Ao planejar o cultivo de videiras em uma casa de verão, uma série de características devem ser observadas. Para conseguir uma boa colheita, é necessário não só escolher uma variedade adequada à região, mas também cuidar constantemente da planta em cada fase de crescimento. O plantio da uva deve ser feito levando-se em consideração as especificidades do solo, as condições climáticas e a variedade dos frutos.
- Tempo recomendado
- na primavera
- No verão
- no outono
- Selecionando um local
- Qual solo e profundidade de plantio são necessários?
- Métodos de plantio de mudas
- Clássico
- Na treliça
- Nas cristas
- Na estufa
- Em contêineres
- Moldávio
- Espessamento
- Características do plantio de uvas nas terras baixas
- Cuidando das uvas após o plantio
- Fertilizantes
- Rega
- Tratamento
- Formação
Tempo recomendado
Certas variedades de uvas devem ser plantadas em épocas diferentes. O momento certo para o plantio dos frutos ajuda a melhorar a qualidade e a quantidade da colheita. Você pode começar a cultivar vinhas em qualquer estação, exceto no inverno.
na primavera
O plantio de uvas na primavera é permitido do final de abril a meados de maio. Via de regra, neste período são plantadas plantas anuais com troncos lenhosos.
O momento certo para o plantio ocorre quando a temperatura do ar chega a 15 graus e o solo aquece até 10 graus.
A probabilidade de retorno das geadas na primavera é baixa, portanto o risco de as mudas morrerem devido a temperaturas inadequadas é mínimo. As plantas plantadas enraízam-se bem, pois o solo, após o derretimento da neve, fica saturado de umidade e contém os componentes nutricionais necessários ao desenvolvimento intensivo.
No verão
Em junho-julho, são plantadas uvas verdes vegetativas. Para o plantio é necessário selecionar mudas com raízes que possuam 3 ou mais ramos. Antes de plantar diretamente, você precisa colocar 2 baldes de água no buraco preparado para saturar o solo seco com umidade.
no outono
O plantio de mudas no outono é realizado desde o início de outubro até o início do primeiro frio. Antes do plantio é necessário selecionar mudas anuais com raízes desenvolvidas. No tronco devem crescer brotos verdes com cerca de 20 cm de comprimento.2 dias antes de ser transferida para o solo, a muda deve ser embebida e a parte superior cortada. As raízes inferiores são aparadas em 2-3 cm.
Há uma série de vantagens em plantar uvas no outono. Isso inclui o seguinte:
- No início do outono, mudas especiais são preparadas para venda.Na primavera podem ser vendidas mudas que não foram vendidas na safra passada, correndo o risco de adquirir material de plantio de baixa qualidade.
- O solo está mais bem preparado para o plantio na véspera do inverno. O solo contém nutrientes acumulados durante o verão, além de umidade suficiente.
- Antes do início do primeiro aquecimento da primavera, as mudas têm tempo para criar raízes e se adaptar às novas condições de crescimento. Durante os dias ensolarados de primavera, as plantas começarão a se desenvolver ativamente.
Para proteger as mudas jovens durante as geadas, é necessário cobrir o solo da área onde estão as raízes com uma densa camada de cobertura morta. Neste caso, deve ser garantido o acesso de ar para evitar o sobreaquecimento.
Selecionando um local
Na hora de escolher um local adequado para a videira no local, é necessário garantir luz natural constante para as mudas. Além disso, o local deve ser protegido dos ventos do lado norte. Você pode plantar uvas próximo a prédios que funcionarão como proteção contra o vento.
Se não houver edifícios adequados nas proximidades, você pode construir uma cerca para cercar os arbustos. Uma tela feita de tábuas de cor escura é adequada como cerca. A cerca protegerá contra correntes de ar e, aquecendo com os raios solares, liberará calor para as plantas.
Na maioria dos casos, deve-se colocar as uvas com abrigo contra a parede sul, mas este local não é adequado para todas as áreas. Nas regiões noroeste do país, a terra aquece lentamente e não contém grande quantidade de matéria orgânica, por isso é melhor colocar as mudas no lado oeste ou sudoeste, protegendo as plantações com material de cobertura.
Qual solo e profundidade de plantio são necessários?
Antes de plantar uvas em terreno aberto, é necessário certificar-se de que o solo é adequado em estrutura e composição para o cultivo de frutos silvestres. A melhor opção são solos com alto teor de brita ou areia grossa, pois aquecem rapidamente, permitem a passagem do ar e são menos suscetíveis à seca. As uvas cultivadas nesse solo têm características de sabor distintas.
A composição mecânica do solo afeta a formação das raízes, o grau de sua ramificação e a profundidade de penetração no solo. Quanto mais denso o solo, mais longas serão as raízes do esqueleto. A planta forma um poderoso sistema radicular para superar solo denso, portanto, ao preparar uma cova para uma muda, é necessário levar em consideração que a estrutura não só da camada superior da terra, mas também das camadas mais profundas é importante.
Depois de determinar a estrutura do solo, você precisa descobrir como plantar corretamente uma muda em uma cova. A cova de plantio é cavada a uma profundidade de 60 a 80 cm, devendo a largura da cova corresponder à profundidade.
Métodos de plantio de mudas
Existem diferentes maneiras de plantar uvas. As opções de plantio diferem no método de preparação do local, no tipo de material de plantio utilizado e em outras características.
Clássico
O mais comum é o esquema clássico. Envolve a execução sequencial das seguintes ações:
- No outono são cavados vários buracos de até 80 cm de profundidade com distância de pelo menos 2 m entre si, sendo necessário preparar o buraco com antecedência, pois assim o solo começará a assentar.
- Uma camada de drenagem com 10 cm de espessura é colocada no fundo da cova.
- As estacas colhidas no outono são cortadas por baixo e mantidas por dois dias em estimulador de crescimento em temperatura ambiente.
- As mudas são movidas para um recipiente com água limpa para formar raízes e brotos jovens, após os quais são cultivadas em vasos de mudas.
- Mudas com sistema radicular fechado são transferidas para terreno aberto quando o solo aquece até 16 graus.
- O solo é coberto com uma camada de cobertura morta e regado com bastante água morna.
Na treliça
A estrutura da videira é semelhante à da videira e necessita de apoio. Crescendo em condições selvagens, a planta se enrola nas árvores próximas. Para controlar a direção do crescimento, deve-se instalar uma treliça, que pode ter formato e número de planos diferentes. O suporte é composto por vários pilares interligados por arame.
Nos primeiros anos de vida da planta, basta amarrar as vinhas aos postes. À medida que avançam, as uvas são colocadas numa treliça horizontal de forma a envolverem alternadamente os dois arames. Se faltar um suporte, pode-se instalar outro, deixando cerca de 40-45 cm entre as fileiras.
Nas cristas
O método de cultivo em canteiros é valorizado pelos jardineiros pelo baixo custo de mão de obra no combate às ervas daninhas e pelo rápido aquecimento da terra. Para preparar as cristas, você precisa seguir estes passos passo a passo:
- cavar uma trincheira de 10 m de comprimento até uma profundidade de 30 cm;
- encher a vala com terra misturada com areia, brita e fertilizantes para que os canteiros subam 20-25 cm;
- proteger os canteiros com material de cobertura ou cobrir com uma densa camada de cobertura morta;
- aprofundar as raízes das mudas a 40-45 cm da superfície dos canteiros.
Na estufa
As condições climáticas criadas artificialmente em estufa são mais favoráveis ao crescimento e desenvolvimento intensivo das uvas. Devido à alta temperatura, as vinhas começam a amadurecer e a frutificar mais cedo.Ao plantar em estufa, é necessário preparar o solo por analogia com outros métodos. As estacas devem ser enraizadas antecipadamente em recipientes separados à temperatura ambiente.
A distância entre os plantios na estufa deve ser de no mínimo 1,5 m entre cada arbusto. Basta regar as plantas em intervalos de 1 vez por semana.
Em contêineres
O método do recipiente prolonga o período de crescimento das mudas, o que é mais adequado quando cultivadas em regiões frias. A essência do método é plantar mudas que formaram raízes em sacos de polietileno denso sem fundo. As embalagens são colocadas dentro de um palete ou contêiner coberto com filme.
Antes da formação dos primeiros botões, as mudas devem ser mantidas aquecidas. À medida que o solo seca, os brotos são regados generosamente. As uvas devem ser transferidas para campo aberto após o risco de geada ter desaparecido.
Moldávio
A plantação de uvas pelo método moldavo é utilizada quando existem vinhas com mais de 60 cm de comprimento.O processo de cultivo é realizado de acordo com as seguintes instruções:
- Com o início da primavera, é necessário torcer um anel da videira e prender as voltas com uma corda.
- Depois de colocar a videira em um buraco preparado na superfície, deixe 1-2 botões. Para evitar que sequem, deixa-se um punhado de terra acima da ponta da videira.
- No outono, as vinhas crescem e produzem a primeira colheita no ano seguinte.
Ao plantar várias plantações de acordo com o esquema moldavo, é necessário manter o isolamento espacial entre os arbustos. A distância livre é necessária para o desenvolvimento e crescimento dos arbustos.
Espessamento
Em condições de clima quente e seco, é utilizado um método de cultivo mais espesso. Até 7 pés de uva são plantados em um quadrado de terreno. Isso elimina a necessidade de amarrar e criar suporte adicional.A principal vantagem do método de espessamento é a economia de espaço no local e a redução dos custos de mão de obra. A desvantagem é que, na ausência de cuidados adequados, surgirão doenças infecciosas em arbustos espessos que podem reduzir a produtividade.
Características do plantio de uvas nas terras baixas
No caso do cultivo de uvas em áreas rebaixadas, uma série de características devem ser levadas em consideração. Como a precipitação se acumula nas terras baixas, se houver uma grande quantidade de precipitação, não é necessária rega adicional. Para eliminar o excesso de umidade, deve-se cobrir o solo da área onde estão os arbustos com uma camada de serragem, que absorverá parcialmente o líquido.
Não há necessidade de construir proteção contra o vento nas terras baixas, pois os principais fluxos de ar passarão pela localização dos arbustos. Para o inverno, basta usar material de cobertura padrão.
Cuidando das uvas após o plantio
A chave para obter uma grande colheita não é apenas o plantio adequado, mas também o cuidado posterior com as plantas. Os cuidados básicos com uvas jovens envolvem a realização de procedimentos padrão, incluindo fertilização, rega, tratamento protetor e poda.
Fertilizantes
Se, ao transferir as mudas para terreno aberto, a fertilização foi aplicada imediatamente, nos próximos 3-4 anos não serão necessários fertilizantes adicionais para as uvas. Para um amadurecimento intensivo, as plantações maduras precisam receber nutrientes que nem sempre estão presentes no solo.
As frutas requerem os seguintes componentes:
- Azoto. O elemento é responsável pelo crescimento da folhagem e dos brotos e é introduzido no solo na primavera, quando começa o período de cultivo.
- Fósforo. Bem no início das flores da uva fertilizantes fosfatados promover o aparecimento de novas inflorescências e o amadurecimento de cachos com grande número de frutos silvestres.
- Potássio.Com o início do outono, quando é necessário acelerar o amadurecimento das vinhas antes da chegada das primeiras geadas, é necessária a adição de cloreto de potássio, que estimula o crescimento dos frutos.
- Cobre. A fertilização com adição de partículas de cobre aumenta a resistência dos brotos ao frio e à seca.
- Bor. O uso de ácido bórico no solo ajuda a aumentar o teor de açúcar da cultura e acelera o processo de amadurecimento.
Rega
Durante o primeiro ano de desenvolvimento, parte significativa das mudas pode morrer por falta de umidade do solo. As raízes em desenvolvimento requerem um fornecimento constante de fluido para se formarem ativamente.
A primeira rega após o plantio das mudas é realizada 10 a 12 dias depois. Recomenda-se regar abundantemente de manhã cedo ou à noite para que a umidade não evapore rapidamente sob a influência da luz solar e das altas temperaturas se as uvas forem plantadas na estação quente. Sob cada arbusto, despeje 2-3 baldes de água limpa e sedimentada, aquecida à temperatura ambiente.
A próxima rega é necessária após 2 semanas, desde que não chova neste período. Cada rega subsequente é realizada à medida que o solo seca.
Tratamento
Com influências externas negativas, clima inadequado ou umidade excessiva do solo, existe o risco de desenvolver doenças infecciosas ou aparecimento de insetos nocivos. Para manter a produtividade e combater fontes de infecção dos frutos, é necessário tratar os arbustos com medicamentos das categorias fungicida e inseticida. O uso de medicamentos para repelir pragas também é permitido para fins preventivos.
Formação
Para dar um formato decorativo e elegante, as copas dos arbustos devem ser podadas. Você pode formar uma videira na primavera ou no outono.Ao podar a vegetação na véspera do inverno, deve-se cobrir os arbustos após o procedimento para protegê-los da geada. Com o início do primeiro aquecimento, os brotos começarão a crescer rapidamente e a formar ramos jovens. A formação primaveril da copa ajuda a dar acesso ao sol e ao ar aos frutos. Na estação quente, os rebentos cortados têm tempo para se adaptar e trazer uma boa colheita no outono.