No verão, os residentes de verão e jardineiros que pensam se deparam com a questão - como preparar adequadamente seus morangos favoritos para o inverno? Sim, você pode confiar no “talvez” e deixar tudo seguir seu curso. Não é fato que os arbustos morrerão definitivamente. Mas a probabilidade é bastante alta. Será muito decepcionante desenterrar plantas mortas e congeladas na primavera, numa época em que tudo ao redor começa a ganhar vida rapidamente e a se preparar para a frutificação. E não quero me apressar em preparar os canteiros e procurar com urgência mudas para o plantio na primavera.
- Do que os morangos têm medo no inverno? Preciso cortar as folhas?
- O que precisa ser feito no jardim no outono?
- Aparar
- Cobertura
- Colina
- Cobertura morta
- Tratamento com medicamentos. Quando e qual o melhor tratamento?
- Como proteger os morangos da geada no inverno
- A agrofibra é um excelente material de cobertura
- O filme é absolutamente a opção errada
- Folhas
- Serragem
- Garrafas plásticas
- Agulhas
- Carga de umidade pré-inverno, afrouxamento e remoção de ervas daninhas
- Características de preparação de diferentes tipos de morangos para o inverno. Preparando adequadamente os arbustos para o inverno
- Regular
- Remontante
- Quando começar a se preparar para o inverno por região?
- Sul
- Faixa Média
- Urais e Sibéria. É melhor se preparar em agosto
Do que os morangos têm medo no inverno? Preciso cortar as folhas?
No inverno, mudanças bruscas de temperatura são perigosas para os morangos de jardim, quando o degelo moderado de repente dá lugar a um sinal negativo grave. Mesmo que o arbusto inteiro não congele, é possível um congelamento severo dos botões das flores. E isso terá um impacto negativo na colheita futura.
Os ventos gelados também são perigosos em invernos com pouca neve. O solo descoberto é suscetível a congelamentos e rachaduras graves. E, claro, a temperatura cai abaixo de -20 graus Celsius. Isso já pode levar à morte total das plantas, independente da variedade. Uma noite com esse sinal de menos é o suficiente. As plantas com folhas cortadas a zero serão as primeiras a morrer. Sob nenhuma circunstância você deve cortar a folhagem no outono.
O que precisa ser feito no jardim no outono?
No outono, uma série de medidas agrotécnicas precisam ser realizadas na horta. Isso inclui limpeza sanitária, afrouxamento, capina, fertilização e processamento de morangos e abrigos.
Aparar
Cortar completamente todas as folhas no outono pode simplesmente matar a planta. Folhas exuberantes e saudáveis de morango são, antes de tudo, proteção. Proteção do sistema radicular, coração e botões florais localizados nas axilas das folhas superiores dos efeitos nocivos das baixas temperaturas.
Mas a limpeza sanitária é uma escolha inteligente para manter a saúde geral das plantas e prepará-las para um inverno bem-sucedido. Se as folhas estiverem parcialmente manchadas, tudo bem, você pode deixá-las.Mas os retorcidos, secos, doentes e podres devem ser removidos. Bem como pedúnculos velhos, bigodes e restos de frutos secos.
Cobertura
É importante que os morangos de jardim recebam nutrição suficiente antes do inverno. É necessário fertilizar os morangos na hora certa. Isso o ajudará a ganhar força para combater os fatores negativos no inverno e a construir um poderoso sistema radicular. Vale a pena abandonar as preparações com alto teor de nitrogênio e focar no fósforo e no potássio. Master e Plantafol (Plantador) são boas opções.
Colina
Outra técnica para proteger a zona radicular é o amontoamento. Após o afrouxamento superficial, o solo é varrido diretamente até os arbustos. Em invernos gelados e com pouca neve, esta técnica permite proteger o sistema radicular das plantas.
Cobertura morta
Para proteger o sistema radicular e o solo do congelamento severo no canteiro do jardim, é necessário cobrir completamente a superfície do solo. Tanto a serragem como a turfa não peneirada, as mesmas folhas ou estrume bem podre são adequados. A espessura da camada deve ser de 10 centímetros. Bem, tanto a agrofibra quanto o agrofabric são excelentes materiais para cobertura morta.
Tratamento com medicamentos. Quando e qual o melhor tratamento?
Um pré-requisito para o processamento é a ausência total de bagas nos arbustos. Para variedades regulares, este é o mês de setembro. E a finalidade do processamento é o tratamento ou prevenção de doenças e pragas. Isso dá força aos morangos para se prepararem para um inverno bem-sucedido e para a formação de botões de flores para a colheita futura. Seria aconselhável tratar com produtos químicos após a limpeza sanitária e poda das folhas (ponto de poda).
Os insectoacaricidas Actellik e Actofit ajudarão (use a uma temperatura do ar de pelo menos 20 graus C). Eles ajudarão a se livrar não apenas dos carrapatos, mas também de uma ampla gama de outras pragas.Os medicamentos eficazes serão fungicidas à base de cobre (oxicloreto de cobre, Medyan Extra) e sistêmicos (Ridomil Gold, Horus).
Como proteger os morangos da geada no inverno
O abrigo é um dos elementos mais importantes de proteção. Em regiões com invernos sempre frios e com neve, você não precisa se preocupar em cobrir os morangos. Mas onde existe o perigo de “oscilações” de temperatura e de um inverno com pouca neve, vale a pena abordar a fundo a questão do abrigo.
A agrofibra é um excelente material de cobertura
Agrofibra (sinônimos agrotêxtil, spunbond, lutrasil, material não tecido) - para regiões com invernos amenos, uma densidade de 30 é adequada, para invernos mais rigorosos - 40, 50. Spunbond é o nome da tecnologia para fabricação de fibra a partir de um polímero material. Em geral, agrofibra e spunbond são a mesma coisa.
A fibra é espalhada diretamente sobre os arbustos e as bordas ficam enterradas no solo. Uma excelente opção seria instalar arcos baixos, e vale a pena aplicar agrofibra neles. Um microclima é criado sob o spunbond e os frutos amadurecem precocemente (até 2 semanas). Além disso, quanto maior a camada de ar, melhor será o inverno. Hoje, a agrofibra é a escolha mais objetiva entre os materiais de cobertura e a melhor forma de proteção contra geadas. Aliás, no verão pode ajudar a proteger as plantas do sol escaldante.
O filme é absolutamente a opção errada
Cobrir morangos com filme para o inverno é completamente errado. Esse material de cobertura contribuirá para a perda total da safra de morango. Apenas culturas resistentes à humidade, por exemplo amoras, podem ser cobertas com película. Sem acesso ao ar, as doenças se desenvolvem rapidamente e os morangos são simplesmente pulverizados. Especialmente durante o degelo do inverno.
Folhas
Uma opção de abrigo para o inverno é usar folhas caídas. Não é a melhor opção, mas se não houver outras opções, servirá. Não é aconselhável cobri-lo com folhas de carvalho ou, em menor medida, com folhas de nogueira. Em primeiro lugar, as folhas devem estar saudáveis. Mas existe o perigo de os morangos por baixo ficarem húmidos. O principal é cobrir cuidadosamente a zona radicular e cobrir as próprias plantas com uma camada não superior a 10-15 centímetros.
Serragem
É possível, mas você terá que usar uma fração grande para evitar endurecimento e, na primavera, deverá retirá-los dos canteiros. Durante o inverno, bactérias patogênicas se acumulam neles e as pragas hibernam. E também, quando apodrecem, extraem nitrogênio da camada superior do solo. E a serragem de pinheiro também acidifica o solo.
Garrafas plásticas
É aceitável cobrir com garrafas plásticas cortadas de 2 litros ou mais. A garrafa parece estar colocada em cima do arbusto com o gargalo para cima. A parte inferior (cortada) é aparafusada ao solo e compactada. É importante retirar o tampão do gargalo, caso contrário os morangos vão secar. E essa técnica é usada com mais frequência na propagação da clematite.
Agulhas
Apenas agulhas de pinheiro secas são adequadas para abrigo, sem solo florestal, que contém uma grande quantidade de sementes de ervas daninhas. É mais aceitável e útil que as plantas se cubram durante o inverno com agulhas do que com folhas.
Carga de umidade pré-inverno, afrouxamento e remoção de ervas daninhas
Pontos importantes na preparação para o inverno são a abundante reposição de umidade do solo antes do inverno, bem como a remoção de ervas daninhas e o afrouxamento do solo.
Características de preparação de diferentes tipos de morangos para o inverno. Preparando adequadamente os arbustos para o inverno
A diferença entre as variedades remanescentes e as comuns é a frutificação constante ao longo da temporada. Portanto, antes de preparar arbustos de morango remanescentes para o inverno, é preciso levar esse recurso em consideração.
Regular
Siga as práticas agrícolas padrão e aplique todas as técnicas acima.
Remontante
A principal diferença do habitual é que os arbustos costumam entrar no inverno com frutos silvestres e coloridos. E então qual a melhor forma de preparar morangos remanescentes para o inverno? Antes de cobrir é aconselhável cortar tudo com cuidado. E também as variedades remanescentes, devido à frutificação constante, requerem mais alimentação.
Quando começar a se preparar para o inverno por região?
Dependendo da região, os preparativos para a invernada dos morangos devem ser feitos na hora certa.
Sul
No sul, devido ao outono quente, os trabalhos de preparação dos morangos para o inverno começam na primeira ou mesmo na segunda quinzena de setembro. E terminam, dependendo do clima, no final de setembro, primeiros dez dias de outubro.
Faixa Média
Na Zona Média, é aconselhável iniciar a preparação a partir do final de agosto, início de setembro e terminar em meados do primeiro mês de outono.
Urais e Sibéria. É melhor se preparar em agosto
Na Sibéria e nos Urais, o inverno chega cedo, então os trabalhos preparatórios começam nos primeiros dez dias de agosto e terminam no segundo semestre.