Para um jardineiro novato, a presença de canteiros de batata em quase todos os terrenos vizinhos dá a ilusão de que o cultivo é uma tarefa que qualquer iniciante pode realizar. No entanto, tal equívoco persiste até chegar o momento em que é necessário desenterrar as batatas e, de fato, fazer um balanço de todos os esforços despendidos.
A experiência de proprietários experientes de terrenos particulares mostra que mesmo o cumprimento de todas as regras tecnologia agrícola no processo de cultivo de batata, não exclui perda de safra apenas por descumprimento dos prazos de colheita e preparação inadequada para esta etapa final de todas as manipulações.
Fatores que influenciam o amadurecimento da batata
Os manuais de tecnologia agrícola indicam dados médios sobre o momento de desenterrar batatas, correspondendo às características climáticas da Rússia central - aproximadamente de 17 a 20 de agosto a 10 a 15 de setembro. No entanto, estes prazos devem ser respeitados, tendo em conta um número bastante grande de factores adicionais que podem adiantar significativamente o período de prontidão da batata para escavar numa direcção ou outra.
O tempo de amadurecimento das batatas depende das seguintes condições:
- características do desenvolvimento de uma variedade de batata especificamente selecionada - você precisa descobrir os detalhes das datas de plantio e o período em que precisa colher as batatas do vendedor de sementes;
- época em que a semente foi plantada no solo - do que antes batata-semente foi baixado nos buracos, mais cedo foi para cavar;
- o grau de cuidado, a presença ou ausência de fertilização - a aplicação de fertilizantes acima do normal acarreta um aumento violento da massa verde das copas em detrimento da colheita, mas a ausência total de fertilização terá um impacto negativo na colheita, porque então não haverá quase nada para cavar;
- a composição qualitativa do solo sob a batata - quanto mais pobre o solo, mais rápido os tubérculos estarão prontos para escavação, mas pior será a colheita;
- a quantidade de umidade mantida no solo - em solo excessivamente seco, os tubérculos amadurecerão uma semana e meia antes do esperado, mas serão pequenos e esparsos.
É importante lembrar que mesmo o plantio simultâneo de diversas variedades de batata com datas de maturação semelhantes não significa que a colheita ocorrerá ao mesmo tempo.
Sinais de amadurecimento da batata
Não há nada de errado em desenterrar alguns quilos de batatas para o jantar alguns dias antes de atingirem a maturidade total - há amantes de raízes tão jovens e ligeiramente verdes. Outra coisa é desenterrar batatas para armazenamento futuro. Aqui é importante determinar especificamente “aquele dia”, que ao que tudo indica indicará a maturidade ideal da cultura.
Os sinais de amadurecimento da batata aplicam-se a todas as variedades de culturas:
- Aparecimento de massa verde (topos) de batatas. Você pode observar mais de perto o estado da parte caducifólia do arbusto a partir dos 65 dias do surgimento dos brotos - nesse período as copas apresentam os primeiros sinais de murchamento. Do 85º ao 95º dia, quando os topos ficam amarelos, a coleta já pode ser planejada.
- Tipo de batata. Para avaliar esse fator, você precisa desenterrar 2-3 arbustos de batata em diferentes extremidades do canteiro e remover algumas raízes de cada planta. É fácil determinar a condição do tubérculo - você precisa esfregar a batata com força com o dedo e se a casca não chegar atrás do dedo, é hora de cavar a colheita.
- Características da superfície do solo ao redor dos arbustos. Como as batatas maduras rompem o solo ao redor do sistema radicular, o solo sob o arbusto racha e forma um monte.
Para saber se já é possível desenterrar batatas, você deve recorrer a outros truques. Você precisa colocar um pouco de solução alcoólica de iodo no corte do tubérculo - ele deve ficar roxo claro. Outro sinal claro de que a safra está pronta para a colheita é desenterrar um arbusto e, segurando-o pelas pontas com uma das mãos, arrancar com a outra as mudas dos tubérculos mais baixos do sistema radicular. Nas batatas que atingiram a maturidade, elas serão retiradas sem esforço.
Previsão do tempo e colheita
As batatas amadurecem mais rapidamente durante o período de intenso calor do verão, e se a rega rara for adicionada ao fator de calor prolongado, a data da colheita geralmente muda para os primeiros dez dias de agosto. Quando as previsões meteorológicas indicam a aproximação de chuvas prolongadas, é melhor acelerar o amadurecimento das batatas por qualquer uma das formas disponíveis e ter tempo para desenterrar as raízes antes que os jatos de água caiam no solo.
As condições mais favoráveis para cavar batatas ocorrem quando a temperatura do ar não é inferior a 13 e não superior a 18 0C, e o tempo está ensolarado. Assim, a colheita das batatas faz uma transição suave para a secagem oportuna dos tubérculos.
Como a variedade afeta o período de maturação?
É muito importante escolher a variedade de batata certa para o plantio, focando não tanto no rendimento prometido, mas no grau de adaptação da variedade às condições climáticas e climáticas específicas da região. Sabe-se que todas as variedades de culturas estão divididas em 5 categorias:
- Espécie de maturação precoce, permitindo a colheita já 60 dias após o plantio.
- Uma espécie intermediária, com maturação em cerca de 70 dias.
- Uma variedade de meia temporada que permite colher batatas 90 dias após o plantio.
- Espécie meio tardia, com maturação em 100 dias.
- Espécie de maturação tardia, pronta para colheita após 100 dias do plantio.
É claro que na Rússia central não é aconselhável selecionar variedades pertencentes às duas últimas categorias de maturação - elas são mais adequadas para a região sul. Além disso, para os nossos compatriotas numa zona de clima temperado, é irracional optar por variedades de batata superprecoce - os tubérculos simplesmente não terão tempo para ganhar calor solar suficiente e serão pobres em composição vitamínica.
Métodos de colheita de tubérculos
A opção mais fácil para colher batatas é usar um equipamento especial - um trator de passeio, porém, nem todos podem pagar esse equipamento, e ele é aplicável principalmente a grandes lotes, e não a vários canteiros dentro de um lote pessoal. Nas dachas comuns, os tubérculos são colhidos manualmente, usando um garfo ou pá de baioneta.
Ao usar qualquer método mecânico, você deve aceitar antecipadamente uma certa porcentagem de “rejeições” - batatas danificadas, a maior parte das quais deve ser processada imediatamente, e as muito cortadas devem ser jogadas em uma fossa de compostagem para apodrecer. A menor quantidade de resíduos é produzida quando as batatas são escavadas em solos leves. Nesse caso, o sistema radicular é completamente removido do solo com um empurrão de garfo ou pá e não requer imersão repetida de uma ferramenta afiada no solo.
Regras para operar o trator portátil
Se todo o jardim dedicado ao cultivo ocupar 1–3 acres, compre uma unidade com capacidade para mais de 3 litros. v., irracional. Cavar batatas com esse dispositivo não é difícil - você precisa mergulhar o elemento pontiagudo do mecanismo no solo e seguir o dispositivo, segurando-o na linha da cama.
Deve ser antecipado, antes mesmo plantio de batata, decida o método de colheita de uma boa colheita, pois para a escavação manual dos tubérculos a distância entre as fileiras dos arbustos não importa, mas para a movimentação do trator de passeio deve ter pelo menos um comprimento e meio de O aparelho. Em qualquer caso, a distância entre as linhas não deve ser inferior a 45 cm, e a profundidade dos tubérculos inferiores é permitida em 20-25 cm.
Cavando batatas usando um trator portátil potência média, leva muito menos tempo gasto exclusivamente em trabalho manual. Ao trabalhar em conjunto no terreno (a segunda pessoa segue o mecanismo e colhe as batatas do chão), demora, em média, 10 minutos por cem metros quadrados de horta.
Cavando à mão
É melhor cavar batatas manualmente com um forcado, mas se o solo não for muito viscoso e pesado, uma pá de baioneta também fará um bom trabalho, embora seja estritamente não recomendado quebrar torrões de terra onde as raízes estão. escondido. A técnica de escavação é extremamente simples:
- a uma distância de 15–20 cm da bucha, a ferramenta está em um ângulo de 300 afunda no solo, depois pressiona o ombro da pá ou garfo e levanta levemente o caroço acima do nível do solo;
- em seguida, o arbusto deve ser agarrado firmemente pelas pontas e puxado para cima até ser totalmente retirado do solo;
- Se as copas estiverem secas demais e quebrarem facilmente, ou o solo estiver muito denso e não soltar o rizoma repleto de tubérculos, é necessário desenterrar com cuidado o arbusto do outro lado e retirar o pedaço de terra junto com a raiz plantações.
Quando o tempo está bom e seco, é necessário separar imediatamente as batatas em tubérculos adequados para alimentação e sementes muito pequenas para serem utilizadas como alimento. Para fazer isso, você precisa espalhar dois quadrados de polietileno perto do canteiro e despejar raízes grandes em um deles e pequenas no outro. Batatas cortadas ou danificadas por insetos são colocadas em um balde separado.
Por que você precisa desenterrar as batatas na hora certa?
Existem razões suficientes para respeitar rigorosamente os horários de plantio e colheita, e não se trata apenas do excelente sabor das batatas bem maduras.Continuando a cultivar plantas após o início da estação chuvosa para “levar” os tubérculos a um tamanho maior, o jardineiro corre o risco de perder toda a colheita, pois em temperaturas acima de 10 0Com as chuvas incessantes, as pontas murchas do arbusto da batata ficam verdes novamente e as raízes começam a brotar.
Outro perigo de deixar batatas no solo reside nas geadas do início do outono. Uma ou duas noites geladas que cobrem o solo reduzem em 70% a possibilidade de armazenamento da colheita no inverno. Esses tubérculos, depois de retirados do solo, começam a apodrecer rapidamente e, quando cozidos, apresentam um sabor adocicado desagradável.
Nada de bom resultará do adiamento da colheita para um período anterior à qualidade exigida da batata.
Os tubérculos verdes têm sabor inferior e estrutura de polpa aquosa. O teor de vitaminas e microelementos neles é muito menor do que em uma cultura madura, o que reduz significativamente o valor nutricional do produto. Além disso, as raízes verdes têm uma casca muito fina e facilmente danificada, por isso as batatas desenterradas sem levar em conta os sinais de maturação não podem ser armazenadas e só são adequadas para consumo na primeira ou duas semanas após a escavação.