Os morangos são saborosos e aromáticos, muito saudáveis. Cada proprietário de uma horta tenta cultivar esta baga saudável. Somente observando todas as sutilezas do cultivo, propagação e replantio podemos esperar uma colheita. Muitas pessoas se perguntam quando e a que horas replantar morangos. O replantio e o momento do replantio das plantas têm sutilezas próprias, cuja observância determina a saúde dos arbustos e o peso dos frutos.
- Por que você precisa replantar morangos?
- Qual é o melhor momento para transferir para um novo local?
- Vantagens e desvantagens do transplante de primavera
- Transferência de verão
- Prós e contras do transplante no outono
- Métodos de transplante
- Transplante de "bigode"
- Transplante sem bigode
- Como transplantar mudas de morango corretamente
- Selecionando e preparando um novo local
- Tecnologia de transplante
- Cuidados adicionais após o transplante
Por que você precisa replantar morangos?
Os arbustos de morango frutificam ativamente durante 3-4 anos. Aí o arbusto “envelhece”, os frutos ficam pequenos e o rendimento diminui. Precisamos replantar morangos de jardim para rejuvenescer a plantação. Doenças e pragas também podem se acumular no local de crescimento. O transplante para outro local evitará a ameaça de infecção de plantas enfraquecidas por bactérias nocivas.
Qual é o melhor momento para transferir para um novo local?
O clima com calor moderado e chuva permite replantar plantas em qualquer momento adequado. O replantio na primavera começa em abril, após o aparecimento das folhas novas. No verão você pode começar a replantar após a colheita.
O plantio de outono pode durar dois meses, mas a última vez para o transplante é três semanas antes da primeira geada.
Vantagens e desvantagens do transplante de primavera
Na primavera, você pode plantar novas variedades de morangos compradas em fazendas de jardinagem. Durante o verão, a planta adapta-se bem às novas condições. Recomenda-se cortar flores e bigodes na primeira temporada.
A preparação do canteiro para o replantio das plantas na primavera começa no início do outono. O solo é escavado com adição de esterco podre. A melhor escolha para isso é esterco de galinha. Antes do inverno, o canteiro é periodicamente removido de ervas daninhas ou semeado com adubo verde (phacelia). Adubo verde pode ser deixado durante o inverno, sem processamento.
Os morangos de jardim são transplantados quando as primeiras folhas ficam verdes e a temperatura do ar sobe para +20 °. Um bom horário para este trabalho é o tempo nublado ou à tarde. As folhas mostram o estado do arbusto invernado. Arbustos grandes podem ser divididos e replantados em novo local, em covas preenchidas e fertilizadas. Na primeira época a colheita não será suficientemente significativa, os frutos podem ser pequenos.Somente no ano que vem a planta terá uma colheita plena.
Transferência de verão
No verão, o clima quente causa dificuldades. O replantio pode ser feito após a colheita, em agosto, e também o replantio de morangos floridos e frutos verdes, mas com regas adicionais.
Um arbusto florido é desenterrado com um torrão de terra, sem danificar as raízes, e transferido para um buraco úmido e preparado. Esses transplantes precisam ser cobertos com agrofibra durante o calor do dia de julho e agosto, além de regas adicionais. O bigode é aparado e, uma semana após o transplante, as plantas são fertilizadas com infusão líquida de plantas.
Prós e contras do transplante no outono
A época ideal para o transplante é o outono. Após a frutificação, os arbustos ganham força e lançam novas folhas e gavinhas. O transplante de outono começa no início de setembro e vai até o final de outubro. Antes do inverno, a planta tem tempo de criar raízes e lançar botões de flores para a colheita do próximo ano. Para o inverno, os canteiros são cobertos com agrofibra, galhos de malmequeres e absinto. O abrigo protegerá as plantas de geadas severas e o absinto de pragas. Na primavera, em abril, mudas fortes começam a se desenvolver e, com rega e fertilização adequadas, produzem uma colheita plena.
Métodos de transplante
Os morangos são transplantados de duas maneiras:
- "bigode";
- “sem barba”, dividindo o mato.
Transplante de "bigode"
Após a colheita, os arbustos desenvolvem gavinhas com rosetas de plantas jovens. Para não esgotar as plantas, vários arbustos são selecionados como células-rainha para propagação e as gavinhas são cortadas no restante.
Importante: para a propagação “bigodeada”, as rosetas devem ser retiradas de células reais de dois anos, de preferência as primeiras do arbusto.
Eles repetem os parâmetros da mata-mãe e frutificam no ano seguinte.Rosetas jovens são pressionadas em solo úmido para enraizamento, usando pequenos alfinetes. Os cuidados adicionais consistem em regar e capinar. Rosetas enraizadas são transplantadas para um novo canteiro.
Se o transplante for planejado para uma plantação pequena, as rosetas são imediatamente colocadas em copos plásticos de 200 gramas com terra. Ao regá-los, você pode avaliar visualmente o grau de desenvolvimento das raízes, elas podem ser vistas em um vidro transparente. No início de setembro será possível transplantar de um vidro uma planta totalmente desenvolvida com 100% de garantia de sobrevivência.
Transplante sem bigode
Para transplantar plantas com um ano de idade, utiliza-se a divisão do arbusto. O arbusto deve ser desenterrado e dividido em partes com botões com uma faca afiada. Antes do plantio, mantenha as mudas preparadas na solução de Zircão para melhor desenvolvimento das raízes. A muda é transplantada para canteiro preparado, regado e sombreado.
Como transplantar mudas de morango corretamente
Na primavera, afrouxe o canteiro e marque as áreas de plantio. A largura entre as linhas é estável - 1 metro. A largura entre os arbustos é de 35 a 50 centímetros, dependendo da variedade (grandes variedades de morango ocupam grandes áreas para nutrição). Buracos são cavados na baioneta da pá e derramados com zircão.
Este medicamento, diluído de acordo com as instruções, desinfeta os nitratos do solo e estimula o crescimento e desenvolvimento das raízes das plantas. Você também deve adicionar uma caixa de fósforos com cinzas e uma colher de chá de nitrato de amônio em cada buraco.
Importante! Você não pode aplicar grandes quantidades de fertilizante de uma só vez. Uma overdose leva a queimaduras nas raízes ou “engorduramento” da folhagem sem ovário.
Selecionando e preparando um novo local
Para transplantar morangos, escolha um local ensolarado e sem correntes de ar. Bons antecessores são importantes:
- ervilhas;
- feijões;
- alho e cebola,
- cenoura;
- saladas de folhas.
Você não pode usar um canteiro onde cresceram plantações de erva-moura para replantio. Depois deles, permanece no solo uma “bagagem” nociva, após a qual é aplicado tratamento com fungicidas, o que é indesejável para o cultivo de frutas silvestres.
Tecnologia de transplante
O transplante começa com a seleção das mudas. Você mesmo pode cultivá-los ou comprá-los em centros de jardinagem. No momento da compra, você recebe um certificado de qualidade da planta e pode obter orientação de um especialista sobre os cuidados adicionais com a variedade adquirida. Cada variedade possui características próprias:
- tempo de maturação;
- produtividade de variedades;
- tamanho e sabor dos frutos silvestres;
- imunidade a doenças;
- transportabilidade.
As plantas adquiridas devem ser devidamente embaladas para evitar que as raízes sequem. Antes do plantio, é bom mergulhar as raízes em um purê de uma mistura de 4 litros de água, Kornevin, argila e esterco podre, da espessura de creme de leite mal passado. À tarde, as plantas são plantadas no canteiro preparado, regadas e cobertas com cobertura morta.
O colo da raiz da planta não fica enterrado, o que afeta o crescimento e a frutificação. Deve sobressair 2 centímetros acima do nível do solo e, após a rega e o assentamento do solo, o nível do pescoço deve estar ao nível do crescimento anterior. O solo ao redor da planta é coberto com cobertura morta e o canteiro é sombreado.
Cuidados adicionais após o transplante
Os cuidados adicionais consistem em regar, adubar, aparar o bigode e as folhas velhas. A capina é feita com cuidado, sem danificar as raízes. Usando cobertura morta, você pode se livrar desse tipo de trabalho. Os espaços entre fileiras são semeados com phacelia na primavera e o adubo verde é usado como cobertura morta durante toda a temporada. Você também pode usar palha, grama cortada ou capinada.Em dias quentes, as plantas precisam ser cobertas com agrofibra branca.
Se você seguir as dicas para replantar arbustos de morango, terá um lindo canteiro jovem com flores exuberantes e uma colheita decente.