Em busca da produtividade, os residentes de verão inventam vários métodos de cultivo. A tecnologia holandesa de cultivo de batata-semente é considerada uma das mais populares entre os jardineiros. Depois de estudar todas as nuances da técnica holandesa de cultivo de batata e aplicá-la na prática no outono, você poderá fazer uma boa colheita sem muito esforço.
- Tecnologia holandesa: princípios gerais de metodologia e características de cultivo
- Benefícios da tecnologia
- Imperfeições
- Seleção e preparação de material de plantio
- Preparação do solo
- Processamento de outono
- Treino de Primavera
- Datas para o plantio de batatas usando tecnologia holandesa
- Esquema de plantio com tecnologia holandesa
- Cuidados com as plantas
- Tratamentos de ervas daninhas
- Tratamento contra pragas e doenças
- Fertilizantes
- Colina
- Rega
- Colheita
- Como adaptar a tecnologia holandesa às condições da dacha?
Tecnologia holandesa: princípios gerais de metodologia e características de cultivo
A base do método de cultivo holandês é cumprir os seguintes pontos:
- Conformidade com um determinado esquema de plantio de raízes.
- As culturas férteis precisam ser rotacionadas.
- Uso obrigatório de fertilizantes e produtos químicos.
- As batatas-semente para plantações futuras devem ser colhidas com antecedência.
- Antes do plantio de raízes, o solo é fertilizado com soluções especiais.
O método holandês de cultivo de batata-semente começa com sua germinação. Não é necessário germinar tubérculos de batata antes do plantio, e muitos veranistas não fazem isso, conseguindo uma boa colheita no outono. Mas, para aumentar a produtividade, a germinação de raízes é considerada uma medida necessária.
A germinação da batata-semente possui uma série de características que devem ser consideradas antes de iniciar o processo.
A batata-semente pode ser plantada sem preparação prévia, mas neste caso ninguém pode garantir que todas as sementes germinarão. Até aparecerão brotos, eles são fracos e finos e morrem rapidamente. A pré-germinação do material de plantio reduzirá o tempo de crescimento da cultura para duas semanas. Diferentes variedades crescem em taxas diferentes. Mas em média leva de 4 a 6 semanas.
Se faltar menos de um mês para o plantio, os tubérculos são colocados em uma sala com temperatura acima de +25 graus. Nessas condições de armazenamento, os brotos aparecerão 20 dias antes.
Benefícios da tecnologia
Entre as vantagens deste método estão a alta rendimento de batata. Seguindo todas as recomendações, o rendimento pode ser aumentado para 30–45 toneladas por hectare de terra.
A velocidade de crescimento das plantas e desenvolvimento das raízes, seu tamanho e quantidade em um arbusto é outra vantagem de usar este método específico.
Imperfeições
Nenhuma desvantagem significativa foi encontrada no método de cultivo holandês. A única desvantagem é que você terá que gastar muito tempo cultivando. Preparação de tubérculos, germinação de rebentos e elaboração de esquema de plantio em campo aberto. Caso contrário, não há desvantagens e o método provou ser excelente.
Seleção e preparação de material de plantio
O material de plantio da batata deve ser preparado imediatamente após a colheita. A colheita colhida é classificada, as raízes roídas e danificadas são jogadas fora. Em seguida, são selecionados os tubérculos mais saudáveis. Não é aconselhável usar batatas grandes para o plantio.
O tamanho ideal para semear batatas são raízes de tamanho médio e formato regular. Seu peso médio é de 40 a 90 g. Se você pegar batatas grandes, a parte acima do solo se desenvolverá muito mais rápido do que a parte subterrânea. E se usar frutos pequenos para o plantio, a colheita será escassa. Os tubérculos selecionados são armazenados separadamente de toda a colheita e deixados para o inverno.
A segunda etapa de preparação começa no início da primavera, 30–40 dias antes do plantio em campo aberto. Primeiro, eles separam as sementes e descartam as danificadas ou mofadas.
Você pode preparar sementes para plantio de várias maneiras:
- Germinação.
- Esverdeamento.
- Pulverização com estimulantes de crescimento mineral e desinfetantes.
Antes de germinar as batatas, elas precisam ser desinfetadas. Para isso, utiliza-se uma solução de vitríolo misturada com permanganato de potássio. Para preparar a solução serão necessários 10 litros de água, 3 g de sulfato de cobre e 11 g de permanganato de potássio.Todos os ingredientes são misturados e os tubérculos imersos no líquido por 25 minutos. Após o procedimento, é seco até secar.
Preparação do solo
O método holandês de plantar batatas em terreno aberto envolve a preparação preliminar do solo. O principal objetivo deste método é criar uma estrutura ideal de solo solto para o plantio. Portanto, a preparação da terra consiste no cultivo no outono e na primavera.
Processamento de outono
A preparação do substrato no início do outono é a base do esquema holandês para o cultivo de raízes de batata. Imediatamente após a colheita, o local é desenterrado, todas as ervas daninhas são removidas e aplicados fertilizantes minerais. O solo é escavado até uma profundidade de 20 a 36 cm.
Arados especiais que escavam a camada superior do solo e a trocam pela camada inferior são mais adequados para arar. Isso é necessário para evitar o aparecimento de insetos no outono. A maioria das pragas agrícolas prefere passar o inverno no solo e estragar a colheita na primavera.
Os fertilizantes contendo nitrogênio conquistaram um amor especial entre os holandeses. No outono, o solo é fertilizado com nitrato de amônio. O solo também é desinfetado com solução de permanganato de potássio ou iodo.
Treino de Primavera
Na primavera, o solo não é desenterrado, mas simplesmente solto com um cultivador. O afrouxamento do solo deve ser feito a uma profundidade de 12–15 cm, o que deve ser feito depois que o solo tiver aquecido +10 graus. O preparo do solo na primavera é de dois tipos e depende do tipo de solo:
- Afrouxamento profundo (usado se o solo for fértil e bem drenado). Para soltar, é preferível usar um garfo e cavar com ele apenas a camada superior.
- Cavar o solo (utilizado em solos ásperos e propensos à acidificação).Consiste em cultivar o solo em profundidade menor que no outono, mas sujeito à retirada de ervas daninhas do local.
Outro fator que deve ser observado quando plantando batatas - Esta é a observância da rotação de culturas. Em áreas onde as batatas cresceram durante vários anos consecutivos, não é recomendado plantá-las novamente. Os melhores antecessores da batata são os legumes, a abóbora ou o repolho.
Também é eficaz plantar plantas com adubo verde antes de plantar batatas. Na maioria das vezes, como adubos verdes usam ervilhas, alfafa, mostarda, trevo doce ou trevo.
Após o afrouxamento do solo, a segunda etapa do preparo do solo é a aplicação de fertilizantes. Antes do plantio das raízes, o fósforo é adicionado ao solo na forma de superfosfato e o potássio na forma de sulfato de potássio. 20 dias após a emergência das mudas, adiciona-se nitrato de amônio aos canteiros.
Datas para o plantio de batatas usando tecnologia holandesa
A maioria dos residentes de verão prefere plantar raízes imediatamente após o início do tempo quente à noite. O principal critério é o solo, se o solo sair bem da pá então é hora de plantar o material de plantio. Mas este método de determinação das datas de plantio não é o mais eficaz e, em alguns casos, reduz os rendimentos.
De acordo com o esquema de cultivo holandês, o momento do plantio da batata é determinado pela disponibilidade do solo para o plantio. As raízes precisam ser plantadas depois que o substrato estiver “amadurecido”. Para determinar a prontidão, você precisa pegar uma pequena quantidade de terra em seu punho e jogá-la na altura da cintura. Se o pedaço de terra desmoronar, você poderá começar a plantar. Caso contrário, é necessário esperar até que o substrato seque um pouco mais.
Também vale a pena focar nas condições climáticas.Se o tempo estiver quente durante o dia e ocorrerem geadas à noite, o plantio deve ser adiado por algum tempo. Na maioria das vezes, as batatas começam a ser plantadas no final de abril - início de maio.
Esquema de plantio com tecnologia holandesa
Para quem decide cultivar batatas pela primeira vez pelo método holandês, a princípio parece que está sendo desperdiçado um enorme espaço vazio. Por 1 m² m, apenas 5–9 raízes são plantadas. Mas, na verdade, a grande distância entre os arbustos permite que se formem mais tubérculos em cada arbusto.
O método de cultivo holandês dá às batatas as seguintes condições:
- Quantidade suficiente de calor.
- O solo está sempre saturado de oxigênio.
- Alimentação regular.
O plantio de canteiros de batata ocorre de acordo com um determinado algoritmo. O solo é solto com um forcado ou cultivador. Remova todas as ervas daninhas. A distância entre cada fileira é de aproximadamente 70–85 cm, entre cada arbusto - até 30 cm Os buracos são cavados a uma profundidade de 7–9 cm.
A segunda etapa do esquema é a aplicação de fertilizantes. Jogue-os para que o fertilizante fique sob as raízes. Em seguida, despeje uma pequena quantidade de cinzas e cascas trituradas. Para evitar o aparecimento de vermes e lesmas, use cascas de cebola.
As raízes são colocadas com brotos e cobertas com terra. Uma semana após o plantio da batata, você poderá notar o aparecimento de ervas daninhas no local. Eles precisam ser eliminados o mais rápido possível antes de começarem a crescer. Depois que os brotos começam a aparecer, eles são aterrados. A altura das cristas deve ser de 10 cm, se houver risco de geadas noturnas, os brotos são borrifados com terra e, quando chega o tempo quente à noite, os caules são esticados e cuidadosamente colocados retos.
12 dias após o plantio, as batatas são novamente amontoadas. Desta vez a altura das cristas é de 25 cm.A largura na base é de aproximadamente 75 cm e a largura no topo é de 30 cm.Quando o besouro da batata do Colorado aparece nas plantações, eles são tratados com produtos químicos anti-insetos conforme necessário.
Cuidados com as plantas
Uma característica desse esquema de cultivo é o cuidado com mudas e plantas adultas. Os cuidados incluem tratamento de plantações contra ervas daninhas e pragas, prevenção de doenças nas culturas, aplicação de fertilizantes no substrato e amontoamento. Se as plantações de batata forem pequenas, é possível regar adicionalmente.
Tratamentos de ervas daninhas
Pulverizar uma plantação contra ervas daninhas é um procedimento obrigatório, principalmente na fase de crescimento, quando os brotos apenas começam a aparecer. Além de preencherem a área e impedirem o crescimento da batata, também contribuem para o aparecimento de insetos nocivos.
Existem duas maneiras de se livrar das ervas daninhas. Usando herbicidas e métodos manuais. O uso de produtos químicos é aconselhável se a área for grande ou coberta de ervas daninhas. Em condições de dacha, é melhor usar o método manual e livrar-se das ervas daninhas com uma enxada.
Os produtos químicos populares são os medicamentos Shogun, Alpha Maize e Tornado 500. Esses produtos contêm fosfitos, responsáveis pela destruição das ervas daninhas do local.
Tratamento contra pragas e doenças
Na maioria dos casos, produtos químicos são usados para matar insetos nocivos. Eles são bastante eficazes e ajudam a eliminar os insetos em pouco tempo. Você precisa pulverizar os arbustos em um dia ensolarado e sem vento. Também é aconselhável verificar a previsão do tempo antes do procedimento. Se houver previsão de chuva em um futuro próximo, é melhor adiar a pulverização.
Os seguintes medicamentos são usados para controlar pragas:
- Antes de plantar batatas, o produto químico Tabu é adicionado ao solo.
- Após o aparecimento dos arbustos, eles são tratados com Fitoverm ou Beetle Eater.
Para prevenir doenças, os arbustos são pulverizados duas vezes por mês. Para tanto, são utilizados os produtos químicos Ordan ou Revus. Se houver insetos e doenças nas batatas, você não deve misturar diferentes tipos de herbicidas. É necessário o uso de medicamentos complexos com diferentes espectros de ação. Por exemplo, a droga Potato Rescuer. O medicamento contém três ampolas:
- Insectoacaricida.
- Fungicida de amplo espectro.
- Ativadores de crescimento de caule e raiz.
A droga atua por um curto período de tempo e ajuda a salvar a colheita.
Fertilizantes
Acredita-se que aplicar fertilizante diretamente na cova é muito mais eficaz do que pulverizar o solo. Antes de plantar batatas, uma mistura de esterco, cinza de madeira e húmus é adicionada ao solo. Então eles começam a plantar.
Antes do primeiro amontoado, os arbustos são regados com uréia. Para fertilizante, tome 1 colher de sopa. eu. uréia e diluída em 9 litros de água morna. Regue os arbustos pela raiz. O espaçamento entre linhas é regado com solução de verbasco. Infusões de ervas também são usadas. Para isso, as ervas daninhas são coletadas no local, enchidas com água e infundidas. A solução resultante é regada nos poços à noite.
Colina
Monte as batatas com uma enxada normal. Existem dois métodos de amontoamento:
- Rastele o solo ao redor da planta até o centro.
- Despeje terra no centro dos arbustos, espalhando os caules para os lados.
A crista da terra como resultado do amontoamento não deve ultrapassar 25 cm. Durante o processo, não se deve esquecer que o sistema radicular da batata cresce lateralmente em comprimento de 30 a 40 cm. Portanto, durante o amontoamento, deve-se tentar não danificar eles.
Um hiller manual também é usado. Com sua ajuda, o processo deverá ser simplificado e o tempo reduzido. Para Um trator portátil é adequado para amontoar. Mas se a área for pequena, não há necessidade de utilizá-la.
Rega
A batata não tolera a estagnação do líquido na base do rizoma. Não é aconselhável regar os arbustos com frequência, mas sim de acordo com os períodos de crescimento dos rebentos. A primeira rega é feita após o plantio da batata, no momento do plantio. Os arbustos precisam ser regados uma segunda vez após o início do período de floração. Tem como objetivo hidratar os rizomas e tubérculos.
De acordo com o esquema holandês, é utilizada irrigação por gotejamento. A irrigação por gotejamento garante distribuição uniforme da umidade por toda a área e não permite a destruição dos canteiros formados.
Colheita
Época de colheita da batata do local dependem da finalidade do cultivo da cultura. A batata-semente começa a ser desenterrada no início de agosto. Nessa época, os tubérculos atingem os tamanhos considerados ideais para futuros plantios. A maior parte da colheita começa a ser colhida na segunda quinzena de agosto - início de setembro.
Atrás 14 dias antes de desenterrar as batatas, os arbustos são borrifados com soluções especiais que secam as pontas. Além disso, depois de usá-los, a casca fica mais espessa e a vida útil das raízes aumenta.
Como adaptar a tecnologia holandesa às condições da dacha?
A adaptação do esquema de plantio holandês às condições da dacha consiste apenas em adaptar as opções de preparo do substrato, mas não cumprir todos os pontos de preparo. O cultivador para afrouxamento é substituído por um garfo ou cortador plano Fokina.
Ao cultivar batatas em casa, não é necessário usar produtos químicos para remover ervas daninhas. Este método é necessário no cultivo de batatas em escala industrial. E em condições de dacha, basta caminhar pelo local com as mãos ou com uma enxada para tirar todo o mato.