Que tipo de solo deve ser preparado para as uvas?Viticultores iniciantes, jardineiros amadores e praticantes costumam perguntar sobre isso. A mistura do solo determina se a muda vai criar raízes ou não, a rapidez com que ela se adapta e cresce. Material temático com assessoria de profissionais irá ajudá-lo a tirar todas as dúvidas e fazer a escolha certa.
- Critérios de adequação do solo para plantio de uva
- Composição de alta qualidade
- Acidez
- pH correto
- Plantas indicadoras
- Conteúdo alcalino
- Medição de umidade e tensiômetro
- Características do solo dependendo do método de plantio
- Para estacas
- Para mudas
- Para camadas
- Sob as canelas
- Quando cultivado a partir de sementes
- Para arbustos adultos
- Para cultivar diferentes variedades
- Preparação do terreno
- Para terreno aberto
- Substrato para estufas e estufas
- Para pousar em varandas
- Melhorar a qualidade do solo em diferentes estações
- na primavera
- No verão
- no outono
- O que procurar ao escolher o solo
- Fertilizando a terra
- Estrume
- Excrementos de pássaros
- Composto
- casca de ovo
- Levedura
- Adubo
- Serragem
- Cuidado
- Desinfecção
- Proteção
- Recuperação
- Produtos biológicos
Critérios de adequação do solo para plantio de uva
Mesmo jardineiros experientes podem cometer erros quando se trata de fatores que influenciam o desenvolvimento dos frutos do vinho. Eles provavelmente ligarão para:
- variedade e suas características individuais (período de maturação, resistência a doenças);
- condições climáticas de crescimento;
- fertilização - sua disponibilidade e frequência;
- causas naturais - ar, luz, rega.
Mas nem todos vão se lembrar do básico - a composição do solo, sua acidez, saturação mineral, características fracionárias. E isso também afeta seriamente o crescimento da videira e a sua capacidade de dar frutos.
A sutileza é que as uvas não precisam de terra preta em sua forma pura. Uma mistura composta de areia, húmus e terra, que seja suficientemente permeável ao ar e à água, é muito mais adequada. Solos pesados e argilosos são inaceitáveis. Um local com aquíferos próximos também não é adequado: isso pode causar o apodrecimento das raízes. Por isso, os viticultores recorrem a truques, substituindo parcial ou totalmente o solo da área selecionada por um “cocktail” cuidadosamente composto que irá satisfazer as necessidades da exigente videira.
Composição de alta qualidade
É a saturação da mistura do solo com substâncias úteis de que a videira necessitará para formar o sistema radicular e fazer crescer cachos e frutos.As uvas necessitam dos seguintes minerais (em uma situação ideal deveriam estar no solo ou terão que ser “adicionados” como fertilizante):
- Azoto. A base do crescimento. Se não houver nitrogênio, os brotos não se desenvolvem bem. A supersaturação leva a uma mudança de equilíbrio, ganho de peso de massa verde em detrimento do sabor do fruto.
- Fósforo. O segundo elemento mais importante que afeta a vinha é a velocidade de amadurecimento dos frutos, encurtando o período de cultivo.
- Potássio. Afeta a síntese de carboidratos - amido e açúcares, portanto, se faltar esse componente no solo, os frutos ficarão azedos e sem sabor. A presença de potássio também está associada à resistência do arbusto ao gelo.
- Magnésio. Seu papel no processo principal - a formação da clorofila - é inegável. Sem magnésio, a folhagem perde a cor verde natural, fica murcha e morta.
- Cálcio. Quando há quantidade suficiente, as raízes crescem com o tempo, sustentando o caule, e os frutos ficam saborosos e aromáticos. Um excesso de cálcio leva à doença do mato (clorose).
- Ferro. Também envolvido na síntese de clorofila nas folhas.
Esses são os elementos principais, mas além deles também existem elementos auxiliares - sódio, alumínio, zinco. Portanto, para alimentando uvas, jardineiros experientes usam fertilizantes complexos e complexos.
Acidez
O desenvolvimento normal das mudas e plantas adultas depende da reação do solo, da sua acidez. Solo que é muito ácido terá que ser alcalinizado; solo que não é ácido terá que ser acidificado. Em geral, nesses casos fala-se do equilíbrio da acidez, o indicador de pH, que é determinado através de uma análise especial.
pH correto
Cada planta tem seus próprios requisitos de acidez. As uvas não são exceção. Batatas e framboesas adoram um ambiente ácido; para bagas de vinho, um corredor de 4 a 8 unidades foi estabelecido experimentalmente.O valor máximo não deve ultrapassar 8,2, e somente se o solo não estiver saturado com sais.
Plantas indicadoras
Certas plantas que escolhem determinadas condições ajudam a determinar a acidez do ambiente. Ao mesmo tempo, ficará claro por que alguns deles crescem e prosperam, enquanto outros murcham. Sorrel, cenoura, pepino gostam de solos ácidos e íris e lírios gostam de flores. Musgo, junça ou cavalinha se instalam ali. Se o pH estiver baixo, isso é evidenciado pelo rápido crescimento de groselhas, amoras e thujas.
Conteúdo alcalino
Para o crescimento normal da uva, você precisa do equilíbrio de pH “correto”, e não apenas de um indicador distorcido em um ambiente ácido ou alcalino. O nível neutro (5,6-6,0) é determinado pela alface, maçã e pêra. É preciso lembrar que muitas plantas conseguem se adaptar à acidez do ambiente, e algumas conseguem corrigi-la durante o processo de crescimento. O trevo e a urtiga crescem em terras com pouca acidez; para os ligeiramente alcalinos - quinoa ou mostarda.
Medição de umidade e tensiômetro
Mais do que a presença de nutrientes no solo, apenas a umidade do solo afeta o crescimento das uvas. Variedades raras reagem normalmente à umidade excessiva.
Wineberry prefere misturas bem drenadas e secas. O indicador de umidade é determinado por um dispositivo especial - um tensiômetro. Para aprender a usá-lo, só o entusiasmo não será suficiente. É melhor conhecer aproximadamente o nível das águas subterrâneas e regular a umidade do solo regando.
Características do solo dependendo do método de plantio
Antes de plantar uvas de uma forma ou de outra, determine a localização, a composição do solo, seu teor de umidade e fertilização. Será diferente para mudas e mudas.
Para estacas
Para o plantio de mudas em copos ou vasos, as misturas são preparadas de acordo com as seguintes “receitas”:
- Cerca de 1 parte de húmus, a mesma quantidade de grama e serragem, meia parte de areia.
- Turfa e estrume velho (não fresco) consumidos em proporções iguais.
Para mudas
O solo para as mudas é preparado por diferentes métodos, mas eles começam a fazer isso no outono: cavam, soltam, fertilizam, retiram plantas velhas (se houver doentes é melhor não plantar uva nesse local para evitar infecção).
Para melhor drenagem, adiciona-se brita ao solo sob um arbusto já plantado; para as mudas, coloca-se material grosso no fundo do buraco cavado - pedras, tijolos, às vezes pedaços de canos com buracos são cavados para fornecer água e fertilizantes até as raízes através deles. Dependendo da composição do solo, pode ser “diluído” com areia, misturado com turfa ou húmus.
Para camadas
A estratificação das uvas é feita a partir de uma planta já madura, não sendo necessário nenhum preparo especial, pois se utiliza o mesmo solo. Dependendo da técnica escolhida, cava-se uma trincheira, coloca-se nela uma videira ou um rebento fresco e borrifa-se com terra. É permitido adicionar turfa, composto e cobrir o plantio.
Sob as canelas
O melhor é começar a preparar no outono: assim a terra vai assentar e ficar saturada de fertilizantes. É preciso cavar, mas sem fanatismo, para não moer o solo até o estado de areia. Você pode adicionar fertilizantes minerais ou matéria orgânica (estrume normal).
Cada viticultor experiente tem a sua técnica, por exemplo esta: ao cavar um buraco, o solo dele é dividido em uma camada superior e outra inferior. Em seguida, o “topo” é misturado ao húmus e colocado novamente na cova, acrescentando-se então o restante do solo “de fundo”.
Recomenda-se a utilização de fragmentos grandes - tijolos, pedras, brita. Eles aumentarão a permeabilidade ao ar e à água, o que é tão importante para as uvas.
Quando cultivado a partir de sementes
Cultivar a partir de sementes é um dos métodos mais difíceis. Exigirá solo bem fertilizado e com pH balanceado (você pode usar uma mistura de solo pronta para flores). Turfa e fertilizantes minerais dosados são bem-vindos. A principal tarefa é manter o nível necessário de umidade e temperatura.
Para arbustos adultos
O transplante em si é um choque grave para o arbusto, não é recomendado fazê-lo a menos que seja absolutamente necessário, com plantas velhas. É melhor pensar em outras opções, mas se o replantio for inevitável, prepare o solo um mês antes do procedimento, no outono.
Não há nada de novo nisso: cavar, fertilizar, regar. O replantio no outono é preferível, pois o arbusto crescerá no inverno, sob a neve, e na primavera com certeza ficará mais forte e criará raízes em um novo lugar.
Para cultivar diferentes variedades
Como tal, não existe selectividade entre as diferentes espécies de acordo com o tipo de solo - as uvas necessitam de solo drenado, moderadamente ácido e seco, contendo potássio, azoto e fósforo. Se você tiver dúvidas sobre a escolha do solo para uma determinada variedade, é melhor consultar o vendedor de mudas ou familiarizar-se você mesmo com o material estudando materiais temáticos.
Preparação do terreno
A seleção cuidadosa do local de plantio e da mistura de solo é responsável por 80% do sucesso. Mesmo a muda mais forte não crescerá em solo pobre, argiloso e muito úmido. Portanto, jardineiros experientes, mesmo em condições difíceis, utilizam a substituição do solo (total ou parcial) para compensar as deficiências das condições naturais.
Para terreno aberto
Os métodos mais simples de fertilização do solo não são menos eficazes que os complexos. Basta adicionar matéria orgânica ao solo - composto, húmus, usar cobertura morta, alimentar com cinzas para lançar as bases para o crescimento da videira.
O estrume de gado ou de aves deve ser fermentado e deixado repousar para não queimar as tenras raízes das uvas. No caso do composto, grama, folhas, pequenos galhos, restos de frutas e restos de cozinha são colocados sequencialmente na cova e, após alguns anos, obtém-se um fertilizante complexo caseiro pronto para uso.
Substrato para estufas e estufas
Em climas frios, para acelerar o crescimento das mudas, elas são cultivadas em estufa. Para isso, utilize um substrato pronto, adquirido em lojas agrícolas ou misturado você mesmo. No primeiro caso, você não precisa se preocupar com o nível de pH ou com a presença de minerais - eles já estão lá. Caso contrário, será necessário um trabalho árduo de adição de turfa, húmus, misturando bem e distribuindo o solo por toda a estufa.
Para pousar em varandas
A opção ideal é plantar uvas ornamentais em mistura de solo, que é vendida em lojas para cultivo de plantas de interior: tem uma composição balanceada e ao mesmo tempo você pode escolher o nível de acidez desejado.
Melhorar a qualidade do solo em diferentes estações
Nem todos têm a mesma sorte - alguns têm de enriquecer meticulosamente o solo da sua parcela para criar as condições necessárias para a videira. Mas isso também é possível.
na primavera
Cada aplicação de fertilizante tem sua época. Na primavera, são feitas as primeiras escavações após a estação fria, onde são adicionados complexos minerais contendo nitrogênio e seus derivados.
No verão
Durante o tempo quente, eles soltam o solo, removem ervas daninhas, aplicam fertilizantes nitrogenados e usam fertilizantes foliares.
no outono
Neste momento, cave o solo, remova as partes danificadas da planta e adicione complexos minerais de potássio. Ao mesmo tempo, são adicionados esterco, composto e cobertura morta - assim são melhor absorvidos pela planta.
O que procurar ao escolher o solo
Ao decidir sobre um local para plantar vinhas, eles observam quais plantas indicadoras crescem ali e qual a profundidade das águas subterrâneas. A videira atingirá sozinha os horizontes mais baixos e húmidos, lançando raízes longas; no caso de uma localização superficial a situação é pior. Pode ser necessário drenar o fluido, instalar um dreno ou escolher outro local.
Fertilizando a terra
As uvas precisam urgentemente de nitrogênio, potássio e fósforo - disso dependem o crescimento da videira e o sabor dos frutos. Você pode fertilizar o solo usando métodos simples e improvisados.
Estrume
O húmus de vaca é um fertilizante orgânico maravilhoso. Só é importante não exagerar, acrescente húmus em doses e fica melhor no outono do que na primavera. Os especialistas aconselham o uso de esterco de cavalo, mas aplicá-lo uma vez a cada 2-3 anos.
Excrementos de pássaros
O guano de pássaro pode competir com outras substâncias orgânicas em sua composição balanceada, mas há uma sutileza: devido ao seu alto valor energético, os excrementos devem “queimar” e repousar para não queimar as raízes das uvas. Você pode reduzir a concentração diluindo-o em água.
Composto
Fertilizante orgânico de origem natural. Preparado a partir de folhas, restos de alimentos, grama. Uma desvantagem significativa é que tal complexo leva muito tempo para ser preparado. É aplicado em doses, uma vez por ano, geralmente antes do inverno.
casca de ovo
A casca contém um mineral importante para a uva - o cálcio, que afeta o amadurecimento e o sabor do fruto. É triturado e adicionado ao solo em pequenas porções, tentando não ultrapassar a norma.
Levedura
O fermento regular ajuda a equilibrar a microflora. O método de preparo do tempero é simples e direto: o fermento (100 gramas) é diluído em um balde de água morna (10 litros) e deixado durante a noite.Um arbusto requer até 2 litros de solução nutritiva.
Adubo
A cobertura morta ajuda a reter a umidade e os nutrientes do solo. Para isso, após o plantio e rega da muda, a zona radicular é recoberta por pequenos galhos, palha, folhagens, em uma camada de até 5 a 7 centímetros. Diz-se que esta proteção inibe o crescimento de ervas daninhas.
Serragem
A serragem comum pode desempenhar um papel duplo - cobrir o solo e, com o tempo, transformar-se em fertilizante e apodrecer para saturar o solo com substâncias úteis.
Cuidado
Os cuidados com as vinhas plantadas incluem rega oportuna, tratamento com produtos químicos contra doenças e pragas, fertilização e abrigo para o inverno.
Desinfecção
É realizada na primavera ou várias vezes no verão, para prevenção. Eles usam preparações para matar insetos e patógenos pulverizando as uvas com um pulverizador de jardim.
Proteção
Algumas variedades são consumidas ativamente por vespas e pássaros - é necessária uma proteção eficaz da colheita futura. Para isso, utilize armadilhas, inseticidas, redes ou bonés especiais. No caso de proteção contra doenças comuns em jardins, utiliza-se a pulverização com calda bordalesa, preparações de ação complexa.
Recuperação
Para empurrar o arbusto após um longo período de inverno e fazê-lo crescer mais ativamente, a poda de áreas mortas e a formação de mangas são amplamente utilizadas. Para algumas variedades, devido à abundância de enteados de rápido crescimento, esta é uma medida extrema, mas necessária.
Produtos biológicos
Servir como uma alternativa onde a química não é eficaz ou não pode ser usada. Baseado em cepas especiais de bioculturas que suprimem a atividade de podridão cinzenta, míldio e fungos.Absolutamente inofensivo para os seres humanos: as frutas processadas podem ser consumidas sem medo de envenenamento (ao contrário dos pesticidas).