O mercado oferece uma ampla gama de variedades remanescentes com características diferenciadas. Além disso, tanto inovações novas e elegantes quanto “lutadores” antigos e comprovados. Mas os jardineiros são atraídos pelos morangos, antes de tudo, pelo seu sabor rico. E os morangos dos criadores holandeses Ostara têm sabor maravilhoso, aroma espesso e alto teor de açúcar.
- Descrição e características dos morangos Ostara
- Tempo de frutificação e rendimento
- Características de arbustos e frutas
- Transportabilidade e prazo de validade
- Lados negativos e positivos
- Como cultivar a variedade corretamente
- Datas ideais de plantio
- Seleção de solo
- Preparando o local de pouso
- Aterrissando no chão
- Características de cuidado
- Rega
- Cobertura
- Capina e cobertura morta
- Preparando-se para o inverno
- Controle de doenças e pragas
- Mofo cinzento (Botrytis)
- Oídio
- Podridão radicular (rizoctoniose)
- Morango e ácaros
- Nematóide de morango
- Caracóis e lesmas
- Propagação da variedade Ostara
- Coleta e armazenamento de morangos
Descrição e características dos morangos Ostara
Esta é uma variedade holandesa de morango neutro para o dia (remontante). Além disso, ele é bastante de meia-idade, sua descrição não é segredo e sua história remonta a quase 50 anos. Obtido como resultado da polinização cruzada das variedades Red Gauntlet e Masherachs Daurernte.
Tempo de frutificação e rendimento
A variedade é caracterizada por altos rendimentos. O arbusto produz muitos caules de flores. Cada um deles amadurece até uma dúzia de frutas. A produtividade da planta durante uma temporada completa é de 1,0-1,2 kg.
Amadurece nos primeiros dez dias de maio na região sul, na zona centro - do final de maio ao início de junho. A variedade frutifica antes da geada, dependendo da região de cultivo. Na região Sul, os últimos morangos são colhidos no final de outubro.
Características de arbustos e frutas
Os arbustos de morango são vigorosos, médio-altos, até 25 centímetros. Mas as próprias plantas são compactas e densamente frondosas. As folhas são de tamanho médio e rica cor verde escuro, cobertas por pêlos finos. Os pedúnculos são longos, finos e ficam no solo sob o peso dos frutos maduros. Há muitos bigodes.
Os bagos são médios e pequenos, brilhantes, de cor vermelha viva e de formato largo e cónico. O tamanho máximo está na faixa de 20 a 25 gramas. Mas os frutos, à medida que as amostras são colhidas, tornam-se significativamente menores. Os frutos silvestres têm alto sabor. São muito doces, saborosos, lembrando morangos silvestres. Com um aroma denso e rico a morango.
Transportabilidade e prazo de validade
A transportabilidade e a qualidade de conservação dos morangos Ostara são baixas. Você poderia até dizer que eles simplesmente não existem. Os bagos são macios e fluem imediatamente após a colheita.
Lados negativos e positivos
Ostara, como outras variedades de morango, tem seus prós e contras. A variedade é bastante “madura”, por isso, em muitos aspectos, é inferior aos novos produtos promissores de hoje, que levam em conta todas as deficiências das variedades antigas.
Lados positivos:
- A variedade é despretensiosa aos solos e às condições de cultivo.
- A escolha certa como planta para jardineiros iniciantes e inexperientes.
- Resistência da variedade à seca.
- Alta resistência da variedade a doenças e pragas de morangos de jardim.
- Rendimentos elevados e regulares.
- Excelente sabor - os frutos silvestres são doces, aromáticos, lembrando morangos silvestres.
- Os morangos são adequados para processamento, de preferência diretamente no ponto de coleta.
Lados negativos:
- Transportabilidade “zero” e manutenção da qualidade das frutas. Variedade de morango Ostara - para consumir frutas silvestres “direto do mato”.
- É possível guardar os morangos na geladeira por pouco tempo ou transportá-los por curtas distâncias em um recipiente raso. Mas a qualidade da fruta em si será baixa.
- É totalmente impróprio para venda em mercados de frutas frescas. Os frutos não apresentam aparência comercializável. Os bagos são bastante pequenos, embora saborosos e muito enrugados.
- Os morangos esgotam rapidamente os seus recursos; recomenda-se a renovação anual.
- Muitos jardineiros e residentes de verão há muito abandonaram Ostara em favor de novas variedades. Distinguem-se pelos frutos grandes e saborosos e não perdem o tamanho dos frutos durante a temporada.
- Os frutos não são adequados para congelar ou secar, mas apenas para fazer compotas. Mas fica muito saboroso e aromático.
Como cultivar a variedade corretamente
Para obter uma colheita generosa e saborosa de morango, o jardineiro deve saber cultivar bem a variedade escolhida. Simplificando, “pegue as chaves da fábrica”.
Datas ideais de plantio
As variedades remanescentes distinguem-se pelo facto de serem capazes de produzir uma colheita de frutos silvestres no ano da plantação. Além disso, ao plantar mudas com sistema radicular fechado na primavera, desde o início do outono já é possível obter uma colheita notável.
Mudas de morango com raiz nua precisam ser plantadas no início de abril a maio, dependendo da região.
É aconselhável fazer isso o mais rápido possível para que no verão a planta ganhe força e enraíze bem. No outono, o OKS deve ser plantado a partir do início de setembro. Mudas com sistema radicular fechado podem ser plantadas em qualquer época da estação. Ao plantar em meses de verão particularmente quentes, é necessário regar quase diariamente durante pelo menos uma semana.
Seleção de solo
É desejável que o solo para os morangos seja leve, solto e respirável. Solos franco-arenosos com acidez neutra são os mais adequados. Devem ser evitadas zonas húmidas ou áreas onde as águas subterrâneas se aproximam do nível do solo. Nesse canteiro, o sistema radicular das plantas simplesmente apodrecerá.
Preparando o local de pouso
A área é cuidadosamente capinada, todos os restos de ervas daninhas são removidos com ancinho. Os fertilizantes orgânicos e minerais são aplicados dentro de 2 a 3 semanas. Em seguida, a área é desenterrada ou arada e regada abundantemente.
Aterrissando no chão
O plantio no verão é realizado pela manhã ou à noite, quando a atividade solar é mínima. Se o plantio for realizado no início da primavera ou no outono, os morangos podem ser plantados durante o dia.
Alguns jardineiros, se necessário, plantam mesmo à noite, utilizando luminárias.
No caso de plantio no verão ou no final da primavera, não seria má ideia sombrear as plantas com agrofibra ou rede de sombra. Isto irá melhorar significativamente a taxa de sobrevivência das mudas de morango. A duração do sombreamento da variedade é de 1 a 2 semanas.
Características de cuidado
Como qualquer morango remanescente e de frutificação constante, a variedade Ostara precisa de cuidados mais cuidadosos.
Rega
A rega é realizada nas primeiras horas da manhã ou à noite. Um método eficaz é instalar um sistema de irrigação por gotejamento para morangos com uma distância entre conta-gotas de 10 a 15 centímetros. Sem problemas, você pode regar por aspersão com mangueiras Golden Spray. Ou apenas um regador de jardim, se não houver muitas plantas.
Cobertura
O morango de jardim Ostara é uma variedade remanescente que produz constantemente um grande número de frutos. Portanto, necessita de alimentação regular e balanceada. Além disso, é correto e eficaz alternar a pulverização de fertilizantes nas folhas com a aplicação de fertilizantes nas raízes. Os resultados não o deixarão esperando.
Capina e cobertura morta
A cobertura regular do solo ajudará a reter a umidade, proteger o sistema radicular do superaquecimento e melhorar a estrutura do solo. Palha, ervas daninhas cortadas sem raízes e sementes, película preta, agrotecido e agrofibra são adequados. Além disso, a agrofibra é adequada tanto preta, de duas camadas, preta e branca, quanto comum - branca densa.
Nas plantações com cobertura morta, o afrouxamento e a remoção de ervas daninhas do solo são realizados principalmente entre as fileiras. Sem cobertura morta, é aconselhável remover ervas daninhas regularmente, aproximadamente uma vez a cada 2 semanas.
Preparando-se para o inverno
Nas regiões Norte, a partir de agosto, e nas regiões mais ao Sul, a partir de setembro, é necessário iniciar o preparo dos plantios para o inverno. Consiste em limpeza sanitária, capina, carregamento de umidade pré-inverno, tratamento químico, adubação e cobertura dos morangos.
Controle de doenças e pragas
Para prevenir surtos de doenças fúngicas, é necessário evitar plantações densas. E também realizar limpezas sanitárias regulares. É importante manter a saúde do mato. E realizar práticas agrotécnicas em tempo hábil. Plantas fortes e saudáveis resistem a infecções e pragas com muito mais sucesso.
Mofo cinzento (Botrytis)
Em parte por causa de seus frutos macios e perecíveis, os morangos Ostara são suscetíveis à podridão cinzenta. Esta doença comum é causada por um fungo prejudicial – Botrytis cinerea. Todas as partes aéreas do arbusto de morango são afetadas: botões de flores, frutos, pedúnculos e folhas.
Para evitar o apodrecimento dos frutos, especialmente em climas frios e chuvosos, é aconselhável aplicar cobertura morta no solo. Também é necessária a limpeza sanitária regular, com retirada de resíduos de frutos, partes doentes e ressecadas da planta. Para o controle são utilizados fungicidas sistêmicos e de contato: Horus, Topsin, Sulfato de cobre, Infinito.
Oídio
Esta doença fúngica dos morangos aparece como uma espessa camada branca em todas as partes da planta. E isso levará facilmente à morte completa. Para combatê-lo, utiliza-se pulverização com fungicidas: Quadris, Topsin, Tiovit Jet.
Podridão radicular (rizoctoniose)
Como resultado do dano, as raízes primeiro ficam manchadas e depois ficam pretas e morrem. As plantas doentes são destruídas. Para prevenção e tratamento, o solo é pulverizado com fungicidas (Maxim, Fundazol, Quadris) e adubo verde é incorporado ao solo. Em particular, tome mostarda branca ou amarela. Para combater a podridão negra das raízes, é importante plantar mudas saudáveis e fortes.
Morango e ácaros
Os carrapatos se desenvolvem em massa em climas secos e quentes. As folhas afetadas são removidas e destruídas.E as plantas são pulverizadas várias vezes, com intervalo de 7 a 10 dias, com Actellik, Actofit, Neoron, Masai.
Nematóide de morango
A praga mais perigosa do morango, em 90% dos casos é uma sentença de morte para as plantas e para todo o local. É difícil, às vezes impossível, combater o nematóide. Mas isso não acontece com tanta frequência. As plantas infectadas são destruídas e o local não é usado por alguns anos, regularmente derramado com produtos químicos e coberto com adubo verde. Surgiu no mercado uma linha de medicamentos para combater nematóides, por exemplo, droga Nematofagina.
Caracóis e lesmas
Caracóis e lesmas desenvolvem-se rapidamente em plantações densas e com alta umidade. As medidas de controle incluem a colocação de uma série de armadilhas, por exemplo, tigelas de cerveja. E, claro, coleta manual ou uso do medicamento Metaldeído.
Propagação da variedade Ostara
A variedade Ostara produz muitos bigodes por temporada, portanto não haverá problemas de reprodução. Uma maneira eficaz seria enraizar gavinhas vegetativas em xícaras. Soquetes de qualquer tamanho cabem. Mas seria mais conveniente, para obter mudas fortes no menor tempo possível, colher apenas rosetas de primeira e segunda ordem. Esses morangos, plantados em um grande vaso, vão decorar uma varanda ou loggia. E depois que o bigode cresce, a reprodução é feita sem sair do apartamento na cidade.
Coleta e armazenamento de morangos
É melhor colher morangos no outono e na primavera, durante o dia, quando os frutos estão quentes ao sol. Em primeiro lugar, os bagos estarão secos, sem orvalho matinal. E em segundo lugar, o sabor da fruta vai melhorar. No verão, ao contrário, a coleta matinal é preferível. Recolha em pequenos pratos, sapatinhos de plástico, caixas de papelão. O prazo de validade na geladeira é de no máximo 1 dia, então os morangos pingam muito e ficam apodrecidos.