As ervilhas como adubo verde natural são consideradas o melhor fertilizante orgânico para restaurar a composição do solo. Com a ajuda de uma planta anual, você pode melhorar rapidamente a saturação do solo com minerais, e a despretensão do cultivo não exige gasto de energia no cuidado da planta. Para saturar o solo com elementos úteis e restaurar suas propriedades, é recomendável conhecer as regras e características do uso da cultura como adubo verde.
Benefícios das ervilhas como adubo verde
A principal vantagem da adubação verde do feijão é a sua eficácia na restauração da qualidade do solo. A planta caracteriza-se por um crescimento intensivo, cujo desempenho é um dos melhores entre outros adubos verdes. Em termos de taxa de crescimento, ocupa o primeiro lugar entre as leguminosas.
A espécie leguminosa tem a capacidade de acumular nitrogênio e outros nutrientes, e depois liberá-los facilmente para o solo, tornando-o mais fértil. A vantagem da cultura para melhorar a qualidade do solo é:
- taxa de crescimento;
- resistência ao gelo;
- baixo custo do material de plantio;
- a oportunidade de obter frutos saborosos e ao mesmo tempo melhorar a qualidade do solo;
- facilidade de colheita, não sendo necessário equipamento especial para tal trabalho;
- bom resultado no aumento da fertilidade do solo;
- a capacidade de melhorar rapidamente a qualidade do solo;
- despretensão no cultivo.
Além de enriquecer o solo, a ervilha adubada verde minimiza o número de ervas daninhas e ajuda a prevenir o aparecimento de bactérias patogênicas. A planta pertence ao grupo das excelentes plantas melíferas, o que ajuda a atrair insetos benéficos, inimigos naturais das pragas de jardim.
Como eles afetam o solo?
À medida que a cultura do jardim cresce, o solo se solta naturalmente, o que leva a uma melhor penetração da água e do ar no solo. O plantio de outras culturas hortícolas no futuro contribuirá para o seu melhor crescimento, de modo que criarão raízes ao longo das passagens de ar existentes.
Plantar uma leguminosa repõe o valor nutricional do solo, ajuda a saturar o solo com nitrogênio, potássio, fósforo e muitos outros microelementos. As raízes da ervilha evitam a erosão do solo e bloqueiam o crescimento de ervas daninhas.
Quando e onde plantar ervilhas com adubo verde?
A semeadura de adubo verde pode ser feita durante toda a safra, inclusive antes do plantio da cultura principal e após sua colheita. A melhor época para o plantio é a primavera. A possibilidade de realização de trabalhos é determinada dependendo da região, as ervilhas podem ser semeadas depois de não haver risco de geadas fortes. Na maioria das regiões russas, a semeadura em campo aberto é realizada em maio. Após 2 semanas do primeiro plantio, as sementes são replantadas, o que prolonga o tempo de crescimento da planta.
A planta adora solo depois da erva-moura, por isso é recomendável plantá-la no local de cultivo anterior de batata ou tomate. Não é recomendado plantar leguminosas duas vezes no mesmo local. As sementes podem ser plantadas secas, mas observa-se maior germinação após imersão em água por 4 horas.
As ervilhas são semeadas a uma profundidade de 5 cm, restam 2-3 cm entre elas, restam 25 cm entre linhas. A 1 m2 deve haver cerca de 100 ervilhas. As seguintes regras devem ser seguidas:
- a rega é realizada apenas em períodos de seca;
- Recomenda-se apertar a rede até a germinação, pois os pássaros adoram comer as sementes;
- O local de plantio deve ser periodicamente limpo de ervas daninhas;
- Para um melhor crescimento, os brotos precisam de suporte adicional.
Para prevenir doenças da ervilha, recomenda-se semear mostarda ou manjericão no local de plantio, pois essas plantas repelem a maioria das pragas de leguminosas.
Para quais culturas é adequado?
As culturas de grãos e erva-moura criam raízes bem nos canteiros depois das ervilhas. As ervilhas são mais frequentemente usadas em hortas para tomates e batatas. O plantio de leguminosas é recomendado para o plantio de repolho branco e couve-flor.A planta entra rapidamente em um período de descanso, por isso pode ser cortada em verde, quando apodrece, os longos brotos e o sistema radicular desenvolvido da planta ajudam a saturar o solo com os nutrientes necessários ao crescimento de outras culturas.
Quando e como remover ervilhas com adubo verde?
As ervilhas verdes crescem até a hora de plantar a cultura principal da horta. A maturação completa ocorre às 12 semanas, algumas espécies requerem 16 semanas. Existem várias opções para limpar a planta:
- uma maneira simples é simplesmente cavar a área onde o adubo verde é incorporado ao solo e a cultura principal é plantada em cima;
- usando um cortador plano, com o qual os caules do adubo verde são cortados alguns centímetros mais fundo que o nível do solo, após o qual a hortaliça é plantada, as pontas cortadas são usadas para cobrir o solo;
- São feitas covas junto à cultura principal e as ervilhas crescem junto com a planta; assim que a leguminosa atinge 5 cm, os rebentos são cortados com tesoura e colocados no peito.
O último método exige muito trabalho, mas é eficaz. Para obter fertilizante natural, os caules das ervilhas podem ser cortados e embebidos em água fervente por 10 dias. Este produto é uma fonte valiosa de nitrogênio e potássio.
Contra quais doenças e pragas ele ajuda?
As ervilhas são eficazes no controle de vermes. Esta larva aparece em solos ácidos e é uma ameaça às culturas de batata. O verme não tolera proximidade com leguminosas, por isso a planta é considerada um meio eficaz de combate a essa praga.
Plantando ervilhas ajudar a controlar o ácaro da raiz da cebola. O local de plantio da leguminosa atrai muitos insetos benéficos, pois a planta possui excelentes qualidades melíferas.