroladas ou furadas, ou sistema radicular seco e de cor escura.
A cultura é embebida em solução Kornevin, uma nutritiva infusão de urtiga. Se as raízes tiverem mais de 10 cm, corte no comprimento necessário.
Tecnologia de pouso
Por 1 m² m, são plantados 4 arbustos de morango Divnaya, mantendo uma distância de 30 cm entre as plantas.
Algoritmo para plantio de safras:
- cave um buraco com 10 cm de profundidade e umedeça;
- colocar a planta no solo de forma que o “coração” fique nivelado com a superfície, não coberto de terra;
- o solo está compactado;
- Regue abundantemente e aplique cobertura morta repetidamente.
A cultura leva de 3 a 4 semanas para criar raízes; durante os primeiros 14 dias, as mudas precisam de irrigação diária.
Recomendações para cuidados com as culturas
Cuidar dos morangos Divna após o plantio consiste em irrigação regular, fertilização, aparagem de bigodes e proteção contra pragas e doenças.
Solo e fertilizantes
A cultura adora solos férteis, hídricos e respiráveis, levemente ácidos. Se necessário, reduza a acidez do solo com cinza, cal e farinha de dolomita.
Solos pesados são soltos com turfa e areia é adicionada. Fertilize o solo ao cavar. Por 1 m² m você vai precisar de um balde de húmus, esterco podre com adição de 30 g de superfosfato ou 50 g de nitroammofosfato.
Os fertilizantes aplicados em tempo hábil aumentam a produção de morangos em um quarto.
No início da primavera, a cultura é alimentada com nitrogênio - uma solução de verbasco, excrementos de pássaros ou uréia, despejando 500 ml de solução (2 colheres de sopa de matéria seca por balde de água) sob cada arbusto.
Quando os botões florais se formam nas plantas, os morangos requerem um complexo mineral de fósforo, potássio e nitrogênio digeríveis.
Quando os ovários são formados e o pilaf é derramado, os morangos Divnaya são primeiro fertilizados com uma solução de ácido bórico, depois é adicionado biohumus e regado com água de cinzas.
Imediatamente após a colheita, fertilizantes de potássio e fósforo são adicionados ao solo para a formação normal dos botões florais.
Rega e umidade
O morango Divnaya tem raízes superficiais, a cultura não se abastece de água, pelo que o período de cultivo e a frutificação dependem diretamente da irrigação dos arbustos.
Se houver um inverno sem neve e sem precipitação em março, a cultura é regada pela primeira vez em abril. De maio a agosto, os arbustos são umedecidos uma vez por semana, na seca - a cada 1-2 dias.
Após a formação dos frutos, recomenda-se irrigar os morangos através de sulcos cavados nas fileiras para protegê-los do apodrecimento e do mofo. Por 1 m² m requer 10 litros de água morna estabilizada.
O número de regas é reduzido após a cobertura morta que retém a umidade.
Relação com a temperatura
A cultura desenvolve-se ativamente a 18–22°C. Os morangos Divnaya, cultivados nas regiões norte, são protegidos do retorno das geadas a partir de -3°C durante a floração, cobrindo-os com agrofibra ou esticando a película sobre arcos de metal.
Embora a planta pertença a variedades resistentes à geada, durante os invernos sem neve os arbustos precisam de isolamento com material de cobertura, já que o congelamento das raízes começa a -12°C.
Doenças e pragas
A saúde dos morangos de jardim é avaliada pela aparência dos arbustos. O morango Divnaya sofre de podridões características da variedade, todos os tipos de manchas, requeima e murcha de fusarium, levando ao ressecamento, enrolamento e, por fim, morte das folhas. Não apenas as placas foliares são afetadas, mas também os frutos apodrecem e mumificam.
Para evitar o desenvolvimento de esporos de fungos no início da primavera, após o derretimento da cobertura de neve, os morangos são tratados com mistura bordalesa a 2%, Hom, Skor, Ridomil, Topaz. Repita a pulverização a cada 10 dias até que os botões das flores se abram.
As seguintes medidas protegem os morangos de doenças:
- capina regular;
- cumprimento da rotação de culturas;
- aquisição de material de plantio de alta qualidade;
- evitando plantações densas.
Numerosas pragas são controladas antes da floração e após a colheita.
Insetos e métodos de eliminação:
- lesmas, caracóis - armadilhas, coleta mecânica, colocação de grânulos de Maldeído sob arbustos;
- gorgulhos, pulgões, besouros das folhas - tratamento da planta com Actellik;
- mariposas, besouros - uso de Karbofos;
- carrapatos - pulverização com Fitoverm, Actofit.
Os pássaros que destroem parte da colheita do morango Divnaya são repelidos por vários métodos. Entre os jardineiros mais populares estão:
- esticar a malha sobre arcos ou estacas;
- pendurar objetos brilhantes no canteiro do jardim que criam a ilusão de movimento;
- colocação de armadilhas sonoras entre arbustos em baixa altitude - feixes de tubos de metal, latas de cerveja.
Espantalhos e aparelhos eletrônicos que espantam os pássaros salvam a colheita do morango.
Propagação de morango
Morangos de jardim Divnaya são propagados por sementes, gavinhas e arbustos divisórios. O primeiro método é demorado e não garante a preservação das características varietais.
As sementes são frequentemente usadas para criar variedades novas e imberbes ou na ausência de outro material de plantio.
Para o cultivo de mudas de morango, as sementes são colocadas sobre um substrato umedecido composto por partes iguais de húmus, areia e vermiculita e coberto com vidro ou filme.
Após o surgimento dos primeiros brotos da cultura, a cobertura é retirada e as raízes borrifadas com terra. As mudas requerem boa iluminação, temperatura de 22–25° C e umidade moderada regular. As plantas atingem o pico após a formação de 2–3 folhas e são plantadas em local permanente quando crescem 6 lâminas de folhas.
Divida os arbustos de morango maduros com mais de quatro anos, da primavera a setembro.
Tecnologia de divisão:
- desenterrar o arbusto pretendido;
- remova as partes secas da planta e o solo das raízes;
- livrar-se dos caules das flores;
- A planta é colocada em uma bacia com água e cuidadosamente dividida em partes.
As divisões resultantes são plantadas em local permanente, mas é melhor enviá-las para uma estufa para cultivo, colocando cada uma em um vaso separado.
Um método popular de propagação de morangos da Boêmia é com bigodes que preservam as características varietais. Rosetas filhas com raízes de primeira ou segunda ordem são separadas do arbusto-mãe. Três gavinhas fortes são deixadas intactas no arbusto do segundo ano de vida, o resto dos brotos aéreos são removidos.
As gavinhas são cortadas para que a planta-mãe tenha um caule de 20 centímetros e a roseta jovem tenha um caule de 5 cm de comprimento.
O material de plantio é plantado diretamente no solo em solo preparado, escavado e fertilizado.
Coleta e armazenamento
Os morangos vermelhos maduros da variedade Divnaya são colhidos de junho a julho, escolhendo dias claros, pela manhã, após a evaporação do orvalho. A colheita é feita exclusivamente à mão, deixando as pontas dos caules para evitar ferimentos e danos. Coloque os frutos silvestres imediatamente nos recipientes ou cestos onde os morangos serão armazenados ou transportados.
À temperatura ambiente, o prazo de validade é de 1 dia. Sem lavar, dura, sem áreas podres, a baga permanece fresca na geladeira por até 1 semana se colocada em uma caixa de papelão furada.
O prazo de validade das frutas lavadas a uma temperatura de + 2°C é reduzido para um dia.
Morangos de jardim consumidos nas primeiras horas após a colheita trarão mais benefícios. Se você quiser saborear frutas no inverno, congele-as e faça conservas caseiras.
Dificuldades em crescer
Possíveis problemas ao cultivar morangos Divna, causas, soluções:
- O ovário não se forma - recomenda-se substituir os arbustos por jovens a cada quatro anos, pois ao final desse período termina a frutificação dos morangos da variedade Divnaya.
- Se houver poucos frutos e forem pequenos, significa que as flores não estão suficientemente polinizadas. O tempo nublado e a precipitação prolongada reduzem a atividade dos insetos polinizadores.
- Se os morangos engrossarem, levando à falta de nutrientes, doenças e redução da produtividade, só há uma saída: remover os brotos aéreos a tempo.
- O murchamento e a deformação das folhas são sinais da cultura sobre irrigação insuficiente ou falta de tratamento com fungicidas e inseticidas. Para salvar o canteiro de morango, aumentam a intensidade da irrigação ou cortam a massa verde pela raiz e tratam com produtos químicos.
Com plantio e cuidado adequados, o morango Divnaya agrada aos proprietários, embora não com o maior rendimento, mas com um aroma maravilhoso, sabor doce dos frutos silvestres e despretensão às condições de cultivo.