Os especialistas identificam várias razões pelas quais as batatas podem não crescer bem e o que fazer a respeito; eles oferecem maneiras de resolver problemas. Os fatores desfavoráveis podem incluir condições climáticas, variedade selecionada incorretamente ou composição inadequada do solo. Os produtores de vegetais muitas vezes cometem erros ao cuidar dos vegetais. Para corrigir a situação, é preciso identificar a causa a tempo e começar a lutar para eliminá-la.
- Causas
- Variedades
- Nenhuma variedade adequada
- Sementes de má qualidade para plantio
- Plantio simultâneo de diversas variedades
- Pousar
- Sem rotação de culturas
- Solo esgotado
- Pouso profundo
- Método de pouso inadequado
- Altura
- Quanto tempo leva para as batatas brotarem?
- Clima e datas de plantio
- Por que as batatas pararam de crescer?
- O que fazer se as batatas não brotarem?
- Colheita
- Frutas pequenas
- Fruta podre
- Poucos ovários e frutos
- Doenças e pragas
- Doenças fúngicas da batata
- Doenças virais da batata
- Doenças bacterianas da batata
- Requeima da batata
- Podridão seca de batatas
- Perna de batata preta
- Podridão do anel de batata
- Medvedka
- Besouro do Colorado
Causas
Existem vários motivos pelos quais as batatas não crescem após o plantio, portanto, saber com antecedência sobre os fatores desfavoráveis pode prevenir o desenvolvimento de problemas:
- As variedades de batata são divididas em três grandes grupos de acordo com o momento de amadurecimento das raízes: maturação precoce, maturação intermediária e maturação tardia. Os agrônomos recomendam o plantio de variedades de diferentes grupos temporais.
- Você não pode plantar variedades de batata precoces e tardias ao mesmo tempo.
- Material de plantio de má qualidade.
- Incumprimento da rotação de culturas, falta de fertilização atempada, terreno mal preparado.
- Plantar muito fundo pode fazer com que as mudas não apareçam. A profundidade de colocação das sementes é de aproximadamente 8 cm.
As condições meteorológicas desempenham um papel importante. Chuvas fortes, retorno de geadas, baixas temperaturas do ar ou, inversamente, dias quentes também causam mau desenvolvimento das plantas. Doenças e pragas reduzem significativamente a qualidade e a quantidade da colheita.
Variedades
Para que as raízes cresçam em tamanho e tenham bom sabor, você precisa escolher a variedade certa. É preciso levar em consideração o clima, a composição do solo e a finalidade da cultura.
De acordo com o momento de amadurecimento da colheita, eles distinguem:
- variedades superprecoces que permitem a colheita após 40-45 dias, para que você possa obter duas colheitas por temporada;
- nas primeiras batatas, os limites de amadurecimento dos frutos são de 50 a 60 dias;
- O grupo intermediário de hortaliças começa a amadurecer após 80 dias;
- As raízes das variedades intermediárias e tardias amadurecem após o plantio em 95–100 dias;
- A colheita tardia da batata pode ser colhida em 110–120 dias.
Dependendo da variedade da batata, a polpa pode ser branca, amarela, roxa ou vermelha. O formato das batatas pode ser redondo, oblongo ou cilíndrico. Além desses indicadores, é dada atenção às principais características da variedade: rendimento, resistência ao frio e à seca, resistência a doenças e pragas.
Nenhuma variedade adequada
Entre o grande número de variedades, existe uma variedade adequada que se adapta às condições climáticas, à composição do solo e às preferências individuais.
Para alguns o rendimento é extremamente importante, para outros é necessário que as batatas sejam fervidas durante o cozimento. Você pode encontrar variedades que prosperam em solos arenosos e argilosos e toleram bem a seca e o frio.
Os especialistas em horticultura recomendam o plantio de diferentes variedades de batata, o que certamente permitirá uma boa colheita de raízes.
Sementes de má qualidade para plantio
O material de plantio é selecionado e examinado cuidadosamente. Batatas de tamanho médio (peso 80 g), sem danos, manchas ou podridão, são adequadas para o plantio. Sementes danificadas não devem ser deixadas para propagação, caso contrário haverá má germinação, baixo rendimento e alto risco de desenvolvimento de doenças.
O material de plantio selecionado é armazenado em recipiente separado. A sala deve estar fresca, cerca de +2 graus.
Tubérculos de qualquer variedade de batata desinfetado antes do plantio. Para tanto, coloque as sementes em uma solução fraca de permanganato de potássio por 30 minutos, podendo-se adicionar sulfato de cobre à composição.
Sem germinação, as mudas aparecerão lentamente e o rendimento será baixo.O método mais comum de germinação é a germinação à luz. O material de plantio é distribuído na superfície em uma camada, a temperatura ambiente deve ser de +8 graus. Deixe neste estado até aparecerem rebentos com 1 cm de comprimento e vire as batatas periodicamente.
Plantio simultâneo de diversas variedades
Acontece que uma variedade é selecionada de acordo com as condições climáticas, as regras de plantio são seguidas, mas a hortaliça não cresce. A razão pode ser que todas as variedades foram plantadas no mesmo dia. Não é certo.
As batatas de amadurecimento precoce são plantadas primeiro na primavera, pois não têm medo do frio. Variedades com limites médios de maturação dos frutos começam a ser plantadas quando a temperatura do ar chega a +13 graus. As variedades tardias são plantadas por último, quando a temperatura atinge +21 graus.
O método para plantar diferentes sementes de batata pode ser assim. Os sulcos são feitos no terreno preparado, onde são plantadas, por sua vez, variedades precoces, depois variedades intermediárias e tardias.
Pousar
Uma das principais razões pelas quais as batatas não crescem no jardim é o solo pobre. O vegetal se desenvolve melhor em solos leves, férteis e com boa aeração.
Terrenos com alta acidez não são absolutamente adequados. Não é aconselhável escolher uma área onde as águas subterrâneas fluam muito perto da superfície. Os tubérculos serão pequenos e de sabor fraco.
O solo é preparado com antecedência antes do plantio da batata. No outono, o local é escavado até 30 cm de profundidade e aplicados fertilizantes. Estrume podre e húmus, superfosfato e nitrato de potássio são os mais adequados. Se o solo for altamente ácido, adicione farinha de dolomita ou cinza de madeira.
Sem rotação de culturas
Todos os anos, o solo cede muitos nutrientes às plantas e, com isso, esgota-se, por isso não é recomendável plantar batata no mesmo local por vários anos seguidos. Além disso, bactérias e pragas se acumulam no solo.
Os melhores vizinhos para as batatas são milho, azeda e cebola. Bons antecessores são repolho, pepino, beterraba e centeio. As batatas desenvolvem-se mal após culturas como girassóis, beringelas e tomates.
Solo esgotado
Ao longo de 3-4 anos de cultivo constante de batata na mesma área, o solo fica esgotado, por isso é necessária fertilização.
No outono, são adicionados húmus, superfosfato e sulfato de potássio. Se o solo for ácido, procede-se à calagem. É útil fertilizar qualquer solo com cinza de madeira. Contém muitos microelementos (fósforo, potássio, cálcio). Por 10 m² m requer 8 kg de cinza de madeira.
Durante a aração de primavera, recomenda-se adicionar superfosfato, composto e infusão de esterco, enterrando os componentes a uma profundidade de 12 cm, não devendo ser adicionado esterco fresco. Reduz o sabor da batata e os frutos ficam aguados. Além disso, aumenta o risco de infecção por doenças fúngicas.
Recomenda-se a aplicação de fertilizantes nitrogenados durante o preparo do solo para o plantio na primavera, bem como antes do primeiro amontoando batatas.
Durante todo o período vegetativo, é útil realizar alimentação radicular e foliar. Os principais componentes das soluções podem ser excrementos de pássaros, esterco de vaca, uréia e ervas.
Pouso profundo
Se as batatas forem plantadas muito profundamente, as mudas aparecerão lentamente e mais tarde do que o normal. Isso acontece devido ao fraco fornecimento de calor e oxigênio da superfície da Terra. Os brotos ficarão fracos e o rendimento diminuirá.
Pode-se plantar batata em cova com profundidade de 5 a 11 cm, quanto mais leve o solo, maior será a profundidade de semeadura. A profundidade ideal do buraco é considerada de 8 cm, ao mesmo tempo que é útil para fertilizar o solo. Durante o plantio, uma mistura de húmus, cinza de madeira e superfosfato é colocada em cada cova.
Método de pouso inadequado
Existem muitas maneiras de plantar batatas. Ao escolher, primeiro é necessário considerar a composição do solo. O método de plantio mais popular é o método suave. Em sulcos previamente preparados, são feitas depressões nas quais é colocado o material de plantio e coberto com terra.
Outros métodos conhecidos de plantio de vegetais são os seguintes.
- Se o solo for leve ou arenoso, a opção de trincheira é adequada. Cavar trincheiras com 13 cm de profundidade e uma distância de 73 cm.No outono, esterco podre, serragem ou palha são colocados nas trincheiras preparadas. Durante o inverno, eles se decomporão e aquecerão o solo. Na primavera, as batatas são colocadas em trincheiras em intervalos de 40 cm, com este método o plantio pode ser iniciado duas semanas antes.
- Se o solo for pesado e úmido, um método de plantio em crista seria o ideal. A altura do aterro pode ser superior a 15 cm.
Durante todo o período vegetativo, recomenda-se a realização de três regas: duas semanas após o plantio, durante a floração e três semanas antes da colheita. Um aspecto importante do cuidado da colheita é o amontoamento e a remoção de ervas daninhas. O amontoamento é realizado imediatamente após o aparecimento dos primeiros rebentos e uma segunda vez antes do início da floração.
Altura
As batatas têm cinco períodos de crescimento:
- Germinação dos tubérculos e aparecimento dos primeiros rebentos.
- O aparecimento de um caule verde com as primeiras folhas.
- A formação dos botões e o início do período de floração.
- Floração ativa e cessação do crescimento das copas.
- Secagem das copas e formação final das raízes.
Em qualquer uma destas fases, o crescimento da batata pode parar. A causa são cuidados inadequados, retorno de geadas, tempo chuvoso ou seco, invasão de pragas e infecção.
Quanto tempo leva para as batatas brotarem?
As primeiras mudas jovens, sujeitas ao clima quente, começam a aparecer após 23 dias. Se o tempo ficar muito tempo em +20 graus, os primeiros brotos aparecem já no 16º dia. O tempo de emergência das mudas é atrasado devido ao frio.
Preciso plantar batatas em solo aquecido (+10 graus) e superficialmente, na camada superior do solo, é melhor pré-germinar o material de plantio.
Os rebentos podem aparecer de forma irregular devido às diferentes profundidades de colocação das sementes, aos diferentes tamanhos dos tubérculos e à escolha de variedades de batata com diferentes períodos de maturação.
Clima e datas de plantio
O momento de plantar batatas é determinado por certos critérios: temperatura do ar, nível de umidade do solo (solo muito úmido leva ao apodrecimento do material de plantio em vez da germinação) e à variedade selecionada.
Às vezes, os arbustos de batata não se desenvolvem devido ao não cumprimento das datas de plantio. Na maioria das vezes, o trabalho de plantio começa no início de maio, mas é melhor focar nas condições climáticas.
O solo deve aquecer de 8 a 10 graus até uma profundidade de 10 cm. Nessa altura, o risco de retorno da geada é mínimo. Em regiões com condições climáticas diferentes, o solo não aquece ao mesmo tempo.
Por que as batatas pararam de crescer?
O crescimento de tubérculos e partes aéreas de uma hortaliça pode ser interrompido devido ao mau tempo, maus cuidados, falta de componentes nutricionais e também como resultado de ataques de pragas.As batatas param de crescer em climas quentes sem rega regular.
O que fazer se as batatas não brotarem?
Se as mudas de batata não aparecerem na data calculada esperada, então medidas deverão ser tomadas:
- Em primeiro lugar, certifique-se de que as batatas não estão plantadas muito fundo. Basta desenterrar alguns tubérculos e dar uma olhada. Se for esse o caso, a germinação levará de 7 a 10 dias.
- Se o tempo estiver quente e seco, a rega ajudará a acelerar a germinação das sementes.
- É pior se os brotos não aparecerem devido ao apodrecimento dos tubérculos ou aos danos causados por pragas. Nesse caso, todo o material de plantio é desenterrado e queimado, e a área do terreno deve ser tratada com fungicidas.
Numa área infectada, é melhor plantar outra cultura que seja imune a doenças da batata. Em outra área, você pode plantar variedades precoces de batatas e ter tempo para colher uma rica colheita.
Colheita
Cultivo de batatas não é difícil, mas algumas condições desfavoráveis podem reduzir a produtividade:
- clima muito frio ou quente;
- plantio denso;
- falta de umidade, principalmente durante a floração;
- falta de ar no solo;
- excesso ou falta de componentes nutricionais;
- falta de luz.
O rendimento pode diminuir e os tubérculos perdem o sabor e as qualidades externas ou não ficam totalmente formados.
Frutas pequenas
Uma pequena colheita de batata pode ocorrer devido a muitos fatores desfavoráveis:
- Uma causa comum é uma doença fúngica - a requeima. Quando os arbustos são danificados, os tubérculos não apodrecem, apenas param de crescer.
- Um excesso de nitrogênio leva ao desenvolvimento ativo da massa verde. Todos os componentes nutricionais aumentam, as raízes se desenvolvem mal.
- Alta temperatura do ar. Se o calor ocorrer durante um período de crescimento ativo das raízes, seu crescimento será interrompido.Mesmo que a temperatura caia logo, os tubérculos serão pequenos.
- A falta de umidade também causa pequenas colheitas.
A rega regular em climas quentes, o cumprimento da dosagem na aplicação de fertilizantes, os tratamentos preventivos contra doenças e pragas ajudarão a fazer uma colheita grande e saborosa.
Fruta podre
A colheita da batata pode apodrecer. A causa é clima úmido e chuvoso, arbustos muito densos, infecções fúngicas ou bacterianas.
Se aparecerem pontas secas e amarelas entre os arbustos verdes de batata, é provável que algum tipo de doença esteja se desenvolvendo. O apodrecimento das batatas pode ser causado por: requeima, fusarium, canela preta, podridão anelar. Arbustos doentes são desenterrados e queimados.
Outra razão para o apodrecimento dos tubérculos durante o crescimento é o excesso de nitrogênio no solo. Vazios se formam dentro dos tubérculos e a polpa começa a apodrecer. No próximo ano você precisa reduzir a aplicação de nitrogênio e aumentar o potássio.
Poucos ovários e frutos
Poucos ovários e frutos são formados devido ao clima quente e ao ar seco. Neste caso, os ovários caem. Os arbustos parecem letárgicos, emaciados, há poucos tubérculos e são pequenos. Neste caso, é necessário regar a área com água e tratar com Zircão.
Se o caule for reto, as folhas forem verdes, o arbusto parecer saudável em geral e não houver ovários, isso não afetará a qualidade e a quantidade da colheita. Você também precisa saber que nem todas as variedades conseguem florescer.
Doenças e pragas
Doenças e pragas podem piorar significativamente a condição dos arbustos e reduzir a produtividade. O crescimento do vegetal diminui e para de se desenvolver. A doença pode ser provocada por vírus, bactérias e fungos que penetram na planta através de folhas, raízes e danos.
Doenças fúngicas da batata
Os esporos de fungos são espalhados pelo vento, insetos e água. Em condições favoráveis (clima frio e alta umidade), os fungos começam a se multiplicar ativamente, espalhando-se por grandes áreas.
Doenças virais da batata
A doença viral mais comum é o mosaico, que possui três tipos. O motivo é a diminuição da imunidade da planta devido à rega inadequada, falta de nutrientes no solo e danos aos arbustos por pragas.
As folhas da planta enrolam-se, mudam de cor e aparecem manchas marrons claras. Com o tempo, o caule fica danificado e as folhas ficam completamente amarelas, secam e começam a cair.
Doenças bacterianas da batata
Uma infecção bacteriana pode aparecer durante a estação de crescimento. Na maioria das vezes, a fonte da infecção é o material da semente. Particularmente perigosas são as podridões que afetam os tubérculos, tornando-os impróprios para alimentação.
Requeima da batata
O primeiro sinal da requeima é o aparecimento de manchas marrons no topo das folhas. A metade interna da lâmina foliar é coberta por uma camada branca. Se você não iniciar o tratamento, dentro de um mês todas as plantações de batata estarão infectadas com a doença. As folhas ficam marrons e os tubérculos também são afetados. Com o tempo, os topos ficam mais finos, apodrecem, murcham e secam. Durante um mês, todas as semanas, recomenda-se tratar os arbustos com calda bordalesa.
Podridão seca de batatas
Podridão seca ou fusarium refere-se a uma doença fúngica que afeta a parte aérea da planta durante o crescimento. Ela se desenvolve em tubérculos com mais freqüência durante o armazenamento. A propagação começa em clima quente e seco.
Com a praga do fusarium, as folhas mudam de cor. Suas bordas tornam-se roxo-acastanhadas e a parte superior começa a clarear. Gradualmente, as folhas murcham, o caule escurece e aparecem nos frutos manchas marrons cobertas por uma camada branco-acinzentada.
Perna de batata preta
A perna preta pode destruir toda a colheita de batata. O caule e as raízes começam a apodrecer, as folhas enrolam-se e ficam rígidas. Os tubérculos ficam macios e apresentam um odor desagradável. A podridão pode se desenvolver tanto de dentro quanto de fora da fruta. Uma medida preventiva é o tratamento da semente com preparações especiais.
Podridão do anel de batata
Uma infecção bacteriana comum é a podridão anelar. É difícil perceber a doença na fase inicial. Quando as folhas e copas começam a murchar, a planta já está infectada por dentro.
Nas nervuras das folhas, o suco torna-se amarelo-acastanhado, o que indica o processo de decomposição. Anéis e manchas putrefativas são visíveis não apenas na superfície dos tubérculos, mas também no interior, quando cortados. A parte danificada da batata fica cheia de um líquido oleoso, que fica marrom com o tempo.
Medvedka
Insetos adultos (até 6 cm de comprimento) e larvas de grilo-toupeira causam danos significativos em canteiros de vegetais. Eles danificam as raízes e caules dos arbustos de batata e roem as raízes. Na luta contra os grilos-toupeira, são utilizados métodos populares e produtos químicos (Prestige, Aktara, Masterpiece).
Besouro do Colorado
O besouro da batata do Colorado se alimenta das folhas das plantações de erva-moura, mas prefere batatas acima de tudo. Come pecíolos de folhas, mas não toca flores, caules e raízes. Se não forem tomadas medidas, a planta deixará de se desenvolver e os tubérculos ficarão pequenos.
Para o besouro da batata do Colorado, são usados remédios como Confidor, Regent e Commander.Não se deve permitir o aparecimento de ervas daninhas, deve-se observar a rotação de culturas, é importante plantar o material de plantio na hora certa e retirar todos os restos de plantas do local após a colheita.
Obrigado por um excelente artigo. Questões importantes foram reveladas para mim.
Planto vários baldes de batatas de tamanho médio e colho 2 baldes de ervilhas. O que eu não fiz. Mudei o método de plantio, troquei o material do favo de mel, fertilizei o solo com húmus, esterco, fertilizante mineral e reguei. Não existem doenças ou pragas, mas o motivo é simplesmente um mistério. Obrigado.
Muito obrigado pelo seu feedback.
Quanto às “ervilhas”, pode haver vários motivos. Talvez ainda lhe falte os minerais necessários. Ou tente mudar o local de pouso. Acredita-se que as batatas se nutrem melhor com nitroammophoska. Tente.Também é recomendado usar uma mistura de 1 parte de nitrogênio, 2 partes de potássio e 1 parte de fósforo. O peso total é de 25 gramas, é diluído em 10 litros de água.