As ervilhas são uma leguminosa comum com alto valor nutricional. É especialmente valorizado pelo seu alto teor de proteínas (de 26 a 30%). Nesse aspecto, pode ser comparada à carne, apenas a proteína vegetal é melhor absorvida pelo corpo humano. Além disso, as ervilhas são ricas em carboidratos, vitaminas (grupos B, C, A, PP) e microelementos (fósforo, potássio, manganês, ferro).
- Ervilhas: características da cultura
- Escolhendo um local para plantar ervilhas no jardim
- Condições climáticas para o cultivo de ervilhas
- De que tipo de solo as ervilhas gostam?
- Os melhores vizinhos das ervilhas
- Características do plantio de ervilhas em uma casa de verão
- Como preparar o solo para o plantio de ervilha?
- Preparando ervilhas para plantio
- Como semear ervilhas corretamente?
- Tecnologia de cultivo de ervilhas, características de cuidados com plantas
- Primeiros passos após a semeadura
- Cuidado do solo
- Características de alimentação com ervilhas
- Arbustos de liga
- Principais doenças e pragas da ervilha
- Ervilhas: como conseguir uma colheita rica
As ervilhas são despretensiosas e dão frutos em quase todas as condições. Mas para obter uma colheita rica, você precisa saber como as ervilhas crescem e quais são as características de seu cultivo.
Ervilhas: características da cultura
Ervilhas (Pisum) são uma planta herbácea anual da família das leguminosas (Fabaceae) com caule rasteiro fraco, facetado redondo e acamado, crescendo de 0,2 a 2,5 m de comprimento. Existem variedades padrão nas quais o caule fortemente espessado não se ramifica e não se deita. O sistema radicular ramificado desta cultura é do tipo raiz principal e penetra profundamente no solo. Bactérias nodulares benéficas se desenvolvem nas raízes e nas imediações delas, que absorvem e acumulam nitrogênio do ar, enriquecendo assim o solo com ele.
As folhas pinadas compostas consistem em 2-3 pares de pequenas lâminas foliares verde-azuladas alongadas. O pecíolo de cada folha termina em finas gavinhas ramificadas, com a ajuda das quais a ervilha se agarra a um suporte ou a plantas vizinhas. Flores brancas, rosadas ou roxas do tipo mariposa estão localizadas nas axilas das folhas em grupos 1 ou 2. Nas variedades de maturação precoce, o pedúnculo aparece após 6-7 folhas, nas variedades posteriores - após 12-23 (dependendo do época de maturação).
A cultura é autopolinizadora; uma vagem se desenvolve no lugar da flor. Um feijão cilíndrico reto ou curvo é composto por 2 folhas, entre as quais são colocadas ervilhas lisas ou enrugadas (de 3 a 10 pedaços) em 1 fileira. O tempo de maturação das ervilhas pode variar (de 55 a 100 dias após o plantio).
Todas as variedades desta cultura estão divididas em 3 grupos:
- Descamação. O interior das válvulas é coberto por uma densa camada de pergaminho e não é comido. Apenas ervilhas verdes, lisas e brilhantes são usadas para enlatados. As variedades mais populares são: Alpha, Early 301, Atlant, Vera, Viola, Emerald e outras.
- Açúcar (vagens). Portas delicadas quebram facilmente porque não possuem uma camada interna fibrosa de couro. Os feijões são suculentos, saborosos e carnudos. A vagem inteira é usada para alimentação. Variedades: Sugar Marrow 6, Inesgotável 195, Sugar, De Grasse 68-28, Zhegalova 112 e outros.
- Semi-açúcar. No início as vagens ficam macias e crocantes, os feijões novos são aproveitados junto com as folhas. Com o tempo, uma camada dura de pergaminho aparece nos locais onde as metades são unidas. A variedade Karaganda 1053 é cultivada na Rússia.
O cultivo de ervilhas de todas as variedades utiliza a mesma tecnologia e não é particularmente difícil. Mas existem alguns pontos importantes a serem considerados.
Escolhendo um local para plantar ervilhas no jardim
Para as ervilhas, opta-se por uma área ensolarada, bem iluminada, sem vento e tranquila. Fortes rajadas de vento podem quebrar caules frágeis. Esta cultura pode ser colocada ao longo de uma cerca ou perto da parede de uma casa, ao longo da qual os caules subirão. A planta tolera sombra parcial clara, mas frutifica melhor e mais abundantemente quando toda a folhagem está bem iluminada pelo sol.
Alguns horticultores praticam a semeadura de ervilhas nos troncos de grandes árvores frutíferas (macieiras, peras e outras), onde uma mistura nutritiva de solo fértil de jardim e húmus é primeiro derramada em uma camada de pelo menos 10-15 cm. uma casa de campo, jardim ou horta é possível para qualquer jardineiro iniciante, sujeito a regras simples.
Condições climáticas para o cultivo de ervilhas
Para obter uma colheita precoce e abundante, é necessário tentar criar as condições ideais para o cultivo de ervilhas. A cultura adora boa umidade, por isso, para o surgimento de brotos amigáveis, as sementes são plantadas em solo úmido. Uma rega boa e regular permitirá que a planta se desenvolva rapidamente e aumente a produtividade. A umidade moderada constante é especialmente necessária durante o período de brotação, floração e frutificação. Com a falta de umidade, o arbusto da ervilha perde botões e ovários.
As ervilhas podem tolerar a seca de curto prazo porque a raiz principal longa utiliza a umidade das camadas profundas do solo (mais de 1 m). Mas ele não gosta da proximidade de águas subterrâneas frias, pois o sistema radicular pode apodrecer.
Esta leguminosa é resistente ao frio; as suas sementes germinam já a +5 °C. As mudas podem sobreviver a geadas de curto prazo até -6...-4 °C. Durante a formação do ovário, a temperatura ideal deve estar entre +13...+15 °C; para o rápido crescimento do feijão, é necessária uma temperatura de pelo menos +17...+22 °C.
De que tipo de solo as ervilhas gostam?
As ervilhas são pouco exigentes em termos de composição do solo, mas desenvolver-se-ão melhor e frutificarão mais abundantemente em margas soltas e moderadamente húmidas e em margas arenosas com teor suficiente de fósforo e potássio. Ao cavar, é recomendado adicionar areia grossa de rio e húmus (1 balde por 1 m²) ao solo argiloso pesado. Em solo arenoso, que não retém bem a umidade e o fertilizante, é necessário adicionar argila para aumentar a capacidade de umidade (1 balde por 1 m²).
A cultura prefere solos com reação neutra ou levemente alcalina, portanto solos ácidos devem ser desoxidados com penugem ou farinha de dolomita (300-400 g por 1 m²). Solos excessivamente ricos e fertilizados também são prejudiciais às ervilhas, porque...o excesso de nutrientes provoca rápido crescimento das copas. Nesse caso, os frutos serão pequenos e em número reduzido. Para os espécimes dos quais serão coletadas sementes para propagação, o solo é preparado com especial cuidado.
Os melhores vizinhos das ervilhas
O rendimento de uma colheita é muito influenciado pelas plantas que foram cultivadas neste local no ano anterior. As ervilhas crescem bem depois das primeiras batatas, abóboras (abobrinha, abóbora, pepino), repolho e tomate. Ficará ótimo no jardim ao lado de milho, erva-moura (batata) e vegetais crucíferos (repolho, rabanete). Outras leguminosas (feijão, grão de bico, soja, lentilha e outras) serão péssimas antecessoras desta cultura. Com a rotação adequada de culturas, as ervilhas são plantadas na mesma área, não antes de 3-4 anos.
Características do plantio de ervilhas em uma casa de verão
As ervilhas são cultivadas industrialmente em grandes volumes em muitas regiões da Federação Russa; são cultivadas na Rússia, Índia, Grécia, América, Japão, Ucrânia e outros países. Nos últimos anos, nosso país conquistou o primeiro lugar na exportação dessa cultura.
Porém, ao plantar esta planta em uma horta ou em uma horta, é necessário levar em consideração uma série de pontos importantes e prestar atenção especial ao correto preparo do solo no canteiro e ao pré-tratamento da semente. .
Como preparar o solo para o plantio de ervilha?
Para que as ervilhas cresçam mais rápido e comecem a dar frutos, os horticultores experientes recomendam preparar um canteiro para plantando ervilhas antecipadamente no outono. Ao cavar uma área, é necessário adicionar sal de potássio (30-40 g por 1 m²) e superfosfato (50-60 g por 1 m²). A planta responde bem à fertilização do solo com composto ou esterco podre (4-5 kg por 1 m²).
Esta cultura não tolera estrume fresco, mas cresce bem no local que foi fertilizado no ano anterior pelas suas antecessoras.
As ervilhas precisam de pequenas doses de fertilizantes nitrogenados, na primavera, antes do plantio, adicionam-se ao solo 2 a 3 g de nitrato de amônio por 1 m². A semeadura pode ser feita com sementes secas e eclodidas. Com a pré-germinação, a germinação será muito maior.
Preparando ervilhas para plantio
A preparação preliminar e o tratamento das sementes de ervilha antes do plantio consiste nas seguintes manipulações:
- o material da semente é classificado, deixando apenas as da mais alta qualidade e mais saudáveis (todas as danificadas são jogadas fora);
- as sementes são embebidas em água morna por 16-20 horas para inchar, o líquido é trocado a cada 4-5 horas;
- a água é drenada, as sementes são embrulhadas em um pano úmido e deixadas 2 a 3 dias até a eclosão (o pano é umedecido periodicamente, não deve ser permitida a secagem);
- Para acelerar o aparecimento dos brotos, pode-se tratar as sementes com qualquer estimulante de crescimento (Epin, Novosil e outros).
Antes da sementeira, recomenda-se aquecer ligeiramente as ervilhas secas numa solução morna (+40...+45 °C) de ácido bórico (1 g por 5 litros de água) durante 5-7 minutos. Com o método industrial de cultivo da ervilha, a semente não é embebida, mas tratada com agrotóxicos (tratados) e microelementos para aumentar a resistência a doenças e acelerar o surgimento das mudas.
Como semear ervilhas corretamente?
A tecnologia correta para o cultivo de ervilha envolve as seguintes ações no momento de sua semeadura:
- no canteiro preparado, faça vários sulcos de 7 a 9 cm de profundidade a uma distância de 15 a 20 cm um do outro (para variedades altas, a distância entre as fileiras é de cerca de 30 a 35 cm);
- Uma pequena mistura de húmus e cinza de madeira é colocada no fundo de cada sulco e depois polvilhada com terra;
- os sulcos são regados abundantemente;
- as sementes são colocadas nos sulcos a uma profundidade de 5-6 cm, deixando 5-7 cm entre elas (em solos pesados e úmidos, a profundidade de plantio é de cerca de 3-4 cm);
- Cubra com terra e compacte levemente.
Para evitar que as aves biquem as plantações, recomenda-se cobrir o canteiro com uma malha fina ou material de cobertura translúcido.
Tecnologia de cultivo de ervilhas, características de cuidados com plantas
As ervilhas, cujo cultivo e cuidado após a semeadura são especialmente importantes, darão melhores frutos se forem observadas todas as regras da tecnologia agrícola. O momento de amadurecimento e o rendimento das culturas são afetados pelo correto regime de irrigação, afrouxando o solo, removendo ervas daninhas, bem como amarrando os arbustos a uma treliça ou suporte.
Primeiros passos após a semeadura
A tecnologia de cultivo de ervilha envolve plantá-la em solo úmido, pois a planta morrerá rapidamente se faltar umidade, antes mesmo de ter tempo de brotar. Na primeira vez após a semeadura, é necessário monitorar cuidadosamente a regularidade e oportunidade das regas. Antes da brotação regar uma vez por semana, durante a floração e a frutificação a rega é realizada pelo menos 2 vezes a cada 5-7 dias. Em épocas de seca, a quantidade de rega aumenta.
O cuidado adicional com esta cultura de leguminosas em terreno aberto consiste em fornecer-lhe umidade suficiente. Isto é importante durante todo o período de cultivo porque os frutos aparecem de forma irregular. Quando os frutos já estão amadurecendo na parte inferior da planta, seu topo continua a crescer e formar botões. Mas a umidade excessiva também é prejudicial, pois pode provocar o desenvolvimento de doenças fúngicas.
Cuidado do solo
O solo sob as ervilhas deve ser sempre mantido solto, pois somente neste caso a quantidade necessária de oxigênio chegará às raízes (com sua deficiência, as bactérias nodulares se desenvolvem mal).Durante o período de crescimento ativo, é dada muita atenção ao afrouxamento do espaçamento entre linhas. Na primeira vez, esse procedimento é realizado 10 a 14 dias após o plantio, quando as plantas jovens atingem uma altura de 6 a 7 cm e formam 5 a 6 folhas.
O solo entre as fileiras é solto (gradado) a uma profundidade de 7 a 8 cm e as plantas ficam levemente amontoadas. Para evitar danificar o frágil sistema radicular dos arbustos de ervilha, é recomendável fazer isso antes de regar, enquanto o solo ainda está seco. Simultaneamente ao afrouxamento, é realizada a sacha para que as ervas daninhas não retirem os nutrientes das ervilhas. Para evitar a formação de uma crosta terrestre densa após a rega, as plantações devem ser soltas e cobertas com húmus, palha, serragem ou turfa.
Características de alimentação com ervilhas
Para aumentar a produtividade, estimular a floração e melhor formação dos ovários, as plantações de ervilha devem ser fertilizadas. Mudas recém-emergidas, embora as bactérias fixadoras de nitrogênio ainda não funcionem bem, são alimentadas com uma infusão de ervas daninhas (1 kg de qualquer erva por 1 balde de água) para que as plantas não sofram com falta de nitrogênio. Para a mesma finalidade, as plantações são regadas com solução de verbasco (1:10) com adição de nitrophoska (1 colher de sopa para cada 10 litros de água).
Durante a formação dos botões e pega das vagens, a cultura é fertilizada com qualquer complexo mineral (30 g por 10 l). Quando a planta floresce abundantemente, recomenda-se alimentar as ervilhas com grânulos secos (25 g por 1 m²). No método industrial de cultivo desta cultura, quando cultivada em grandes áreas, são utilizadas variedades pouco exigentes em termos de nutrição e que não necessitam de fertilização.
Arbustos de liga
O procedimento de amarração dos arbustos está incluído na lista de medidas obrigatórias para o cuidado da cultura da ervilha. Se isso não for feito a tempo, os caules fracos cairão no chão com o peso da fruta e com o próprio peso.Os cílios deitados não são ventilados e podem apodrecer, e muito menos ovários se formam neles. Quando colocada na vertical, a parte terrestre da cultura aquece bem e é soprada pelo vento, o que evita um grande número de doenças.
Após o aparecimento dos primeiros bigodes, quando as mudas atingem a altura de 7 a 10 cm, é necessário amarrar as mudas. Existem várias maneiras de instalar um suporte:
- Estacas de madeira, hastes de metal ou apenas galhos são fixadas ao longo da fileira, a uma distância de 1 a 1,5 m umas das outras. Entre as estacas é esticada horizontalmente uma corda ou arame, sobre a qual são colocados os chicotes. A corda se estende ao longo de todo o perímetro em várias camadas em diferentes alturas.
- Uma rede de malha plástica é instalada entre 2 fileiras adjacentes, agarrada à qual as ervilhas se estenderão para cima.
- As sementes são semeadas em torno do perímetro da cova, no centro da qual é colocada uma haste de suporte.
- Suportes (varas, varas, galhos) são simplesmente presos ao longo dos sulcos.
Principais doenças e pragas da ervilha
O cultivo de ervilhas em terreno aberto às vezes é acompanhado de danos às plantações por diversas doenças e pragas.
Na maioria das vezes, a cultura está exposta às seguintes doenças:
- Oídio. Desenvolve-se devido a colheitas altamente densas e excesso de umidade. Manchas brancas soltas se formam na parte superior das lâminas das folhas e os esporos estão localizados na parte inferior. A placa cobre toda a massa verde, depois os caules e as folhas morrem. Para o tratamento, use uma infusão de cardo (0,3 kg por 10 litros de água, infundir por 8 a 10 horas). Pulverize duas vezes com intervalo de 5-7 dias.
- Mosaico. A planta desenvolve-se mal, as folhas ficam irregulares e encaracoladas. Doença incurável, todos os arbustos afetados são imediatamente destruídos.
- Ascoquitaose.Aparece como manchas marrons escuras nas folhas. A planta morre. As frutas que amadureceram são impróprias para alimentação.
- Ferrugem. Manchas amarelas aparecem na superfície da folha na parte superior, e uma camada amarela característica e solta contendo esporos aparece na parte inferior. O arbusto cresce mal e morre com o tempo. Para o controle, utiliza-se a pulverização com calda bordalesa (1%) ou preparações contendo enxofre.
As ervilhas às vezes são atacadas pelas seguintes pragas de insetos:
- Mariposa ervilha (rolo de folhas). As lagartas roem e danificam as ervilhas. Para combater, use infusão de alho (20 g por 1 l), uma decocção de pontas de tomate (3 kg por 10 l) e polvilhar com pó de tabaco.
- Gorgulho do nódulo. O inseto corrói o ponto de crescimento (topo), as larvas comem as raízes e os frutos. As plantações são polvilhadas com cinza de madeira e tabaco.
- Pulgão da ervilha. Suga o suco de todas as partes da planta. Os caules murcham, as flores caem. Os arbustos são lavados com água e sabão (250-300 g por 1 balde de água) e tratados com preparações acaricidas (Iskra, Fastak, Fitoverm e outros).
- Grão de ervilha. A larva do besouro bruchus preto hiberna na semente, depois rói os frutos e come as ervilhas. O combate consiste no plantio precoce e na seleção criteriosa das sementes, que são tratadas antes da semeadura em solução de sal de cozinha (3%). Amostras flutuantes são jogadas fora.
Em caso de danos graves, são utilizadas preparações sistêmicas especiais (fungicidas e inseticidas). Como medida preventiva, recomenda-se: cumprimento da rotação de culturas, aração profunda no outono, destruição cuidadosa dos resíduos vegetais e bom cuidado das plantações.
Ervilhas: como conseguir uma colheita rica
Para desfrutar de uma colheita abundante pelo maior tempo possível, as ervilhas devem ser colhidas em tempo hábil.Se você não coletar os frutos maduros a tempo, os próximos frutos amadurecerão mais tarde. A coleta regular e constante estimula a frutificação.
As primeiras vagens na fase de maturação leitosa são colhidas aproximadamente 21-25 dias após a floração. O momento é determinado pela variedade. As variedades de açúcar, que são consumidas junto com as lâminas, são colhidas 12 a 15 dias após a floração em massa. Ervilhas verdes frescas de variedades cerebrais ficam prontas em 18-23 dias. Os frutos inferiores amadurecem primeiro.
É melhor colher de manhã, quando o ar ainda está fresco, assim o feijão não murcha. A limpeza é feita uma vez a cada 2-3 dias em climas quentes e uma vez a cada 4-5 dias em climas frios e nublados. Jardineiros experientes praticam a semeadura de ervilhas em diferentes períodos de maturação e o plantio gradual de sementes no solo em intervalos de 15 a 20 dias. Quanto mais cedo for feito o plantio, mais cedo poderá ser obtida a colheita.