O morango da seleção italiana Roxana é uma variedade produtiva de frutos médios que se enraizou bem nos canteiros dos jardineiros russos. Adequado para cultivo industrial. É caracterizado por alta produtividade e resistência. Não é difícil cultivar Roxana em terreno pessoal, basta seguir as práticas agrícolas e prevenir pragas e infecções.
- Descrição e características da variedade Roxana
- Vantagens e desvantagens dos morangos
- Datas e regras de desembarque
- Selecionando um local e requisitos de solo
- Preparação de mudas
- Esquema de plantio
- Como cuidar
- Aparar
- Pulverização preventiva
- Alimentando
- Rega
- Afrouxamento
- Abrigo
- Controle de doenças e pragas
- Propagação de morango Roxana
- Coleta e armazenamento da variedade
Descrição e características da variedade Roxana
A variedade é cultivada em canteiros russos há mais de vinte anos. Roxana é um tipo de morango não reparador e com maturação médio-tardia. A maior parte da colheita é formada no início do outono. A variedade é cultivada tanto em estufas e estufas, como em terreno fechado.
Características e descrição da variedade:
- Os bagos amadurecem em forma de cone, cujo topo se bifurca. Devido a esta característica, os frutos de Roxana são frequentemente comparados a uma “tulipa fechada”.
- Os frutos são brilhantes, lisos, com sementes amareladas superficiais pronunciadas.
- O arbusto é vigoroso, compacto e possui folhagem média.
- A produtividade é de até 1,5 kg de frutas por arbusto por temporada.
- Excelente transportabilidade de frutos maduros.
- Finalidade universal da variedade.
- Imunidade duradoura.
A variedade tolera invernos sem abrigo em temperaturas não inferiores a -20 0C, portanto, na Rússia central, é recomendado cobrir as plantações de morango para o inverno com material de cobertura.
Vantagens e desvantagens dos morangos
A variedade italiana de morangos aromáticos é apreciada pelos jardineiros russos pelo formato picante da fruta, produtividade e excelente transportabilidade dos frutos maduros. As principais vantagens da variedade incluem:
- Resistência genética ao oídio.
- Sabor: sabor agridoce equilibrado, com ligeiro amargor e aroma pronunciado.
- Amadurecimento harmonioso dos frutos.
- Transportabilidade e manutenção da qualidade dos frutos.
- Adequado para cultivo comercial.
- Participante da esteira de frutas silvestres: quando as variedades precoces param de dar frutos, Roxana agrada os jardineiros com a primeira colheita.
Uma característica surpreendente da casta é a capacidade dos frutos maduros ficarem pendurados nos arbustos durante uma semana sem perder a elasticidade dos bagos e deteriorar o seu sabor.
A variedade praticamente não apresenta desvantagens.As características negativas incluem:
- Necessidade de rega e aplicação de fertilizantes minerais.
- Não tolera temperaturas acima de +35 0COM.
- Resistência média no inverno, requer abrigo adicional para o inverno.
Nota: A principal desvantagem da variedade é considerada o acamamento dos pedúnculos no solo durante o amadurecimento dos frutos, tornando os bagos vulneráveis a doenças fúngicas. Recomenda-se cobrir os arbustos com cobertura morta de serragem ou palha ou plantar as plantas em agrotecido.
Bagas grandes amadurecem na primeira colheita. Nos anos seguintes, os bagos ficam menores e recomenda-se o replantio das plantações.
Datas e regras de desembarque
O plantio de mudas no solo de morangos da variedade italiana Roxana pode ser feito tanto na primavera quanto no outono. A melhor época para criar um bom sistema raiz é agosto.
Os furos são rasos, bastam 20-25 cm, acrescenta-se uma mistura de fertilizantes orgânicos e areia. As raízes da planta são cuidadosamente esticadas e borrifadas com terra, compactando a terra por cima com a palma da mão. Em seguida, cada arbusto deve ser regado pela raiz com água morna. Pode-se colocar um pouco de uréia e cinza de madeira no buraco ou borrifar por cima da terra, soltando um pouco.
Selecionando um local e requisitos de solo
Roxana é adequada para cultivo interno e externo. O local para o plantio de morango é escolhido em um morro. Uma pequena sombra é permitida. O solo deve ser nutritivo; solos ácidos contendo calcário não são adequados.
Preparação de mudas
Para o plantio no solo, é importante selecionar o material correto para a muda. Os arbustos devem ser saudáveis:
- As folhas são de cores vivas, verde escuro.
- Não há manchas nos caules ou folhas.
- O sistema radicular está suficientemente formado.
Raízes muito longas são cortadas.Um dia antes de plantar as mudas no solo, regue generosamente cada vaso de plantas.
Esquema de plantio
Padrão de plantio tradicional da Roxana: 30 cm entre arbustos, 35 cm entre linhas. Os morangos italianos formam arbustos que não se espalham muito, as plantas podem ser plantadas em três fileiras.
Em terreno fechado, as mudas de Roxana são plantadas em agrotecido, o que reduz o contato dos frutos maduros com o solo e minimiza a probabilidade de apodrecimento dos frutos.
Além disso, as frutas permanecem sempre limpas, o que é especialmente importante para o seu posterior transporte para fins comerciais.
Como cuidar
O cuidado com o plantio de morango da variedade Roxana é tradicional: regar, soltar, tirar mato, aplicar fertilizantes. É preciso estar atento ao procedimento de preparo das plantas para o inverno, pois os morangos precisam de abrigo na estação fria.
Aparar
A poda de primavera é um tratamento higiênico dos canteiros de morango após o inverno. As folhas velhas são removidas das plantações junto com as pragas que hibernaram nelas. Os arbustos recebem mais luz do dia e ocorre uma espécie de ventilação do sistema radicular. Os processos metabólicos na planta são acelerados e a taxa de crescimento aumenta. Usando um ancinho ou enxada, solte o solo e use uma tesoura de poda para aparar folhas e brotos secos e doentes.
Importante! Não corte folhas saudáveis e botões de plantas jovens.
Após o procedimento de “transformação de primavera”, os bagos são regados e alimentados. Posteriormente, os frutos amadurecerão mais rápido, o que certamente agradará aos jardineiros.
Pulverização preventiva
Os morangos devem ser pulverizados antes da floração. As plantas precisam de uma barreira protetora nesse período, os futuros frutos estão sendo postos e a planta fica mais vulnerável a doenças, pois dedica toda a sua energia ao conjunto de ovários.
Os remédios populares incluem permanganato de potássio ou uma solução aquosa de verde brilhante com iodo. Os anti-sépticos naturais naturais são preparações bactericidas testadas há décadas. No cultivo de morangos em escala industrial, são utilizados tratamentos químicos.
Pulverize em temperaturas abaixo de -18 0C e acima +30 0Não recomendado, as folhas das plantas podem queimar.
Alimentando
A aplicação de fertilizantes minerais e orgânicos é uma etapa importante no cuidado dos morangos Roxana. Os fertilizantes podem ser aplicados por sistema de irrigação por gotejamento, borrifar as folhas manualmente ou regar pela raiz. Na primavera, as plantas são sustentadas pela aplicação de fertilizantes nitrogenados. Receita comprovada: 20 g de nitrato de amônio por 10 litros de água. Os arbustos são regados pela raiz, não é aconselhável regar nas folhas.
A próxima alimentação é uma solução aquosa de excrementos de pássaros ou infusão de fezes de vaca. Basta diluir 1 kg de fertilizante para cada 10 litros de água. Durante o período de floração e frutificação, os arbustos de frutos silvestres são alimentados com uma solução aquosa de cinza de madeira: 1 copo de cinza para cada 10 litros de água.
Após a última colheita, as plantas precisam de fertilizantes contendo potássio e fósforo. Sempre após a aplicação dos fertilizantes, recomenda-se soltar o solo e polvilhar os arbustos com húmus.
Rega
Roxana é exigente com a rega. Este procedimento deve ser realizado com freqüência, mas não permitir que o solo fique encharcado e a umidade estagnada nas raízes das plantas. A água para irrigação deve ser limpa e quente, a temperatura ideal é +20 0C. A cobertura morta retém umidade no solo, se estiver presente nos canteiros não há necessidade de regas frequentes.
A hidratação é feita após a colheita, pela manhã ou à noite.O excesso de umidade no solo leva ao apodrecimento e doenças dos frutos, e a falta de umidade leva à redução do rendimento e ao tamanho dos frutos. Antes de regar, o jardineiro deve avaliar o grau de umidade do solo.
Afrouxamento
O afrouxamento regular ajudará a melhorar o acesso do oxigênio às raízes e a ativar processos metabólicos entre o solo e as plantas. Nas fileiras, o solo é solto até a profundidade de 10 cm, nas raízes das plantas, logo abaixo do arbusto - até 3 cm.
O sistema radicular dos morangos está localizado próximo à superfície dos canteiros. Após o afrouxamento, os arbustos são amontoados e polvilhados com húmus.
Abrigo
Roxana tem resistência média no inverno. A variedade pode resistir a geadas não inferiores a -20 0C, recomenda-se fechar morangos para o inverno usando capas de filme ou material de cobertura têxtil. Você pode usar ramos de abeto e palha. Em regiões com pouca neve no inverno, a variedade italiana de morango pode congelar.
Cubra os bagos após a preparação preliminar dos bagos para o inverno: afrouxando, removendo ervas daninhas e fertilizando.
Controle de doenças e pragas
Os criadores, em nível genético, protegeram a variedade do oídio. A imunidade da planta é forte, mas isso não significa que os morangos não estejam doentes. A antracnose ou mancha preta é uma doença perigosa que frequentemente assola Roxana. Esta doença é fúngica e ocorre em condições de alta umidade. A prevenção da antracnose envolve pulverizar as plantas na primavera com calda bordalesa.
A proteção contra doenças consiste na inspeção oportuna e regular das plantas em busca de doenças. As doenças identificadas na fase inicial são facilmente tratadas e não afetam em nada a produtividade.
Propagação de morango Roxana
A variedade de morango Roxana é propagada por bigodes.A formação de bigodes da variedade italiana é média. 2-3 arbustos filhos são enterrados próximos à planta e os gavinhas restantes são cortados. No outono, plantas jovens e fortes são transplantadas para canteiros permanentes.
Os arbustos transplantados precisam de abrigo do sol e rega nos primeiros dias. A alimentação das mudas é feita no outono, durante o preparo das mudas para o inverno.
Coleta e armazenamento da variedade
A transportabilidade das frutas Roxana é excelente. Os frutos maduros podem permanecer nos arbustos por até uma semana sem alterar suas características gustativas. Os bagos não dão sumo e não perdem a forma.
Os frutos colhidos são armazenados em caixas de frutas, cestos de vime, em local escuro e fresco. É importante fornecer ventilação nos recipientes com as colheitas. As frutas Roxana podem ser congeladas e enlatadas inteiras. Morangos italianos são adequados para decorar sobremesas. Após a descongelação, retém todo o conjunto de vitaminas e nutrientes.
Bagas italianas vão decorar canteiros de morangos. O alto rendimento se alia à despretensão da variedade. Um jardineiro novato pode cultivar Roxana. Em estufas industriais, a baga pode dar frutos durante todo o ano. Os frutos mantêm a apresentação por muito tempo e não perdem o sabor.