Com a ajuda de plantações de flores, você pode criar um jardim verdadeiramente fabuloso. Há um grande número de variedades de flores despretensiosas. Uma delas é a Buddleia. Cultivar buddleia é uma tarefa bastante simples. O principal é não se esquecer de cuidar do arbusto, pois assim ele encantará os olhos com sua bela floração por muito tempo.
- Descrição
- Características e benefícios
- Tipos
- Davi
- Vermelho Real
- Alba
- Cavaleiro Negro
- Beleza da orquídea
- Poder da flor
- Arbusto arlequim
- Beleza da fronteira
- Império Azul
- Misturar
- Rosa ilumina
- Ile de france
- Vicha
- Wilson
- Lindo
- Flor branca
- Folha alternativa
- Snezhnaia
- japonês
- Globular
- Tricolor
- Mutável
- indiano
- Plantar em terreno aberto
- Selecionando um local
- Requisitos do solo
- Datas de desembarque
- Como plantar
- Cuidado
- Rega
- Cobertura
- Aparar
- Necessidade
- A hora certa
- Esquema de poda ideal
- Como cuidar depois
- Preparando-se para o inverno
- Pista do meio
- Região do Volga
- Sibéria e os Urais
- Material e tecnologia de abrigo
- Transferir
- Reprodução
- Estacas
- Sementes
- Doenças e pragas
- Mosca branca
- Ácaro aranha
- Coleta e armazenamento de sementes
- Possíveis erros
- Use no design de jardins
- Avaliações
Descrição
Buddleia também é chamada de lilás canadense. Pelo tipo e disposição das inflorescências, o arbusto realmente se assemelha ao lilás. A inflorescência consiste em um grande número de pequenas flores de cinco folhas coletadas em uma panícula. O comprimento pode ser diferente, de 20 a 45 cm, existindo variedades com inflorescência do tipo esférico.
A cor das pétalas é geralmente lilás, com borda amarela no meio. Existem também variedades rosa claro, vermelho, branco e bordô. As inflorescências não têm aroma pronunciado, mas ao mesmo tempo pertencem às plantas melíferas. Abelhas, borboletas e outros insetos voam constantemente perto do mato.
Os arbustos são altos e podem atingir 1,5 a 3 m de altura quando cultivados na região sul. Em áreas com invernos frios, a buddleia cresce até 2 m e as folhas são longas e de cor verde intensa.
Dependendo da variedade, a robustez do inverno pode variar. Algumas variedades podem resistir a geadas de até -20 graus. E alguns gostam de calor e não toleram temperaturas abaixo de -10 graus.
Características e benefícios
Este arbusto é nativo da China. Em condições naturais, a buddleia vem em apenas quatro tonalidades - branco, lilás, cereja e vermelho. As demais variedades com outras cores de inflorescências foram criadas pelos criadores.
A vantagem da buddleia é, antes de tudo, sua bela e incomum inflorescência.Também entre as variedades você pode encontrar um grande número de diferentes tonalidades de flores, desde exemplares saturados até brancos. É importante notar também que o arbusto é despretensioso no cultivo. Buddleia tem um longo período de floração e rápido crescimento após o plantio.
Tipos
Embora não existam muitas variedades de buddleia na natureza, os criadores desenvolveram um grande número de variedades diferentes. Em primeiro lugar, os híbridos arbustivos diferem na tonalidade das flores.
Davi
Uma mistura de cores de inflorescências pode ser encontrada se você prestar atenção na variedade Buddleia David. Esta variedade é considerada a mais comum e popular entre os veranistas. A variedade é caracterizada por arbustos extensos. Os arbustos são fáceis de formar e as inflorescências emitem um leve aroma de mel durante a floração.
Vermelho Real
A variedade Royal Red é caracterizada por ricas inflorescências lilás-bordô coletadas em longas panículas. O comprimento dessas panículas é de 30 a 45 cm.O arbusto adulto é do tipo espalhado. A altura costuma ser de 2 a 3,5 m e a largura do arbusto é de 2 a 4 m.
Alba
O arbusto da variedade Alba é de tamanho médio, atinge até 2 m de altura, não se espalha e é fortemente frondoso. As pétalas são brancas. O período de floração ocorre em julho e vai até outubro.
Cavaleiro Negro
A variedade Black Knight é caracterizada por ricas inflorescências roxas, com uma borda amarela no meio da flor. Arbusto de tamanho médio.
Beleza da orquídea
Variedade de baixo crescimento, chega a atingir 1,5 m de altura, não se espalhando. A cor das pétalas das flores é rosa lilás. O período de floração é tardio, iniciando-se em agosto e terminando no final de setembro.
Poder da flor
Os arbustos crescem até 2 metros. As inflorescências são longas, com cerca de 30 cm, e a tonalidade das pétalas é roxa e laranja.O período de floração é curto, apenas um mês e meio.
Arbusto arlequim
As inflorescências são de tamanho pequeno, até 30 cm de comprimento. A tonalidade das pétalas é roxa rica.
Beleza da fronteira
Arbusto extenso com galhos caídos. A planta atinge até 1,5 m de altura e cerca de 2 m de largura, as flores são de cor lilás, ao contrário de outras variedades, a inflorescência apresenta forte aroma de mel.
Império Azul
Esta variedade apresenta uma tonalidade incomum de inflorescências, as pétalas são azul-violeta. O arbusto adulto é do tipo extenso, os ramos são do tipo caído. O arbusto floresce em julho. A floração continua até meados de setembro.
Misturar
A variedade Buddleia Mix se diferencia pelo fato de as inflorescências do arbusto apresentarem-se em três tonalidades - vermelho, branco e lilás. O arbusto é extenso, alto, chegando a atingir 2,5 m de altura.
Rosa ilumina
As inflorescências são rosa claro, a panícula chega a atingir 50 cm de comprimento, o arbusto é de tamanho médio, até 3 m de altura, as flores exalam forte aroma de mel, atraindo insetos para o jardim.
Ile de france
A altura de um arbusto adulto desta variedade é de 2,5 m, as inflorescências têm cerca de 40 cm de comprimento e as pétalas são violeta-lilases. A floração ocorre de julho a setembro.
Vicha
As inflorescências desta variedade são grandes e de um rosa rico.
Wilson
Os ramos desta variedade estão caídos, o arbusto parece um salgueiro-chorão. Inflorescências de lavanda.
Lindo
As pétalas são roxas, as inflorescências são grandes. O arbusto floresce em meados de agosto.
Flor branca
As pétalas são brancas, as inflorescências têm formato piramidal. O arbusto é de porte médio, podendo atingir 2,5 m de altura.
Folha alternativa
Esta variedade pertence a arbustos quase selvagens que crescem no seu ambiente natural. A altura do arbusto é de cerca de 4 m e as flores são pequenas, de cor lilás.O período de floração é muito curto e não ultrapassa 25 dias.
Snezhnaia
A folhagem desta variedade é coberta por finas fibras brancas, pelo que as folhas parecem muito claras. Inflorescências lilases.
japonês
Arbusto de tamanho médio com 2 a 3 m de altura, cujas inflorescências são coletadas em panículas de pequenas flores de lavanda, emitindo um forte aroma de mel.
Globular
Ao contrário da maioria das variedades, as inflorescências desta variedade não são coletadas em panículas, mas apresentam formato esférico. A tonalidade das pétalas é de um amarelo rico.
Tricolor
As inflorescências são de tonalidades multicoloridas, o arbusto é de tamanho médio, podendo atingir 2,5 m de altura.
Mutável
O arbusto atinge os 3 m de altura, em alguns casos a altura da planta pode atingir os 5 m, devido à floração abundante os ramos caem. As inflorescências são de cor roxa com rico aroma de mel que atrai insetos. O período de floração ocorre no final do verão.
indiano
Buddleia indica pertence ao bonsai e é cultivada em casa. Essa variedade adora luz e se não houver luz solar suficiente na casa, por exemplo, no inverno e no outono, é necessário ligar iluminação adicional.
Plantar em terreno aberto
Plantar buddleia em terreno aberto não requer muito esforço. Esta planta é muito despretensiosa e começa a crescer rapidamente após o transplante para um local permanente.
Selecionando um local
Buddleia é uma planta que adora luz, por isso é recomendável plantar o arbusto em áreas abertas e ensolaradas. O arbusto não gosta de correntes de ar, por isso o local onde as mudas são plantadas deve ser protegido dos ventos frios.
Requisitos do solo
Buddleia é melhor plantada em solos férteis e bem drenados com acidez neutra.
Datas de desembarque
A época mais favorável para o transplante de uma planta para um local permanente é o final de abril, quando a neve derreteu e o solo aqueceu o suficiente. Especialmente se forem plantadas mudas ou mudas cultivadas a partir de sementes. Você pode plantar um arbusto no outono, mas somente se já for uma muda bastante grande, ou o plantio é feito dividindo o arbusto.
Como plantar
Plantar arbustos não é difícil, o principal é seguir todas as regras da tecnologia agrícola para o plantio. É importante lembrar se o arbusto tem crescimento forte, então se pretende plantar vários arbustos lado a lado, a distância entre eles deve ser de no mínimo 40 cm.
O processo de plantio de buddleia em terreno aberto:
- Cave um buraco com 50 cm de profundidade.
- Preencha o fundo com drenagem e fertilizantes minerais.
- Misture uma pequena quantidade de esterco podre e terra e cubra com uma camada de drenagem.
- Endireite as raízes da muda e coloque-a com cuidado na cova.
- Cubra com terra.
Compacte levemente o solo próximo ao tronco. Ao final do plantio regue o arbusto com bastante água morna. Se a planta foi plantada no outono, você também pode aplicar cobertura morta no solo.
Cuidado
Se todas as regras de cuidado forem seguidas, a buddleia florescerá abundantemente e por muito tempo.
Rega
O arbusto é uma cultura resistente à seca e tolera bem o calor. Mas se a seca durar muito tempo, ainda vale a pena regar a planta várias vezes por semana com bastante água.
Cobertura
Fertilizantes minerais para arbustos floridos são adicionados ao solo. Graças à fertilização regular, a floração será mais abundante. Você também pode regar os arbustos com cinza de madeira diluída em água.
Aparar
Como a maioria dos arbustos, a buddleia precisa ser podada todos os anos.
Necessidade
A planta deve ser podada. Se isso não for feito, os galhos se esticam e ficam finos, e o próprio arbusto praticamente para de crescer.A poda regular permite aumentar a floração e evitar o crescimento do arbusto.
A hora certa
Na primavera é realizada a poda formativa dos arbustos. E no outono, retire os galhos secos e danificados.
Esquema de poda ideal
À medida que as inflorescências desaparecem, elas são cortadas. Na primavera é realizada a poda formativa. As variedades altas são podadas de forma que restem 90 cm de caule da raiz. Para os de baixo crescimento, sobram 30 cm de caule, o resto é retirado.
Como cuidar depois
Após a poda de primavera, é necessário adicionar fertilizantes contendo nitrogênio ao solo sob os arbustos para que a planta comece a crescer mais rápido e seja mais fácil sobreviver à poda.
Preparando-se para o inverno
Buddleia não é uma das variedades de plantas mais resistentes à geada, por isso, antes do início do inverno, você precisa pensar em cobrir o arbusto.
Pista do meio
Na zona intermediária, o arbusto hiberna normalmente sem abrigo, mas ainda é melhor cobrir o solo com cobertura morta ou cobrir o solo com ramos de abeto antes do início do frio.
Região do Volga
Na região do Volga, a planta pode ser coberta seguindo o mesmo princípio da zona intermediária.
Sibéria e os Urais
Quando cultivada na Sibéria e nos Urais, a buddleia deve ser bem coberta, caso contrário morrerá.
Material e tecnologia de abrigo
Em regiões onde os invernos não são muito rigorosos, você pode simplesmente cobrir o solo ou cobrir o solo e parte do tronco com uma espessa camada de ramos de abeto. Nas latitudes setentrionais é melhor fazer uma miniestufa. Instale vigas de madeira e estique filme plástico ou agrofibra sobre elas. Em seguida, cubra com ramos de abeto.
Transferir
Buddleia não precisa de replantio frequente. A planta pode crescer constantemente em um só lugar.Você pode replantar um arbusto se ele tiver crescido muito e estiver impedindo o crescimento de plantas próximas.
Reprodução
Buddleia é mais frequentemente propagada de duas maneiras - usando sementes ou estacas. Ambos os métodos são bastante simples e não requerem grandes esforços para cultivar arbustos.
Estacas
As estacas são realizadas na primavera. Pegue mudas verdes de 20 cm de comprimento, plante-as no solo e regue generosamente. Em seguida, cubra com garrafas cortadas para criar um efeito estufa. Depois de algumas semanas, as mudas produzirão raízes. Após dois anos, as mudas estarão totalmente formadas e poderão ser plantadas.
Sementes
Com o método de plantio de sementes, o arbusto começa a florescer apenas no 2-3º ano. O material de plantio é plantado em recipientes em casa. Para que as sementes germinem mais rápido, elas são cobertas com filme plástico. Quando as mudas crescem, são transplantadas para fora. Os arbustos jovens devem ser cobertos durante o inverno, pois são muito vulneráveis e podem não sobreviver às geadas.
Doenças e pragas
Ao cultivar arbustos, às vezes você tem que lidar com insetos e doenças.
Mosca branca
As moscas brancas aparecem em tempo seco. Inseticidas são usados para matar a praga.
Ácaro aranha
No caso dos ácaros, os galhos gravemente danificados são podados e os próprios arbustos são pulverizados com produtos químicos à noite.
Coleta e armazenamento de sementes
Colete as sementes em setembro-outubro, quando o arbusto murchar. Mas são muito difíceis de coletar e raramente emergem deles. É melhor comprá-los em uma loja. Recomenda-se guardar o material de plantio na geladeira.
Possíveis erros
Erros de plantio de Buddleia:
- Plante mudas em solo não aquecido.
- Não cubra os arbustos durante o inverno.
- Negligencie os fertilizantes minerais e orgânicos.
- Esqueça a poda do arbusto.
Embora a buddleia seja uma planta despretensiosa, muitos jardineiros cometem erros ao cultivar este arbusto.
Use no design de jardins
Buddleia se encaixa perfeitamente no projeto paisagístico. Muitas vezes é usado como cerca viva. A planta combina bem com outras culturas de flores, especialmente as de baixo crescimento.
Avaliações
Katerina, 31 anos: “Buddleya é um verdadeiro achado. Plantei um arbusto em minha propriedade há vários anos. É fácil de cuidar e a Buddleia cresce bem com o mínimo de cuidado. As inflorescências são muito bonitas e perfumadas, o arbusto chama imediatamente a atenção.”
Marina, 28 anos: “Há muito tempo que cultivo flores e, de todos os arbustos floridos, a buddleia é a minha preferida. Floresce por muito tempo, as inflorescências são muito bonitas, parecidas com lilases. O arbusto é despretensioso. É verdade que colher sementes para propagação é inútil; elas não brotam.”