O armazenamento de pêssegos maduros é caracterizado por uma série de características, mas não há nada de complicado neles. Existem muitas maneiras, mas na maioria dos casos o melhor é conservar as frutas em temperatura baixa, por exemplo, na geladeira.
- Regras e termos de colheita
- Seleção de pêssego saboroso e de alta qualidade
- Condições gerais de armazenamento para pêssegos maduros
- A que temperatura
- Umidade ideal para frutas
- Duração do armazenamento
- Como processar para preservação a longo prazo
- Como armazenar frutas verdes
- Como fazer os pêssegos amadurecerem
- Usamos um saco de papel
- Usando tecido de linho
- Como se preparar para o inverno
- Guarde na geladeira
- Armazenando nectarinas no freezer
- Pêssegos inteiros com caroço
- Fatias sem pele
- Com pergaminho
- Secagem
Regras e termos de colheita
Os pessegueiros começam a dar frutos na segunda metade do verão. Os primeiros frutos maduros da árvore já podem ser vistos no final de junho. Mas o pico de maturação da safra ocorre em julho e agosto. Para saber quando colher pêssegos da árvore, você precisa pressionar levemente qualquer fruta. Se, ao ser pressionado, ficar macio e ligeiramente elástico, significa que chegou a hora da colheita. Desta forma, é aconselhável verificar todas as frutas para não colher as verdes.
A colheita é feita em diversas etapas. Somente devem ser colhidos os frutos que atingiram a maturidade técnica. Os pêssegos verdes são duros e sem gosto. Os frutos são retirados imediatamente da árvore assim que amadurecem. Se alguns pêssegos caíram, você não deve retirá-los do chão. Essas frutas estão maduras demais e não são adequadas para alimentação.
Seleção de pêssego saboroso e de alta qualidade
No meio do verão, começa a temporada do pêssego. Você pode ver frutas nas prateleiras das lojas em qualquer época do ano, mas é impossível encontrar frutas verdadeiramente saborosas e saudáveis na estação fria. Mas mesmo na época do pêssego, é importante poder escolher frutas de qualidade certa. Os pêssegos maduros são aromáticos e recuam ligeiramente quando prensados. Se você procura frutas no mercado, preste atenção nas abelhas e vespas. Os insetos sentem bons frutos e migram para eles.
Os pêssegos devem ser adquiridos sem causar danos à pele. A pele deve ser lisa e aveludada, e sua tonalidade deve ser natural. Uma cor muito brilhante indica que a fruta foi tratada com produtos químicos. Se após a compra for descoberto que a semente dentro da fruta está murcha e rachada, isso indica que a fruta foi tratada com produtos químicos que lhe permitem manter sua bela aparência durante o transporte.
Condições gerais de armazenamento para pêssegos maduros
Não basta apenas colher os pêssegos, é importante armazená-los adequadamente para que permaneçam frescos por muito tempo. A maneira mais fácil de conservar frutas em casa é na geladeira, mas existem várias outras opções de armazenamento da colheita recém-colhida da árvore.
A que temperatura
Na hora de escolher o armazenamento quente ou frio para qualquer fruta, deve-se dar preferência a esta última. Se deixar a colheita em local aquecido, logo os pêssegos começarão a apodrecer e a fermentar. Nessas condições, a colheita é armazenada por cerca de 2 a 3 dias. A temperatura ideal é 0 graus.
A esta temperatura é possível manter a colheita fresca por até 7 a 10 dias, dependendo do estágio de maturação em que os pêssegos foram colhidos da árvore.
Umidade ideal para frutas
Os pêssegos podem ser mantidos frescos por muito tempo com umidade muito elevada, cerca de 90%. Para aumentar a umidade da geladeira, você pode colocar um recipiente com água ao lado dos pêssegos. Níveis baixos de umidade fazem com que as frutas sequem. Se os frutos tiverem todas as condições necessárias, podem ser armazenados por até 2 a 4 semanas, dependendo do período de maturação. As variedades tardias duram mais que as primeiras.
Duração do armazenamento
Os pêssegos são uma daquelas frutas que não ficam muito tempo armazenadas após a colheita, por isso vale a pena decidir com antecedência a rapidez com que pretende comê-los. As variedades de maturação tardia são armazenadas por até 4 semanas (se forem colhidas ligeiramente verdes). Na fase de maturidade técnica, o prazo de validade é de cerca de 2 semanas. Na geladeira, o prazo de validade é de cerca de 10 dias para variedades precoces, se a fruta estiver madura.
Fora da geladeira, as frutas permanecem intactas por cerca de 3 dias. O principal é saber onde é melhor guardar a colheita.
Como processar para preservação a longo prazo
Não é nenhum segredo que as frutas compradas em lojas são tratadas com produtos químicos para aumentar a vida útil. Mas é possível realizar tais procedimentos em casa sem comprometer a qualidade?
Na produção industrial, as frutas são processadas:
- brometo de metilo;
- etileno;
- bifenilo;
- óxido de enxofre;
- ácido sórbico;
- cera.
Em casa, tratar frutas com produtos químicos é problemático e indesejável. É melhor encontrar métodos de armazenamento seguros.
Como armazenar frutas verdes
Os pêssegos verdes duram muito mais do que os maduros, mas seu sabor não será tão forte mesmo depois de totalmente maduros. Frutas verdes têm níveis mais baixos de açúcar. Se os pêssegos maduros forem armazenados na geladeira ou no porão, onde a temperatura é baixa e com alta umidade, os pêssegos verdes serão armazenados da maneira oposta.
Recomenda-se colocar os pêssegos em algum lugar da cozinha para que atinjam gradativamente a maturidade técnica. Se você deixá-las na geladeira, as frutas irão desaparecer ou permanecerão tão duras quanto antes. Os frutos verdes podem ser guardados na varanda e na cave. Se houver muitos deles, caixas de madeira comuns são adequadas para isso. Os pêssegos são colocados neles em uma camada.
Como fazer os pêssegos amadurecerem
Após a colheita, é necessário acelerar o amadurecimento dos frutos em casa. Existem várias maneiras de fazer isso sem prejudicar o sabor da fruta. Para que as frutas comecem a amadurecer mais rápido, elas não são colocadas na geladeira, mas deixadas em casa em temperatura ambiente. Outra forma eficaz de acelerar o amadurecimento da colheita é colocar as frutas no mesmo saco das bananas.As bananas secretam enzimas especiais que ajudam a acelerar o amadurecimento não apenas dos pêssegos, mas também de muitas outras frutas.
Além disso, a colheita, se ainda não amadureceu, é deixada vários dias ao sol, por exemplo, numa janela. Três dias são suficientes para que os pêssegos atinjam a maturidade técnica.
Usamos um saco de papel
Outro método para acelerar o amadurecimento dos pêssegos verdes é colocá-los em um saco de papel. Ao contrário dos sacos plásticos, as frutas em sacos de papel não apodrecem nem apodrecem. E se você colocar um cacho de bananas em um saco, o processo de amadurecimento será ainda mais rápido. O recipiente com frutas é armazenado em temperatura ambiente à sombra. Não é aconselhável colocá-lo ao sol para que os frutos não comecem a apodrecer.
Também vale a pena conferir o saco regularmente, e se começarem a aparecer sinais de apodrecimento nos frutos, eles são imediatamente jogados fora antes que o apodrecimento se espalhe por todo o conteúdo.
Usando tecido de linho
Para acelerar o amadurecimento das frutas verdes, use um saco feito de tecido de linho natural. 4 a 7 frutas são colocadas em um saco para que não fiquem umas sobre as outras e guardadas em um local fresco.
Como se preparar para o inverno
Existem duas maneiras de conservar a colheita para o inverno - congelar os pêssegos no congelador ou secá-los ao sol ou no forno. Um secador elétrico também é usado para secar. Mas, ao mesmo tempo, as frutas congeladas duram mais que as secas. Você também pode moer pêssegos com açúcar para o inverno. Para isso, a polpa é triturada no liquidificador, misturada ao açúcar e colocada em potes. Depois colocaram no freezer. Esta compota é indicada para fazer chás, para decorar gelados e como recheio de tartes.
Guarde na geladeira
Apenas frutas maduras devem ser armazenadas na geladeira.O principal é garantir temperatura e umidade favoráveis. Desta forma, você pode aumentar significativamente a vida útil das frutas. Os pêssegos são armazenados separadamente de todas as frutas, especialmente das bananas. Estar perto das bananas acelera o processo de amadurecimento. E se isso não estiver nos planos, é melhor guardar as bananas. Para aumentar a umidade, coloque uma tigela com água ao lado da fruta e troque diariamente.
Armazenando nectarinas no freezer
Muitas pessoas acreditam erroneamente que as nectarinas são um híbrido de pêssego e ameixa. Mas, na verdade, são os mesmos pêssegos, só que com casca lisa. Além disso, nectarinas e pêssegos podem crescer na mesma árvore. A diferença é que as nectarinas são mais suculentas e contêm menos açúcar. É por isso que eles são armazenados exatamente da mesma forma.
Você pode aumentar a vida útil das frutas armazenando-as no freezer. Para isso, basta enxaguar as nectarinas e secá-las. Coloque em um saco plástico e leve ao freezer.
Pêssegos inteiros com caroço
Antes de colocar as frutas no freezer, elas devem ser bem lavadas e secas para que não haja água na casca. Coloque as frutas em um saco ou recipiente plástico e leve ao freezer. A desvantagem deste método de armazenamento é o seu uso limitado. Frutas congeladas são adequadas apenas para tratamento térmico. Quando frescos não são muito saborosos.
Fatias sem pele
Para simplificar o trabalho antes de usar as frutas para cozinhar, você pode descascá-las com antecedência e cortá-las em rodelas. Para facilitar a remoção da casca, a fruta é imersa em água fervente por alguns minutos. Em seguida, a parte superior é cortada transversalmente e a pele é removida. Depois disso, dobre e coloque o saco plástico no freezer.
Com pergaminho
Você pode preparar pêssegos para o inverno secando-os ao sol em papel manteiga.Para isso, as frutas são cortadas em rodelas e dispostas sobre papel manteiga em uma camada. É melhor dispor de forma que as fatias não se toquem. Coloque o pergaminho ao sol e deixe por vários dias. Assim que as fatias começarem a secar, vire-as. Isso continua até que os pêssegos estejam completamente secos.
Secagem
Os frutos colhidos podem ser secos para o inverno. Para isso, as frutas são lavadas e cortadas em 4 partes. Pré-aqueça o forno a 40 graus. Coloque as fatias em uma assadeira e leve ao forno por 2 horas. As fatias precisam ser verificadas e viradas regularmente. As peças secas diminuem de tamanho e tornam-se duras. Os pêssegos secos são armazenados em uma jarra de vidro.