Muitos residentes de verão na região de Moscou recebem uma boa colheita de morangos, apesar do fato de que a região dificilmente pode ser considerada ideal para esta cultura popular. A escolha correta da variedade e do cuidado ajuda nisso. Vejamos quais variedades de morangos são consideradas as melhores para a região de Moscou, bem como algumas características de plantio e cultivo.
- Especificidades do cultivo de morangos na região de Moscou
- As melhores variedades para esta região
- Cedo
- Sudarushka
- Elsanta
- Darselect
- Ólvia
- Morango no meio da temporada
- Arosa
- Ásia
- Marmelada
- Variedades tardias
- Monterrei
- Mara de Bois
- Malvina
- Variedades remanescentes
- Portola
- Monterrei
- San Andreas
- Escolhendo morangos de acordo com diferentes critérios
- Produtivo
- Resistente a doenças e pragas
- O mais doce
- Novas variedades
- Plantando e cuidando de morangos na região de Moscou
- Quando plantar?
- Tecnologia de pouso
- Rega e fertilizantes
- Preparando-se para o inverno
- Tratamento contra doenças e pragas
Especificidades do cultivo de morangos na região de Moscou
Destaquemos as principais condições que ajudam a obter uma abundante colheita de deliciosos frutos silvestres:
- Seleção de uma variedade adaptada às principais características climáticas da região de Moscou.
- Cumprimento das regras recomendadas de tecnologia agrícola - plantio, rega, fertilização, poda.
- Criação de cristas de aterro com alto nível de água subterrânea.
- Selecionando áreas ensolaradas protegidas de correntes de ar.
- Cobertura morta e cobertura de plantações de morango para o inverno.
- Tratamento preventivo contra doenças e pragas comuns.
O cumprimento dessas regras auxilia no cultivo e na obtenção de frutos saborosos.
As melhores variedades para esta região
Muitas variedades foram criadas para cultivo na região de Moscou, diferindo no tempo de maturação, tamanho dos frutos e outras propriedades. As principais dificuldades são entender a variedade dos híbridos e encontrar um produtor de mudas confiável.
Cedo
As variedades de frutificação precoce estão entre as líderes entre os residentes de verão. Normalmente não têm frutos grandes e são ricos em açúcar, mas permitem abrir a época dos frutos silvestres o mais cedo possível.
Sudarushka
Os bagos são ligeiramente alongados e com ponta pontiaguda. Polpa densa e rosada sem sinais de frouxidão. Sabor agridoce (açúcar 6%). Rende até um quilo de frutas por arbusto. Resistente ao gelo, tolera o excesso de umidade. Sobrevive facilmente ao transporte.
Elsanta
Seleção holandesa. Bagas até 13 gramas, vermelhas, brilhantes. Quando cultivado na região de Moscou, é necessário abrigo para o inverno. Sobrevive facilmente à falta de umidade, mas o rendimento cai um pouco.
Darselect
Amadurece em meados de junho. Os frutos são bastante grandes, às vezes até 30 gramas.Suporta geadas até -16°, requer abrigo. A forma dos bagos pode mudar durante a estação de cónica para redonda. A polpa é vermelha, com tons alaranjados. Não se deteriora durante o transporte a longo prazo.
Ólvia
Pertence à variedade superprecoce e começa a frutificar em maio. Os frutos crescem até 30-40 gramas e são ligeiramente azedos. Amadurece nas poucas horas do dia e na falta de calor. Os bigodes e as rosetas jovens apresentam uma tonalidade avermelhada.
Morango no meio da temporada
As variedades de maturação intermediária requerem maior exposição à luz e amadurecem 1 a 2 semanas mais tarde do que as primeiras.
Arosa
Os frutos desta variedade são consistentemente grandes (25-30 gramas), os primeiros pesam frequentemente até 45 gramas. Deliciosas frutas aromáticas com pronunciado cheiro de morango. A polpa é suculenta, de densidade média. Possui alta pontuação de degustação - 4,7. Tolera bem o transporte.
Ásia
A variedade foi obtida na Itália. Os bagos têm formato cónico alongado e separam-se facilmente do pedúnculo. Os frutos são de cor distintamente vermelha e apresentam forte aroma de morango. Em média, 1-1,2 kg de frutas vermelhas são colhidas de um arbusto.
Marmelada
Os frutos da marmelada são de cor vermelha brilhante, formato redondo e os frutos grandes geralmente apresentam uma vieira na parte inferior. Peso – 20-30 gramas, muitas vezes as bagas crescem até 40 gramas. A variedade tolera bem a falta de rega, os frutos só ficam menos suculentos.
Variedades tardias
Os híbridos de maturação tardia prolongam significativamente o período de colheita do morango, por isso são apreciados pelos residentes de verão.
Monterrei
O peso médio dos frutos silvestres é de 25-35 gramas, os primeiros são bem maiores. Os frutos são vermelho-escuros com tonalidade cereja. A variedade é resistente ao inverno e à falta de umidade.
Mara de Bois
Pertence à espécie remanescente, frutifica até o outono, quase até a geada, e produz frutos de excelente qualidade. Os primeiros frutos são colhidos no início do verão, os exemplares de outono são os maiores.Os frutos são de cor vermelha clara, com um distinto aroma a morango.
Malvina
Bagas de excelente sabor, vermelhas, ricas em açúcar. A variedade se diferencia pelo alto rendimento em arbustos jovens, chegando a 2 quilos. Gradualmente, o rendimento diminui.
Variedades remanescentes
Variedades de frutificação repetida crescem em todas as dachas, enraízam-se bem na região de Moscou e nos deliciam com dois períodos de colheita de frutos silvestres. As espécies imberbes distinguem-se pelo bom rendimento e sabor.
Portola
Dá uma colheita maior no segundo período no final do verão. Coleta - até 1,5 kg por arbusto. Os frutos são grandes (até 35 gramas), suculentos e com cheiro pronunciado. A Portola é apreciada pela falta de crocância na hora de ser consumida. Primeiros frutos - meados de junho.
Monterrei
A variedade possui arbustos poderosos que garantem uma frutificação longa. Os frutos amadurecem em várias ondas. O talo sai seco. O sabor da fruta depende pouco do excesso ou da falta de umidade.
San Andreas
Os primeiros frutos amadurecem em maio e a frutificação se repete no final do verão. Produz poucas gavinhas, portanto, é necessário um enraizamento especial de rosetas para rejuvenescer os morangos. A polpa é laranja, os frutos chegam a 30 gramas.
Escolhendo morangos de acordo com diferentes critérios
O período de maturação dos frutos silvestres não é o único critério importante na escolha de uma variedade. Jardineiros experientes prestam atenção a uma série de outros sinais que ajudam a cultivar morangos de jardim na região de Moscou.
Produtivo
Os morangos são transformados em geléias perfumadas e congelados para o inverno. Para fazer preparativos ou cultivar frutas silvestres para venda, é necessário escolher variedades produtivas. Na região de Moscou, os seguintes tipos de morangos são recomendados para cultivo, proporcionando alto rendimento:
- Senhor - bagas até 100 gramas, frutifica até 10 anos;
- Festival – requer atualização a cada 2 anos;
- Rainha Elizabeth - resistente à geada, maturação precoce;
- Aromas - quando fertilizado e regado, produz 2 quilos de frutas vermelhas por arbusto;
- Chamora Turusi - até 3 quilos, condições exigentes;
- Albion - até 2 kg de frutas vermelhas por planta.
Observe que o rendimento da maioria das variedades aumenta com a fertilização oportuna e boas condições climáticas.
Resistente a doenças e pragas
A resistência a doenças e pragas de insetos é demonstrada pelas seguintes variedades cultivadas na região de Moscou:
- Cléry;
- Sudarushka;
- Darselecionar;
- Vima Zanta;
- Rainha Elizabeth;
- Zenga Zengana.
Estas variedades resistentes a doenças também requerem tratamento preventivo antes do plantio, no inverno e durante a estação de crescimento.
O mais doce
As variedades mais doces são geralmente de seleção europeia e americana. Essa qualidade é preservada nos morangos da região de Moscou. As seguintes variedades são famosas pelo seu sabor doce:
- Prateleira;
- Cisne Negro;
- Maryshka;
- Kimberly;
- El Dorado;
- Carmem;
- Coroa.
Muitas pessoas acreditam que um leve azedume não prejudica os morangos, apenas enfatiza o aroma.
Novas variedades
Entre as novas variedades, as seguintes ganharam popularidade entre os residentes de verão da região de Moscou:
- Christina – frutas vermelhas até 40 gramas:
- Mel – facilmente transportado, mantendo o sabor;
- Kimberly - requintado sabor de frutas carameladas;
- Zenga Zengana da seleção alemã;
- Clery é uma conquista dos criadores italianos, saborosa e suculenta;
- Elsanta - reproduz-se facilmente na região de Moscou.
As novas variedades não substituem as antigas favoritas das casas de verão que provaram seu valor ao longo de muitos anos.
Conselho: para o cultivo é melhor comprar mudas em viveiros da região de Moscou, pois estão adaptadas às condições climáticas, enraízam-se melhor e são menos suscetíveis a doenças.
Plantando e cuidando de morangos na região de Moscou
Para o plantio, escolha áreas claras, bem iluminadas e protegidas de correntes de ar.Baixas e encostas não são aproveitadas, pois a água e o ar frio caem nos leitos baixos e nas encostas o vento sopra a neve.
Quando plantar?
É melhor plantar mudas jovens no outono, as datas de plantio mais adequadas são final de agosto, início de setembro. As rosetas jovens devem desenvolver um sistema radicular que lhes permita sobreviver ao inverno e não congelar durante as primeiras geadas.
A segunda época conveniente são os meses de primavera. Você não terá que contar com colheita este ano, mas os morangos poderão se fortalecer e crescer um arbusto resiliente. As mudas devem ser replantadas quando o solo esquentar e o risco de geadas diminuir, na região de Moscou - abril-maio.
Tecnologia de pouso
Na região de Moscou, os morangos são frequentemente plantados em canteiros elevados - em uma ou duas fileiras. Os canteiros são preparados na primavera com remoção de ervas daninhas e aplicação de fertilizantes. Esquema de plantio em terreno aberto:
- a distância entre os arbustos é de 25 a 40 centímetros, dependendo do tamanho do arbusto;
- espaçamento entre linhas – 45-60 centímetros.
As mudas próprias são preparadas no verão, durante o crescimento dos bigodes e rosetas, escolhendo para propagação as mais próximas da mata-mãe. Os soquetes são fixados ao solo para um enraizamento rápido.
Na região de Moscou, recomenda-se plantar sobre uma película escura, que atua como cobertura morta, retarda o crescimento de ervas daninhas e aquece as raízes no frio. Muitos residentes de verão praticam o plantio em canteiros verticais, fazendo-os eles próprios ou comprando trukars prontos.
Ajuda: no momento do plantio é importante não aprofundar ou elevar o ponto de crescimento acima do solo e não dobrar as raízes.
Rega e fertilizantes
Os morangos precisam de cuidados durante toda a temporada de jardinagem. Manter a umidade do solo é especialmente importante. Com a falta de umidade, há menos frutas e seu sabor diminui.
Recomenda-se regar 1 a 2 vezes por semana à medida que o solo seca. Rega - de manhã e/ou à noite, com água morna. Se os canteiros não tiverem cobertura morta, é necessário afrouxar e remover ervas daninhas. Eles se soltam até uma profundidade de 10 centímetros, proporcionando acesso de ar às raízes e removendo a crosta terrestre.
Para o crescimento total na região de Moscou, são necessárias 3-4 mamadas por temporada. Tempo de aplicação do fertilizante:
- nitrogênio (estrume) - na primavera, após o derretimento da neve;
- complexo (potássio, fósforo) - durante a floração ativa, as preparações NV-101 e Zircão ajudam a acelerar o crescimento;
- durante a frutificação - orgânica, após a colheita dos frutos - uréia, infusões de ervas;
- nitrophoska, orgânicos - no outono, antes do inverno.
É conveniente usar fertilizantes especiais para morangos.
Preparando-se para o inverno
Quando o inverno se aproxima, é feita a última poda dos arbustos - a parte verde não é cortada, apenas as folhas danificadas são removidas. No inverno, é útil regar os arbustos com calda bordalesa para protegê-los de doenças e pragas.
A fertilização final é feita com fertilizantes orgânicos - esterco, excrementos de pássaros.
Recomenda-se cobrir os canteiros de morango para proteger o ponto de crescimento do congelamento. Se a neve não cair por muito tempo, os arbustos ficam cobertos de folhas, feno e ramos de abeto. Na primavera, esta cobertura deve ser removida a tempo de evitar o desenvolvimento de infecções fúngicas.
Tratamento contra doenças e pragas
Durante o período de verão são realizados tratamentos preventivos para evitar o desenvolvimento de doenças e a proliferação de pragas. Os arbustos são inspecionados regularmente para detectar problemas a tempo. Folhas danificadas e arbustos inteiros são removidos imediatamente.
Para prevenção, são utilizados fungicidas, desde o início do crescimento da folhagem e a cada 10 dias até a floração - calda bordalesa, Ridomil. É útil tratar o solo com esses produtos antes mesmo de plantar os morangos.As infecções fúngicas também são tratadas com sulfato de ferro, Hom, Fundazol e Maxim.
Entre as pragas que afetam mais frequentemente os morangos estão os pulgões, os nematóides e os ácaros do morango. Quando aparecem teias de aranha nas folhas e outros sinais de pragas, todos os arbustos devem ser imediatamente tratados com inseticidas. Os melhores medicamentos são Inta-Vir, Karbofos, Actofit, Fitoverm.
Microfertilizantes e estimulantes de crescimento ajudam os morangos a resistir a doenças e pragas e, se danificados, restauram rapidamente o desenvolvimento e a frutificação. Seu uso aumenta significativamente os poderes protetores dos morangos.
Muitas variedades de morangos foram criadas para a região de Moscou, saborosas e aromáticas, capazes de resistir às condições climáticas e produzir uma colheita estável. Entre essa abundância de variedades, basta escolher corretamente as melhores para se abastecer de frutas saborosas no verão e preparativos para o inverno.