Partenocissus ou uva solteira é uma planta selvagem com frutos não comestíveis, nativa da Ásia. É plantada no campo para decorar cercas, gazebos e muros. A densa massa verde das uvas protege a casa do pó, do calor e da humidade. O cipó cresce rapidamente à sombra e ao sol, é resistente ao gelo, mas retira água do solo, o que é perigoso para as plantas vizinhas. Parthenocissus tem reprodução vegetativa intensiva. As estacas são a principal forma de propagação da uva brava.
Sobre propagação por estacas
O rápido crescimento do partenocissus é uma bênção e uma maldição para os residentes de verão.Durante a temporada, as vinhas ficam mais altas que os edifícios, por isso devem ser aparadas. Os brotos passam por baixo do telhado e o destroem, e as raízes penetram muito fundo no solo, por isso é difícil desenterrar uvas virgens. Mas a folhagem texturizada cativa os olhos com seu verde no verão e carmesim no outono.
Uma planta selvagem produz frutos sem polinização. Suas frutas são uma iguaria excessivamente azeda, mas um ingrediente útil na medicina popular. Decocções de frutas, galhos e folhas de partenocissus são usadas para tratar doenças gastrointestinais, distúrbios metabólicos e hematopoiese.
Na natureza, as uvas selvagens se reproduzem por meio de sementes e brotos. Para as necessidades da dacha, cultivar a partir de sementes é um processo longo e trabalhoso. As mudas criam raízes mais rápido e você pode obtê-las gratuitamente - no parque ou com um vizinho no campo. As mudas são uma forma tecnicamente simples de cultivar e propagar uvas virgens no jardim. Mas a experiência mostra que neste assunto é preciso agir em harmonia com a natureza.
Vantagens e desvantagens
A vantagem das mudas é que cortar um broto é mais fácil do que dividir um arbusto. As uvas solteiras têm um sistema radicular poderoso. Um erro comum ao cultivar partenocissus é cortar brotos para estacas em qualquer época do ano, exceto nos meses de inverno.
Características de mudas de uvas selvagens:
Positivo | Negativo |
Um broto produz até dez mudas, o que aumenta as chances de obtenção de uma ou mais novas plantas. | Você pode cortar os brotos apenas em maio-junho, durante o período de crescimento intensivo. |
As plantas cultivadas a partir de estacas já estão adaptadas às condições do local. | Após o plantio das mudas germinadas no verão, a umidade do solo deve ser monitorada cuidadosamente. |
As mudas podem ser plantadas diretamente no solo ou germinadas em vaso ou água. |
Nos primeiros 2-3 anos após o plantio, as uvas solteiras desenvolvem um sistema radicular. No quarto ano, quando as raízes penetram pelo menos um metro de profundidade no solo, as vinhas começam a crescer ativamente.
Estacas
Ramos lignificados de plantas maduras são adequados para mudas de uva. As vinhas secas não são material de propagação adequado. Também para a propagação vegetativa são utilizados brotos de arbustos de três anos cultivados no ano anterior. Os rebentos do ano passado, onde surgiram novos ramos, são excelentes para estacas. Isso geralmente acontece em junho, mês propício para a colheita.
Recomendações gerais para mudas de uvas virgens:
- corte o broto em um ângulo de quarenta e cinco graus com inclinação para dentro;
- o comprimento ideal do rebento é de 25 centímetros e a espessura é de 5 milímetros;
- sinais de rebento adequado para estacas - botões verdes, casca sem fissuras;
- as estacas são cortadas de forma que cada uma tenha pelo menos 3 botões;
- No final que vai afundar no chão, retire as folhas.
As estacas de ramos mais grossos germinam menos bem. O material para propagação vegetativa de uvas silvestres virgens pode ser colhido em setembro, quando o fluxo de seiva na planta ainda não foi concluído. Mas então as mudas podem não ter tempo de criar raízes antes do frio.
No verão
Em junho aparecem novos rebentos nas vinhas do ano anterior. Indicadas para estacas são aquelas cuja base é mais densa e começa a ficar lenhosa. As estacas em forma de martelo são obtidas a partir dos rebentos do ano passado e dos rebentos jovens combinados. Eles crescem em mudas mais densas.
As estacas de uvas silvestres virgens são realizadas antes da floração. O aparecimento dos ovários dos frutos também é um período desfavorável para o corte dos brotos. Antes da poda, o solo sob o partenocissus precisa ser umedecido.Você pode voltar a coletar material para mudas no outono, depois que os frutos caírem.
na primavera
Recomenda-se plantar imediatamente mudas frescas de uvas silvestres. Portanto, maio é o mês mais favorável para a propagação vegetativa da planta.
Dicas para mudas de primavera:
- selecione brotos flexíveis lignificados do ano passado;
- As partes com inclinações semelhantes a raízes nos botões enraízam-se melhor;
- ao dividir um broto, concentre-se no número de botões - 2-4 peças em uma estaca.
O clima seco e quente é adequado para mudas. Não é recomendável cortar os brotos nos meses de março e abril, quando o calor ainda não chegou e o fluxo de seiva ainda não começou na planta.
Que as estacas já tenham vitalidade suficiente para o crescimento e desenvolvimento das raízes, para que os jovens partenocissus criem raízes sem estimulação adicional. Essa é a vantagem das mudas na primavera e no verão. As mudas de outono precisam criar raízes mais rápido, então você terá que mantê-las na solução Kornevin. Mas em caso de chuvas prolongadas será difícil controlar a umidade do solo.
Não há necessidade de borrifar ou consertar o broto. É importante apenas certificar-se de que não há outras plantas próximas das quais a umidade e a nutrição possam ser retiradas. Várias plantas também podem ser cultivadas a partir de um rebento horizontal.
Os botões criarão raízes e então os brotos aparecerão. É necessário direcioná-los para cima com a ajuda de um suporte, caso contrário eles rastejarão pelo solo. Depois de um ano, os jovens partenocissus podem ser plantados.
Enraizando estacas
Partenocissus cresce não apenas verticalmente, mas também horizontalmente. A planta se reproduzirá de forma independente por meio de brotos de raízes em um local permanente.Suas raízes crescem mais de dez metros de comprimento e buscam umidade. Existe o perigo de que possam prejudicar os alicerces da casa. Gavinhas de raiz aparecem em brotos verticais e crescem na parede mesmo através do gesso.
As mudas fazem sentido se a parede verde precisar ser cultivada em um local diferente. Uvas silvestres, cortadas na hora certa, produzem raízes rapidamente. As estacas não precisam ser mantidas em estimulador de crescimento. Partenocissus tem uma força tão crescente que move a ardósia com suas raízes e dispara e dobra o elo da corrente.
O principal método de enraizamento das colheitas de primavera e verão é em terreno aberto. Se não for possível plantar as mudas imediatamente ou se elas foram cortadas no outono, é melhor enraizá-las em um vaso ou em água. Os preparativos de outono podem esperar até a primavera se forem colocados em uma caixa com areia úmida. Durante o inverno, é necessário garantir que as mudas não sequem ou fiquem mofadas.
No chão
O método é adequado para criar sebes e coberturas verticais. As estacas cortadas são simplesmente plantadas no solo no local escolhido, mas a uma distância de 1,5-2 metros da parede ou moldura. Plantá-los primeiro em canteiros e depois movê-los exige muito trabalho.
As raízes jovens serão difíceis de desenterrar e desembaraçar sem danificá-las. A essa altura, as mudas já estarão brotando. As uvas selvagens não gostam muito de transplantar, depois adaptam-se novamente e retardam o seu crescimento. Portanto, é melhor plantar as mudas imediatamente em local permanente.
Recomendações para enraizar partenocissus no solo:
- cavar uma borda ou folhas de metal ao longo da linha de plantio para evitar que a planta cresça além da área designada;
- após o plantio, as estacas de partenocissus devem ser regadas moderadamente;
- não deve haver ervas daninhas no solo com mudas;
- Recomenda-se afrouxar o solo no local do plantio das uvas silvestres para que o oxigênio chegue às raízes.
A princípio, as plantas parecerão sem vida. Mas gradualmente, à medida que as raízes se desenvolvem, o partenocissus ficará mais forte e produzirá folhas.
Em uma panela
Se o tempo estiver desfavorável para o plantio no solo ou se perder o momento certo por algum motivo, as mudas de uva virgem são plantadas em vasos. Desta forma você pode cultivar uvas na varanda do seu apartamento.
Como enraizar partenocissus em uma panela:
- coloque drenagem no fundo;
- despeje uma mistura de solo de uma parte de turfa de baixa acidez e quatro partes de areia;
- Aprofundar as estacas de primavera até o primeiro botão e as de verão até o rebento deste ano;
- Coloque uma estaca próxima ao corte para suporte.
Ao final do plantio, o partenocissus precisa ser regado. Vasos, recipientes e garrafas cortadas de barro e plástico são adequados para o enraizamento.
Mudas de uva virgem devem ser colocadas em local fresco e moderadamente iluminado. O principal requisito de manutenção é regar regularmente. Várias mudas compartilhando um recipiente não devem ficar entrelaçadas.
Os brotos de uvas virgens que não estão previstos para serem plantados no solo precisam ser podados no segundo ano de vida. As mudas destinadas ao jardim estarão prontas para ocupar lugar permanente no próximo ano.
Na água
A água da torneira e a água de nascente são adequadas para o enraizamento do partenocissus. Várias mudas podem ser germinadas sucessivamente no mesmo líquido. Na água utilizada permanecem substâncias orgânicas, o que estimula ainda mais a formação de raízes.
Como enraizar uvas selvagens usando água:
- encha o recipiente de vidro com líquido a uma temperatura ligeiramente superior à temperatura ambiente;
- Mergulhe o corte em água imediatamente após o corte. Se estiver guardado, apare um pouco a ponta;
- a água deve atingir um terço do comprimento do corte;
- dois dias depois, prepara-se outro recipiente: coloca-se um pedaço de carvão no fundo, coloca-se algodão em cima e despeja-se água em temperatura ambiente dois centímetros acima da camada de algodão;
- mantenha os brotos em um recipiente novo por trinta dias.
O carvão purifica a água, mas ainda precisa ser trocado toda semana. Se os galhos e as folhas se desenvolverem mais rápido que as raízes, as mudas podem ser mortas - aumente a temperatura na parte da raiz e reduza-a no topo.
Para o kilching, os partenocissus são embebidos em água por dois dias e depois plantados em serragem cozida no vapor ou lascas de coco e cobertos com serragem úmida ou musgo até o segundo botão. O recipiente com as mudas é aquecido por duas semanas. Durante esse período, o crescimento da copa vai desacelerar e o desenvolvimento das raízes vai acelerar, mas a planta precisará ser plantada no solo ou em vaso.
A germinação na água tem mais uma desvantagem - após o plantio no solo, as primeiras raízes começarão a morrer e serão substituídas por novas. A muda enraizará novamente da mesma forma que quando plantada no solo imediatamente após o corte.
Pousar
As uvas silvestres solteiras crescem em solo nutritivo. Argila com baixa acidez é a que melhor se adapta. A área deve ser protegida do vento, moderadamente iluminada, sem luz solar direta. As mudas se adaptam mais rapidamente em local sombreado com solo solto e úmido.
Como plantar partenocissus:
- a profundidade do furo é selecionada individualmente para cada estaca para que haja uma gema no subsolo e, se houver mais de três, então duas;
- a drenagem é colocada no fundo do buraco em solo excessivamente úmido;
- adicione areia em solo muito argiloso ou turfa em solo arenoso, adicione fertilizante se necessário;
- a haste é instalada ligeiramente inclinada;
- preencha o buraco e regue.
A época de plantio de mudas em vasos é de abril a agosto, com exceção de dias particularmente quentes. Para o inverno, recomenda-se cobrir os partenocíssus jovens: cobri-los com ramos de abeto, polvilhar as folhas no solo.
Quando a planta cresce
Os arbustos de uvas selvagens são considerados maduros no terceiro ou quarto ano após o plantio. Começam a florescer em julho e a dar frutos.
Partenocissus jovem requer cuidados simples:
- regar conforme necessário, com mais frequência em dias secos;
- liga, suporte de malha, especialmente para brotos que sobem pelas paredes;
- alimentação na primavera e no outono;
- poda sanitária.
No segundo inverno, as mudas de uvas silvestres não precisam mais de abrigo. A planta é resistente a doenças, mas pode ficar mofada se a densidade das folhas for alta. A poda não só reduzirá o risco de propagação de mofo, mas também ajudará a orientar a direção de crescimento das vinhas. Se você monitorar o desenvolvimento dos brotos e evitar a germinação sob o telhado e no solo, o partenocissus não causará problemas desnecessários.