Existem algumas regras sobre como transplantar uma groselha para um novo local. É importante determinar qual o melhor momento para realizar o procedimento para que o sistema radicular se adapte mais rapidamente e a planta não morra. A área de plantio, assim como o próprio arbusto, é primeiro selecionada e preparada. Após o plantio, é necessário ter cuidados especiais com a muda, que envolve regas frequentes, tratamento contra doenças e pragas e adubação.
- Por que é necessário transferir para um novo local?
- Momento ideal
- Quando é melhor - outono ou primavera?
- É possível replantar arbustos no verão?
- Etapas preparatórias
- Tecnologia de transplante
- Escolhendo o local ideal para um arbusto
- Preparando o solo e cova de plantio
- Preparação do arbusto
- Aparar antes do procedimento
- Pousar
- O que considerar ao replantar groselhas jovens e velhas
- Características distintivas dos diferentes tipos de transplantes
- groselha preta
- groselha
- Cuidados após pousar em um novo local
Por que é necessário transferir para um novo local?
A necessidade de replantar uma groselha de um local para outro pode surgir nas seguintes situações:
- plantio de outono de um arbusto de sua variedade favorita;
- para fins de rejuvenescimento de plantas;
- uma forma de se livrar de doenças e pragas;
- sombra devido às árvores frutíferas cultivadas;
- desbaste de arbustos crescidos;
- aumentando a produtividade, à medida que a terra sob o mato se esgota rapidamente.
Para que a groselha se enraíze num novo terreno é necessário realizar trabalhos preparatórios e escolher o momento adequado.
Momento ideal
Ao determinar em que mês fazer o transplante, leve em consideração, antes de mais nada, as condições climáticas. Na primavera, a melhor época para realizar os trabalhos é março (de 11 a 22 de março). No outono, você pode começar a trabalhar a partir de 20 de setembro e continuar até meados de outubro.
Quando é melhor - outono ou primavera?
O replantio de plantas pode ser feito tanto na primavera quanto no outono. Mas em regiões com meses gelados de inverno, é melhor recusar o transplante de outono:
- Na primavera, o trabalho é realizado antes do início do fluxo de seiva. Ao mesmo tempo, um clima quente e estável deve se estabelecer. Se o trabalho for realizado antes do início do fluxo de seiva e do despertar dos botões e raízes, a planta se adaptará mais rapidamente. O arbusto não dará frutos na época do transplante, mas você pode ter certeza que os brotos não serão danificados pela geada.
- O replantio no outono tem muitas vantagens. Até o início das primeiras geadas, a temperatura do ar permanece estável, o que tem um efeito benéfico na adaptação do sistema radicular.Além disso, muitos componentes nutricionais se acumularam em todas as partes da planta e a movimentação do suco foi suspensa. Todos esses fatores contribuem para a rápida cicatrização das áreas danificadas. O arbusto dará frutos no próximo verão.
Em regiões com climas quentes e moderadamente quentes, é preferível replantar a cultura no outono. Você precisa de tempo para plantar a planta antes das geadas, com pelo menos 20 dias de antecedência. O período ideal é meados de setembro.
É possível replantar arbustos no verão?
Não é aconselhável replantar groselha no verão, principalmente em julho. Neste momento, as chances de criar raízes em um novo lugar são menores. A planta dedica toda a sua energia ao desenvolvimento da massa verde e à formação dos frutos.
Mas há casos em que o replantio não pode ser feito (por exemplo, a venda de um terreno ou o solo fica infectado com uma infecção). Neste caso, você deve desenterrar o arbusto com um torrão de terra. E quanto maior o torrão de terra, melhor, pois as raízes não serão muito afetadas. Imediatamente após o transplante, regue generosamente o solo e cubra com húmus.
Em agosto, é aconselhável replantar a groselha com estacas. Durante o verão, formam-se brotos jovens ao redor do arbusto, que podem ser plantados em toda a área. Selecione estacas com altura de pelo menos 16 cm e diâmetro de 5 cm.
Etapas preparatórias
Para que o transplante corra bem, é preciso escolher o local certo, selecionar o solo adequado e preparar o próprio material de plantio.
Tecnologia de transplante
Se o procedimento de transplante de arbustos for realizado de acordo com todas as normas, a adaptação ao novo local será rápida e a imunidade não será afetada.
Escolhendo o local ideal para um arbusto
Cultivar uma planta no lugar certo trará poucos problemas e a colheita será abundante e de alta qualidade. Para plantar um arbusto frutífero, escolha uma área plana e iluminada, de preferência no lado sul ou sudoeste. Nesses locais, a terra aquece mais rápido pelo sol, o solo é bem respirável e a água não se acumula.
As áreas onde costumavam crescer batatas, trigo sarraceno, legumes, beterraba e milho são adequadas para groselhas.
Não é aconselhável plantar em local onde haja muitas ervas daninhas ou onde as raízes das plantas perenes estejam entrelaçadas. Você não pode plantar groselhas em terras baixas onde a água se acumula. Este fator desfavorável contribui para o desenvolvimento de doenças fúngicas e podridão. Também é impossível plantar muito alto, pois os ventos frios sopram em altitudes mais elevadas e a água evapora rapidamente da superfície da terra.
Preparando o solo e cova de plantio
O local escolhido para o replantio é escavado até 38 cm de profundidade no início da primavera e é aplicado um complexo de fertilizantes composto por composto, superfosfato e cloreto de potássio. Solo leve e nutritivo, com boa aeração e acidez neutra é adequado para o plantio de groselha. A opção ideal é uma composição de solo argilosa.
Em agosto eles começam a cavar a cova de plantio. Sua profundidade deve ser de aproximadamente 42 cm e largura - 62 cm.Para variedades altas de groselhas, as dimensões do caroço são maiores. A parte superior do solo retirado da cova é misturada com uma pequena parte de esterco podre, cinza de madeira e superfosfato. O substrato fértil resultante é colocado no fundo do buraco e regado com água morna.
Preparação do arbusto
Antes de plantar, prepare não só o solo, mas também o próprio arbusto. O trabalho preparatório começa algumas semanas antes do transplante. Todos os caules velhos e danificados são cortados e os rebentos jovens são encurtados.
Aparar antes do procedimento
Durante o replantio, a área do sistema radicular é significativamente reduzida, fazendo com que menos componentes nutricionais cheguem à parte superior do arbusto. Portanto, 2,5 semanas antes do transplante, é necessário podar os ramos secundários que não participam da frutificação. Ao mesmo tempo, a planta rejuvenesce.
Na base do arbusto crescem ramos fortes, a zona de frutificação começa a 35 cm de altura. Aqui há ramificações fracas, os brotos são curtos, mas há botões de flores neles.
A parte superior do arbusto também produz um grande número de botões de frutos, mas são mais fracos e os frutos são pequenos. Portanto, corta-se a terceira parte dos galhos principais, enquanto a altura total do arbusto deve ser de 47 cm, não sendo possível combinar o replantio de plantas com a poda de galhos. Isto cria um stress adicional para a cultura e, portanto, as taxas de adaptação à imunidade diminuem.
Pousar
Primeiro você precisa desenterrar o arbusto do local antigo. Para isso, cave uma vala de 32 cm de profundidade ao redor da área do tronco a uma distância de 40 cm, depois puxe a planta pela base. As raízes que prendem o arbusto ao solo são cortadas com uma pá.
Conselho. Para não danificar a planta durante o trabalho e transporte, os galhos são amarrados com corda.
O arbusto desenterrado é colocado sobre uma grande tela e entregue no local de plantio pretendido:
- Primeiro, as raízes da planta são inspecionadas. Galhos secos e danificados são removidos. Em seguida, as raízes são colocadas para desinfecção em solução de permanganato de potássio por 16 minutos.
- Os arbustos são colocados no buraco preparado no centro, os ramos das raízes são distribuídos e cobertos com terra. Certifique-se de que o colo da raiz esteja 5 cm acima da superfície do solo.
- Ao preencher o buraco com terra, é importante que não se formem vazios. Eles aumentam o risco de desenvolver podridão. Para evitar a formação de vazios, a planta é sacudida periodicamente.
- O solo ao redor do tronco é levemente compactado e forma-se um sulco para irrigação. Para a primeira rega, leve dois baldes de água morna e sedimentada. A água é despejada lentamente no buraco, esperando até que seja completamente absorvida.
A última etapa é cobrir o solo do tronco da árvore com turfa, húmus ou grama.
O que considerar ao replantar groselhas jovens e velhas
Um arbusto adulto deve ser transplantado para um novo local com extremo cuidado. Você precisa tentar deixar o máximo de terra possível nas raízes. O arbusto é escavado por todos os lados até a profundidade de 42 cm, o procedimento deve ser realizado lentamente, protegendo as raízes de danos. São necessárias duas pessoas para arrancar um arbusto grande.
Os arbustos jovens podem ser desenterrados sem bola de terra, pois existe uma grande probabilidade de a planta criar raízes sem ela.
Características distintivas dos diferentes tipos de transplantes
Cada variedade de groselha difere não apenas na cor do fruto e na forma de crescimento, mas também nos requisitos de solo, condições ambientais e cuidados.
groselha preta
A variedade preta de groselha é menos exigente. Quase qualquer solo é adequado para o plantio, podendo-se escolher a parte norte do local. Um alto rendimento pode ser colhido mesmo sob sombra temporária.
groselha
A groselha exige mais do solo. O solo deve ser fértil, solto e com boa aeração. Solo com alto teor de areia é o ideal.
Para groselhas, você precisa cavar um buraco mais fundo. Isso é feito para estabelecer uma camada de drenagem.As raízes da groselha não gostam de excesso de umidade, pois sua resistência a doenças fúngicas é baixa.
Cuidados após pousar em um novo local
Na primeira vez após o plantio, as groselhas enterradas requerem atenção especial:
- Para que a água e o ar penetrem livremente nas raízes, é necessário afrouxar periodicamente o solo. Na base do arbusto o afrouxamento é feito até uma profundidade de 7 cm, na área remota - até 15 cm.
- Nos primeiros 12 a 14 dias, regue a planta em dias alternados para que o solo fique saturado de umidade até uma profundidade de 58 cm, devendo ser usados em média três baldes por raiz.
Para evitar que o arbusto seja danificado pela geada, ele é isolado para o inverno. A área do tronco da árvore está limpa de folhas e outros detritos. Em seguida, o solo é coberto com turfa ou palha e coberto com ramos de pinheiro. É melhor juntar os galhos e amarrá-los com barbante. Quando a neve cai, um monte de neve é arremessado em volta do arbusto.