A uva tem propriedades benéficas para o corpo humano e um sabor agradável. Quero mantê-los frescos o maior tempo possível para que durante a estação fria eu possa repor meu suprimento de vitaminas. Nem qualquer variedade é adequada para tais fins, e o processo em si possui muitos recursos e truques. Como armazenar adequadamente as uvas para que não percam as características de produto e sabor por um longo período de tempo?
Variedades de uva para armazenamento a longo prazo
A densidade dos frutos da uva, o grau de amadurecimento e o nível de açúcares neles contidos influenciam muito a duração do armazenamento bem-sucedido. Para plantar para o inverno, os viticultores experientes aconselham a utilização de variedades de maturação média ou tardia, cujos frutos são de cor escura e cobertos por uma fina camada de ameixa.
É esta substância que protege as uvas da evaporação excessiva de umidade, danos causados por pragas e danos mecânicos. Para armazenamento de longo prazo, são selecionados pincéis soltos e moderadamente maduros. Os bulbos devem estar firmemente presos aos caules e livres de danos e sinais de doenças. Quanto maior o teor de açúcar da uva, mais tempo ela conseguirá manter suas características.
Para armazenamento no inverno, os profissionais recomendam as seguintes variedades:
- Moldávia;
- Em memória de Negrul;
- Cinsault;
- Preto da Moldávia;
- Mascate de Alexandria;
- Alden.
Os cachos de uvas dessas variedades não são propensos a doenças fúngicas, mantêm suas maravilhosas características de cheiro e sabor por até seis meses e também não mudam sua cor original por muito tempo. Além disso, essas variedades são adequadas para transporte em longas distâncias.
Dicas para cultivar e colher uvas
Longos períodos de armazenamento bem-sucedido das uvas não são garantidos apenas por uma escolha bem-sucedida da variedade. Para obter o máximo de resultados, é necessário seguir rigorosamente as condições da tecnologia agrícola e seguir as regras recomendadas para a colheita dos frutos. A umidade constante e forte no final do período vegetativo não tem o melhor efeito na preservação dos frutos, portanto, 1,5 meses antes da colheita planejada da safra madura, a rega das plantas é interrompida completamente.Isso permitirá aumentar a quantidade de açúcares e reduzir a quantidade de excesso de líquido.
Para aumentar a vida útil da colheita, cerca de 25% de todos os cachos são removidos deliberadamente com antecedência. Se este procedimento não for realizado, as uvas começarão a esfarelar, tornar-se-ão letárgicas e inadequadas para armazenamento a longo prazo. A aplicação correta e oportuna de fertilizantes também afeta a segurança dos pincéis coletados.
É preferível fertilizar as vinhas com fertilizantes de fósforo e potássio, pois a introdução de componentes orgânicos ou minerais com alto teor de nitrogênio não trará o benefício esperado.
É necessário implementar atempadamente medidas preventivas da uva contra doenças fúngicas, uma vez que os cachos afectados não devem em caso algum ser enviados para armazenamento a longo prazo. Os cachos de uvas maduras devem ser colhidos num dia seco e ensolarado. Após o corte do arbusto, as borlas ficam rapidamente escondidas na sombra. Os trabalhos não devem ser realizados de manhã cedo ou à noite, pois neste horário cai forte orvalho.
Se pretende guardar as uvas penduradas, os cachos devem ser aparados com um pequeno pedaço de videira até 9 cm de comprimento, apenas as borlas com o pedúnculo são colocadas nas caixas. Ao cortar cachos com frutas, não se deve danificar a camada de cera dos mesmos, por isso é aconselhável usar luvas na execução do trabalho e tentar tocar o menos possível nos frutos com as mãos.
Armazenando uvas para o inverno em casa
Em casa, conservar os cachos de uva até o frio não é tão fácil. É necessário não apenas cultivar e coletar corretamente preparações de alta qualidade, mas também realizar uma série de medidas preparatórias. Em primeiro lugar, é feita uma inspeção minuciosa dos cachos e os bagos que apresentam sinais de deterioração ou simplesmente secos são removidos com uma pinça.Para não encurtar a vida útil das uvas, elas nunca devem ser lavadas antes de serem armazenadas.
O armazenamento para o inverno é preparado com antecedência, pois os frutos são caprichosos e requerem condições especiais. Se a casa tiver um bom porão, a umidade no seu interior não deve ultrapassar os parâmetros recomendados. Caso contrário, as uvas não poderão ser enviadas para lá. No armazenamento é garantida uma boa ventilação, por vezes é necessário organizar a ventilação para evitar o aumento da humidade e o aparecimento de fungos.
Se no inverno a temperatura cair para níveis negativos, será necessário organizar um isolamento adicional, pois para conservar os frutos da uva o regime deve ser mantido de +1 a +8 0C. Esta temperatura garante a máxima preservação da fruta.
Quando esse indicador aumenta, os frutos perdem rapidamente as reservas de umidade e começam a secar. Recomenda-se que a umidade seja mantida em 80%. Se este indicador ultrapassar o valor recomendado, seria uma boa ideia colocar no canto um balde cheio de serragem, carvão ou cal viva.
Para evitar a formação de mofo, as paredes do armazém de uvas são caiadas com uma solução de cal viva. Para evitar o aparecimento de pragas, as instalações são fumigadas com enxofre. Todos os trabalhos devem ser realizados um mês antes da colheita prevista, caso contrário as uvas podem ser envenenadas por produtos químicos. Não é recomendado colocar a colheita perto de produtos com odor forte e acentuado ou vegetais que liberem excesso de umidade.
Se a colheita for pequena, pode ser armazenada até o inverno em potes com água limpa.
Para esta técnica, as borlas são cortadas junto com um galho da videira, cuja extremidade maior é mergulhada em uma garrafa de água, fixada em um determinado ângulo para que o cacho fique pendurado livremente. Para evitar o início de processos de putrefação na água, um comprimido de ácido acetilsalicílico ou carvão ativado é jogado nela. Para que a videira absorva melhor os microelementos e nutrientes da água, periodicamente é feito um novo corte. Se as recomendações acima forem seguidas, as uvas podem ser armazenadas por pelo menos alguns meses.
A colheita colhida pode ser armazenada em uma sala grande e espaçosa sobre um arame. Para fazer isso, torça os rabos de cavalo com barbante e amarre as borlas aos pares. Depois disso, as uvas são penduradas em um arame bem esticado, barbante grosso ou poste. Para evitar que os cachos se toquem quando suspensos, a altura da sua fixação não deve ser a mesma.
A aparência estética e o sabor original são preservados por cerca de 3 meses, mas a duração exata desse período depende dos indicadores de temperatura e da umidade estabelecida no armazenamento. Recomenda-se colocar celofane ou estopa sob as uvas para não pisar nos frutos que caem. Se isso não for feito, existe um alto risco de aparecimento da mosca do vinagre, que espalha bactérias para uma cultura saudável.
Para armazenar as uvas também são utilizadas caixas, cujo fundo é previamente coberto com serragem.
A espessura da camada deve ser de no mínimo 2 cm e as borlas dobradas não devem tocar nas vizinhas. O recipiente é cheio até o topo, alternando camadas de uva e serragem. A serragem é colocada por cima e uma tampa é colocada. Não cubra bem a caixa para que os processos de troca de ar não sejam perturbados.Não é recomendado o uso de serragem de coníferas neste caso, pois afetam negativamente as características gustativas das uvas. Se possível, substitua a serradura por pó de cortiça.
Podem-se construir estantes de madeira para guardar os cachos de uva, cuja profundidade será de cerca de 75 cm, para que seja conveniente inspecionar e retirar os pincéis. A distância entre as prateleiras é de 30 cm e o fundo é forrado com cinza de palha, que servirá como anti-séptico adicional e ajudará a proteger a cultura de doenças e pragas comuns. As uvas são dobradas em uma camada, com as cristas voltadas para você. Este procedimento torna a inspeção posterior das mãos mais conveniente.
Pode ser guardado na geladeira?
O armazenamento das uvas no interior (adegas, anexos envidraçados, varandas) nem sempre dá um resultado positivo, principalmente se os bagos necessitarem de ser armazenados por muito tempo. Isto se explica pelo fato de que nas condições atuais é muito difícil manter a temperatura e a umidade constantes, bem como combater pragas e patógenos.
No caso em que a colheita é pequena, existe uma oportunidade real de guardá-la no frigorífico, onde é bastante fácil proporcionar as melhores condições de armazenamento. As unidades de refrigeração industrial permitem regular não só a temperatura, mas também o ambiente gasoso. Em casa basta organizar o regime de temperatura em 0…+2 0C, e manter a umidade em pelo menos 90%. Se esses parâmetros forem observados, as frutas frescas podem ser armazenadas por até seis meses.
Antes de colocá-las na geladeira, as uvas nunca devem ser lavadas ou embrulhadas em papel celofane.As escovas são dobradas com pentes, evitando que se toquem. As frutas também podem ser colocadas no freezer. Acredita-se que as castas escuras conservam melhor a sua qualidade do que as claras quando frescas, qualquer casta que desejar é adequada para congelar.
A exposição repetida de frutas a baixas temperaturas não deve ser permitida.
Antes de colocá-los no congelador, lave os pincéis, deixe-os secar, separe cuidadosamente os bagos e coloque-os num tabuleiro. Tudo isso é levado à geladeira por algumas horas e depois ao freezer por meia hora. As uvas são retiradas, acondicionadas em sacos ou contentores e imediatamente devolvidas ao congelador.
A temperatura lá permanece em -24 0C. Se for necessário descongelar os frutos silvestres, eles são colocados em água aquecida à temperatura ambiente por uma hora e consumidos imediatamente. Além disso, para descongelar, coloque o produto durante a noite na prateleira de baixo da geladeira, com isso todo o processo será mais lento e o sabor ficará melhor.
Dicas gerais para armazenar uvas
O armazenamento prolongado das uvas leva à evaporação da umidade e ao ressecamento dos bagos, tornando-os menos doces e saborosos. Você pode sair dessa situação por 10 segundos. mergulhe as frutas na calda de açúcar (20%), depois transfira-as imediatamente para água gelada e espere até que esfriem completamente.
Se a temperatura ambiente tende a subir, para conservar as uvas por mais tempo será necessário inspecioná-las com frequência e retirar os frutos danificados. Recomenda-se aumentar e diminuir a temperatura no armazenamento através de respiradouros. Quando este indicador se aproxima da marca negativa, é necessário organizar o aquecimento.
Ao armazenar as uvas colhidas nas prateleiras, estas são inspecionadas levantando-as cuidadosamente pela cauda. As escovas suspensas em cordas ou em um recipiente com água não devem ser tocadas com as mãos. Na inspeção dos cachos armazenados em caixas, o correto é colocá-los em recipiente limpo. Se o proprietário tiver a certeza de que no armazém são observadas as condições de armazenamento recomendadas, então é melhor limitar-se a uma inspecção superficial e não perturbar as delicadas uvas.
Se for detectado mofo na sala, eles imediatamente organizam uma ventilação completa e fumigam o porão com enxofre. Devemos lembrar que as uvas não podem ser armazenadas à luz, pois podem perder o sabor e o aroma únicos.