Os morangos de jardim são uma das culturas de frutos silvestres mais comuns em lotes domésticos. A vantagem da colheita é que os morangos crescem rapidamente e, após 1-2 anos, uma plantação inteira é formada por vários arbustos. Os morangos são plantados com bigode em agosto.
- Princípios básicos do transplante de bigode
- Vantagens e desvantagens do método
- Momento ideal
- Métodos de criação com bigode
- Como propagar em vasos
- Como plantar em canteiros de jardim
- Escolhendo o arbusto-mãe certo
- Como escolher o bigode de morango certo para propagação
- Preparando o local de pouso
- Regras de pouso
- Cuidados adicionais
- Rega
- Cobertura morta
- Capina
- Colina
- Aparar
- Cobertura
- Abrigo
- Que erros eles cometem?
Princípios básicos do transplante de bigode
Morangos são transplantados com bigode na primavera. e no outono. Em alguns casos, você pode plantar frutas no verão. Para cultivar bigodes, é recomendável selecionar vários arbustos-mãe de uma só vez. Esses arbustos darão menos frutos, mas no outono crescerão muitos bigodes com as crianças.
Você pode plantar bigodes sem raízes, quando eles apenas começaram a aparecer. É verdade que essas mudas crescerão mais. Apenas arbustos saudáveis são adequados para o plantio. As folhas não devem apresentar manchas brancas ou vermelhas, buracos ou vestígios de insetos. Apenas arbustos femininos são usados para cultivar bigodes. A roseta feminina distingue-se pela presença de pedúnculo e frutos silvestres. Além disso, os arbustos femininos produzem bigodes vários dias depois dos machos.
Vantagens e desvantagens do método
Vantagens do método:
- Você pode deixar crescer um grande número de bigodes em um curto período de tempo.
- Fácil de crescer.
- É possível ajustar o número de bigodes.
- As estratificações mantêm todas as características da planta-mãe.
- Alta taxa de sobrevivência de camadas após o transplante.
As desvantagens incluem o fato de que os arbustos escolhidos para o cultivo de bigode não darão colheita. Ou será muito escasso. Além disso, se arbustos machos forem selecionados para o cultivo de mudas, essas mudas não darão frutos abundantes.
Momento ideal
Os morangos de jardim são plantados na primavera, verão ou outono. A segunda metade do verão é considerada uma época favorável para o plantio. No verão, após o período de frutificação, os arbustos produzem mais estratificação, o que não prejudica o rendimento.
O transplante é realizado a partir da segunda quinzena de julho e termina em meados de setembro. A segunda metade do verão é favorável ao plantio porque as mudas não congelam e criam raízes rapidamente em um novo local. E na primavera, os morangos entrarão rapidamente na fase de crescimento e frutificação.
Nas regiões onde o verão é quente, recomenda-se adiar o plantio de morangos de jardim para a segunda quinzena de setembro. Em áreas com invernos rigorosos e gelados, a primavera é considerada um período favorável para o plantio.
Métodos de criação com bigode
Existem duas maneiras de deixar crescer o bigode. Você pode fazer isso diretamente no jardim. Ou use vasos separados nos quais as mudas crescerão.
Como propagar em vasos
A propagação de morangos de jardim por bigodes é feita em copos plásticos. Para isso, restam 3 gavinhas na mata-mãe. Assim que a estratificação aparecer, ela é transferida para um copo cheio de terra. Repita até que 4 camadas cresçam em um bigode. Então o bigode é beliscado. Quando os arbustos crescem, são replantados da maneira usual.
Como plantar em canteiros de jardim
A reprodução em campo aberto é considerada a forma mais fácil. Apenas arbustos de 2 a 3 anos são escolhidos para o cultivo de bigodes. As plantas velhas não serão capazes de produzir descendentes saudáveis. Cada arbusto possui 3 gavinhas. Se deixar muitas rosetas em cada bigode, elas ficarão pequenas e fracas, não se deve plantar essas mudas. Portanto, deixam 3-4 peças. O resto está cortado.
Até a segunda quinzena de agosto, as rosetas desenvolvem-se rapidamente e formam um forte sistema radicular. E no final de agosto - início de setembro são cortadas e plantadas separadamente.
Escolhendo o arbusto-mãe certo
A mata-mãe não deve ter mais de 3 anos. Além disso, arbustos saudáveis e sem sinais de danos são escolhidos para o cultivo de bigodes. Plantas doentes e fracas não são adequadas para este fim. Antes de escolher um arbusto-mãe, todas as plantas são inspecionadas e, se houver sinais de doenças ou presença de insetos no morango, ele não é utilizado para propagação de rosetas.
Morangos frutíferos também não são adequados para o cultivo de bigodes. Você terá que esperar até que a frutificação termine e só então crescer em camadas.
Como escolher o bigode de morango certo para propagação
Para posterior plantio, devem ser deixadas rosetas saudáveis com sistema radicular bem desenvolvido. As rosetas não são separadas da planta-mãe até que cresçam 3 folhas grandes. As folhas devem estar saudáveis. O bigode de um arbusto frutífero não é adequado para o plantio. A maioria dos nutrientes dessa planta vai para o crescimento dos frutos. O bigode desses morangos é fraco e impróprio para o plantio.
Preparando o local de pouso
Quando as mudas crescem e o sistema radicular se forma, elas são transplantadas para um local permanente. Recomenda-se plantar mudas em morro, pois o morango não tolera o excesso de umidade do solo.
Os morangos também exigem composição do solo e iluminação. O local principal onde ficará a cama deve ficar exposto ao sol a maior parte do dia. Solo argiloso ou arenoso é adequado para o plantio. Se as condições de crescimento forem ideais, os morangos podem crescer em um local por até 5 anos.
Os melhores antecessores dos morangos são:
- cebola;
- salsão;
- alho;
- repolho
- leguminosas;
- cenoura.
Não é recomendado plantar morangos depois de framboesas, pepinos, batatas e tomates. Também é indesejável que árvores cresçam nas proximidades. Uma copa densa criará sombra e isso não terá o melhor efeito na produção de morangos de jardim.
Regras de pouso
O plantio é realizado em dia seco e quente. É aconselhável que o clima permaneça assim vários dias antes e depois do plantio. Ao plantar em clima quente, as folhas começarão a secar. Se as mudas foram cultivadas no solo, elas são cortadas dos bigodes.Quando cultivado em taças de turfa, o bigode também é cortado, as taças são desenterradas e replantadas com eles.
Como plantar estratificação passo a passo:
- Desenterre o solo várias semanas antes do plantio pretendido.
- Misture com esterco podre.
- Remova ervas daninhas.
- Faça furos com 20 cm de profundidade e 25 cm de largura.
- A distância entre os furos é de até 35 cm.
- Deixe uma distância de até 65 cm entre as linhas.
- A muda é desenterrada junto com parte do solo.
- Coloque a muda no buraco e cubra com terra.
- Compacte levemente o solo.
No final do plantio regar abundantemente as covas com água. Apenas água morna é usada para irrigação. Regar com água fria promove o desenvolvimento de doenças fúngicas. Recomenda-se plantar morangos apenas em solo fértil.
Cuidados adicionais
Após o transplante das mudas, será necessário organizar os cuidados. O cuidado regular aumentará a produtividade e aumentará a imunidade a doenças. Os procedimentos obrigatórios incluem rega, remoção de ervas daninhas, fertilização e cobertura morta.
Rega
Após o transplante, os morangos precisam de rega frequente. A irrigação é realizada à noite, após o pôr do sol. Se você regar os morangos enquanto o sol está brilhando, as folhas podem queimar.
Para tanto, utiliza-se água morna aquecida ao sol. Nas primeiras semanas regue as mudas todos os dias. À medida que o tempo frio se aproxima, a quantidade de irrigação é reduzida. 2 semanas antes do início da geada, a rega é completamente interrompida.
A quantidade de umidade depende do mês em que as mudas foram plantadas. Na primavera, a quantidade de rega é maior do que no outono.
Cobertura morta
É necessário cobrir o solo para que a umidade não evapore rapidamente e o sistema radicular não congele no inverno.Turfa, palha e serragem são usadas como cobertura morta. A camada de cobertura morta deve ter pelo menos 15 cm e a cobertura morta é realizada no outono, antes do início da geada. Na primavera, a cobertura morta não é removida.
Capina
Se as mudas foram plantadas no outono, o solo não é capinado. O procedimento nesta época é perigoso porque durante ele existe a possibilidade de danificar as raízes, e durante o inverno elas não terão tempo de cicatrizar e essas mudas podem morrer.
Morangos plantados na primavera e no verão são removidos com ervas daninhas uma vez a cada 2 semanas. Durante o procedimento, as ervas daninhas são removidas. Remova ervas daninhas do solo até uma profundidade de 5 a 7 cm, o que é melhor fazer antes de regar. Com a água, o solo ficará saturado de oxigênio, o que terá um efeito benéfico no crescimento dos morangos.
Colina
O amontoado é realizado em agosto. No outono, os canteiros já devem estar amontoados. Esse momento se deve ao fato de que durante o procedimento o sistema radicular pode ser lesionado, o que leva ao congelamento das raízes do morango no inverno do jardim.
Aparar
As mudas não são podadas antes do início do inverno, assim como as plantas adultas. Nos arbustos adultos, as folhas secas e amareladas, bem como as folhas com sinais de danos, são removidas para o inverno. Os morangos maduros são aparados com cuidado para não cortar as folhas saudáveis.
Cobertura
Durante as diferentes estações de cultivo, os morangos requerem diferentes nutrientes. Na primeira metade da safra, quando está em andamento o processo de crescimento ativo, são adicionados ao solo nitrogênio e fertilizantes orgânicos. O nitrogênio acelera o crescimento e aumenta o número de ovários. Fertilizantes contendo nitrogênio são aplicados se os morangos forem plantados na primavera. Durante o plantio de verão e principalmente de outono, a introdução de nitrogênio é proibida. No final do verão, a taxa de crescimento dos morangos diminui e os arbustos se preparam para o inverno.
No final do verão, os fertilizantes são aplicados raramente e em pequenas quantidades.Composições minerais complexas são usadas como fertilizantes. Eles são espalhados no solo e depois regados com água morna.
Outro fertilizante é a cinza de madeira. É diluído em água e regado com morangos. Ou borrifam cinzas no solo e depois regam os canteiros. A farinha de ossos é adequada para alimentação. A farinha de ossos é derramada com água.
Após o plantio, o superfosfato é adicionado ao solo. Contém nitrogênio e cálcio. O nitrogênio entra em baixas concentrações, sem afetar o crescimento. O superfosfato estimula o crescimento do sistema radicular e acelera o enraizamento em um novo local. Antes de adicionar superfosfato, adicione água por um dia, mexendo ocasionalmente. Nesta forma, penetrará mais rapidamente no tecido do morango.
Abrigo
Eles começam a preparar morangos para o frio algumas semanas antes de seu início. Serragem, ramos secos de framboesa, folhas caídas, ramos de abetos e pinheiros são usados como abrigo. As camas são cobertas de galhos e, quando cai a primeira neve, eles a jogam na cama. Agrofibra ou agrotex é utilizada a partir de material artificial. Esses materiais retêm bem o calor no inverno, evitando o congelamento do solo.
Que erros eles cometem?
Erros ao cultivar morangos no jardim:
- Engrosse as plantações e não desbaste os canteiros.
- Deixe os morangos no mesmo lugar por muito tempo.
- Não remova ervas daninhas nem solte o solo.
- Plante mudas após culturas nas quais os morangos apresentam doenças semelhantes e requerem os mesmos nutrientes.
- Ignorar os cuidados.
- Não aplique fertilizantes orgânicos e minerais.
O erro mais comum é não replantar morangos. Com o crescimento prolongado no mesmo local, o solo se esgota e o rendimento só piora a cada ano.