Arbustos úteis são cultivados em todas as regiões da Rússia. As melhores variedades de groselhas de jardim para a Sibéria foram obtidas por criadores locais do Instituto de Pesquisa que leva seu nome. M.A. Lisavenko, bem como a estação experimental de Buryatinsk. As plantas são aclimatadas ao clima local e produzem frutos com comercialização e características gustativas decentes. Uma cultura despretensiosa ainda requer um pouco de atenção e cuidado para garantir altos rendimentos e se desenvolver normalmente.
- Características do cultivo de groselhas na Sibéria e nos Urais
- As melhores variedades de groselhas
- Frutado grande
- Defensor
- Doce
- Cooperador
- Leningradets
- Primavera
- Variedades resistentes ao inverno
- Berilo
- Comandante
- Esmeralda Ural
- Cônsul
- Bielorrusso
- Krasnoslavyansky
- Groselha sem espinhos
- Águia
- africano
- Capitão do Norte
- Ural sem espinhos
- Groselha sem espinhos
- Como escolher a variedade certa?
- Cultivando e cuidando de groselhas siberianas
Características do cultivo de groselhas na Sibéria e nos Urais
As condições climáticas dos Urais e da Sibéria são consideradas severas. Nem todas as variedades são adequadas para cultivo ali. A planta deve ter maior resistência à geada e ser imune a doenças. O verão por aqui é curto e a primavera é tardia. As geadas de retorno podem destruir os botões das flores, por isso é dada preferência às groselhas com estação de crescimento tardia.
As melhores variedades de groselhas
A experiência e o feedback dos jardineiros permitem selecionar as melhores variedades do sortimento disponível que demonstram resultados aceitáveis em climas difíceis.
Frutado grande
Tanto os jardineiros iniciantes quanto os experientes costumam escolher groselhas grandes para seus terrenos. Ficam deliciosos e servem como uma verdadeira decoração para o arbusto.
Defensor
Nova groselha de maturação tardia, caracterizada por elevados rendimentos. O peso do fruto é de cerca de 10 g, quando maduro adquire uma invulgar cor bordô escuro e um sabor agridoce. Sobrevive bem a baixas temperaturas e sua resistência a patógenos é média. O arbusto é espinhoso e alto.
Doce
O arbusto possui um grande número de espinhos. Os frutos da groselha pesam até 6 g e, quando maduros, tornam-se rosados, agridoces. Eles têm um aroma forte. Excelente imunidade a doenças, mas os tratamentos preventivos não farão mal. A variedade é autopolinizadora, resistente ao gelo e com características de alto rendimento. Caso contrário, existe o risco de septoria.
Cooperador
Arbusto meio tardio de tamanho pequeno. Os picos não são formados.Os frutos ganham peso até 7 g e tornam-se vermelho-escuros à medida que amadurecem. Cada planta adulta produz até 5 kg de groselhas. Pertence às variedades de sobremesas devido ao seu sabor apurado. Possui resistência e imunidade suficientes ao gelo.
Leningradets
Um arbusto de tamanho médio quase não forma espinhos nos galhos. O período de maturação das groselhas é médio-tardio. Os frutos ganham peso até 10 ge tornam-se vermelhos na fase de maturação técnica. Cada planta produz até 7 kg de colheita. Resiste bem aos fungos, principalmente ao oídio.
Primavera
Arbusto compacto que produz frutos com peso até 8 g e casca densa. Na fase de maturação técnica, os frutos tornam-se verde-amarelados. As groselhas podem ser consumidas frescas ou para processamento culinário. É caracterizado por maior resistência a fungos. Dá frutos mesmo em condições climáticas desfavoráveis.
Variedades resistentes ao inverno
As variedades de groselha para os Urais e a Sibéria devem ser caracterizadas por uma boa resistência à geada. Os híbridos que gostam de calor podem não sobreviver a invernos rigorosos, mesmo sob cobertura.
Berilo
Arbusto de tamanho médio com espinhos formados na parte inferior dos galhos. Os frutos ganham peso até 9 g e, ao atingirem a maturação técnica, mantêm a cor esverdeada. As avaliações de degustação permitem-nos classificar a variedade como sobremesa. Cada planta adulta produz até 9 kg de groselhas. Suporta temperaturas de até -35 °C no inverno e apresenta boa resistência ao apodrecimento dos frutos.
Comandante
Os criadores receberam esta variedade após cruzarem com sucesso groselhas africanas e groselhas verdes de Chelyabinsk. O arbusto é compacto, os galhos estão cobertos de espinhos. Caracterizado pelo aumento da produtividade. Os frutos são pequenos, saborosos e quando maduros tornam-se quase pretos.
Esmeralda Ural
O arbusto é de tamanho médio e não forma muitos espinhos. Os frutos ganham peso até 8 G. As groselhas devem o seu nome à cor viva dos bagos, que adquirem durante o processo de maturação. A casta caracteriza-se por um aroma forte e sabor agradável. Começa a frutificar apenas 3 anos após o plantio do arbusto. Possui boa resistência ao gelo e pode suportar temperaturas de até -37 °C.
Cônsul
A variedade também é conhecida por outro nome - Senador. Arbusto compacto cujos ramos estão abundantemente cobertos de espinhos. Os frutos ganham peso até 6 ge na fase de maturação técnica adquirem cor bordô escuro. Devido à sua casca fina, os bagos não são adequados para transporte. A sua aplicação é universal. As groselhas podem suportar temperaturas tão baixas quanto -38 °C.
Bielorrusso
Um pequeno arbusto que produz poucos espinhos. Os frutos chegam a pesar 8 g e, devido à casca fina, não toleram bem o transporte. À medida que amadurecem, adquirem uma bela cor malaquita. O sabor é doce, a polpa é suculenta. Uma das variedades de groselha de meia temporada testadas pelo tempo, pode suportar temperaturas de até -39 C.
Krasnoslavyansky
Arbusto de tamanho médio com poucos espinhos. Os frutos ganham massa de 9 ge tornam-se de uma cor vermelha intensa durante o amadurecimento. Pelas suas excelentes características gustativas, as groselhas são classificadas como espécies de sobremesa. Começa a dar frutos logo no ano seguinte ao plantio. Uma planta adulta produz até 7 kg de colheita. Imune ao oídio.
Groselha sem espinhos
Com o tempo, eles se tornaram cada vez mais populares entre os jardineiros. variedades de groselha sem espinhos. Não causam desconforto durante a colheita e em termos de características gerais não são inferiores às variedades convencionais.
Águia
Um arbusto de tamanho médio que não forma espinhos. Os bagos ganham peso até 6 ge tornam-se pretos quando maduros. A pele é fina e a polpa tem sabor agridoce. O período de maturação é precoce, os indicadores de rendimento são constantes e elevados. Groselha resistente à geada e com boa imunidade ao apodrecimento dos frutos.
africano
Pequeno arbusto sem espinhos com frutos grandes que ficam roxos quando maduros. O sabor é invulgar, doce, com notas de groselha preta. Começa a dar frutos alguns anos após o plantio do arbusto. Resiste bem a quase todas as doenças comuns, exceto a antracnose. Variedade resistente à geada.
Capitão do Norte
A variedade mais apreciada pelos jardineiros com arbusto compacto de baixo crescimento. Os frutos tornam-se quase pretos quando maduros e pesam até 5 g cada. O período de maturação é médio, o sabor é bom. Sujeito às condições da tecnologia agrícola para o cultivo de groselhas na Sibéria e aos devidos cuidados, são colhidos até 12 kg de colheita de cada planta adulta. É caracterizada por maior resistência à seca e baixas temperaturas.
A planta não tem medo de nenhuma doença comum quando são tomadas medidas preventivas.
Ural sem espinhos
Variedade compacta, de frutos grandes, de meia estação, cujos frutos mantêm a cor verde quando maduros. Cada um deles chega a pesar até 8 G. A casca é densa, o que garante a adequação da colheita para transporte e armazenamento. A resistência ao frio é boa. Uma das desvantagens é a possibilidade de cair os frutos precocemente, por isso procuram colher groselhas desta variedade antes do amadurecimento completo.
Groselha sem espinhos
Arbusto pequeno e compacto, os frutos ganham peso até 5 G. Quando maduros, os bagos tornam-se vermelhos, doces, com acidez quase imperceptível. As groselhas são imunes ao oídio e resistentes ao frio.
Como escolher a variedade certa?
Dependendo das condições climáticas, a mesma variedade de groselha pode alterar o sabor, o tamanho do fruto e o rendimento. Para não ficarem desapontados, os jardineiros selecionam uma cultura zoneada especificamente para sua região. Os moradores dos Urais e da Sibéria confiam na resistência à geada da cultura e só então selecionam outras características da cultura de acordo com suas preferências pessoais.
A autofertilidade da variedade selecionada é de grande importância. Se o arbusto não tiver essa capacidade, você também precisará selecionar e plantar um polinizador para ele. O jardineiro pode escolher a seu critério o sabor, a forma e a cor dos frutos, dentre aqueles que são adequados para o cultivo em sua região.
Cultivando e cuidando de groselhas siberianas
Em climas rigorosos, é melhor planejar o plantio de arbustos de groselha na primavera. Devido ao rápido início do frio que caracteriza o outono siberiano, as mudas podem não ter tempo de criar raízes e não sobreviverão ao inverno.
A planta prefere áreas iluminadas sem estagnação excessiva de água, não tolera sombra.
No plantio de arbustos, a distância entre eles é deixada igual a 2 m, a largura e a profundidade da cova são de aproximadamente 50 x 50 cm, antes do plantio é adicionada matéria orgânica ou fertilizante mineral complexo. A muda é colocada em ângulo, as raízes são cuidadosamente esticadas, borrifadas com terra, o solo é levemente compactado e regado abundantemente.
Em climas adversos, vale a pena cuidar bem das groselhas para que no próximo ano o arbusto lhe agrade com uma colheita de frutos silvestres saudáveis. Um lugar especial é dado aos preparativos para o inverno. Após o término da frutificação, as folhas caídas são coletadas, as ervas daninhas são arrancadas e os detritos resultantes são queimados.Isso ajudará a prevenir o desenvolvimento de flora patogênica na área. Você deve trabalhar com muito cuidado para evitar danos ao sistema radicular dos arbustos.
Antes do início do tempo frio, regue generosamente o solo ao redor das groselhas. Este procedimento estimula a formação de novas raízes, o que aumenta a resistência do arbusto ao frio. Todos os ramos doentes, danificados ou enrugados devem ser cortados. No inverno, restam 10 brotos fortes, localizados a uma distância suficiente um do outro.
Para matar as pragas que hibernam no solo, é necessário virar cuidadosamente a camada superior do solo com uma pá ou forcado. Este procedimento também ajuda a melhorar a permeabilidade ao ar e à umidade. Não se deve cavar mais fundo do que 7 cm, o que é suficiente para matar não só a praga em si, mas também as larvas depositadas. No mesmo período, fertilizantes orgânicos e minerais são adicionados ao solo.
Para proteger as groselhas de patógenos e pragas, é realizado tratamento preventivo com inseticidas e fungicidas. Pulverizar com calda bordalesa ou sulfato de ferro ajudará a prevenir doenças fúngicas. O trabalho é realizado após a queda das folhas.
A poda sanitária é considerada uma etapa importante no cuidado dos arbustos. Via de regra, isso é feito na primavera, retirando os brotos secos, quebrados e congelados. O solo ao redor da planta é coberto com cobertura morta.