O cultivo de batatas é uma atividade comum que quase todos os jardineiros realizam em suas casas de verão. É muito difícil para pessoas sem experiência prática cultivar tal vegetal, pois não estão familiarizadas com todas as nuances desse processo. Portanto, para obter uma colheita de qualidade, você precisa se familiarizar com as características do cultivo da batata na horta.
Seleção e preparação de sementes
Antes de começar a plantar batatas, você precisa se familiarizar com as regras de seleção e processamento do material de plantio.
Seleção de sementes
Para cultivar batata no país, você deve escolher sementes da mais alta qualidade. Recomenda-se o plantio de variedades zoneadas de vegetais com resistência a parasitas e doenças comuns. Nesse caso, é necessária a troca anual da semente, pois com o uso prolongado dos tubérculos na rotação de culturas, mesmo as variedades mais produtivas perdem suas características.
Para as pessoas que vivem na zona intermediária, as batatas da variedade intermediária ou precoce são adequadas. Os moradores das regiões sul devem dar preferência às batatas de maturação tardia. No entanto, é melhor plantar no local diversas variedades de vegetais com diferentes períodos de maturação.
Tratamento
Antes do plantio e cultivo da batata, é obrigatório o pré-tratamento dos tubérculos.
Para proteger a planta dos insetos, são utilizados fungicidas como o Matador. Ajuda a eliminar besouros, pulgas, mariposas e o besouro da batata do Colorado. Para preparar uma solução de trabalho, 40 ml do medicamento são misturados com 300 ml de água morna. Durante o processamento, todos os tubérculos de plantio são dispostos em fileira e pulverizados. Quando estão completamente secos, são virados e pulverizados novamente. Um tratamento é suficiente para proteger a planta de pragas durante toda a temporada.
Preparação do terreno
Para cultivar batata na Transbaikalia e em outras regiões do país é necessário preparar o solo.
O primeiro tratamento é realizado no outono, antes do início das primeiras geadas. No outono, toda a área onde será cultivada a batata é desenterrada com uma pá.Também é recomendado limpar completamente o jardim de todas as ervas daninhas que possam estar infectadas com várias doenças. Depois de desenterrada toda a área, são adicionados fertilizantes ao solo. O estrume podre é perfeito para alimentar a área. Ao processar um metro quadrado de jardim, são adicionados ao solo 10 kg de esterco misturado com 20 gramas de sulfato e 40 gramas de superfosfato.
A próxima etapa do preparo do solo é realizada na primavera, quando o solo aquece até 12–13 graus. Na primavera, o solo é drenado para que o ar penetre melhor no solo. Para fazer isso, a camada superior do solo é ligeiramente deslocada com um forcado. Algumas pessoas escavam novamente a área na primavera e removem as ervas daninhas. No entanto, ao cavar novamente, a pá penetra mais fundo no solo, sob os canteiros de batata, mais alto - apenas meia pá.
Datas de desembarque
Muitas pessoas cultivam batatas tardias e precoces no início de maio e não prestam atenção às condições climáticas. As batatas são plantadas apenas em solo aquecido. Se o solo estiver muito frio, os tubérculos crescerão lentamente. Além disso, ao determinar o momento do plantio, preste atenção ao teor de umidade do solo. Solo encharcado afeta negativamente a saúde do vegetal e leva ao apodrecimento da semente plantada.
Algumas pessoas não gostam do rápido crescimento das primeiras batatas e por isso as plantam no final de maio. Porém, isso não deve ser feito, pois mais perto do verão o solo seca e, com isso, a produção de hortaliças se deteriora. Em média, o solo seco reduz o rendimento em 20–30%.
Para determinar com precisão o momento do plantio dos tubérculos, você precisa entender a que temperatura as batatas crescem. As batatas são plantadas quando o solo aquece até 10 graus e as geadas noturnas desaparecem completamente.Portanto, é recomendável monitorar regularmente o clima e a temperatura do ar.
O principal é plantar corretamente!
Depois de preparar o terreno e o material de semeadura, é necessário se familiarizar com a tecnologia agrícola de plantio de batata. Existem vários métodos de plantio comuns que são populares entre os jardineiros.
Plantar sob cobertura morta
A base desta tecnologia crescente batatas são cobertura morta, em que a superfície da terra é coberta por materiais de cobertura. Ao cultivar vegetais sob uma camada de cobertura morta, o jardineiro não precisará regar constantemente os arbustos e soltar o solo.
O material orgânico mais utilizado para cobertura morta é a palha. É recomendado para uso em áreas com solos alcalinos ou neutros e com baixo nível de acidez. Eles também usam grama fresca, que é útil para aumentar os níveis de nitrogênio na região.
Ao plantar variedades de batata resistentes, os tubérculos de batata são dispostos sob uma camada de cobertura morta na superfície do solo. Em seguida, são borrifados com terra para que a semente não fique verde e germine mais rápido. Quando todas as batatas estão cobertas com terra, são cobertas com uma camada de palha de 20–25 cm de espessura.
Plantio em cristas circulares
A tecnologia de cultivo de batata em cristas circulares foi utilizada pela primeira vez na Holanda e começou a ganhar popularidade em nosso país há relativamente pouco tempo. A principal vantagem deste método é o aumento do rendimento das batatas cultivadas em cristas.
Antes de usar este método de plantio, é necessário preparar um canteiro. Para isso, a área é desenterrada e fertilizada com cinza misturada com esterco. Depois de fertilizar a área, são feitos canteiros do tamanho necessário - 1–2 metros são suficientes para plantar três fileiras de batatas.
Quando os canteiros são feitos, os tubérculos de batata são dispostos em fileiras a uma distância de pelo menos 30 cm, sendo as batatas dispostas cobertas com uma pequena camada de terra, a partir da qual se forma uma crista com um ancinho.
Cuidado e tratamento
Após o plantio, as batatas são cuidadas para se obter uma colheita de qualidade.
Rega
Ao cultivar esta hortaliça, é necessário monitorar o nível de umidade do solo.
As batatas adoram umidade, mas isso não significa que precisem de rega frequente. Basta umedecer o solo duas vezes por semana em tempo normal e três vezes em tempo de seca. Cada planta consome de 3 a 4 litros de água. Regue os arbustos de batata com muito cuidado para que a água não entre nas folhas.
Amontoamento alternativo
A tecnologia para o cultivo de batata inclui o afrouxamento regular do solo ao redor dos arbustos cultivados. O primeiro amontoado é realizado após a emergência das mudas. Para isso, recomenda-se a utilização de um pequeno ancinho para não danificar acidentalmente os arbustos. O amontoamento repetido é realizado quando a planta atinge 10–15 cm de altura. Da próxima vez você terá que afrouxar as fileiras depois da chuva.
Cobertura
Muitas pessoas não sabem após o pouso como cuidar de batatas e se é necessário alimentá-lo. As plantas devem ser alimentadas, pois a falta de componentes nutricionais prejudica o rendimento dos arbustos cultivados.
Os fertilizantes são aplicados pela primeira vez durante a estação de crescimento, quando as pontas da planta estão fortalecidas. Para isso, adicione ao solo 200 gramas de uréia e 2 kg de húmus podre. Essa proporção é suficiente para fertilizar uma fileira de batatas.
A alimentação repetida é realizada quando aparecem os primeiros sinais de falta de componentes nutricionais.Sua escassez é indicada pelo murchamento gradual dos arbustos e pelo amarelecimento das folhas. Para a segunda alimentação são utilizados 100 gramas de sulfato de potássio e 500 gramas de cinzas.
Controle de doenças e pragas
Para obter uma boa colheita, no cultivo da batata é preciso monitorar sua saúde, pois pragas e doenças afetam negativamente a produtividade.
Quando aparecem os primeiros sinais de doença ou presença de pragas perigosas, as plantas são pulverizadas com calda bordalesa, muito eficaz contra as pragas. Para prepará-lo, misturam-se 100 gramas de limão com 5 litros de água aquecida. Paralelamente, em um segundo recipiente, misturam-se 50 gramas de sulfato de cobre com 4 litros de água. Em seguida, as duas soluções criadas são colocadas em um recipiente grande e misturadas. Os arbustos devem ser borrifados com calda bordalesa uma vez por semana até que os sintomas da doença desapareçam completamente.
Colheita
Após o término da estação de cultivo, você precisa começar a colher a safra madura. Vale a pena fazer isso quando os topos estiverem completamente amarelados e secos. A desenterramento das batatas maduras é feita em dias de sol, para que depois não perca tempo secando os tubérculos. Depois de desenterradas todas as batatas, procede-se aos preparativos para o armazenamento e seleciona-se um local adequado para o vegetal. É melhor guardar a colheita na adega.
Conclusão
Quase todos os produtores de vegetais cultivam batatas em seus jardins. Para cultivar adequadamente este vegetal, você precisa se familiarizar com as características de plantar e cuidar da batata.