Na propagação de arbustos com bigode, é importante observar o momento de plantio de mudas de morango no outono na Zona Média. Rosetas de plantas criam raízes em julho e são transferidas para local permanente somente no final de agosto. Durante o outono, os arbustos jovens devem criar raízes e ganhar força. Afinal, eles precisam sobreviver a um inverno longo e frio.
- Características do cultivo na Rússia Central
- Requisitos para escolher uma variedade de morango
- Os melhores morangos precoces
- Sudarushka
- Elsanta
- Mel
- Darselect
- Alba
- Vima Zanta
- Variedades tardias populares
- San Andreas
- Cubata
- Prateleira
- Morango de frutos grandes
- Beijo-Nellis
- Maravilhoso
- Cléry
- Belrubi
- Variedades de rendimento
- Roxana
- Sinfonia
- Pandora
- Marmelada
- Zenkora
- Características da tecnologia agrícola
- Quando plantar morangos na Zona Média
- Fertilizantes
- Recursos de pouso
- Rega
- Cobertura
- Atividades necessárias
- Inverno
- Produtos para controle de doenças e pragas
Características do cultivo na Rússia Central
Os morangos são cultivados há muito tempo na Rússia, por isso criarão raízes facilmente no local e sobreviverão aos invernos frios. O principal é não comprar uma safra varietal criada especialmente para a região sul. Os morangos não gostam de solo ácido e pantanoso, adoram a luz solar e requerem alimentação regular.
Requisitos para escolher uma variedade de morango
Ao escolher morangos para o seu jardim, você precisa estar atento às condições de seu cultivo. Na Zona Média, crescem variedades resistentes ao inverno que dão bons frutos em verões frios, mas chuvosos.
Diferentes variedades possuem características próprias de plantio e manutenção, diferentes na forma, sabor e peso dos frutos.
Os morangos podem chegar cedo ou tarde e dar frutos apenas uma vez por temporada. É verdade que as variedades remanescentes de morango podem produzir uma colheita duas vezes por ano - em julho e no final de agosto.
As safras que dão frutos uma vez por temporada tendem a ter frutos grandes e agridoces. As variedades precoces distinguem-se por estas características. As bagas podem ser colhidas dos arbustos no final de maio e início de junho. As variedades tardias “descartáveis” frutificam de julho a setembro. Esses morangos são mais doces que os primeiros. As variedades remanescentes amadurecem várias vezes por temporada e seu rendimento é maior. As plantas dão frutos durante todo o verão.
Os melhores morangos precoces
A safra de maturação precoce tolera bem os invernos gelados, revive rapidamente e começa a frutificar no final de maio. O pico de rendimento ocorre no início de junho.
Sudarushka
A planta tem lindos frutos redondos de uma rica cor bordô. O peso de uma peça é de 15 a 30 gramas. Os bagos têm casca brilhante, polpa suculenta e doce.
Elsanta
Morangos holandeses com frutas grandes em formato de coração. A cultura amadurece no final de maio. Os frutos silvestres têm sabor agridoce. O peso de uma peça é de 45 gramas. O arbusto forma poucas rosetas e gavinhas. De uma planta você pode colher 1,5 kg de colheita.
Mel
O amadurecimento começa no final de maio. Os bagos são pequenos (peso - 40 gramas), ligeiramente azedos, avermelhados ou alaranjados. De um arbusto você pode colher 0,5 kg de morangos.
Darselect
Bagas vermelhas triangulares idênticas amadurecem na planta no início de junho. São densos e têm uma aparência bonita, mantendo sua forma por muito tempo. O peso de uma baga é de cerca de 50 gramas.
Alba
Bagas doces e oblongas amadurecem no início de junho. Os morangos crescem em arbustos altos e exuberantes que sempre dão frutos em abundância. O peso de uma baga é de 25 gramas.
Vima Zanta
O arbusto tem folhas verde-escuras enroladas e frutos redondos. Os morangos não são muito grandes, mas são doces. O peso de uma baga é de cerca de 60 gramas. De um arbusto você pode coletar 0,8 kg de frutas doces.
Variedades tardias populares
Os morangos tardios têm uma casca mais grossa. Essas bagas são mais doces que as primeiras. Os morangos de maturação tardia apresentam uma cor mais rica e um aroma persistente.
San Andreas
É uma variedade remanescente que floresce e frutifica durante todo o verão. Os frutos não são grandes, pesam 40 gramas. Os morangos amadurecem de junho a outubro. De um arbusto você pode colher até 1 quilo de colheita. É uma variedade híbrida, quase não forma bigode.
Cubata
Não é uma cultura remanescente. O arbusto não é alto, mas espalhado, forma muitos bigodes. Os frutos são cônicos, vermelhos. Um peso equivale a 25 gramas. Esta é uma cultura resistente ao inverno que tolera não apenas as geadas, mas também a seca do verão.
Prateleira
Os morangos amadurecem no auge do verão. Os frutos são redondos e de nariz rombudo. O peso de uma peça é de 30 a 50 gramas.Morangos maduros toleram bem o transporte a longo prazo. Os bagos têm casca grossa e um belo aspecto.
Morango de frutos grandes
Bagas grandes crescem em arbustos grandes. Eles têm pedúnculos fortes e duráveis. Os morangos dobram-se muito rentes ao solo, porque o peso de uma baga pode chegar a 100 gramas.
Beijo-Nellis
Os bagos são grandes, de formato irregular e de cor escarlate. O peso de um é de 70 a 95 gramas. Os morangos são muito doces e suculentos. De um arbusto você pode colher 1,5 kg de colheita.
Maravilhoso
Os frutos maduros são oblongos, de cor vermelha, grandes e doces. O peso de um é de cerca de 35 gramas. De um arbusto você pode coletar 0,9 kg.
Cléry
Morangos doces. Ela tem lindas frutas em formato de cone e brilhantes, como algo saído de uma foto. O peso de um é de 50 gramas. Os frutos são densos e podem ser facilmente transportados por longas distâncias. A variedade começa a frutificar em junho.
Belrubi
Os bagos desta variedade têm pescoço oblongo, formato cónico e nariz rombudo. Os morangos amadurecem em julho em arbustos altos. Os frutos maduros têm polpa densa e doce. O peso de um é de cerca de 40 gramas.
Variedades de rendimento
Os morangos, que produzem uma grande colheita, pertencem à variedade remanescente. Embora algumas variedades não remanescentes floresçam até julho e depois amadureçam silenciosamente ao longo de dois meses. Durante a temporada, é possível obter quase um quilo de frutas dessas plantas.
Roxana
Uma nova variedade recentemente criada por botânicos italianos. Possui arbustos altos, compactos e eretos. A planta dá frutos abundantes. Os bagos são ligeiramente oblongos, idênticos, uniformes e lisos. O peso de um é de até 25 gramas. Esta variedade dá frutos várias vezes por temporada. De um arbusto é possível colher 1,5 quilo de colheita.
Sinfonia
Morangos criados por criadores escoceses para cultivo em escala industrial.Os frutos maduros têm sabor adocicado, não estragam por muito tempo e podem ser transportados por longas distâncias. Os morangos amadurecem em julho e frutificam até o outono. O peso de uma baga é de 40 gramas. De um arbusto você pode colher 0,8 kg de colheita.
Pandora
Este é um morango híbrido tardio que dá frutos apenas uma vez por temporada. As bagas pesam cerca de 40 gramas. Para melhor polinização, é aconselhável plantar a variedade Vikoda no canteiro vizinho.
Marmelada
São frutos silvestres criados por criadores italianos, de sabor adocicado e polpa suculenta. Os morangos são densos, em forma de cone e de cor cereja escura. O peso de uma baga é de 30 gramas. De uma planta você pode colher 0,75 kg de colheita.
Zenkora
Morangos com frutos grandes (até 50 gramas), polpa densa mas suculenta. Os frutos são redondos e de formato irregular. De uma planta é possível colher 0,9 quilo de frutas.
Características da tecnologia agrícola
A cultura é propagada por sementes, gavinhas e divisão do arbusto. As mudas podem ser cultivadas de forma independente, por exemplo, a partir de sementes ou com gavinhas. É aconselhável adquirir culturas varietais em viveiro, juntamente com um pedaço de terra e mudas floridas. Em um só lugar, os morangos frutificam bem por 3-5 anos. Então é recomendável atualizar a cama.
Quando plantar morangos na Zona Média
Os morangos podem ser plantados na primavera ou no outono. É verdade que quem gosta do plantio na primavera só terá a colheita no ano que vem. Se você plantar a safra no final de agosto ou início de setembro, os frutos aparecerão no verão seguinte. Uma safra plantada no início do outono terá tempo de criar raízes bem e ficar mais forte antes do início das geadas de inverno.
Você mesmo pode propagar morangos de jardim por meio de gavinhas.Para isso, uma gavinha com a primeira roseta bem desenvolvida e sã, sem arrancá-la da planta-mãe, é borrifada com terra, regada e esperada até criar raízes. Todas as outras antenas são removidas.
Quando a roseta jovem cria raízes e fica mais forte, o arbusto é cortado da planta-mãe e transplantado para um novo local.
As gavinhas devem ser enraizadas na lateral do canteiro no final de julho ou início de agosto, e transplantadas para local permanente no final do verão ou início de setembro. A planta mãe não deve ter mais de 2 anos.
Fertilizantes
Antes do plantio, o solo onde a cultura crescerá é desenterrado e solto. O solo é fertilizado com húmus podre ou excrementos de galinha. Um balde de matéria orgânica é adicionado por parcela de 1 metro quadrado. O solo é fertilizado um mês antes do plantio das mudas.
Certifique-se de adicionar suplementos minerais ao solo. Para isso, dissolva 20 gramas de sulfato de potássio e 35 gramas de superfosfato em 10 litros de água. Você pode reduzir a acidez da terra adicionando um pouco de cinza de madeira (0,5 kg).
Recursos de pouso
Os morangos são plantados em canteiros onde costumavam crescer cenouras, beterrabas, rabanetes, salsa e alho. Não é aconselhável plantar mudas em terras onde já foram cultivados tomates, batatas, repolho e pepinos. A área onde crescerão os morangos deve ser bem iluminada pelo sol e não inundada durante a chuva. A cultura adora solo preto, solo argiloso e arenoso, odeia turfa e solo turfoso. A terra deve ser ligeiramente ácida ou neutra.
As mudas são plantadas em dia nublado. Furos rasos são feitos na área a uma distância de 30-40 centímetros um do outro (deve haver uma distância de 65 centímetros entre as fileiras).Deita-se um pouco de água nos buracos e depois as mudas são imersas junto com um pedaço de terra. Você pode plantar duas plantas em um buraco. As raízes estão cobertas de terra, os corações devem permanecer no topo. Após o plantio, as mudas são regadas.
Rega
Imediatamente após o plantio, as mudas jovens são regadas todos os dias. Em seguida, a rega é realizada 2 vezes por semana. O arbusto invernado começa a ser regado no final de abril, se o tempo não estiver chuvoso. Você precisa garantir que o solo do canteiro esteja umedecido a uma profundidade de 2 centímetros. A planta é regada duas vezes por semana durante o período de frutificação e maturação.
Cobertura
Inicialmente, no plantio de mudas jovens, o solo é fertilizado. Então a planta hiberna. Na primavera, o solo precisa ser fertilizado novamente. A cultura necessita de nitrogênio, potássio e fósforo. Em uma temporada, a planta é fertilizada cerca de 4 vezes.
Primeiro (no final de maio) são aplicados matéria orgânica ou fertilizantes nitrogenados. 2 quilos de esterco podre (composto) ou 30 gramas de uréia são dissolvidos em 10 litros de água. Em junho, durante o período de floração, os arbustos são regados com aditivos de potássio e fósforo (30 gramas de superfosfato e 20 gramas de sulfato de potássio por 10 litros de água). Você pode usar fertilizantes complexos (Kemira-Lux, Mortar, Kristallin).
Atividades necessárias
Imediatamente após regar ou chover, o solo do canteiro é solto para destruir a crosta do solo. Durante a remoção de ervas daninhas, as ervas daninhas são removidas. A área onde as plantas crescem pode ser coberta com serragem ou coberta com agrofibra. Esta técnica irá reter a umidade do solo e evitar o crescimento de ervas daninhas. Depois de separar e transplantar as rosetas jovens, os arbustos-mãe são preparados para o inverno.
Inverno
Antes do inverno, a planta precisa de cuidados adicionais.No outono, quando o velho arbusto desiste de toda a colheita de morango, todas as folhas secas são retiradas. Durante este procedimento, é importante não danificar as folhas jovens que se desenvolvem nos seios da face. Todas as gavinhas desnecessárias são retiradas junto com as folhas para que o canteiro não engrosse.
Antes do inverno, as plantas são submetidas a tratamentos preventivos contra pragas e microorganismos. A parte superior da cama para o inverno pode ser coberta com lutrasil, agrofibra, spunbond ou coberta com serragem e palha seca.
Produtos para controle de doenças e pragas
Os morangos podem sofrer de murcha de fusarium, podridão cinzenta, oídio, manchas marrons e manchas brancas. Sulfato de cobre e mistura bordalesa são utilizados para prevenção e tratamento. O remédio Teldor ou Euparen evita o apodrecimento da planta. Para prevenir o oídio, os arbustos são borrifados com uma solução contendo Topázio ou Bayleton.
Pragas do morango: nematóides, formigas, lesmas, pulgões, besouros, ácaros, gorgulhos, pássaros. As folhas e frutos afetados são removidos do jardim. Os arbustos restantes são pulverizados com solução de Karbofos, preparações Iskra e Actellik.