A batata é considerada uma cultura única de horta, existem centenas de pratos e receitas populares que a utilizam. O principal problema após a colheita é a questão de garantir sua segurança. Para alguns veranistas, apesar do longo período de armazenamento, os tubérculos não perdem suas características de qualidade, sabor e aparência. Para obter resultados, é importante saber como armazenar adequadamente as batatas em um apartamento.
- Como preparar batatas para armazenamento
- 5 maneiras infalíveis de preservar a colheita de batata em seu apartamento
- Armazenando batatas na adega
- No corredor ou entrada
- Em uma caixa na varanda
- Pequeno estoque na geladeira
- Armazenando batatas em um apartamento
- Quais variedades de batatas são melhor armazenadas?
- Erros comuns
Como preparar batatas para armazenamento
Para guardar batatas em casa, é necessário preparar bem os tubérculos para o inverno. Para a coleta, escolha um clima ensolarado sem precipitações. Metade do sucesso no armazenamento depende da qualidade da secagem e seleção, na qual são removidos os tubérculos danificados e defeituosos. Para reduzir o nível de umidade após o enchimento, as batatas são polvilhadas com uma leve camada de cinza por cima.
5 maneiras infalíveis de preservar a colheita de batata em seu apartamento
As batatas são guardadas não só na adega, mas também no apartamento, o que não exige perda de tempo no caminho até a garagem. Hoje existem várias opções, cada uma das quais permite preservar a colheita até a próxima safra.
Armazenando batatas na adega
Armazenar as batatas colhidas em uma adega é a prática mais comum para os cidadãos russos. A vantagem deste método é a capacidade de fornecer uma temperatura ambiente constante em torno de 2-4 0C. Esta temperatura na sala de armazenamento é considerada ideal para tubérculos. A umidade na adega deve variar de 70% a 85%.
É necessário excluir a exposição à luz, caso contrário será produzida carne enlatada prejudicial ao homem.
Antes de plantar tubérculos, recomenda-se tratar o ambiente com solução de sal ou cal 2 vezes com intervalo de 1 semana. Para o armazenamento, utilizam-se caixas plásticas compradas em lojas ou as batatas são colocadas em uma caixa feita por você mesmo com as próprias mãos. Na base do recipiente é necessário prever pequenas fendas de 4 a 6 cm de tamanho, que promoverão melhor ventilação. Antes da reutilização, as caixas devem ser tratadas com solução de manganês e bem secas.
Uma opção comum é colocar os tubérculos em caixas sem tampa.Neste caso, é necessário preencher os tubérculos até uma profundidade não superior a 1,5 M. Se houver problema de alta umidade, recomenda-se colocar o chão da adega com serragem e, se desejar, cobrir com vigas ou tábuas de chão.
No corredor ou entrada
A colheita assim armazenada não ocupa espaço no apartamento e está sempre ao seu alcance. Para isso, é feita uma caixa na qual são colocadas as batatas. A temperatura na entrada é sempre mais fria que a da casa e mais quente que a da rua, o que melhora a qualidade dos tubérculos e a duração do seu uso.
As desvantagens deste método são os seguintes pontos:
- inconstância de temperatura, que sobe e desce periodicamente;
- curta duração;
- probabilidade de roubo;
- prováveis conflitos com vizinhos.
Este método é usado se você precisar deixar a colheita até o início da primavera. A aparência e o sabor permanecem inalterados até o final de fevereiro ou meados de março. Ideal para jardineiros que não têm adega e que pretendem organizar um local para batatas na entrada como alternativa.
Em uma caixa na varanda
Você pode fazer com as próprias mãos uma caixa para guardar batatas na varanda com tábuas comuns bem fixadas. São confeccionados dois produtos “matryoshka”, com uma diferença de distância entre as paredes de cerca de 5 cm, sendo a cavidade resultante isolada com espuma plástica, serragem ou outro material com propriedades semelhantes. A tampa do recipiente também é dupla e isolada.
Este método é adequado para armazenamento em uma varanda de vidro e permite não perder a colheita mesmo em invernos frios.
Freqüentemente, eles usam uma adega doméstica especial comprada em uma loja. É um recipiente térmico, feito de materiais modernos e possui aquecimento elétrico.A temperatura que as batatas podem suportar depende do modelo e do fabricante; existem opções para temperaturas ambientes até -40 0C. As lojas vendem caves com volumes de 100, 180 e 300 litros, o que corresponde a uma quantidade de 1 a 3 sacos.
Pequeno estoque na geladeira
Armazenar batatas em casa na geladeira é adequado para pequenas quantidades de tubérculos, e a temperatura correta para armazenamento deve variar de 3 a 5 0C. A conveniência e simplicidade do método estão associadas a diversas armadilhas. Os seguintes fatores são considerados os pontos principais:
- não está claro em qual recipiente é melhor escolher o armazenamento: um saco plástico não permite o acesso do oxigênio aos tubérculos, eles começam a embaçar e apodrecer, e em uma rede a sujeira escorre;
- é impossível armazenar um grande volume de batatas;
- Quando armazenadas por muito tempo na geladeira, inicia-se o processo de conversão do amido em açúcar, o que prejudica o sabor e a aparência da batata.
Devido a essas características, vários quilos de batatas podem ser armazenados na geladeira. Recomenda-se fazer uma reserva para no máximo uma semana, sendo que nesse período é necessário comê-lo.
Armazenando batatas em um apartamento
As famílias armazenam suprimentos que estão planejados para serem usados em um futuro próximo. A temperatura média em um apartamento padrão varia de 20 a 25 0C, que não é adequado para armazenar batatas. É importante colocá-lo em local bem ventilado, caso contrário apodrecerá e causará moscas. As opções mais comuns são:
- despensa;
- elementos de cozinha, móveis;
- guarda-roupas embutidos.
Freqüentemente, as pessoas se esforçam para desenvolver o design de interiores do corredor de forma a fornecer locais para armazenar colheitas e outros itens da vida cotidiana.
Quais variedades de batatas são melhor armazenadas?
Batatas de amadurecimento precoce estraga rapidamente, então essas variedades não são usadas para armazenamento a longo prazo. Para isso, são utilizadas espécies com colheita média ou tardia.
Descrição e características das variedades de batata:
- Asterix é uma variedade premium europeia, tem maturação médio-tardia e pertence à categoria de mesa, tem casca vermelha e polpa amarela, o peso médio dos tubérculos varia de 65 a 110 g;
- Atlant é uma variedade de maturação tardia, tem casca áspera e amarela e polpa amarelo claro, o peso médio do tubérculo é de 90 a 199 g;
- Skarb é uma variedade de batata da seleção bielorrussa, tem casca e polpa amarelas e peso médio de 150 a 200 g.
O tempo de armazenamento das batatas depende de muitos fatores, e a mesma variedade de batatas pode ficar ótima na varanda e não estragar em casa. Recomenda-se experimentar diferentes opções e experimentar diferentes métodos, temperaturas e escolher o método mais adequado.
Erros comuns
O armazenamento de batatas exige o cumprimento de uma série de regras, cujo desconhecimento reduzirá a nada todos os esforços para fazer crescer a colheita. O fator fundamental para um armazenamento bem-sucedido é a escolha da variedade certa de batata. Os tubérculos com maturação precoce não podem ser selecionados para armazenamento a longo prazo, mesmo que todas as regras sejam seguidas e criadas as condições “ideais”, a colheita permanecerá no máximo até novembro, perdendo significativamente as suas qualidades originais.
Alguns dos erros mais comuns ao trabalhar com batatas incluem:
- seleção de matérias-primas de baixa qualidade - somente batatas saudáveis e selecionadas têm chance de serem conservadas por muito tempo;
- colocação separada dos demais vegetais - quando armazenada com beterraba, a umidade é naturalmente absorvida e os tubérculos evitam o apodrecimento, o que tem efeito positivo no resultado;
- uso de condições naturais - as batatas requerem condições especiais de temperatura e umidade, portanto as condições do apartamento não são adequadas para elas;
- negligência no procedimento de triagem - como resultado do armazenamento, os tubérculos apodrecem, são possíveis doenças infecciosas, o que acaba por aumentar o risco de infecção de batatas saudáveis; apenas a triagem mecânica pode eliminar este problema;
- mantê-los em sacos - este método não permite uma triagem de qualidade dos tubérculos e não requer acesso ao ar, o que leva inevitavelmente à sua deterioração.
Durante a triagem de controle, não apenas os tubérculos infectados são removidos da área de armazenamento, mas também aqueles que estiveram em contato com eles. O aparecimento de odor pútrido e pequenas moscas indica que o apodrecimento começou e a necessidade de separar a colheita.
As batatas são sempre colocadas em local fresco, caso contrário começarão a brotar rapidamente. O estado do meio ambiente é de grande importância. A alta umidade e a temperatura do ar são as principais ameaças, pois os frutos começam a se deteriorar, brotar ou apodrecer.