Os frutos do dogwood são azedos, mas muito aromáticos e saudáveis. As bagas fortalecem o sistema imunológico e ajudam a curar várias doenças. Por isso, as donas de casa procuram prepará-los para o inverno. Há muitas maneiras de preparar compota de dogwood para o inverno.
- Características de preparação de compota de dogwood para o inverno
- Quais frutas escolher e como pré-processá-las
- Como fazer compota de dogwood em casa
- Uma receita simples para uma jarra de 3 litros
- Sem esterilização
- Sem açúcar
- Em uma panela elétrica
- Com recheio duplo
- Com recheio triplo
- Com ácido cítrico
- Com pêra
- Com marmelo
- Com uvas
- Com ameixa
- Com framboesas
- Com maçãs
- Métodos para armazenar compota
Características de preparação de compota de dogwood para o inverno
No processo de preparação da compota de dogwood, é necessário levar em consideração as seguintes características:
- Esta é uma baga azeda, por isso para obter um bom sabor da bebida deve adicionar uma grande quantidade de açúcar granulado.
- Dogwood combina bem com peras, uvas, maçãs e outras frutas. Mas devem ser consumidos em quantidades que não interrompam o sabor do ingrediente principal.
- É necessário usar bagas maduras de dogwood. Eles devem ter uma cor bordô escuro. Se os frutos não estiverem maduros, devem ser colocados em um saco plástico e bem amarrados. Eles amadurecerão em 1-2 dias.
Caso contrário, a bebida é preparada da mesma forma que a partir de outras matérias-primas.
Quais frutas escolher e como pré-processá-las
Bagas maduras e elásticas são adequadas para compotas. Se forem muito moles, podem espalhar-se durante o tratamento térmico. Como resultado, a bebida terá uma aparência pouco atraente. Frutas esverdeadas também não são adequadas, pois adicioná-las azedará a compota. As frutas devem ser separadas e lavadas em água fria.
Como fazer compota de dogwood em casa
A bebida Dogwood pode ser preparada com ou sem esterilização. Você pode adicionar componentes adicionais ou usar apenas dogwood, açúcar e água. Cada dona de casa seleciona uma receita de acordo com suas capacidades e preferências.
Uma receita simples para uma jarra de 3 litros
Para fazer uma bebida dogwood para uma jarra de três litros, você precisará dos seguintes ingredientes:
- 1,2 kg de dogwood;
- 2,4 litros de água;
- 600g de açúcar.
A compota de acordo com esta receita é preparada muito rapidamente - cerca de 30 minutos. Os frutos devem ser separados, colocados em uma peneira e enxaguados com água fria.Em seguida, coloque-os em um recipiente pasteurizado, despeje água fervente sobre ele e deixe por 30 minutos.
Despeje as frutas cozidas no vapor junto com a água em uma panela e leve ao fogo baixo. Adicione o açúcar granulado e cozinhe por 10 minutos, mexendo regularmente. Despeje a compota resultante em uma jarra e enrole a tampa.
Sem esterilização
Você pode preparar compotas sem esterilização. Por exemplo, uma jarra de 1,5 litro exigirá os seguintes produtos:
- 350g de frutas vermelhas;
- 200g de açúcar granulado;
- água para encher o recipiente.
Não há necessidade de esterilizar os potes, basta lavá-los bem em água morna. Coloque os frutos silvestres em uma jarra, regue com água fervente e deixe em infusão por 15 minutos - durante esse tempo os frutos devem amolecer um pouco. Em seguida, despeje a água em uma panela, acrescente o açúcar e ferva até que o açúcar esteja completamente dissolvido.
Adicione ácido cítrico ao frasco com a ponta de uma faca e encha-o com calda de açúcar. Depois enrole com uma tampa e vire de cabeça para baixo.
Sem açúcar
Você não precisa adicionar açúcar durante o processo de cozimento. Mas se você cozinhar sem adoçantes, a bebida ficará muito azeda. Portanto, é recomendável adicionar mel. Para 1 kg de fruta é necessário levar 500 ml de água e 500 g de mel.
Em uma panela elétrica
Para cozinhar a compota de dogwood em uma panela elétrica, você precisa dos seguintes ingredientes:
- 200 g de frutas, você pode levar frutas frescas ou secas;
- 1 maçã, você também pode usar frutas secas;
- 2 litros de água;
- 0,5 xícaras de açúcar granulado.
Lave bem os frutos silvestres, lave e pique também a maçã. Coloque-os em uma tigela multicooker, acrescente o açúcar e despeje a água morna. Ligue o modo “Guisado” e cozinhe por 30 minutos. Em seguida, cozinhe por mais meia hora no modo “Aquecimento”. Se desejar, você pode adicionar folhas de hortelã, erva-cidreira e outros ingredientes à bebida.Depois disso, desligue a multicozinha e deixe em infusão um pouco para que as frutas amoleçam. Esta compota pode ser consumida imediatamente ou guardada para o inverno.
Com recheio duplo
Para preparar essa bebida, utilizam-se os mesmos ingredientes em uma jarra de três litros. Você só precisa cozinhar a compota de forma diferente.
Despeje água fervente sobre o dogwood e deixe por 10 minutos. Em seguida, escorra a água e ferva, acrescente o açúcar e cozinhe até dissolver. Despeje a calda sobre as frutas e enrole.
Com recheio triplo
Neste caso, é preparado da mesma forma que na receita anterior. Basta escorrer e ferver a água não uma, mas duas vezes. Neste caso, o açúcar granulado é adicionado uma segunda vez. A calda deve ser colocada em uma jarra e fechada com tampa de metal.
Com ácido cítrico
Para aumentar o prazo de validade da bebida, recomenda-se conservá-la com ácido cítrico. Para fazer isso, adicione os seguintes ingredientes (por vasilhame de três litros):
- 350g de frutas vermelhas;
- 300g de açúcar granulado;
- 2,5 litros de água;
- 1/3 colher de chá. Ácido Cítrico.
Esterilize o frasco, coloque frutas vermelhas e açúcar nele e adicione ácido cítrico. Não é recomendável substituí-lo por suco de limão, pois pode alterar o sabor da bebida acabada.
Ferva a água e despeje na jarra em pequenas porções para que o vidro não quebre. Em seguida, enrole, vire de cabeça para baixo e embrulhe em um cobertor quente.
Com pêra
A pêra confere à bebida um sabor muito delicado. Para prepará-lo você precisará dos seguintes componentes:
- 400g de peras;
- 150g de dogwood;
- 1,5 xícaras de açúcar;
- 2,5 litros de água;
- 1 colher de chá. Ácido Cítrico.
Os ingredientes acima são para uma jarra de três litros. É necessário levar peras duras, caso contrário a polpa pode ferver e a bebida ficará turva.Corte a fruta em rodelas finas, coloque no fundo do pote, acrescente dogwood e açúcar, ácido cítrico. Ferva a água por 5 minutos após a fervura, depois encha a vasilha com água fervente e enrole imediatamente.
Com marmelo
O marmelo deve estar maduro e doce. Deve ser ingerido na mesma quantidade do dogwood. Para 600 g de fruta são necessários aproximadamente 450 g de açúcar e 2,5 litros de água. Prepare da mesma forma que nas receitas acima.
Com uvas
Para esta receita você precisa levar:
- 350g de uvas;
- 320g de dogwood;
- 1 xícara de açúcar granulado;
- 2 litros de água.
Você pode usar uvas brancas. Mas para obter uma cor mais saturada da bebida, acrescentam-se frutos escuros. Os ramos de uva podem dar à compota um sabor ácido, por isso é melhor usar apenas frutos de uva.
Você pode cozinhar com um ou dois recheios. No primeiro caso é necessário adicionar ácido cítrico.
Com ameixa
Para 1 kg de dogwood você precisa de 10-12 ameixas médias, um copo de açúcar e 2 litros de água. Despeje água sobre as frutas e cozinhe em fogo baixo. Cozinhe por cerca de 20 minutos após a fervura, depois acrescente o açúcar e ferva por mais 5 minutos, despeje a bebida pronta em uma jarra de três litros e enrole.
Com framboesas
Para preparar a compota são necessários os seguintes ingredientes:
- 1kg de framboesas;
- 1 kg de dogwood;
- 1,5 kg de açúcar granulado;
- 2kg de suco de limão.
Prepare uma calda doce - dilua o açúcar em 200 ml de água. Despeje a calda sobre os frutos silvestres e deixe por algumas horas para que as framboesas liberem o suco. Adicione alguns litros de água, dependendo da concentração desejada de compota. Ferva por 30-40 minutos, depois despeje em potes e enrole as tampas.
Com maçãs
A compota com maçãs é preparada de acordo com a mesma receita das peras. As maçãs devem ser firmes e doces. As variedades de inverno são mais adequadas para preservação.
Métodos para armazenar compota
A bebida deve ser guardada no porão ou na geladeira por no máximo 2 anos. Recomenda-se cobrir as tampas com filme plástico, caso contrário enferrujarão e microorganismos patogênicos poderão entrar no frasco. A compota aberta deve ser bebida o mais rápido possível, de preferência em 24 horas.