As groselhas são uma baga saborosa e saudável com a qual você pode preparar muitos pratos deliciosos. Mas quando se trata da colheita no verão, a maioria dos jardineiros tenta usar luvas mais grossas. Os espinhos dos arbustos de groselha são tão afiados que os arranhões nas pernas e nos braços precisam ser tratados após a colheita. Graças aos criadores, tornou-se possível cultivar variedades de groselhas sem espinhos ou com rebentos com espinhos fracos.
- Características da groselha sem espinhos
- Vale a pena plantar groselhas sem espinhos no jardim: vantagens e desvantagens da variedade
- Nuances de crescimento e cuidado
- As melhores variedades de groselhas sem espinhos
- Para a zona intermediária e região de Moscou
- Variedades populares dos Urais com descrições
Características da groselha sem espinhos
A groselha é um pequeno arbusto de até 1,5 m de altura e 2 m de largura, com um poderoso sistema radicular que se estende profundamente no solo até 1,5 m. Nas raízes formam-se botões, dos quais crescem brotos verdes; na base do folhas há espinhos tripartidos ou simples afiados. A casca marrom ou cinza escura forma-se gradualmente nos galhos e descasca. As folhas são verdes claras, pubescentes nos pecíolos, as bordas são serrilhadas com três a cinco lóbulos. As flores são pequenas, verdes ou vermelhas, bissexuais, formadas nas axilas das folhas uma, duas ou três. Quando florescem, formam um fruto - uma baga oval ou esférica de cor verde, amarela ou marrom.
Groselha comum (Costelas uva—crocante, Grossuluária) pertence ao gênero Currant, foi mencionado pela primeira vez em 1500 e é conhecido por suas propriedades benéficas desde a antiguidade.
Infelizmente, ainda não foi possível erradicar completamente os espinhos afiados (espinhos) dos galhos da groselha. Graças ao trabalho de criação realizado por especialistas no cruzamento de espécies americanas e variedades da Europa, foi possível criar groselhas sem espinhos. Mas essas variedades têm características próprias:
- Variedades selecionadas com espinhos que caem durante a frutificação.
- Os espinhos cobrem apenas os brotos velhos.
- Existem espinhos, mas são poucos e são menos afiados.
- Eles aparecem e desaparecem dependendo do local escolhido, das técnicas agrícolas de cuidado, do seu cultivo e da idade dos ramos da planta.
Muitas variedades de groselhas sem espinhos foram seccionadas por cientistas estrangeiros e russos. Portanto, eles se tornaram muito comuns entre os jardineiros russos e estão adaptados às condições adversas e que mudam frequentemente.
Vale a pena plantar groselhas sem espinhos no jardim: vantagens e desvantagens da variedade
Jardineiros inexperientes se perguntarão: vale a pena plantar groselhas sem espinhos no jardim, quais vantagens e desvantagens elas têm em relação às espécies mais antigas?
A principal vantagem das novas variedades de groselhas sem espinhos é considerada a queda dos espinhos antes da frutificação ou a sua ausência parcial, o que permite ao jardineiro colher facilmente a colheita sem se machucar. Acredita-se também que essas variedades são mais resistentes a geadas repentinas, geadas e mudanças climáticas adversas, são menos afetadas por doenças e têm sabor mais pronunciado.
As groselhas sem espinhos apresentam pequenos inconvenientes: os arbustos têm copa mais extensa e alguns precisam ser podados com frequência.
Portanto, a questão pode ser respondida de forma inequívoca. Sim, vale a pena plantar variedades de groselha sem espinhos, pois são fáceis de cuidar, resistentes ao gelo e fáceis de colher. E mais uma vantagem que foi repassada às variedades sem espinhos pelos pais americanos é a resistência ao oídio.
Nuances de crescimento e cuidado
Para cultivar groselhas sem espinhos com sucesso e obter uma colheita farta, é necessário escolher o local certo, prepará-lo para o plantio e seguir as práticas agrícolas de plantio e cultivo.
Selecionando um local:
- Ensolarado ou com alguma sombra durante o dia.
- Sem rascunhos.
- Lado leste e sul do local.
Assento:
- Solo: solo preto, franco-arenoso, argiloso. Zonas húmidas e áreas com elevada acidez não são adequadas.
- Nível de pH 5,2-6,7.
- No novo local, todas as ervas daninhas são removidas, o solo é cavado fundo e solto para que fique mais macio, leve e respirável. Areia e turfa podem ser adicionadas a solos argilosos.
É melhor selecionar uma muda em viveiro:
- A muda pode ter um, dois ou três anos.
- Saudável, sem sinais óbvios de doença, danos causados por roedores ou outras pragas, podridão ou quebra.
- As folhas são de um verde intenso.
- A raiz quando cortada é branca, flexível e elástica.
Hora de embarque:
- Outono, final de setembro - primeira quinzena de outubro na zona intermediária, no sul, sudoeste, sudeste, na região de Moscou.
- Primavera, abril - primeiros dez dias de maio: regiões do norte, Urais, Sibéria.
Etapas do plantio de groselhas sem espinhos:
- Por um dia, coloque as mudas em um balde com água ou estimulador de crescimento e formação de raízes diluído.
- Marque o padrão de plantio na área preparada. A distância entre linhas é de 1,5-2 m, entre arbustos de 1,3-1,5 m.
- A cova tem 35-45 cm de profundidade e 35-50 cm de diâmetro.
- Se o solo for pesado e a água subterrânea estiver próxima, cave um buraco com uma profundidade de 50 cm, coloque uma camada de argila expandida ou drenagem de tijolos quebrados no fundo e polvilhe uma camada de areia por cima.
- Se o solo for preto ou argiloso, regue o buraco com 4 a 6 litros de água antes de plantar a muda.
- Em seguida, até 100 g de nitroammophoska são despejados no buraco sob o arbusto.
- A muda é enterrada a no máximo 4 cm do colo da raiz. Se plantada mais profundamente, a raiz crescerá mais alto, pois as groselhas se reproduzem vegetativamente.
- Polvilhe com uma mistura de terra, cinzas e esterco podre.
- Deixe um buraco ao redor do arbusto para reter a água.
- Regue o buraco com 5 a 6 litros de água.
- Cubra o topo com estrume podre e agulhas de pinheiro se o plantio tiver ocorrido no outono.
Cuidar dos arbustos é simples, regando 10-12 litros por arbusto uma vez a cada 2-3 semanas. Durante o período de amadurecimento dos frutos, a irrigação é interrompida.
A alimentação após o plantio com fertilizantes é realizada após 1,5-2 anos. Na primavera, você pode usar fertilizantes com nitrogênio, fósforo e potássio. Durante o período de floração, uréia ou infusão de ervas daninhas.No outono, cubra o solo ao redor das groselhas com turfa, esterco e cinzas. No verão e no outono, o solo ao redor é coberto com cobertura morta na forma de fertilizante com adubo verde ceifado, o que tem um efeito positivo no crescimento e na frutificação dos arbustos.
A poda é realizada no outono para formar novos brotos durante o período de crescimento na primavera. Corte os galhos do esqueleto em 1-2 botões voltados para o interior do arbusto, se os galhos caírem dentro do arbusto. Se os galhos estiverem eretos, corte 1 botão externo.
Na primavera, a poda formativa é realizada antes do início do período vegetativo ativo: os crescimentos e ramos que engrossam o arbusto são aparados com tesoura de poda. A cada 8 a 10 anos é necessário realizar podas antienvelhecimento, cortando todos os brotos velhos.
As variedades de groselha sem espinhos quase não são atacadas por insetos e pragas de roedores e várias doenças, mas na primavera e no outono requerem pulverização preventiva com fungicidas e inseticidas.
As melhores variedades de groselhas sem espinhos
O trabalho de melhoramento para desenvolver variedades varietais de groselhas é realizado há mais de 50 anos, mas os melhores são considerados:
- Mel com frutos de cor amarelo âmbar, com elevado grau de acumulação de açúcares, muito doce, com elevado grau de resistência às geadas e média resistência às doenças. Bagas com sabor de mel estão no meio da temporada.
- Arlequim - meia temporada, frutas vermelhas cereja, tamanho médio, alto rendimento. Tolera geadas severas até -35 sem danos, não é atacado por pragas e quase nunca é afetado por cinzeiros.
- Comandante (Vladil) - frutos de tonalidade escura, marrom-avermelhados, sabor agridoce, longo período de frutificação, amadurecem no início de agosto.
- Grushenka - os frutos são grandes, de cor vermelho-violeta, com alto grau de acúmulo de açúcar, sabor levemente azedo. O período de frutificação é meio tardio.Alta resistência à geada e imunidade a doenças.
- Luzes de Krasnodar - maturação meio tardia de frutas de cor carmim, agridoces, rendem até 1 balde por arbusto. Altamente resistente ao inverno. Resistente a fungos.
- Kolobok - tinto com tonalidade framboesa, frutos de 3 a 8 g, doçura superior a 8%, acidez até 3%, sabor equilibrado, delicado, frutificação média. Alta resistência ao oídio, podridão cinzenta, antracnose.
- Esmeralda - frutas de 3 a 8 g de cor esmeralda, translúcidas ao sol, o sabor é brilhante, ricamente doce, com leve acidez. Alta resistência a geadas e doenças. O rendimento é superior a 7,5 t/ha, de 1 arbusto a 1,5-2 baldes.
- Krasen - amadurece no período intermediário, os bagos são verdes. Médio-grande, até 5 g, sabor agridoce. Frequentemente afetado por fungos. A resistência ao gelo é alta.
Para cada região, os criadores recomendam certas variedades de groselha que atendam às condições climáticas. Esta lista inclui as variedades mais populares e melhores: Malaquita, Sirius, Capitão do Norte, Chelyabinsky, Invicta, Uralsky, Orlyonok, Africano, Yantarny, Senador.
Para a zona intermediária e região de Moscou
- O amarelo russo é um fruto grande, até 8 g, de cor amarelo brilhante, com sabor adocicado agradável, acumulação de açúcar superior a 9%, com aroma leve. Altamente resistente ao inverno. Altamente resistente a fungos, cinzas e pragas. Requer poda formativa. A produtividade é alta, até 9 t/ha. Na falta de cuidado e rega, produz uma pequena colheita. Período médio de maturação.
- Invicta - rendimento até 1,5 baldes por arbusto, mais de 8,5 t/ha, frutos grandes, até 8,5 g Variedade com frutos verde-amarelados, acúmulo de açúcar 8%, acidez 2,6%. Tolera favoravelmente flutuações bruscas de temperatura, geadas até -30.Amadurece cedo, quase não sofre de doenças fúngicas.
- Malaquita - frutos grandes, cor de malaquita, até 6,5 g, é permitido o rubor do sol, com sabor agridoce, amadurece no final de julho. A resistência à seca é alta. Tolera favoravelmente mudanças bruscas de temperatura. Resistente a fungos e outras doenças. Variedade altamente resistente ao inverno.
- Eaglet - frutos de cor púrpura escura, preta, com sabor agridoce. Os arbustos são de alto rendimento, até 1,5 baldes por arbusto, e toleram baixas temperaturas, geadas até -30, mudanças bruscas de clima e geadas. Não exposto a doenças. Amadurece no final de julho.
- Africano - groselha com ramos não espinhosos e com frutos de diferentes tamanhos (pequenos e médios 3-5 g), roxo escuro, cor quase preta, frutos doces com ligeiro travo, amadurece no final de julho. Até 1 balde de frutas é retirado do arbusto. Alta robustez invernal, mas fraca resistência à antracnose, não danificada pelo cinzeiro.
- Capitão do Norte - frutos silvestres até 4 g, de tamanho médio, de cor púrpura-bordô ao sol, quase pretos, com grande proporção de acúmulo de açúcar, com leve acidez. O rendimento é superior a 11t/ha, amadurece no final de julho - nos primeiros dez dias de agosto. Resistente a climas secos e gelados até -30.
- Chelyabinsk ligeiramente espinhoso - frutos de tamanho médio, até 5,5 g, cor cereja escura, doce e azedo. Variedade resistente ao inverno. Os arbustos são resistentes à maioria das doenças, mas muitas vezes são suscetíveis às cinzas. O período de maturação é médio.
- As groselhas sem espinhos são frutos médio-grandes, de cor vermelho-framboesa, de sabor muito doce e com ligeiro azedume. A produtividade é média. Resistente à geada, geada até -30, seca e oídio.
- A variedade de groselha Sirius é descrita em um grande número de fontes, porque é uma das mais cultivadas entre os jardineiros da Rússia central. Frutos de até 7,5 g são de cor marrom-vinho e rendem até 1,5-2 baldes por arbusto. Altamente resistente ao inverno. A resistência à seca é alta, mas fraca ao oídio.
Variedades populares dos Urais com descrições
- A groselha sem espinhos dos Urais tem rebentos altamente desenvolvidos e crescem rapidamente. Os frutos são verdes, agridoces, grandes, o rendimento é alto, mas os frutos maduros demais caem. O período de maturação é médio. Tolera quedas de temperatura até -35, tempo seco e mudanças bruscas de temperatura. Quase nenhum ataque de pragas; a resistência a doenças é média.
- Senador (Cônsul) - frutos de cor carmim de tamanho médio, 4,5-7 g, agridoces, amadurecem no final de julho, colheita grande, até 2 baldes. Altamente resistente ao inverno, às vezes afetado por doenças do oídio.
- Âmbar - os bagos são grandes e médios, verde-amarelados, por vezes de cor âmbar, doces com ligeiro azedume. A variedade é resistente a geadas até -40, a mudanças bruscas de clima, secas e geadas. A produtividade é alta, os frutos não caem.
As groselhas têm uma grande capacidade de tolerar invernos longos, flutuações bruscas de temperatura, geadas de até -30, -40, mas é melhor cobri-las com folhas secas ou palha para o inverno.