Os pêssegos são frutas suculentas, aromáticas e de sabor delicado. Eles contêm muitas vitaminas e minerais. Eles são bons frescos e processados. Suas qualidades são especialmente bem preservadas quando enlatadas. Por isso, muitas donas de casa preferem preparar compota de pêssego para o inverno. Existem muitas receitas diferentes para o seu preparo.
Sutilezas de cozinhar
Existem vários recursos para uma bebida de pêssego:
- É melhor cortar frutas grandes ou esterilizá-las por mais tempo.
- Os frutos do pêssego ficam cobertos de penugem e, se não forem retirados, a compota fica turva.
- Para compotas sem caroço, é melhor escolher variedades em que se separe bem.
Caso contrário, as regras de cozimento não são diferentes das outras frutas.
Seleção e preparo de frutas
Para preparar compotas, escolha frutas que não estejam muito maduras, sem furos ou amassados na casca. Algumas donas de casa retiram a casca da fruta. Mas com isso a aparência se perde, a fruta se desfaz e a bebida fica pouco apetitosa.
Para facilitar a retirada da penugem, as frutas são imersas em solução de refrigerante por 30 minutos. Por 1 litro. água - 1 colher de chá. refrigerante
Receitas para fazer compota de pêssego em casa
Cada dona de casa envolvida com enlatados tem sua própria receita exclusiva para preparar pêssegos.
Uma maneira simples para o inverno
A maneira mais fácil é colocar todos os componentes em um recipiente e esterilizar. Ingredientes para uma jarra de 3 litros:
- 8-9 frutas médias.
- Açúcar - 250-300g.
- Água – cerca de 2 litros, dependendo do tamanho da fruta.
Para uma jarra de 1 litro, tudo é dividido por três. Com este método não há necessidade de esterilizar os recipientes, basta lavá-los bem e depois esterilizá-los junto com a compota.
Ferva os potes em um esterilizador por cerca de 15 minutos, depois retire e enrole. Esta preparação não é caprichosa e dura muito tempo.
Sem esterilização
Algumas donas de casa tentam preparar comida enlatada sem esterilização. Para isso, coloque a fruta em uma vasilha, despeje água fervente sobre ela e deixe por 15 minutos. Em seguida, a água é colocada em uma panela, fervida novamente e adicionado açúcar.
Se forem usadas frutas grandes, enquanto a calda estiver fervendo, você pode despejar água fervente sobre as frutas novamente.
Ingredientes:
- Pêssegos - 8 a 10 peças.
- Açúcar - 200-400g.
- Água - 1,5-2 litros.
Escorra a água e deixe escorrer bem. Despeje a calda sobre as frutas e feche o pote.
Sem sementes
Você pode fazer o preparo sem sementes. Se essa compota não desaparecer no inverno, pode deixar para o ano que vem, não estraga. A bebida é feita com metades de pêssego. Mas você também pode remover a semente com cuidado, sem cortar completamente a fruta. Isso fará com que pareça que as frutas estão intactas.
Você pode preservar frutas sem sementes de várias maneiras. Algumas pessoas acham mais conveniente esterilizar, enquanto outras despejam xarope fervente sobre ele. Independentemente do método escolhido, é importante rosquear os potes e colocá-los sob uma manta para que esfriem lentamente. É assim que a bebida “amadurece” e depois não dispara.
Com um osso
Remover o caroço de algumas variedades de pêssego não é uma tarefa fácil. Nesse caso, perde-se parte da polpa que cresceu até formar o osso. Por isso, muitas donas de casa preferem fazer compota com osso. Frutas inteiras parecem mais atraentes.
Ingredientes para uma jarra de 3 litros:
- Pêssegos - 8 a 12 peças, dependendo do tamanho.
- Açúcar granulado - 1-2 xícaras a gosto.
- Água - o máximo que entra, cerca de 2 litros.
Compota com ossos é feita esterilizando potes. Ou despeje água fervente sobre ele e depois xarope, o que for mais conveniente para você.
Com ácido cítrico
É útil preparar compotas sem esterilização, despejando água fervente sobre as frutas. Mas para que os potes fiquem bem e não explodam, adiciona-se ácido cítrico à compota.
Ingredientes para um recipiente de 3 litros:
- 8-9 frutas médias.
- Açúcar granulado - 250 g.
- Ácido cítrico - 0,5 colher de chá.
- Água – cerca de 2 litros, dependendo do tamanho da fruta.
Para uma lata de litro, leva-se tudo três vezes menos. Coloque as frutas em recipientes esterilizados, acrescente açúcar e ácido.Encha a jarra com água fervente e feche com tampas de metal esterilizadas.
Se o enlatamento for feito corretamente, essa compota fica perfumada e transparente. Nele, a perda de vitaminas é minimizada e o sabor da fruta permanece estival.
Com damasco
Muitas pessoas preferem cozinhar damascos variados. Para isso, pegue as frutas em proporções iguais e coloque-as inteiras em uma jarra ou após retirar o caroço.
Ingredientes:
- Pêssegos - 500g.
- Damascos - 500g.
- Açúcar granulado - 300-500 g.
- Água - 2 litros.
Os damascos têm maior acidez do que os pêssegos, então esta receita usa um pouco mais de açúcar do que o normal.
De pêssegos de figo
Compota feita com metades de frutas achatadas fica bem. Separam facilmente o osso e têm um sabor mais delicado que os normais. A compota pode ser feita de várias maneiras, descritas acima. A comida enlatada desta variedade é deliciosa em qualquer caso.
Compota de nectarina
A bebida fica linda e saborosa quando combinados pêssegos e nectarinas. Ao mesmo tempo, os pêssegos devem ser carecas, sem penugem, caso contrário ficarão piores que as nectarinas.
Ingredientes:
- Pêssegos - 500g.
- Nectarinas -500 g.
- Açúcar - 400g.
- Água -2 litros.
Se quiser fazer um pote cheio, é preciso levar um quilo de fruta e um pouco mais de açúcar.
Com ameixa
Compota de pêssego com ameixas é boa. Além do sabor, as ameixas também conferem uma linda cor rosada. É melhor escolher variedades em que o caroço seja separado e cozinhar os alimentos em conserva sem caroço. Pegue as frutas em proporções iguais, coloque em potes, despeje a calda e esterilize normalmente.
Com maçãs
É melhor descascar e cortar as maçãs para a bebida em rodelas. Pequenas variedades podem ser usadas inteiras. A quantidade de açúcar é definida em função do sabor e da acidez das maçãs.
Com amoras
As amoras acrescentam cor e aroma à bebida. Eles colocaram na jarra:
- 1 xícara de amoras.
- 1kg de pêssegos.
- 0,5 colher de chá. ácido cítrico ou suco de 1 limão.
É melhor conservar despejando calda, para que os frutos não se desfaçam.
Como armazenar compota
A bebida enlatada é guardada no porão ou na despensa. Tempo de armazenamento - de um ano com pedra e até três anos sem.