A indústria moderna produz uma grande variedade de bebidas. Mas nem todos cumprem os padrões aceites e alguns deles não são apenas prejudiciais, mas também perigosos. Portanto, é melhor fazer preparações caseiras em forma de compotas. A compota de uva para o inverno é preparada de diferentes maneiras e a partir de diferentes variedades. Acontece rico, aromático e retém bem as vitaminas.
- Sutilezas de preparar compotas para o inverno
- Quais variedades são melhores para escolher?
- Preparando as uvas antes de iniciar o processo
- Métodos para preparar compota de uva em casa
- Uma receita simples para uma jarra de 3 litros
- Sem esterilização
- Sem açúcar
- Método de enchimento duplo
- Com mel
- Com maçãs
- Com peras
- Com ranetki
- Com pêssegos
- Com limão
- Características de armazenamento de compota de uva
Sutilezas de preparar compotas para o inverno
Existem os seguintes recursos para preparações de uva:
- Você pode preparar uma bebida com uvas em cachos inteiros com galhos ou apenas com frutas vermelhas. Se os frutos forem grandes, é melhor retirá-los dos galhos - assim os detritos não entrarão na compota.
- Cachos de pequenos frutos são conservados inteiros.
- Algumas donas de casa removem as sementes de frutos grandes.
- Se os frutos forem grandes, mas as sementes não forem retiradas, eles são perfurados. Dessa forma, eles não transbordarão e permanecerão intactos.
- A compota só pode ser feita com uvas ou com uma variedade de frutas e bagas que amadurecem juntas nesta época.
- São utilizadas diversas variedades, mas são preferidas aquelas com aroma delicado.
- O ácido cítrico é adicionado para melhorar a cor.
- Você pode adicionar canela, vanilina, cardamomo. As uvas combinam bem com essas especiarias.
As compotas podem ser feitas com ou sem esterilização.
Quais variedades são melhores para escolher?
Atualmente, os criadores desenvolveram diversas variedades de uvas de mesa excelentes para fazer compotas.
Das variedades brancas e verdes, a compota fica transparente. Para dar cor, é feito com outras frutas ou acrescentam-se folhas de cereja e groselha.
As uvas vermelhas dão uma linda compota rosa e podem ser feitas sem aditivos. Bagas azuis e pretas tornam a bebida escura e rica.
Para preparar compotas, muitas donas de casa preferem as variedades Isabella, Kishmish e Lydia. As variedades de moscatel são boas em bebidas caseiras - Hamburgo, Queen e Cardinal. Você pode preparar compota de qualquer variedade disponível, mas é melhor se os frutos forem duros.
Preparando as uvas antes de iniciar o processo
Antes de preparar as uvas em uma jarra, é necessário prepará-las:
- É melhor coletá-lo em tempo seco e ensolarado.Os cachos recolhidos à chuva deterioram-se rapidamente e a colheita pode não resistir.
- Se pretende conservar uvas em cachos inteiros, lave-as bem na torneira.
- Remova o lixo e as frutas secas, se houver. Geralmente estão presentes em pequenas variedades.
- Coloque os cachos sobre uma toalha para escorrer bem.
- Se estiver preparando um preparo com frutas silvestres individuais, elas são retiradas dos galhos, lavadas e colocadas para secar um pouco.
- As sementes dos frutos grandes são cuidadosamente cortadas.
As uvas preparadas são colocadas em potes e procedem imediatamente às demais ações, caso contrário começarão a deteriorar-se.
Métodos para preparar compota de uva em casa
A compota de uva é feita de várias maneiras:
- Os potes podem ser esterilizados, mas este método leva à fervura dos bagos e o preparo perde o aspecto.
- Mais frequentemente, as uvas são produzidas sem esterilização ou com recheio duplo. Assim fica mais aromático e não perde vitaminas.
- Eles fazem uvas sozinhas ou junto com pêssegos, maçãs e peras.
- Pode ser feito com ou sem açúcar. Você também pode substituir o açúcar por mel.
Em qualquer caso, é importante que os frascos estejam bem esterilizados. Então a peça ficará bem e manterá seu sabor.
Uma receita simples para uma jarra de 3 litros
Para cozinhar compota de uva para um frasco você precisa:
- uvas - 1kg;
- açúcar - 1-2 xícaras, dependendo da variedade da uva e dos benefícios do sabor;
- ácido cítrico - 0,5 colher de chá. (para variedades doces);
- água - 2 litros.
Coloque as uvas preparadas em uma jarra, acrescente o açúcar, o ácido cítrico e encha com água até o topo. Coloque uma tampa de metal por cima e envie o recipiente para esterilização. Não é necessário cozinhar os potes por muito tempo para que os frutos não cozinhem demais.O suficiente para a compota ferver. Retire o frasco do esterilizador e feche-o.
Esterilize os potes em esterilizadores especiais ou em uma panela com água. Eles são enchidos com água até os ombros e a panela é coberta com uma tampa. Um pano é colocado no fundo do esterilizador para evitar que os frascos estourem devido a mudanças bruscas de temperatura.
Sem esterilização
Você pode preparar compotas sem esterilização. É fervido, como sempre, em uma panela grande, depois colocado em potes e enrolado. Nesse caso, a compota fica bem e praticamente não dispara.
Mas a desvantagem deste método é que as bagas e frutos ficam muito macios e desfazem-se no momento em que são colocados em potes.
Mas se você usar variedades duras e retirar a panela do fogo imediatamente após a fervura, os frutos não terão tempo de ferver. Então é importante colocá-los corretamente no pote. Para fazer isso, primeiro despeje o líquido até a metade do recipiente e, em seguida, coloque cuidadosamente as frutas nele.
Sem açúcar
A compota de uva pode ser feita sem açúcar. É útil para diabéticos e retém melhor os nutrientes. Também é útil para pessoas que desejam perder peso.
Este tipo de preparo é realizado por esterilização. O próprio açúcar é um conservante. E se você não usar, precisará substituí-lo por algo. Portanto, certifique-se de adicionar ácido cítrico e ferver bem os frutos.
É melhor usar variedades agridoces. No inverno, você pode adicionar mel ou um substituto do açúcar a esta bebida.
Método de enchimento duplo
Algumas donas de casa fazem compotas de frutas vermelhas sem esterilização, despejando água fervente ou xarope sobre as frutas. Neste caso, os frascos devem ser pré-esterilizados. Para isso, leve ao forno frio, aumente a temperatura para 150 graus e deixe por 15-20 minutos.Se precisar de muitos recipientes e o forno não for tão espaçoso, coloque os potes esterilizados sobre uma toalha limpa e passada.
Você também pode esterilizar pratos com vapor quente. Para isso, coloque os potes sobre uma chaleira fervendo com o gargalo para baixo e deixe por 5 minutos.
Coloque as frutas em recipientes preparados e despeje água fervente sobre elas. Para evitar que o pote estoure, ele é enrolado em uma toalha. Deixe por 15 minutos, depois escorra a água e prepare uma calda com os demais ingredientes. Ferva e regue novamente com as frutas. Depois disso, só falta enrolar e embrulhar em um cobertor.
Você pode preparar a calda de uma só vez e despejar duas vezes sobre a fruta. Ou você pode usar apenas água fervente pura e adicionar açúcar e ácido à jarra após o primeiro enchimento.
Com mel
Fica bem se você fizer uma bebida caseira com mel. É colocado na compota em vez de açúcar a gosto e acrescenta-se canela. Caso contrário, todas as ações serão realizadas normalmente.
Com maçãs
Se você cozinhar uvas com maçãs, é melhor cortá-las em rodelas, retirando o caroço. Se você remover a pele deles, eles podem ficar cozidos demais ou escurecer.
Para evitar que isso aconteça, é preciso misturá-los com açúcar e ácido cítrico, segurar um pouco e depois colocar em uma jarra com as uvas. Encha tudo com água e esterilize.
Com peras
Você pode fazer uma bebida deliciosa adicionando variedades tardias de peras às uvas. Eles são descaroçados e cortados em fatias.
Ingredientes:
- uvas - 1kg;
- peras - 1kg;
- açúcar - 1 copo;
- água - 1,5 litros;
- ácido cítrico - 0,5 colher de chá.
As peras devem ser colhidas verdes, pois conservam melhor a sua forma e não se desfazem.
Com ranetki
Você ganha uma compota deliciosa se fizer com maçãs celestiais. Esta é uma variedade de maçã que possui frutos pequenos. Eles podem ser colocados inteiros em uma jarra perfurando a pele.
Ingredientes por frasco:
- uvas - 1kg;
- ranetki - 1kg;
- açúcar - 1 copo;
- água - 1,5 litros.
Esta compota fica linda com uvas grandes, brancas ou verdes.
Com pêssegos
Se você cozinhar uvas com pêssegos, é melhor escolher variedades escuras. Eles darão à bebida uma bela cor rica.
Os pêssegos podem ser usados inteiros ou você pode remover o caroço. É melhor colher uvas grandes, firmes e sem ramos.
Ingredientes:
- uvas - 1kg;
- pêssegos - 5-6 pedaços de tamanho médio;
- açúcar - 1 copo;
- ácido cítrico - 0,5 colher de chá;
- água - quanto vai entrar.
Coloque a fruta em uma jarra, despeje água fervente sobre ela e deixe descansar por cerca de 15 minutos, escorra a água em uma panela, acrescente o açúcar, o ácido, ferva e despeje novamente na jarra. Enrole e cubra com um cobertor até esfriar completamente.
Com limão
Se você fizer uva com limão, não precisa usar ácido cítrico. O limão confere à bebida um aroma delicado e uma cor duradoura. Colocam algumas fatias na compota e cozinham normalmente.
Características de armazenamento de compota de uva
Os preparados de uva para o inverno são armazenados da mesma forma que os demais. Depois que os potes esfriarem, eles são colocados em local fresco e escuro. Porões e adegas são os mais adequados para isso. Se não os tiver, pode guardá-los na despensa. A principal condição é que não haja dispositivos de aquecimento por perto.