Para não se enganar ao saber com que frequência e abundância regar os morangueiros, você deve conhecer as regras de cuidado dessa cultura. Além de usar água, é possível usar fertilizantes líquidos e estimulantes de crescimento. Os períodos de floração e frutificação exigem a abordagem oposta, observando o regime de consumo. A zona climática e a época do ano também influenciam. Compreender essas sutilezas é extremamente importante.
- Regras para regar morangos
- Com que frequência e como regar os morangos para obter um alto rendimento
- Características de irrigação por estágio de vegetação
- Regar no início da estação de crescimento
- Florescer
- Frutificação
- Após a colheita
- Sistemas de gotejamento
- Sistemas de irrigação com sprinklers
- Erros de novato
Regras para regar morangos
Para garantir um fornecimento regular de morangos suculentos e aromáticos à mesa e obter uma colheita estável, é necessário regar adequadamente os arbustos. A cultura é específica, com estrutura única de sistema radicular e regime hídrico.
A maioria dos jardineiros sabe que os morangos “bebem” muita água, mas poucos sabem que regar em excesso é mais perigoso para eles do que a seca.
As raízes são divididas em superficiais, absorvendo a umidade das camadas rasas do solo, e longas, localizadas nos horizontes inferiores do solo. Ambos comem separadamente.
A tarefa do morador de verão é garantir um abastecimento uniforme de líquido ao longo da altura da torta de barro, evitando encharcamento e estagnação.
Com que frequência e como regar os morangos para obter um alto rendimento
Regar regar é diferente. Existe um regime de consumo de morangos no tempo seco, mas também existem regras para a época das chuvas. A planta tem necessidade especial de líquidos de maio a setembro, período de crescimento ativo e frutificação.
Até o início do calor, no início do período vegetativo, a frequência de rega é de uma vez a cada 7 dias. Uma mudança ascendente na temperatura requer ajuste dos “procedimentos de água”: 2-3 vezes por semana. O tipo de solo, por sua vez, também afeta a frequência e a quantidade de umidade na alimentação dos morangos. Morangos em solos arenosos com alta drenagem precisam ser umedecidos a cada 2 dias no verão. Com a chegada do outono, a rega é reduzida gradativamente para não causar processos de putrefação no solo e no subsolo da planta.
Se chover, o solo recebe umidade natural suficiente, não sendo necessária alimentação adicional.
É dada especial atenção à temperatura da água. Regar com líquido frio estimula o desenvolvimento de podridões e leva à morte dos arbustos.Recomenda-se decantar a água em barris ou tanques, e só então “regar” cuidadosamente os morangos, evitando pingar nas folhas. Não há tempo para regar meticulosamente cada arbusto com um balde ou regador - você pode adaptar uma mangueira de rega a um recipiente de armazenamento, não é difícil.
Características de irrigação por estágio de vegetação
Existem várias etapas de rega, destinadas a diferentes períodos de desenvolvimento do mato:
- Imediatamente após o pouso. Morangos plantados não serão capazes de produzir caules de flores se não houver concentração necessária de líquido na mistura de solo.
- No início da floração. A formação de inflorescências, ovários e frutificação dependem do cumprimento do “regime de bebida”.
- Quando as bagas aparecem e dão frutos. Se não houver rega suficiente, não haverá colheita. Este é um axioma.
As etapas diferem na quantidade de umidade distribuída e nas doses para cada dia. É permitido combinar fertilização e rega, mas você não pode experimentar livremente. É muito importante dar aos morangos a quantidade de água necessária, nem um mililitro a mais nem a menos.
Regar no início da estação de crescimento
Assim que o arbusto é plantado no solo, ele precisa ser regado imediatamente. É importante escolher a dose certa de líquido. Na maioria das vezes, os morangos são plantados na primavera ou no outono, em clima moderadamente quente, por isso você não deve ser muito zeloso com a água. Certifique-se de direcionar o fluxo para a raiz e não para o topo. A dose recomendada é de 500 mililitros por arbusto durante 14 dias. A água deve estar morna.
Posteriormente, as mudas fortalecidas recebem até 12 litros de nutrição por metro quadrado de plantio.
O tipo de solo (arenoso, argiloso) também afeta a manutenção dos níveis de umidade e a quantidade de água que o arbusto recebe. É importante manter a drenagem do solo.Isso requer afrouxamento, permitindo que a parte radicular da planta receba umidade e ar. Ao mesmo tempo, eles se livram das ervas daninhas.
Florescer
O período de floração deve ser acompanhado de regas dosadas. Caso contrário, o esgotamento geral da planta e os problemas de frutificação não poderão ser evitados. O deslocamento médio por metro quadrado de plantio é de até 25. A quantidade específica varia dependendo do tipo de solo, zona climática e clima. A profundidade média de penetração da umidade no solo é de 25 centímetros.
A cobertura morta colocada entre as fileiras de morangos ajudará a reter fluidos nutritivos no solo. Esta etapa ajuda a resolver 2 problemas:
- evitar o desenvolvimento de ervas daninhas;
- isolar inflorescências, botões e frutos do contato com a umidade (evitar o apodrecimento).
Em agosto e no outono, a rega é reduzida gradualmente. Se o tempo estiver chuvoso, com precipitações regulares, a quantidade de umidade é ajustada proporcionalmente. Mas não se pode abandonar completamente a rega para que a planta continue a se desenvolver. Afinal, neste momento um novo bigode está sendo lançado.
Frutificação
O início da colheita dos frutos ocorre em junho, mas esse desenvolvimento bem-sucedido de eventos pode ser interrompido se não forem utilizados estimulantes de crescimento e regas reguladas em campo aberto. O segredo para obter com sucesso não uma, mas várias colheitas é seguir a regra de “25 litros de água por metro quadrado”.
Mas funciona em climas quentes com baixos níveis de umidade na atmosfera e no solo.
O último indicador é definido em função do tipo de solo: em misturas com areia - 70%, em substratos argilosos - 80%. A necessidade de umidade nas rosetas de flores aumenta durante a formação dos ovários.Criar um “canal” especial entre as fileiras ajudará a conservar a água, evitando que as inflorescências entrem em contato com ela durante o amadurecimento dos frutos.
Após a colheita
O morango é uma das culturas cuja rega não para após a frutificação. É nisso que consiste o cuidado dos frutos silvestres. Juntamente com a fertilização, permite organizar os resultados e continuar a colheita no futuro.
Primeiramente é feita a poda, são retirados os fragmentos antigos e a planta é formada. Então o fertilizante é aplicado. A rega deve ser pouco frequente, mas regular, para que o solo onde crescem os arbustos não seque. Quanto mais folhas novas aparecerem nesse período, melhor para os morangos: elas protegerão o arbusto durante o inverno e ajudarão a planta a resistir ao frio.
Sistemas de gotejamento
Para quem não quer (ou não pode) regar sistematicamente cada arbusto, dosando a quantidade de líquido recebida, existe uma solução alternativa. Estamos falando de tecnologia de irrigação por gotejamento.
A vantagem indiscutível do método é a seguinte:
- Os morangos recebem a quantidade necessária de umidade.
- Não há camada seca de solo ao redor dos arbustos.
- Não há alagamento.
A irrigação por gotejamento, assim chamada porque a água é fornecida à planta em quantidades calculadas com precisão (gota a gota), é recomendada para jardineiros iniciantes e experientes. É fácil de fazer com kits prontos ou sozinho.
A base do sistema é uma bomba que bombeia água através de uma rede de capilares. Outra vantagem é o fornecimento de umidade vital onde ela é necessária (para as raízes). Folhas e inflorescências permanecem secas. O pólen não é lavado e a planta não sofre queimaduras solares. Esta instalação permite gerir de forma rápida e eficiente a alimentação dos morangos, quase sem intervenção humana.Mudas frescas, enterradas no solo e protegidas por material de cobertura das mudanças de temperatura, poderão receber nutrição adequada e crescerão mais rapidamente se for fornecida irrigação por gotejamento.
O design do sistema é simples, mas extremamente eficaz. Basta familiarizar-se uma vez com o princípio de seu funcionamento para criar o mesmo em seu terreno pessoal. Além disso, os componentes (mangueiras, bomba, adaptadores) são fáceis de comprar na loja ou no mercado.
Sistemas de irrigação com sprinklers
Em cada guia de cultivo de morangos, jardineiros experientes dão ênfase especial à rega. Este aspecto abrange pontualidade, volumes de fluidos e área de distribuição. É igualmente importante encontrar um equilíbrio entre “encher demais, deixar apodrecer” e “encher pouco, permitir a formação de uma crosta hermética”.
A tarefa fica mais fácil quando se utilizam sistemas de irrigação. Estes incluem irrigação por gotejamento, projetos com pulverização de água sobre a área de análise. Para entender a diferença e as características comuns dessas opções, basta compará-las:
Tipo | Sistema de gotejamento | Projeto de aspersor |
Peculiaridades | São utilizados capilares flexíveis com furos. A bomba bombeia água, entregando líquido uniformemente às raízes do morango. A velocidade e a pressão do fluxo podem ser ajustadas. O fornecimento de líquido vem de baixo | Uma unidade móvel especial é usada para pulverizar água. A automação permite fornecer uma quantidade dosada de umidade para cada arbusto de morango. O fornecimento de líquido vem de cima |
Vantagens | Não há necessidade de presença humana. O sistema garante o fornecimento de fluido nutriente aos arbustos de morango | |
Imperfeições | Requer um grande número de mangueiras, colocação de capilares e peças de comunicação | Se o ajuste estiver incorreto, arbustos e frutos podem ficar inundados e apodrecer. |
Em essência, um aspersor é um bico especial que cria um jato de água fino e quase imperceptível. Isso minimiza o consumo e garante distribuição uniforme do líquido na área da plantação de morango. É mais fácil montar esse sistema com suas próprias mãos do que outros. No futuro, você pode adicionar automação ao design para se livrar da necessidade de se preocupar em regar morangos, obtendo uma colheita estável de frutas vermelhas.
Erros de novato
Ninguém está imune a erros. Mas na maioria das vezes eles acontecem com iniciantes. Isso é natural, pois falta experiência e conhecimento, e às vezes atenção e compreensão da essência dos fenômenos. Erros acontecem na hora de escolher um local para plantar morangos. Este é um local baixo e pantanoso, solo pobre (pouca permeabilidade), falta de nutrientes que a muda precisará para crescer.
Dependendo da gravidade do problema, são utilizados diferentes métodos de solução: replantio, substituição da mistura de solo, utilização de fertilizantes orgânicos (minerais).
O próximo erro diz respeito ao regime de rega incorreto. Existem 2 opções aqui - excessiva e insuficiente. No primeiro caso, os arbustos começarão a apodrecer, os frutos desaparecerão, ficarão cinzentos e a colheita estragará. Na segunda, os morangos vão secar e começar a se desenvolver mal. O terceiro erro envolve deixar de cortar os morangos. E completamente em vão. A abundância de gavinhas liberadas extrai sucos do arbusto, os morangos são privados de nutrientes, minerais e umidade essenciais.
Outro erro é depositar grandes esperanças nos sistemas de irrigação: eles são automáticos e cuidam de tudo sozinhos.As estruturas de gotejamento e sprinkler devem ser ajustadas e configuradas dependendo do clima, da estação e da situação específica. Só neste caso fornecerão aos arbustos de morango um líquido vital, evitando o encharcamento.
E um momento. A água não deve estar fria. É preferível utilizar um recipiente especial (reservatório) no qual o líquido para regar os morangos seja aquecido naturalmente.