Muita gente adora pêssegos, pois essas frutas têm sabor incrivelmente agradável e aroma delicado. Este é um verdadeiro depósito de vitaminas e nutrientes. Para poder sentir o excelente sabor dessas frutas na estação fria, você pode estocá-las para uso futuro. Uma das formas mais convenientes é congelar. Como congelar pêssegos adequadamente para o inverno? Você pode fazer isso de diferentes maneiras, é fácil e rápido. Frutas devidamente congeladas e conservadas serão um maravilhoso deleite de inverno.
Este preparado poderá ser utilizado futuramente no preparo de sobremesas, bem como como recheio de assados. Fatias perfumadas serão um excelente complemento para vários mingaus na dieta de adultos e crianças. Eles são deliciosos por si só.
Características de congelar pêssegos para o inverno
O pêssego é uma fruta muito delicada e pode danificar-se facilmente. Portanto, ao se preparar para o congelamento, devem ser manuseados com cuidado.
Para evitar a oxidação da polpa e o seu escurecimento, os pêssegos são mergulhados numa solução ácida durante vários minutos. Fatias preparadas de frutas maduras podem ser colocadas em uma solução fraca de ácido cítrico (adicione menos de uma colher de chá por litro de água). Neste caso, não escurecerão durante o armazenamento.
Também é bastante simples de preparar: com suco de limão e água a uma temperatura de cerca de 15 graus. Para um litro de água, basta adicionar 4 colheres de sopa de suco.
Ressalta-se que essas frutas absorvem facilmente odores estranhos, por isso os sacos devem ser lacrados e, durante o armazenamento, as frutas não devem ser colocadas ao lado de alimentos com odor forte (peixe, carne, frutos do mar).
Também vale a pena pensar com antecedência onde a fruta será utilizada a seguir. Dependendo disso, a porção da embalagem pode ser maior ou menor.
Seleção e preparo de frutas
Os pêssegos que serão congelados devem ser cuidadosamente selecionados. Os frutos devem estar moderadamente maduros, sem danos ou sinais de podridão. É necessário lavar as frutas, mesmo que pretenda colhê-las sem casca.
É preferível congelar frutas pequenas inteiras. É melhor cortar frutas grandes em pedaços - isso economizará espaço no freezer.As frutas maduras não precisam ser congeladas inteiras ou em rodelas, mas darão um excelente purê de frutas que também pode ser armazenado com sucesso no freezer.
Os pêssegos devem primeiro ser cuidadosamente lavados e secar naturalmente ou com uma toalha.
Receitas para congelar pêssegos em casa
Congelar é uma ótima maneira de armazenar vegetais e frutas. Além disso, é rápido e conveniente. No entanto, você pode congelar frutas de várias maneiras. A seguir falaremos sobre as receitas mais populares.
Pêssegos inteiros com caroço
Este é o método de congelamento mais rápido, uma vez que nenhum processamento adicional da fruta é necessário além da lavagem e secagem.
Para congelar o pêssego inteiro junto com o caroço, embrulhe cada pêssego preparado em papel, coloque em um saco para que as frutas não se esmaguem e coloque no freezer.
Toalhas de papel secas são ótimas para embrulhar frutas.
Deve haver espaço suficiente no freezer para tal preparação.
Fatias sem pele
Ao congelar pêssegos descascados na geladeira, é necessário lavá-los e descascá-los. Para isso, escalde as frutas por 20-30 segundos em água fervente, depois retire a casca da fruta e corte-as em rodelas. Em seguida, os pêssegos preparados são secos, cuidadosamente colocados em sacos plásticos e encaminhados ao freezer para congelamento.
Com pergaminho
Para congelar adequadamente os pêssegos com papel manteiga, primeiro você deve lavar, descascar e, se desejar, retirar a casca. Para isso, faça cortes no formato da letra “X” nos pêssegos e coloque-os em água fervente por trinta segundos. Depois disso, retire as frutas e coloque-as em água gelada.
Depois é preciso cortar a fruta em pedaços manejáveis, retirar o caroço e cortá-los em rodelas. A seguir, arrume as fatias sobre o pergaminho de forma que não se toquem, cubra com outra folha de pergaminho por cima e leve ao freezer.
Este método de congelamento também requer espaço significativo no freezer.
Pêssegos a granel
Você pode congelar pêssegos soltos com a casca ou removê-los, se desejar. Isso não afetará o sabor do produto. Se quiser retirar a casca, as frutas lavadas devem primeiro ser colocadas em água fervente por 15-20 segundos e depois em água fria, após o que a casca será fácil de remover.
Em seguida, você precisa dividir a fruta em metades ou fatias menores. Para evitar o escurecimento durante o congelamento, a peça é colocada brevemente em água com adição de uma pequena quantidade de suco de limão ou ácido cítrico.
Em seguida, as frutas são retiradas da água, secas e colocadas em qualquer prato raso coberto com filme ou papel manteiga. Os pêssegos não devem se tocar. Dessa forma, as frutas são enviadas ao freezer por 3 a 4 horas para pré-congelamento.
Em seguida, são colocados em sacos ou outros recipientes e encaminhados para armazenamento de longo prazo no freezer.
Com açucar
Normalmente, esta preparação é mais frequentemente usada para assar confeitos doces, por isso é melhor pré-cortar os pêssegos em fatias convenientes. Para este método de congelamento, os pêssegos preparados são colocados em um saco ou recipiente, cobrindo as frutas com açúcar. Os recipientes destinados ao armazenamento são enchidos até a altura necessária, bem fechados e colocados no freezer.
Desta forma, as frutas podem ser congeladas imediatamente, sem pré-processamento no congelador.
Em calda
Para congelar em calda, pode-se usar pêssegos ligeiramente maduros e que já soltaram suco. Você precisará dos seguintes ingredientes:
- fruta;
- açúcar;
- água.
Você deve primeiro preparar a calda doce. Para isso, tome 350-400 gramas de açúcar para cada 600 ml de água. Leve a água para ferver, mexa bem o açúcar até dissolver completamente.
Xarope levemente resfriado é derramado sobre as frutas colocadas no recipiente. Nesse caso, o uso de sacolas plásticas será inadequado.
A peça pode repousar por 1 a 2 horas para embeber a fruta e depois é congelada no freezer.
É importante não encher o recipiente até a borda com calda para evitar derramamento.
Purê de pêssego
Para preparar um purê de frutas saudável e saboroso, primeiro os pêssegos devem ser descascados. Em seguida, o caroço é retirado, cortado em pedaços e triturado no liquidificador.
O açúcar pode ser adicionado a gosto ou omitido, se desejar. Neste caso, será totalmente natural. O purê preparado é distribuído em recipientes. Eles são bem fechados e enviados ao freezer.
O purê pode ser pré-embalado em bandejas de gelo e congelado. Em seguida, os cubos de purê acabados são colocados em um saco lacrado e congelados. Esses cubos são um ótimo complemento para a comida do bebê durante a estação fria.
Armazenamento adicional
Não basta congelar este delicado produto, é importante seguir as regras de armazenamento.
Se as regras de congelamento forem seguidas, os pêssegos não escurecerão durante o armazenamento e continuarão com aparência e sabor agradáveis.
Se a temperatura na câmara for de 9 a 12 graus, as frutas congeladas podem ser armazenadas por 6 meses.Em temperaturas abaixo de 12 graus, as frutas congeladas podem ser armazenadas por pelo menos 9 meses. Deve haver espaço suficiente no freezer para os ingredientes.
Como descongelar pêssegos
Para uso posterior, as frutas congeladas devem ser descongeladas.
Quando devidamente descongeladas, as frutas mantêm o sabor e a forma. Os pêssegos devem ser descongelados gradativamente, em temperatura ambiente ou na prateleira da geladeira.
Quanto mais lento for o processo, melhor ficará a fruta final. Em hipótese alguma se deve permitir o descongelamento em água quente ou em forno de micro-ondas - isso não só piorará a aparência do produto, mas também destruirá a maior parte das vitaminas preservadas.
Pêssegos congelados podem ser usados em uma variedade de sobremesas ou consumidos puros.