Plantar e cuidar do ageratum em terreno aberto, propagação e variedades

Entre a variedade de flores, às vezes é difícil decidir qual variedade comprar para plantar no jardim. Você pode prestar atenção ao ageratum. Esta é uma flor fácil de cuidar e de longa floração. Plantar e cuidar do ageratum em campo aberto será um prazer.


Descrição e recursos

Ageratum é nativo da América Central e do Norte. A flor é caracterizada por um longo período de floração. As inflorescências florescem no início de junho e florescem até a geada. Ageratum é um pequeno arbusto esférico. Sua altura chega a 70 cm, as folhas são de um verde rico, as inflorescências são azuis ou roxas, e também vêm em rosa e branco. As inflorescências são pequenas, de aroma rico, reunidas em guarda-chuvas.

Cultivo de mudas

Ageratum é uma cultura despretensiosa e fácil de cultivar. As flores são plantadas em casa como mudas e na primavera são transplantadas para terreno aberto.

Prazos

Ageratum é plantado principalmente por sementes. O momento do plantio das sementes depende da região de residência. Em áreas com início da primavera, as sementes podem ser plantadas no final de março. E em climas mais frios - no final de fevereiro, início de março.

cultivo de mudas

Preparação do solo

Para o plantio, você pode usar solo especial para culturas de flores ou preparar você mesmo uma mistura de solo. Para fazer isso você precisará de:

  • solo do local;
  • turfa;
  • terreno gramado;
  • areia;
  • drenagem.

A drenagem é despejada no fundo da caixa. O solo é regado com permanganato de potássio ou calcinado para desinfetá-lo. Misture separadamente todos os outros ingredientes para obter uma massa homogênea e despeje na caixa. Depois disso, você pode começar a plantar sementes.

Como plantar

Plantar sementes é bastante simples. O processo de plantio de sementes de ageratum:

plantando sementes

  • Faça pequenos sulcos no solo e adicione sementes.É melhor plantar material de plantio raramente, para que as mudas não interfiram no crescimento umas das outras.
  • Polvilhe levemente as sementes com terra.
  • Despeje generosamente com água morna.
  • Cubra a caixa com filme plástico.
  • O filme é retirado regularmente para ventilar o solo e as sementes são regadas.

Em alguns dias, os brotos devem aparecer. Assim que isso acontecer, a película aderente é removida. Você não precisa cobrir o recipiente, mas usando filme plástico você pode criar um efeito estufa, e então o material de plantio brotará mais rápido.

Escolhendo

Nem sempre é necessário escolher. Principalmente se os arbustos tiverem espaço suficiente no recipiente. Mas se as mudas forem plantadas muito próximas umas das outras, elas serão plantadas em vasos separados. A colheita é realizada após o aparecimento de um par de folhas cheias nas mudas.

colhendo mudas

As mudas são transplantadas para vasos de turfa preenchidos com a mesma mistura de solo das caixas com mudas. Você pode plantar arbustos no solo junto com esses vasos.

Plantar em terreno aberto

A segunda etapa do cultivo do ageratum é o transplante para terreno aberto. Antes de plantar, é preciso decidir com antecedência como as plantas serão plantadas no canteiro.

Quando plantar

Mudas de Ageratum são plantadas depois que o tempo esquenta lá fora. É o início de maio. Se a primavera for fria, o replantio pode ser adiado até que aqueça e o solo aqueça.

crescimento de agertum

Requisitos do solo

Ageratum prefere crescer em solos soltos e bem drenados. É melhor que a acidez seja neutra. Não é recomendado plantar mudas em solo rochoso e com alta umidade. Tais condições contribuem para o desenvolvimento de doenças.

Esquema de plantio

As plantas são plantadas a uma distância de 20 a 25 cm uma da outra. Os buracos são cavados com 10 cm de profundidade e 5 cm de largura.

Cuidado

Embora o ageratum seja uma cultura despretensiosa, isso não pode ser feito sem cuidado.

projeto de canteiro de flores

Rega

Recomenda-se regar o ageratum à noite, após o pôr do sol. Ou pela manhã, enquanto os raios solares ainda não estão tão ativos. Você precisa regar todas as noites se estiver quente. Ou 2 a 3 vezes por semana se chover regularmente. Água aquecida é usada para irrigação.

Afrouxamento e remoção de ervas daninhas

Basta remover ervas daninhas dos canteiros com flores uma vez por semana antes de regar. Durante a capina, todas as ervas daninhas são removidas do canteiro. Não é recomendado soltar profundamente o solo para não danificar o sistema radicular.

Cobertura

Na primeira metade da safra, fertilizantes contendo nitrogênio são adicionados ao solo para estimular o crescimento das mudas. E quando os ovários começam a aparecer, o solo é regado com fezes de galinha ou esterco diluído em água uma vez a cada duas semanas. Não é recomendado superalimentar as plantas, caso contrário elas deixarão de florescer.

fertilizante contendo nitrogênio

Aparar

Folhas secas e amareladas e inflorescências velhas são cortadas do arbusto. Use uma tesoura de jardim afiada para podar.

Depois da floração

Após a floração, as inflorescências são cortadas. Ageratum é uma planta perene, por isso, antes do início do frio, os mais belos e maiores arbustos são desenterrados e plantados em casa. E na primavera você pode transplantar os arbustos para fora novamente.

Cobertura

A planta não requer pinçamento.

beliscando uma flor

Doenças e pragas

É importante agir ao primeiro sinal de doença ou praga.

Podridão

Na maioria das vezes, ao propagar uma cultura, você tem que lidar com o apodrecimento. A doença se desenvolve em alta umidade. O primeiro sinal é o aparecimento de manchas pretas em partes das plantas. Você pode se livrar da podridão borrifando Fundazol ou Topázio. Se essas medidas não ajudarem, os arbustos são desenterrados e jogados fora, e o solo é desinfetado.

Mosaico de pepino

O mosaico do pepino é espalhado por insetos. O primeiro sinal de podridão do pepino são manchas amarelas. Não há cura para a doença. Você só pode impedir seu aparecimento. As ervas daninhas são regularmente removidas do local e o solo é removido. Você também precisa combater imediatamente os insetos assim que eles aparecerem no canteiro de flores.

mosaico de pepino

Murcha bacteriana

Nas regiões do sul, a murcha bacteriana é frequentemente encontrada. Os tecidos do arbusto infectado começam a rachar, ocorre a evaporação ativa da umidade e o turgor diminui. Manchas amarelas com borda marrom aparecem nas folhas.

Uma planta pode ser curada da murcha bacteriana apenas no estágio inicial de seu aparecimento. Os arbustos são tratados com Coronet. Para prevenir o aparecimento da doença, a prevenção é importante. As ervas daninhas precisam ser removidas imediatamente e as plantas alimentadas.

Mosca branca

É fácil detectar a presença de moscas brancas. Se você tocar nos arbustos, os mosquitos brancos começarão a voar. Os insetos se alimentam da seiva das plantas, causando a morte dos arbustos. Você pode destruir moscas brancas usando as preparações “Aktellik”, “Aktara” ou “Admiral”.

borboleta branca

Ácaro aranha

Um sinal de ácaros são pontos amarelos. Se houver muitas pragas, você poderá ver uma teia de aranha branca nos arbustos. As pragas são muito tenazes e se adaptam rapidamente aos produtos químicos, por isso precisam ser alternadas. Os medicamentos Fufanon, Fitoverm e Actellik são adequados para o combate.

Nematóides e cutworms

O nematóide ataca o sistema radicular. Você pode destruí-lo com as drogas “Tiaz” e “Rogor”. O tratamento de arbustos com inseticidas ajuda contra vermes.

Reprodução

Existem duas maneiras de propagar uma planta - sementes e mudas. Na maioria das vezes, ao cultivar ageratum, o método da semente é usado.

Coleta e armazenamento de sementes

Após aparar a inflorescência, você pode coletar as sementes.As inflorescências são secas e em seguida as sementes são coletadas. Podem ser armazenados de 3 a 4 anos, não sendo necessária a coleta de material de plantio todos os anos. Guarde as sementes na geladeira.

coleta de sementes

Estacas

No outono, os arbustos são desenterrados e transplantados para vasos. Na primavera, os ramos laterais da planta são cortados até a raiz. O comprimento das estacas deve ser de no mínimo 5 cm, as estacas são plantadas no solo e cobertas com um saco plástico para criar efeito estufa. Quando as mudas criam raízes, o saco é retirado.

Tipos

Existe um grande número de variedades de ageratum. A principal diferença entre todos os tipos é a cor das inflorescências. Embora os mais comuns sejam tons de flores roxos ou azuis.

Branco

Variedade de baixo crescimento, a altura dos arbustos é de cerca de 15-20 cm, o diâmetro de um arbusto adulto é de 25 cm, as inflorescências são brancas como a neve, reunidas em panículas com pequenas flores. Refere-se a anuais. Prefere crescer em áreas abertas e ensolaradas.

variedade de baixo crescimento

Azul

Os arbustos são do tipo rasteiro, podendo atingir 20 cm de altura, as inflorescências são azuis, com 1 a 2 cm de diâmetro, a floração é longa e abundante. O arbusto começa a florescer em junho e termina com o início das geadas.

Houston

Ageratum Houston, ou como também é chamado, mexicano, em seu ambiente natural é perene, mas em nossas latitudes é mais frequentemente cultivado anualmente. A altura do arbusto pode variar de 15 a 50 cm.As inflorescências apresentam-se em diferentes tonalidades, mas são sempre monocromáticas. Com base nesta variedade, foi criado um grande número de variedades de diferentes tonalidades.

Vermelho

Uma variedade incomum com tonalidade não padronizada para ageratum - vermelho. As inflorescências dessas variedades variam do rosa claro ao rico vinho. A altura dos arbustos pode ser diferente e depende da variedade.As inflorescências são coletadas em panículas esféricas.

botão vermelho

Anão

Existem variedades de plantas anãs cuja altura não ultrapassa os 15 cm, podendo ser de vários tons. Adequado para cultivo em vasos devido ao pequeno tamanho do arbusto.

curto

As variedades de baixo crescimento crescem de 15 a 25 cm de altura e as tonalidades das inflorescências também podem ser variadas. A floração é duradoura, os arbustos começam a florir em julho e terminam em outubro após o início das geadas.

Variedades populares

Os criadores desenvolveram um grande número de variedades de ageratum, que diferem na tonalidade das inflorescências.

flor roxa

Alba

As inflorescências desta variedade são brancas, o arbusto é compacto, até 20 cm de altura e a folhagem é de um verde intenso.

Pérola Azul

As inflorescências desta variedade são grandes e apresentam uma rica tonalidade azul.

Faye rosa

Arbusto compacto com até 30 cm de altura e folhas pequenas. As inflorescências são rosa escuro, uma flor tem 4-6 mm de diâmetro.

Vison Azul

A variedade Blue Mink se distingue por inflorescências azuis fofas. O arbusto é compacto, chega a atingir 25 cm de altura e o período de floração vai de julho a outubro.

Vison Azul

Buquê azul

Variedade alta, o arbusto chega a atingir 45 cm de altura e as inflorescências são azul-azuladas.

Baviera

Os arbustos crescem até 25 cm e as inflorescências podem ser do branco neve ao azul profundo.

Havaí

As inflorescências desta variedade são brancas ou roxas. A variedade é classificada como anã e atinge até 20 cm de altura.

Vison azul

A altura do arbusto é de 30 a 70 cm, as inflorescências têm até 3 cm de diâmetro, de cor azul e aroma rico.

Vison azul

Bola branca

As inflorescências da variedade White Ball são brancas como a neve e de formato esférico. Arbustos com 25-30 cm de altura.

Fogo rosa

Os arbustos são compactos, as flores são de um rosa profundo.

mar do Norte

Variedade de baixo crescimento, a altura dos arbustos é de 15 a 20 cm e as inflorescências são azul-celeste.

Leda

A variedade Leda se distingue pela cor bicolor da inflorescência.

variedade de Leda

Cardeal Bordéus

Inflorescências de rica tonalidade vermelha, arbustos de até 35 cm de altura.

Sálvia

Flores escarlates com aroma rico. Os arbustos são de baixo crescimento, até 35 cm de altura.

Kalinka

As inflorescências são vermelhas. Arbustos de até 40 cm de altura.

Alisum

As inflorescências são amarelas. O arbusto é de baixo crescimento, podendo atingir 15 cm de altura.

Anão Alisum

Possíveis dificuldades

Ao cultivar qualquer flor, mesmo as mais despretensiosas, podem surgir problemas.

Erros ao cultivar ageratum:

  • Aplicar no solo uma grande quantidade de fertilizantes contendo nitrogênio (o excesso de nitrogênio faz com que o arbusto não floresça, mas aumente sua massa de folhagem). Além disso, diminui a imunidade da planta a doenças.
  • Ignore a poda (a poda regular de inflorescências desbotadas promove o aparecimento de caules laterais, tornando o arbusto mais viçoso).
  • Rega inadequada (excesso e falta de umidade afetam negativamente o crescimento dos arbustos).

Com os devidos cuidados, o ageratum pode ser cultivado por mais de um ano.

doença

Uso em paisagismo

Ageratum se distingue por seu uso universal em projetos paisagísticos. A planta combina bem com quase todas as flores, incluindo plantas altas e arbustos. Ageratum também é usado para decorar canteiros de flores urbanos.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim