Ao considerar plantas para decorar um terreno particular, é recomendável prestar atenção à weigela, pois mesmo os jardineiros novatos conseguem lidar com o plantio e os cuidados em campo aberto. A cultura é caracterizada por uma floração longa e abundante. Existem 10 variedades de weigela adequadas para cultivo em áreas privadas. E cada variedade de planta pode crescer em diferentes condições climáticas.
- Descrição e características
- Tipos e variedades
- Florescendo
- Variegata ou Nana Variegata
- Híbrido
- Rubi de Bristol
- Alexandra
- Nana purpurea
- Variegado
- Middendorff
- Cedo
- Sadovaia
- coreano
- Príncipe Vermelho
- Moedas
- Preto Menor
- Arco-íris Mágico
- Eva Rathke
- Vitória
- Carnaval
- Rosa
- Brighella
- Cândida
- Naomi campbell
- Lúcifer
- Princesas ensolaradas
- Tudo Samme ed
- Folhas vermelhas
- Pousar
- Selecionando um local
- Como preparar o solo?
- Como plantar?
- Prazos
- Reprodução
- Estacas
- Sementes
- Camadas
- Regras de cuidado
- Rega
- Cobertura
- Preparando-se para o inverno
- Aparar
- Cobertura morta
- Transferir para outro local
- Doenças e pragas
- Erros comuns
- Uso em paisagismo
- Cerca
- Tênia
- montanha-russa alpina
- No contexto de árvores coníferas
- Bordas mistas
- Avaliações
Descrição e características
Este arbusto ornamental da família da madressilva, com flores brancas, vermelhas, rosa e outras, foi originalmente cultivado para cultivo no Extremo Oriente. Mas ao mesmo tempo consegue crescer em regiões com outras condições climáticas.
A cultura possui as seguintes características:
- altura máxima - até 4 metros;
- tamanho da flor - até 5 centímetros;
- formato de flor - funil, sino;
- boa resistência ao gelo (dependendo da variedade).
Weigela não tolera períodos de seca e ventos fortes. Por isso, a planta é plantada em áreas protegidas de correntes de ar e regadas abundantemente.
Sujeito aos devidos cuidados, o arbusto floresce duas vezes por temporada. Além disso, à medida que os botões se abrem, eles mudam gradualmente de cor.
Tipos e variedades
Os criadores conseguiram desenvolver várias espécies de weigela, cada uma com características próprias.
Florescendo
O arbusto atinge três metros de altura. As primeiras flores rosa profundo aparecem no início de junho e desaparecem até julho. Weigela Blooming não tolera geadas, por isso a planta deve ser coberta para o inverno.
Variegata ou Nana Variegata
Variedade anã de weigela, caracterizada pelo lento desenvolvimento de brotos e flores, que se reúnem em inflorescências de 3 a 4 pedaços, com pétalas rosa claro ou carmesim. Variegata requer plantio no lado ensolarado.
Híbrido
Arbusto de 1,5 metros com copa extensa. A cor das flores em forma de funil varia dependendo da variedade da weigela híbrida.
Rubi de Bristol
Arbusto de copa extensa, chega a atingir quatro metros de altura. Por essa característica, além do longo período de floração, de junho a julho, a variedade rubi Bristol atrai a atenção dos jardineiros.
Alexandra
É caracterizada por um crescimento lento (até 10 centímetros por ano). As folhas de Alexandra são verdes escuras ou quase pretas e as flores são rosa intenso. Apesar da resistência ao gelo, esta variedade necessita de abrigo para o inverno.
Nana purpurea
Variedade roxa de weigela, atingindo a altura de um metro. A cultura floresce abundantemente de maio a junho. As folhas de Nana purpurea são de cor verde escura.
Variegado
Esta variedade de weigela destaca-se pelas folhas variegadas. No início do verão, formam-se no arbusto flores tubulares, cuja cor varia do rosa claro ao escuro.
Middendorff
O arbusto de 1,5 metros produz flores grandes (até 5 centímetros) amarelas com manchas laranja brilhantes. As ricas folhas verdes têm formato oval e caem após o final da estação de crescimento.
Cedo
A variedade Early cresce até dois metros e possui uma copa extensa com inflorescências rosadas que descem em cascata com os estames. Essa característica é natural para a weigela. As primeiras flores aparecem em maio.
Sadovaia
A variedade Garden não atinge mais de um metro de altura.No arbusto formam-se inflorescências rosa-carmim, que assumem o formato de um sino. As primeiras flores aparecem em meados de maio e caem no início do verão.
coreano
O arbusto de 1,5 metros produz folhas grandes e inflorescências rosa claro, cujo diâmetro chega a 3,5 centímetros. A planta precisa de abrigo para o inverno. Se isso não for feito, a floração começará próximo ao outono.
Príncipe Vermelho
Variedade anã da cultura, atingindo 50 cm de altura. A coroa do Príncipe Vermelho está se espalhando, com inflorescências vermelhas brilhantes.
Moedas
Outra variedade anã de weigela, com flores rosa em forma de sino e folhagem com bordas claras que fica bordô perto da primavera. O arbusto floresce de junho a julho.
Preto Menor
Minor Black tem uma copa compacta, mas densa e exuberante. A altura do arbusto não ultrapassa um metro. A principal característica desta variedade são as folhas pontiagudas, cuja cor varia do vermelho ao roxo escuro. Minor Black floresce duas vezes por temporada, produzindo flores compactas em forma de sino em um tom rosa brilhante.
Arco-íris Mágico
O Magical Rainbow se distingue pelas folhas pontiagudas, cuja borda muda de cor ao longo da estação - do verde-amarelo ao vermelho. A floração começa em junho, desde que cresça no lado ensolarado.
Eva Rathke
Eva Rathke é uma variedade polonesa de weigela que atinge três metros de altura. A cultura se distingue por uma copa compacta e botões tubulares rosa-avermelhados. A floração começa em junho e termina no início de agosto.
Vitória
Os arbustos Victoria, que atingem a altura de um metro, produzem botões vermelho-carmesim e folhas verdes com tonalidade marrom.
Carnaval
O arbusto da variedade Carnaval atinge três metros de altura e a copa cresce 3,5 metros. Os botões têm uma variedade de cores: vermelho e rosa aparecem em uma planta. A colheita floresce duas vezes por temporada.
Rosa
Rosea é uma variedade híbrida com flores lilás-rosa e ramos suavemente arqueados. A altura máxima do arbusto não ultrapassa 1,5 metros. No tempo frio, recomenda-se cobrir a planta, embora Rosea tolere bem temperaturas abaixo de zero.
Brighella
Brighella é uma variedade de weigela de tamanho médio com flores em forma de sino de rubi. A altura máxima do arbusto não ultrapassa 2,5 metros e a largura da copa é de 2 metros. As folhas distinguem-se pela presença de uma borda amarela nas bordas.
Cândida
Variedade híbrida de weigela, caracterizada por arbustos de 2,5 metros e copa de 3 metros. As flores da Candida são brancas, em formato de sino, com até quatro centímetros de tamanho.
Naomi campbell
A variedade Naomi Campbell distingue-se pelo lento desenvolvimento do arbusto, cuja altura chega a 80 centímetros e a copa tem 1,2 metros. As peças fundidas desta variedade são as mais escuras entre todos os weigels. As flores de Naomi Campbell são vermelho-púrpura.
Lúcifer
Este arbusto de 1,5 metros floresce no início de junho com grandes sinos vermelhos brilhantes. Os botões florescem novamente no início do outono.
Princesas ensolaradas
A variedade weigela de 1,5 metros floresce duas vezes - no final da primavera e no verão. Grandes botões rosa claro aparecem nos ramos da planta.
Tudo Samme ed
Variedade de cultura compacta com arbusto cuja altura não ultrapassa 1,5 metros, copa - 1,8 metros. A principal característica do All Samme Red é a floração contínua de maio a setembro.
Folhas vermelhas
As folhas vermelhas destacam-se pela cor original das folhas.A altura do arbusto não ultrapassa 1,5 metros.
Pousar
Apesar da despretensão da planta, no plantio da weigela é necessário seguir uma série de regras que irão garantir a floração anual do arbusto.
Selecionando um local
Para o plantio, Weigels recomenda escolher áreas bem iluminadas e protegidas de ventos fortes. Os jardineiros não recomendam o cultivo da planta no lado norte. Neste caso, as flores cairão cedo.
Como preparar o solo?
Recomenda-se plantar arbustos em solo neutro ou levemente alcalino rico em húmus. Caso o solo não atenda às condições especificadas, recomenda-se fertilizar o solo:
- turfa e areia (para solo argiloso);
- argila e areia (para turfa);
- turfa e argila (para franco-arenoso);
- cal (para solo altamente ácido).
Os componentes preparados devem ser espalhados pela área e depois escavados no solo.
Como plantar?
O plantio de Weigela é realizado de acordo com o seguinte algoritmo:
- Na área preparada é cavado um buraco de 40 centímetros de profundidade.
- Uma camada de drenagem de 15 centímetros composta por areia ou fragmentos de tijolo (cascalho) é colocada no fundo da cava.
- Junto com a drenagem, é colocada no fundo uma mistura de 100 gramas de nitrophoska e 1,5 baldes de composto.
- A muda é coberta com terra, a área é compactada e regada. O colo da raiz pode ser enterrado em 20 milímetros.
Antes do plantio, recomenda-se tratar o sistema radicular com estimulador de crescimento. A distância mínima entre furos é determinada em função da variedade selecionada. Recomenda-se plantar arbustos anões a uma distância de 0,8 metros, culturas com copa grande - 2 metros.
Prazos
Recomenda-se plantar weigela na primavera, em solo quente, mas antes que os botões cresçam.Durante o verão, a planta tem tempo para criar raízes suficientes e obter os nutrientes necessários para o inverno. Quando plantada no outono, a planta morre após o início do frio.
Reprodução
A Weigela pode ser propagada de três maneiras: sementes, estacas e estratificação. A primeira opção é a mais trabalhosa e não é adequada para todas as variedades de arbustos. Independentemente da opção de propagação escolhida, o material deve ser transplantado para campo aberto após o início da primavera.
Estacas
A propagação por estacas é a maneira ideal de propagar uma cultura. Para obter um novo arbusto, você precisará realizar as seguintes etapas:
- Em maio, corte o galho do ano passado com 10-15 centímetros de comprimento e remova as folhas inferiores.
- Mergulhe as mudas por 5 minutos na solução de Kornevin e depois plante-as em um recipiente com uma mistura de areia e turfa, aprofundando 2 centímetros.
- Cubra o corte com uma jarra ou garrafa.
Depois que a planta dá raízes, a weigela precisa ser transplantada para um local permanente.
Sementes
As sementes devem ser colhidas entre outubro e novembro, quando as paredes começam a rachar. Em seguida, o material de plantio é colocado em um quarto escuro até a primavera. As sementes devem ser plantadas após o aquecimento do solo.
Este método de propagação tem duas desvantagens importantes: o material de plantio raramente brota e o futuro arbusto nem sempre herda as propriedades do “pai”.
Camadas
Para a propagação por estratificação, basta pressionar o caule inferior contra o solo, cortando levemente a casca, e esperar até que o galho crie raízes. Depois disso, a planta pode ser cortada do arbusto-mãe e transplantada para um novo local.
Regras de cuidado
É necessário cuidar da weigela durante o período vegetativo, dando atenção especial ao arbusto no primeiro ano após o plantio.
Rega
A frequência e a quantidade de rega dependem do clima.Durante os períodos de seca, recomenda-se colocar de 10 a 15 litros de água embaixo da planta. Após o procedimento, é necessário afrouxar o solo para evitar a formação de grandes torrões de solo que interfiram no fornecimento de oxigênio ao sistema radicular. Você também deve borrifar periodicamente as folhas, removendo assim a poeira e outros vestígios de sujeira.
Cobertura
Nos primeiros dois anos após o plantio, a weigela não é fertilizada. Nas temporadas subsequentes é recomendado adicionar:
- fertilizantes à base de potássio, fósforo e nitrogênio (na primavera);
- fertilizantes de fósforo-potássio (durante a formação dos botões);
- cinza de madeira, Fertik ou Kemira (no início do outono).
Além da fertilização regular, é necessário remover pequenas ervas daninhas ao redor do arbusto.
Preparando-se para o inverno
Weigela tolera bem o frio. Se o arbusto for plantado nas regiões do sul da Rússia, antes do início do inverno é suficiente cobrir o solo ao redor da planta. Quando cultivados nas latitudes norte, os ramos inferiores devem ser dobrados ao solo. Se houver pouca neve no inverno, a colheita precisa de abrigo adicional.
Aparar
A poda de Weigela é realizada em diferentes épocas. Para prevenir doenças, é necessário retirar galhos danificados, bem como brotos que se dobram ao solo ou crescem dentro do arbusto, no início do período de inchaço dos botões e um mês antes do início do frio.
A formação da copa deve começar no segundo ou terceiro ano após o plantio. Neste caso, pode-se aparar qualquer parte da planta, dependendo do tipo de arbusto que o jardineiro pretende dar. Para rejuvenescer a weigela, é necessário retirar galhos com mais de três anos.
Cobertura morta
A cobertura morta é realizada duas vezes no outono e na primavera e uma vez no verão. Para fazer isso, use turfa ou serragem. Com aplicação de cobertura morta suficiente, não há necessidade de capina e preparação para o inverno.
Transferir para outro local
Não é recomendado replantar a planta para um novo local. Mas se isso não puder ser evitado, o procedimento deve ser realizado na primavera, antes do início do período vegetativo. Para replantar um arbusto, é preciso desenterrar a planta, focando no comprimento da copa, e movê-la junto com o solo para um novo local. Então você precisará adicionar 30 gramas de fertilizante complexo ao buraco preparado e enterrar o arbusto. Ao final do procedimento, o sistema radicular deve ser borrifado com terra, regado e coberto com cobertura morta.
Doenças e pragas
No weigel, os seguintes são mais comuns:
- lagartas;
- pulgão;
- tripes;
- ácaros.
Os dois últimos tipos de insetos instalam-se nos arbustos após o início do verão. Para destruir as pragas, os jardineiros usam pesticidas ou soluções inseticidas obtidas pela infusão de alho, absinto ou pimenta em água. Se as folhas ficarem amarelas prematuramente, isso indica danos ao sistema radicular por grilo ou forra. Soluções de Karbofos ou Aktara, que devem ser aplicadas pela raiz, ajudam a destruir as pragas.
Entre as doenças, a weigela é mais frequentemente afetada por manchas, ferrugem e podridão cinzenta. A mistura bordalesa ajuda a restaurar a planta, que deve ser usada no tratamento do arbusto até que os sinais de infecção desapareçam completamente.
Erros comuns
Mais frequentemente, os jardineiros, ao cultivar arbustos ornamentais, cometem os seguintes erros:
- Plantado em áreas sombreadas. Devido à falta de luz solar, as flores caem cedo.
- Plantado em solos alagados. Uma abundância de umidade promove o apodrecimento das raízes.
- Recuse-se a aplicar cobertura morta. Sem esse procedimento, a umidade evapora mais rápido e a planta morre após o início do frio.
- Eles recusam tratamento preventivo contra pragas.Os insetos podem destruir a colheita, por isso é recomendável pulverizar regularmente o arbusto com inseticidas.
É necessário cobrir o arbusto para o inverno se não houver neve suficiente caindo durante a estação fria. No plantio de mudas em vasilhames, recomenda-se a escolha de vasilhames profundos, pois algumas variedades de weigela se caracterizam pelo desenvolvimento ativo. Você também precisa fertilizar e podar o arbusto de maneira correta e oportuna.
Uso em paisagismo
Devido ao seu grande tamanho e às flores ricas e brilhantes que banham os ramos, a weigela pode tornar-se um arbusto central ou dividir um canteiro de jardim em várias zonas. Esta cultura é frequentemente usada para comunicação entre plantas altas e baixas. Weigela pode ser cultivada como um elemento separado de projeto paisagístico ou como moldura de fundo para outras plantações.
Cerca
Esta opção de plantio de arbusto é considerada a mais popular. A Weigela protege as plantações vizinhas dos ventos fortes e, graças à sua copa espessa, impede a entrada de cães, gatos e outros animais na área. Arbustos altos podem ser aparados, formando formas originais ou uma borda que pode substituir uma cerca completa. Usando sebes, os jardineiros delimitam um terreno ou projetam a entrada de uma casa.
Tênia
A planta é despretensiosa. Portanto, a weigela costuma ser cultivada separadamente de outras plantações, tendo como pano de fundo um gramado verde. O arbusto se presta à modelagem, com a qual é possível dar ao cultivo um formato original e focar a atenção em uma determinada área do local. O arbusto parece especialmente brilhante durante o período de floração. Por causa disso, os jardineiros costumam plantar becos de weigela.
montanha-russa alpina
Para formar uma crosta alpina, recomenda-se o plantio de variedades de baixo crescimento (até um metro de altura). Esses arbustos se encaixam bem no conjunto criado de plantações de jardim. Os arbustos anões geralmente são cultivados no sopé de uma colina alpina. As flores brilhantes que caracterizam esta cultura combinam bem com grandes pedras cinzentas.
No contexto de árvores coníferas
Weigela, plantada contra um fundo de árvores coníferas, vai se harmonizar com as plantas perenes. Este arbusto funcionará como uma espécie de toque luminoso que preencherá os vazios criados pelos monótonos espaços verdes.
Bordas mistas
Uma mixborder é uma espécie de borda (ou linha) formada por espaços verdes. Através desse plantio, é possível dividir o local em várias zonas, destacar plantas individuais ou becos de determinadas culturas. E esse papel pode ser desempenhado pela weigela perene, que decora harmoniosamente o projeto paisagístico, dando um toque de solenidade.
Avaliações
Anatoly, região de Moscou
“O arbusto cresce em uma dacha na região de Moscou há mais de 10 anos. Nos primeiros anos, as flores raramente apareciam nos galhos e caíam rapidamente, por isso a planta teve que ser replantada várias vezes até encontrar o local ideal. Weigela é uma cultura exigente com o local onde cresce. Um arbusto cultivado na Rússia central deve ser constantemente alimentado, regado e coberto com cobertura morta. Sem esses procedimentos, na primavera, os galhos dobram e aparecem manchas nas folhas. Nesse caso, após o aquecimento do solo, é necessário retirar os brotos danificados e aplicar fertilizantes orgânicos.”
Elena, Tula
“Plantamos weigela na primavera. Já no verão percebeu-se que as mudas estavam bem enraizadas no novo local.No ano seguinte o arbusto não floresceu, mas ao mesmo tempo formou uma copa viçosa e verde. Após consulta na loja onde a muda foi adquirida, ficou claro que sem fertilizante a planta gasta toda a sua energia na produção de folhas. E agora o arbusto floresce todos os anos.”