De todas as culturas de frutas silvestres, os morangos são os mais apreciados e populares. Apesar do cuidado constante com a planta e da difícil tecnologia de cultivo, a baga cresce em todos os chalés de verão. Com carinho e amor, preparam canteiros para morangos, selecionam variedades, plantam e cuidam das plantas. Vejamos como plantar morangos corretamente para obter um alto rendimento e proteger os arbustos de doenças.
- Seleção de material de plantio
- De que tipo de solo os morangos gostam?
- A que distância você deve plantar morangos?
- Onde plantar no local
- Tempo
- Métodos de plantio
- Camas trapezoidais
- Túneis de filme
- Sacos de plástico
- Cama vertical
- Como plantar em terreno aberto
- Depois do que puder e depois do que não puder plantar morangos
- Como plantar mudas?
- Como plantar sob cobertura preta?
- Como plantar sementes?
- Características de plantio em estufa
- Cuidado de morango
- Regar e fertilizar
- Tratamento
- Aparar
- Cobertura morta
- Preparando-se para o inverno
- Controle de doenças e pragas
- O que plantar depois dos morangos no próximo ano
- Possíveis erros durante o pouso
Seleção de material de plantio
Boas mudas enraízam-se melhor, os arbustos crescem rapidamente e produzem frutos grandes. Para o plantio, escolha rosetas jovens que cresçam no bigode. Como escolher o material de plantio da sua dacha:
- As rosetas são retiradas de arbustos de alto rendimento e saudáveis. A idade do mato é de 2 a 3 anos.
- As rosetas enraizadas mais próximas do arbusto são escolhidas como material de plantio. Você precisa prepará-los com antecedência fixando o soquete no chão. Após a colheita, eles crescem rapidamente.
- Você não deve dividir arbustos velhos desenterrados para replantio.
- As rosetas são escolhidas com as raízes mais poderosas - a parte verde não é tão importante.
Ao comprar mudas de morango, preste atenção às folhas saudáveis (pelo menos 5) e às raízes leves e desenvolvidas. Se os arbustos tiverem hastes de flores, os botões deverão ser grandes. É melhor comprar variedades da primeira reprodução.
De que tipo de solo os morangos gostam?
Os morangos produzem a melhor colheita em solos argilosos e arenosos, embora não se possa dizer que a cultura seja muito exigente na composição do solo. Nesses solos, fertilizantes orgânicos são aplicados no local no outono, durante a escavação e remoção de ervas daninhas. Consumo – 5 litros por metro quadrado. A composição também é melhorada com fertilizantes minerais complexos.
Solos pesados são iluminados com turfa, areia e serragem. Para diminuir a acidez da turfa, utiliza-se cal, que tornará a composição neutra.A serragem é embebida em uréia por vários dias antes da aplicação.
Os morangos crescem melhor em solos levemente ácidos com pH em torno de 6. Reduza a acidez com farinha de cal ou dolomita e, se houver deficiência, aumente com turfa. Se o lençol freático da área for alto (acima de 0,8 metros), os canteiros são feitos a granel.
A que distância você deve plantar morangos?
Existem vários esquemas para o plantio de morangos:
- em fileiras simples - a distância entre os arbustos é de 25 a 30 centímetros, o espaçamento entre fileiras é de 35 a 40 centímetros;
- em fileiras duplas - a distância entre os arbustos é de 25 a 30 centímetros, a mesma distância da fileira adjacente, o espaçamento entre fileiras é de 40 a 50 centímetros.
Alguns jardineiros plantam morangos em um tapete ou em arbustos individuais em locais convenientes. As plantas, quando plantadas sozinhas, são poderosas, com alto rendimento e frutos grandes. Para escolher a distância certa entre os arbustos, é preciso conhecer as características da variedade e o tamanho das plantas.
Ajuda: é permitido plantar diferentes variedades de morangos lado a lado, desde que não tenham efeito negativo entre si e não ocorra polinização cruzada.
Onde plantar no local
Para plantações de morango, escolha áreas planas, bem iluminadas e sem correntes de ar. O local deve ser aberto e sombreado apenas durante uma pequena parte do dia. As terras baixas onde se acumulam poças e onde desce o ar frio durante as geadas não são utilizadas para o plantio.
As encostas também devem ser evitadas - a neve é arrancada no inverno por ventos fortes, os arbustos permanecem indefesos contra as geadas e na primavera existe o risco de as raízes ficarem expostas pela água corrente. É permitida uma inclinação não superior a 5°.
Notamos também que os morangos gostam de conviver com salsa, alho e legumes. Alguns residentes de verão conseguem até plantar alho entre as fileiras de morangos.
Importante: os morangos não podem crescer em um local por mais de quatro anos.
Tempo
Os morangos são plantados em dois períodos:
- Verão outono. As plantas devem criar raízes bem, por isso o plantio no outono não deve ser adiado. Eles esperam que o calor passe e os plantam. Em média - de meados de agosto ao final de setembro. O período é escolhido de acordo com as características da região. Plantar mudas de morango no outono dá uma vantagem significativa: no próximo ano haverá colheita plena.
- Primavera. O plantio é feito quando o solo já aqueceu e a ameaça de geada passou, mas antes que o verdadeiro calor comece. As datas são selecionadas com base nas características da região - de abril nas regiões sul a maio-início de junho nas regiões frias.
Observe que você precisa preparar o canteiro para o plantio de morangos na primavera, em agosto-setembro. Os arbustos são plantados na ausência de sol - à noite e pela manhã ou em tempo nublado.
Métodos de plantio
Criadores e jardineiros com conhecimento em agricultura desenvolveram várias maneiras interessantes e convenientes de plantar morangos - cada um faz a escolha por conta própria.
Camas trapezoidais
Este método de plantio ajuda a melhorar a drenagem da área sob os morangos. A crista é elevada acima do nível geral do jardim, o que é conveniente para níveis elevados de água subterrânea. É feita uma plataforma de barro para as plantas, na parte inferior são colocados galhos e grama seca. As bordas são reforçadas com uma moldura de madeira ou outra. No topo do solo são colocados um substrato fértil e um geotecido, em cujas covas são plantados os morangos.
Vantagens - as raízes são inacessíveis às pragas, as ervas daninhas não crescem. Uma cama quente protege as plantas do congelamento do inverno.
Túneis de filme
Este método de plantio de morangos é mais adequado para colheita precoce e para áreas onde ocorrem ondas de frio com frequência.Para o abrigo do filme, são colocados arcos sobre os quais o filme é puxado, formando uma estufa. Os morangos são mantidos em estufa aquecida, onde a temperatura e a umidade são mantidas. Quando congela, uma película adicional é puxada sobre a estrutura para proteger contra a hipotermia.
Essas estufas precisam de ventilação, em caso de excesso de umidade e alta temperatura o filme é retirado para secar e esfriar.
Sacos de plástico
As camas móveis podem ser dispostas em sacos plásticos de grande volume. Eles estão cheios de solo fértil e fertilizados. São feitos buracos para plantar morangos. Fornece rega completa.
As desvantagens são a má ventilação das raízes e o rápido esgotamento do solo, que terá de ser trocado com frequência.
Cama vertical
O plantio no sentido vertical é a escolha dos veranistas com pequena área de lote. Existem vários métodos principais para a fabricação de tais estruturas, você pode comprar uma já pronta e de fábrica (trukar).
Os morangos são plantados em barris de ferro, vasos grandes, garrafas plásticas, tubos de PVC e lâminas de madeira. São feitos buracos para plantar arbustos. É importante prever a possibilidade de rega e garantir uma drenagem adequada para que a água não fique estagnada na parte inferior da estrutura. As principais desvantagens desse tipo de plantio são a pequena quantidade de terreno para as plantas e a dificuldade de abrigo durante as geadas.
Como plantar em terreno aberto
Antes do plantio, o solo é cuidadosamente desenterrado, são retirados os restos de rizomas, larvas de besouros de maio e outros insetos. Se você planeja plantar na primavera, ainda precisará preparar o solo no outono.
Depois do que puder e depois do que não puder plantar morangos
As hortaliças cultivadas no local podem facilitar o desenvolvimento dos morangos e tornar a terra mais produtiva.Portanto, é importante observar a rotação de culturas, levando em consideração as características das plantas.
Adubação verde para melhoria do solo | Depois disso você pode plantar morangos | Legumes precursores perigosos para morangos |
Calêndula
Aveia Mostarda branca Tremoço Vika Estupro Calêndula |
Cenoura
Rabanete Beterraba Salsinha Leguminosas Rabanete Cebola |
Repolho
pepinos Batata Tomates Beringela Abobrinha Abóbora |
Nas regiões frias, em particular na região de Leningrado, é útil deixar adubo verde no solo no inverno e plantar morangos na primavera.
Como plantar mudas?
As covas para plantio são feitas com 15-30 centímetros de profundidade, as raízes mais longas são encurtadas, pois devem ser colocadas na vertical. As mudas são tratadas com solução de sulfato de cobre e estimulador de crescimento. Rosetas recém-escavadas são umedecidas e mantidas em local fresco e escuro por várias horas. Antes de repousar, as raízes são mergulhadas em uma solução de argila vermelha.
No momento do plantio é importante que a gema central fique enterrada até a metade. Não deve sobressair acima do solo ou penetrar completamente no solo. O excesso de folhas é retirado, deixando as mais novas (2-3). Após o plantio, as mudas são regadas.
Como plantar sob cobertura preta?
A película preta é esticada sobre o leito preparado e fixada nas bordas. Marque os locais de pouso e faça recortes em forma de cruz para os furos. A rega será realizada através destes furos no futuro.
O plantio em cova é feito de acordo com as regras usuais - a raiz é colocada na vertical, o botão fica meio escondido.
Como plantar sementes?
Os morangos são cultivados a partir de sementes usando o seguinte método passo a passo:
- O período de desembarque é de fevereiro a março.
- Preparação de sementes. As sementes são tratadas com uma solução fraca de permanganato de potássio. Coloque sobre um pano úmido e deixe por um dia em local aquecido (25-27 °). Em seguida, mantenha no frio por 2 semanas (5 °, geladeira serve).Todo esse tempo o tecido é mantido com umidade constante.
- Prepare recipientes com mistura de solo leve e solta. Você precisa fazer sulcos e enterrar as sementes de 1 a 1,5 centímetros no solo. Cubra com filme e coloque em local aquecido e bem iluminado.
- Rega - à medida que o solo seca, com borrifador, após a emergência - com pipeta embaixo da raiz.
- Fertilização com fertilizantes minerais complexos.
- Tratamento com fungicida contra fungos.
Eles mergulham quando aparecem 3 folhas.
Características de plantio em estufa
Para cultivar morangos em estufas, são escolhidas variedades remanescentes autopolinizadoras. A preferida de todos os veranistas, Elizabeth 2, é ideal para isso.
O solo deve ser completamente desinfetado e tratado com fungicidas, pois os morangos sofrem de doenças fúngicas com alta umidade. A umidade recomendada é de 70-80%. Ao plantar cedo, forneça iluminação por 12 a 14 horas.
A localização dos canteiros é escolhida com base nas capacidades da estufa, muitos preferem o cultivo vertical. As mudas são transplantadas para estufas quando é possível manter a temperatura entre 20-22 °. Não devemos esquecer de abrir a estufa para ventilação.
Cuidado de morango
Cuidar dos morangos não é difícil, mas é necessário cuidado constante. Após chuvas e regas, o solo é solto para saturá-lo de oxigênio; A cobertura morta ajuda a facilitar a manutenção.
Regar e fertilizar
Os morangos caseiros são regados 1 a 2 vezes por semana, evitando a estagnação da água e o ressecamento. O melhor horário é de manhã e à noite. Não despeje água nas folhas sob sol forte para evitar queimaduras. É conveniente usar sistemas de irrigação por gotejamento nos quais você pode dosar o abastecimento de água. É melhor regar com água morna estabilizada para evitar o apodrecimento das raízes.
A alimentação é realizada várias vezes durante a temporada:
- no início da primavera - após o derretimento da neve, fertilizantes com nitrogênio (estrume, excrementos de galinha) para melhor crescimento da parte verde;
- durante a floração - fertilizantes minerais complexos com potássio, fermento, pulverização com solução com microelementos;
- durante a frutificação - fertilizantes orgânicos na raiz, após a frutificação - infusão de ervas, uréia;
- no outono - para maior robustez e recuperação invernal (nitroposka, cinzas, solução de esterco).
É conveniente aplicar quelatos para fertilização.
Dica:É especialmente importante fertilizar variedades remanescentes e canteiros verticais onde os morangos crescem em uma pequena quantidade de solo.
Tratamento
Os morangos precisam ser soltos a uma profundidade de 10 centímetros para criar um fluxo de ar para as raízes. As ervas daninhas são removidas junto com as raízes. Se a área estiver fortemente infestada, o tratamento com herbicida é realizado antes do plantio dos morangos no local.
Para evitar doenças fúngicas e outras, os arbustos são pulverizados:
- infusão de feno;
- infusão de mostarda;
- infusão de alho.
Você também pode polvilhar os arbustos com cinza de madeira.
Aparar
Poda de arbustos de morango realizado várias vezes por temporada, com cuidado, tentando não prejudicar os rins:
- na primavera, retire as folhas velhas e abra espaço para as folhas verdes;
- no verão - corte as folhas danificadas, retire rosetas desnecessárias, crie condições confortáveis para o crescimento daquelas que você decidir abandonar;
- após o término da colheita, as folhas velhas são retiradas, abrindo espaço para as jovens;
- no outono - a folhagem não é completamente removida, apenas as folhas doentes são cortadas e os arbustos infectados são desenterrados.
As folhas são cortadas, deixando um pecíolo curto, protegendo o botão de danos. No primeiro ano, todas as rosetas são retiradas, permitindo que os morangos fiquem mais fortes.
Cobertura morta
Ao cultivar morangos, jardineiros experientes recomendam o uso de cobertura morta.Isto não só reduz a necessidade de rega frequente e protege contra ervas daninhas, mas também protege os frutos da contaminação do solo e do apodrecimento.
Duas classes de materiais são usadas como cobertura morta - tecidos orgânicos e sintéticos. Após a escavação, a matéria orgânica solta o solo e se transforma em fertilizante completo para morangos de jardim. Materiais utilizados:
- palha, feno;
- grama seca;
- serragem;
- turfa, composto podre;
- substrato de solo de floresta de coníferas - agulhas, cones, pequenos galhos;
- geotêxteis.
Freqüentemente, materiais menos tradicionais são usados para cobertura morta - papel, musgo. Lembramos que os materiais são tratados com fungicidas e a camada superior é substituída regularmente.
Preparando-se para o inverno
Para um inverno bem-sucedido de morangos, são realizadas as seguintes atividades:
- removendo folhas e arbustos doentes, não corte a parte totalmente verde;
- tratamento contra pragas e doenças (mistura bordalesa);
- rega - abundância dependendo do clima;
- fertilização - qualquer tipo de matéria orgânica.
A cobertura e a cobertura morta são realizadas em regiões onde existe risco de congelamento dos morangos. A cobertura com palha ou terra é usada mesmo em regiões quentes, pois protegem se faltar neve.
Controle de doenças e pragas
Ao longo da temporada, os arbustos são inspecionados, as folhas e plantas doentes são removidas. O tratamento preventivo na primavera e no outono, quando ainda não há floração ou frutificação, ajuda a evitar infecções. Das doenças do morango, a maioria é de natureza fúngica - fusarium, requeima, podridão cinzenta. Para o tratamento são utilizados fungicidas (Alirin, Vectra, enxofre coloidal, sulfato de cobre). Dilua de acordo com as instruções.
Entre as pragas mais comuns:
- nematóide;
- mosca branca;
- pulgão;
- grilo toupeira;
- gorgulho;
- ácaro de morango
A escolha do medicamento é feita após a identificação dos insetos. Eles usam Inta-Vir, Karbofos, Comandante. O tratamento contra doenças e pragas é realizado simultaneamente à fertilização, preferencialmente de forma preventiva.
O que plantar depois dos morangos no próximo ano
Depois de mover uma plantação de morango para outro local, as seguintes culturas crescem bem em seu lugar:
- cenoura;
- leguminosas;
- vegetação;
- repolho;
- alho.
Alguns residentes de verão cultivam melões e melões em suas plantações de morangos. Caso seja possível não ocupar essa área para hortaliças, vale a pena plantar adubos verdes.
Possíveis erros durante o pouso
Vejamos os erros mais comuns cometidos por jardineiros inexperientes que interferem no pleno crescimento dos morangos:
- Tempo incorreto. As plantas sofrem com o calor ou o frio e não têm tempo de ficar mais fortes e criar raízes.
- Cometemos um erro com a variedade - os arbustos são de baixo rendimento, a força da planta vai para o verde (Zhmurka, Dubnyak).
- Raízes excessivamente longas tiveram que ser dobradas, o que levou ao mau desenvolvimento dos morangos.
- Foram plantadas plantas doentes - nenhum tratamento pré-plantio foi realizado.
- O botão está muito fundo no solo ou muito alto.
- A desvantagem da fertilização é que o rendimento é baixo e os frutos são pequenos.
- Os fertilizantes errados são escolhidos - crescimento excessivo da parte verde, os frutos não se firmam.
Os morangos adoram áreas ensolaradas e não crescem bem à sombra - os frutos são pequenos e azedos. Cultivar deliciosos morangos grandes é o sonho de todo residente de verão. Após o término da frutificação, as preocupações dos veranistas não param. Você tem que trabalhar em uma plantação de morangos durante toda a temporada. Só com cuidado constante os arbustos produzirão uma colheita abundante e os frutos silvestres irão deliciar-se com o seu tamanho, sabor e aroma.