Para decidir que variedade de groselha plantar em sua casa de verão, é importante estudar as características dos arbustos. Decida o que você deseja obter como resultado: um arbusto sem espinhos com frutos grandes, ou talvez você esteja interessado em uma groselha com polpa de fruta doce. Mas é principalmente importante levar em consideração a região de crescimento, a severidade do inverno ou outras características climáticas.
- Variedades populares de groselha
- Brilhante
- báltico
- Gentil
- Afetuoso
- Freedônia
- Vinho
- Lada
- Real
- Coral
- Pêssego
- Fénix
- Cardeal
- Michurinetes
- Mascate
- Classificação das variedades por tempo de maturação
- Cedo
- Maturação média
- Tarde
- Variedades de frutos grandes
- Defensor
- Leningradets
- Primavera
- Variedades de groselha resistentes à geada
- Krasnoslavyansky
- Cônsul
- Berilo
- Esmeralda Ural
- Bielorrusso
- As melhores variedades de groselha sem espinhos
- Groselha sem espinhos
- Capitão do Norte
- africano
- Águia
- Morango
- Kuršu Dzintars
- Matrícula de Altai
- Grosso
- As variedades mais doces
- Açúcar bielorrusso
- Cooperador
- Mudas Lefora
- Doce
- Rosa 2
- noites Brancas
- Classificação das variedades por cor dos frutos
- Colheitas de chokeberry
- Variedades vermelhas
- Variedades de frutos verdes
- Frutado amarelo
- Dicas para escolher uma variedade para diferentes regiões da Rússia
- Região de Moscou e zona central
- Grushenko
- Amarelo russo
- Kolobok
- Âmbar
- Para regiões da Sibéria
- Para os Urais
Variedades populares de groselha
Os tipos de groselhas diferem entre si: são caracterizados por diferentes períodos de maturação, tamanho e cor dos frutos. Alguns deles podem ser cultivados em todas as regiões, alguns exclusivamente no clima meridional. Existem plantas cultivadas nas regiões norte.
Brilhante
Arbusto de distribuição e crescimento médio, denso. Os espinhos estão distribuídos por todo o ramo. Os bagos são de tamanho médio, até 5,5 g, rosados, cinzentos, ligeiramente peludos, agridoces, de formato arredondado. Arbusto produtivo e resistente ao inverno.
báltico
Arbusto compacto, esférico, de altura média. Os ramos são extremamente espinhosos, contendo pequenos frutos, com peso até 4 g, de tonalidade claro-esverdeada. É caracterizado por um sabor amargo e agradável. Uma planta com maior resistência à antracnose é reconhecida como resistente ao inverno.
Gentil
Variedade tardia, arbusto sem espinhos, de tamanho médio. Os bagos apresentam cor esverdeada, polpa doce e aroma agradável. O peso da groselha é de 5 g, caracteriza-se pelo rendimento de até 5,8 kg por arbusto e alta resistência às geadas.
Afetuoso
Bagas com peso médio de 6,5 gramas, têm formato redondo, até oval, de tom vermelho rico, cobertas por uma camada felpuda. Frutos com polpa saborosa e aroma de pêssego. Arbusto de tamanho médio com rebentos ligeiramente espinhosos. Traz até 7,5 kg anualmente. Uma planta altamente resistente ao inverno e resistente ao oídio.
Freedônia
A planta não tem espinhos, é de tamanho médio. A fruta tem gosto de mistura de morango e abacaxi. A cor da fruta é vermelha. Caracterizado pela imunidade ao oídio.
Vinho
A planta produz frutos doces, mas requer colheita oportuna, caso contrário os frutos azedarão. Daí o nome que recebeu. Bagas maduras demais têm cheiro de álcool. A rápida decadência começa.
Lada
Está entre as espécies que apresentam boa proteção imunológica contra infecções fúngicas comuns. Amadurecimento tardio. Arbustos de tamanho médio com copa larga. Os frutos são agradavelmente doces, grandes, pesando de 5 a 8 g, aumentando a produtividade.
Real
As groselhas fazem jus ao seu nome: os frutos são grandes, doces e de cor verde claro. Caracterizado pelo aumento da produtividade. Os ramos contêm espinhos pouco frequentes. Planta de distribuição média.
Coral
Arbusto de maturação precoce, vigoroso, não espalhado, ramos fortemente espinhosos, com frutos pequenos (até 4,5 g). Mas eles têm polpa verde doce e suculenta com um tom amarelo e são um pouco desgrenhados.
Pêssego
Arbusto de tamanho médio, distribuição média, resistente ao inverno, com frutos grandes, de cor âmbar, de agradável sabor agridoce e que permanecem muito tempo no caule sem cair.
Fénix
Arbusto de maturação média, com resistência média às geadas. Produtividade - até 4,6 kg por arbusto.O arbusto de altura média e semi-espalhado requer cuidados. Os frutos são ovais e redondos, com peso médio de até 10 g.
Cardeal
Outro nome para Comandante. O arbusto é de altura média, não possui espinhos. O fruto tem aspecto redondo, vermelho escuro, tamanho médio (até 7 g) e casca fina. Classificada como variedade não transportável.
Michurinetes
Período de maturação médio. O arbusto é de tamanho médio e distribuição média. Os ramos são grossos, curvos e apresentam numerosos espinhos. Os frutos são de tamanho médio, semelhantes a peras, de cor avermelhada escura, com rico rebordo ceroso. O sabor é doce e azedo. Produtividade média - 5,3 kg.
Mascate
A groselha é de tamanho médio, até 6,8 g, caracterizada por uma tonalidade vermelha, de aspecto oval. A polpa é adocicada, macia e com aroma açucarado. Planta de meia maturação. A produtividade varia de 8,5 kg a 10,5 kg. Um arbusto resistente ao inverno e imune ao oídio.
Classificação das variedades por tempo de maturação
As groselhas são classificadas de acordo com o tempo de maturação. Há um período de dois meses entre os períodos inicial e tardio. Recomenda-se plantar arbustos em épocas diferentes, então dentro de alguns meses será possível colher frutos.
Cedo
Estas variedades amadurecem em meados de junho. Estes incluem: Eaglet, Yarovoy, Rodnik, Salyut, Pink 2, Russo, Finlandês.
Maturação média
Estes incluem: Kolobok, Pink-2, Hinnomaki Gelb, Pax, White Triumph, Krasnoslavyansky, Moscow Red, Prune.
Tarde
Os arbustos dessas variedades amadurecem na segunda quinzena de agosto. Estes incluem: Russo, Malaquita, Sadko, Smena, Finik, Capitão do Norte, Serenata, Chernomor.
Variedades de frutos grandes
Essas espécies produzem as maiores groselhas.As frutas, além de impressionarem no mato, também têm sabor excelente.
Defensor
A groselha é alta, produzindo brotos fortes, com copa reta. Os bagos são ovais, ligeiramente em forma de pêra e apresentam uma cor bordô, mais próxima do preto. O fruto é grande, pesando até 10 g, e pelos parâmetros gustativos é caracterizado como doce e azedo. É classificado como um favo de mel de maturação tardia, tolera bem invernos rigorosos e não é propenso ao oídio.
Leningradets
O arbusto é baixo, caracterizado por uma copa larga, os espinhos não são numerosos. O fruto é grande, pesando até 10 g, seu formato lembra um ovo invertido, com tonalidade vermelho escuro. O sabor é doce, com agradável acidez. Até 7,5 kg de frutos são colhidos da planta durante o período de maturação médio-tardio. O arbusto é resistente a geadas severas e possui nível médio de proteção contra o oídio.
Primavera
Uma variedade relativamente jovem com um período de maturação precoce. Um arbusto de tamanho médio com uma copa bem cuidada. Os bagos são de tamanho médio, de 5,5 a 7 g, com os devidos cuidados chegam a atingir 8 g, o formato é redondo, a cor é verde com tom amarelo, um pouco opaco. A fruta é saborosa, adocicada, sem acidez. A polpa suculenta contém poucas sementes. Adequado para consumo in natura ou processamento. É resistente a doenças fúngicas e geadas severas. Caracteriza-se pela boa produtividade mesmo em condições climáticas inadequadas. Na zona sul produz até 8,5 kg por arbusto.
Variedades de groselha resistentes à geada
Este indicador é importante na hora de escolher uma planta. O desenvolvimento do arbusto, o seu rendimento e o sabor do fruto dependem das condições de cultivo.
Krasnoslavyansky
O arbusto é caracterizado por pequena altura, leve espalhamento, copa relativamente esparsa e galhos contendo espinhos. Os bagos são grandes, com peso médio de 9 g e formato redondo. A cor é vermelha brilhante e rica. Não há borda na pele. As groselhas têm sabor de sobremesa. Após o plantio, frutifica na 2ª safra. No auge do cultivo, a produtividade é de 7,2 kg. Espécies resistentes à geada, resistentes ao oídio.
Cônsul
Outro nome para senador. O arbusto é classificado como planta baixa, com copa densa e ramificada e os brotos parcialmente desprovidos de espinhos. Os frutos são médio-grandes, seu peso pode chegar a 6 g, a gama de cores varia do bordô claro ao escuro, mais próximo do preto. A casca dos frutos é fina, por isso a colheita não tolera bem o transporte.
A polpa contém poucas sementes, o que torna o fruto uma excelente compota. A planta tolerará com calma uma queda de temperatura para -36 ÓC, obtido para cultivo em áreas geladas. Nas primeiras safras de cultivo, caracteriza-se pela baixa produtividade, até 3 kg, mas a cada safra esse número aumenta três vezes.
Berilo
A planta é de altura média com ligeiro espalhamento. Os espinhos se formam na parte inferior dos brotos. O peso dos frutos chega a 8,6 g, apresentam aspecto esférico e cor verde claro. O sabor dos frutos silvestres é adocicado, muito apreciado pelos profissionais. O arbusto produz até 9,3 kg de frutos e se caracteriza pela capacidade de tolerar geadas até -36 ÓCOM.
A planta é considerada resistente à podridão dos frutos. A variedade ganhou popularidade devido ao seu rendimento estável por quase 40 anos.
Esmeralda Ural
É caracterizado por altura média e pequeno número de espinhos. Não há arestas nos bagos, o peso médio é de até 8,2 g.O nome corresponde à cor dos frutos silvestres, que têm sabor doce e aroma maravilhoso, com polpa suculenta e densa. A primeira colheita ocorre no terceiro ano de cultivo. Espécie de alto rendimento, rende até 8,7 kg. Período intermediário de maturação. Maior resistência ao gelo, capaz de suportar temperaturas até -37 ÓCOM.
Bielorrusso
Arbusto com copa pequena, os ramos contêm muitos espinhos pontiagudos. Os frutos caracterizam-se pelo aspecto esférico, pesando até 8,2 g, de cor esverdeada brilhante, polpa delicada e suculenta. Têm sabor adocicado e pele fina. Arbusto de seleção antiga com maior resistência ao gelo (até -39 ÓCOM). Período de maturação médio. A expectativa de vida é de até 18 anos, então precisa de rejuvenescimento. Produtividade - 8kg.
As melhores variedades de groselha sem espinhos
Existe uma grande selecção de groselhas sem espinhos, que se caracterizam pela boa produtividade e excelente sabor. Dada a opinião atual de que as groselhas com espinhos têm frutas mais saborosas, a maioria dos jardineiros prefere essas variedades. A presença ou ausência de espinhos não altera o sabor da fruta. A desvantagem das variedades sem espinhos é que elas toleram menos as geadas. Mas eles têm boas propriedades protetoras contra doenças.
Groselha sem espinhos
Arbusto forte e alto, com copa estreita, os brotos são direcionados principalmente para cima. O peso médio do fruto é de 5,3 g, em formato de gota, com suave tom vermelho. O sabor varia de doce a levemente azedo.
Capitão do Norte
A variedade líder entre as sem espinhos. É classificado como um arbusto alto, os ramos são direcionados para cima. Os bagos são escuros, quase pretos, pesando até 4,3 g, com sabor delicado e ligeiro acidez.Classificada como espécie de groselha de meia estação. Altamente produtivo, com os devidos cuidados produz até 12 kg. Suporta geadas e é resistente a infecções fúngicas comuns.
africano
A groselha tem altura média e não se formam espinhos nos brotos. Os frutos são de tamanho médio, de aspecto redondo, de cor púrpura com tonalidade escura. Características gustativas: agridoce, ligeiramente semelhante à groselha preta. A planta começa a frutificar no terceiro ano após o plantio, caracteriza-se pela excelente resistência às mudanças de temperatura, é resistente a doenças comuns, mas é suscetível à antracnose.
Águia
Ela atinge uma altura média e tem uma copa bem cuidada. A ausência de espinhos fez desta espécie a líder. O peso médio da groselha é de 5,5 g, a cor é quase preta. A pele apresenta uma leve camada cerosa e a polpa apresenta um agradável sabor agridoce. Amadurece nos primeiros períodos, frutifica com eficácia e é resistente a condições adversas de temperatura.
Morango
O arbusto atinge altura média, com espalhamento fraco. Os ramos não são grossos, ligeiramente curvos e espinhosos. O peso do fruto varia de 2,7 ga 5,6 g, arredondado, esverdeado claro, com manchas rosadas e casca fina. O sabor é adocicado, com notas de morango.
Kuršu Dzintars
Variedade de maturação precoce, extremamente resistente ao gelo e produtiva. O arbusto é médio-alto, compacto. Os ramos são fracamente espinhosos, com frutos pequenos, pesando até 2,6 g, de cor amarela com tom âmbar, casca delicada e agradável sabor adocicado.
Matrícula de Altai
Planta com período de maturação intermediário. O arbusto é baixo, não se espalha, com espinhos únicos, resistente ao inverno. Groselha pesa até 8,3 g, variedade de fruto amarelo, tom âmbar, adocicado, com aroma enjoativo.
Grosso
Nota-se uma groselha promissora, resistente à falta de umidade e resistente ao inverno, com resistência ao oídio. Arbusto extremamente alto, de leve espalhamento, sem espinhos. Produtividade - 5,3 kg por arbusto. O peso do fruto varia de 4,3 ga 8,2 g, de aspecto oval, de cor verde claro. Indicador de sabor: sabor agridoce.
As variedades mais doces
Quais variedades de groselha produzem os frutos maiores e mais doces? Uma pergunta semelhante é feita ao selecionar uma variedade que possui excelentes parâmetros de sabor e frutos silvestres relativamente grandes. Uma descrição dessas variedades é apresentada a seguir.
Açúcar bielorrusso
O tamanho do fruto varia de 4,1 a 8,3 g Os frutos são de cor esverdeada-esbranquiçada, de aspecto redondo-ovalado e de sabor delicado. Período de maturação meio precoce, com maior robustez invernal. A planta é alta.
Cooperador
Esta espécie atinge altura média, com copa não espalhada, não ramificada e com pequeno número de espinhos. Em média, o fruto pesa 7,3 ge tem cor vermelho escuro. Estas bagas são classificadas como bagas de sobremesa e são bastante doces. Acontece que são coletados até 5,6 kg de cada planta, caracterizada por um período de maturação médio-tardio. Outra vantagem da espécie é a resistência às duras temperaturas e ao apodrecimento dos frutos.
Mudas Lefora
Período de maturação precoce. A floração ganha força no final da primavera. A resistência ao gelo é excelente. Produtividade até 8,2 kg. Os frutos pesam até 4,4 g, são verdes, com coloração avermelhada, têm sabor de sobremesa e aroma açucarado. O arbusto é médio, poderoso, os ramos são meio espinhosos.
Doce
A planta tem maturação tardia, é de altura média e densa. Os brotos são médios e pontiagudos. O peso do fruto varia de 3,3 a 6,7 g, de cor rosa com leve borda.São poucas sementes, a polpa é doce, mas com acidez.
Rosa 2
Classificada como variedade de meia maturação, extremamente resistente a geadas severas. A produtividade chega a 7,2 kg. Frutado grande, pesando até 10 g, sabor adocicado e tonalidade rosada. O arbusto é autofértil, semi-espalhado, com alguns espinhos.
noites Brancas
A variedade é classificada como planta com período médio de maturação. O arbusto baixo e compacto é bastante espinhoso. Os bagos são pequenos, pesando 2,7 g, alguns chegam a 4,2 g, apresentam cor amarelo esverdeado, polpa delicada e sabor adocicado. Pele de espessura média. Produtividade - até 6,8 kg. Caracterizado pela proteção contra o oídio.
Classificação das variedades por cor dos frutos
Ao selecionar variedades, alguns jardineiros preferem certas cores de frutas; alguns tentam plantar arbustos com diferentes tons de frutas silvestres.
Colheitas de chokeberry
Os frutos desses tipos de groselhas são semelhantes às grandes groselhas pretas. Têm sabor especial e aroma requintado. Os mais populares: Eaglet, Black Negus, Kuibyshevsky, Chernomor, Defender.
Variedades vermelhas
Groselhas com frutas vermelhas são extremamente populares entre os jardineiros, as principais variedades incluem: Kolobok, Date, Krasnoslavyansky, Consul, Leningrad Giant, Michurinets, Muscat, Phoenix, Freedonia.
Variedades de frutos verdes
Os residentes iniciantes no verão têm certeza: as groselhas verdes são com frutas ácidas e as vermelhas são com frutas doces. Esta opinião está incorreta. Os frutos esverdeados apresentam uma grande variedade de sabores, dependendo do tipo específico. Estes incluem: Esmeralda, Malaquita, Invicta, Royal, Bielorrussa, Esmeralda Ural, Beryl, Tender.
Frutado amarelo
Essas frutas parecem incomuns, brilhando ao sol. Eles geralmente são bem doces.Estes incluem: Amarelo Russo, Mel, Âmbar, Primavera, Coral e outros.
Dicas para escolher uma variedade para diferentes regiões da Rússia
A seleção correta da variedade é de grande importância, leva-se em consideração a zona de cultivo, caso contrário o arbusto morrerá, adoecerá e não dará o resultado esperado. Na escolha são levados em consideração: período de maturação, resistência às mudanças de temperatura e resistência ao gelo.
Região de Moscou e zona central
A região de Moscou é caracterizada por condições climáticas especiais, já que o inverno aqui é bastante longo. As variedades adequadas para cultivo são aquelas que são resistentes à geada, se adaptam a condições adversas, resistem aos ventos e possuem um sistema radicular forte.
Grushenko
A planta é de altura média, com galhos visualmente caídos, praticamente sem espinhos. Os frutos são de tamanho pequeno, com peso médio de 5,4 g, semelhantes a uma pêra, a cor muda à medida que a colheita amadurece (do bordô claro ao roxo suculento). Tem proteção contra doenças comuns.
Amarelo russo
Pertence à categoria varietal antiga, cultivada desde finais dos anos 50. Arbusto baixo e ligeiramente espalhado, coberto de espinhos. Forma frutos em formato de pêra, de cor amarelada, pesando até 6,2 g, sendo visualizada a presença de delicada cobertura cerosa. A variedade é caracterizada pela tolerância persistente às mudanças bruscas de temperatura e não à seca prolongada. A produtividade é em média de 5 a 6,5 kg. Produz frutos silvestres suculentos e de excelente apresentação. As groselhas são consideradas despretensiosas e pouco exigentes para a fertilidade do solo.
Kolobok
A espécie é classificada como de médio porte. O fruto grande atinge o peso de até 7,5 g, o aspecto dos bagos é ligeiramente alongado, a cor é vermelho pálido. Características gustativas: doce com leve acidez.É resistente à antracnose e ao oídio. Caracterizado por um período de maturação intermediária. Tolera com calma mudanças de temperatura, umidade e períodos de seca.
Apesar das condições de cultivo desfavoráveis, apresenta boa produtividade.
Âmbar
Variedade de arbusto alto, atingindo 1,6 metros, espalhando-se, com grande número de espinhos nos galhos. Mas esse menos é compensado por deliciosos e lindos frutos oblongos laranja-amarelados, pesando até 5,7 g, com maturação precoce e caracterizados pelo aumento da produtividade.
Para regiões da Sibéria
As melhores variedades para esta área foram cultivadas por institutos especiais e estações experimentais. Algumas delas são as melhores variedades da seleção soviética. As plantas são caracterizadas por maior robustez no inverno e resistência à doença comum antracnose. Eles têm um período de frutificação precoce. Os frutos são geralmente pequenos. Variedades adequadas para esta área: Grossular, Beryl, Chelyabinsk sem espinhos, Legin, Cooperator, Senator, Laskovy Rodnik, Ural pink, Ural esmeralda.
Para os Urais
A seleção das variedades é feita levando em consideração os indicadores climáticos da região. Os arbustos selecionados não se espalham, têm sistema radicular forte, pouco exigentes em cuidados, resistem bem às mudanças de temperatura e sem espinhos. Eles são resistentes ao inverno e produzem uma colheita precoce. Os mais comuns: Amarelo Russo, Africano, Senador, Âmbar, Cardeal.
Existem muitas variedades de variedades, o que permite escolher a planta desejada, tendo em conta as condições climáticas e preferências pessoais.