Os grãos e sementes germinados contêm grande quantidade de vitaminas e microelementos e são uma excelente opção para uma alimentação saudável e nutritiva. Para a germinação, são colhidas diversas safras de grãos e leguminosas: trigo, aveia, centeio, cevada, milho, trigo sarraceno, lentilha, grão de bico, amendoim, feijão mungo, sementes de abóbora e girassol. Entre elas, as ervilhas se destacam pelos benefícios à saúde e pelo sabor agradável. Como germinar ervilhas e saturar o corpo com energia a nível celular?
- Ervilhas germinadas: benefícios e malefícios
- Ervilhas germinadas: benefícios para crianças
- Quais são os benefícios das ervilhas germinadas para os crudívoros?
- Ervilhas germinadas: benefícios para homens e mulheres
- Danos à saúde, contra-indicações
- Calorias e valor nutricional
- Como fazer brotar ervilhas para comer: instruções
- Ervilhas germinadas: usos alimentares saudáveis
- Ervilhas germinadas para perda de peso
- Salada com ervilhas germinadas
Ervilhas germinadas: benefícios e malefícios
A composição da ervilha a torna um dos alimentos mais benéficos para o ser humano. Ao comer ervilhas germinadas, uma pessoa experimenta efeitos curativos como:
- remover substâncias tóxicas do corpo, limpando-o de toxinas;
- restauração da microflora intestinal normal, supressão de processos de putrefação;
- efeito rejuvenescedor do corpo devido à remoção de radicais livres que danificam as células;
- diminuição dos níveis de açúcar no sangue;
- prevenção de anemia e doenças cardiovasculares;
- reduzindo a quantidade de colesterol.
Pratos feitos com grão de ervilha, produtos naturais que o contêm em sua composição, saturam o corpo com elementos importantes como potássio, cálcio, magnésio, fósforo, ferro; microelementos zinco, manganês e selênio; aminoácidos e vitaminas.
Não é difícil fazer brotar ervilhas, mas o efeito do seu uso pode ser notado após 2 semanas.
Ervilhas germinadas: benefícios para crianças
O benefício dos brotos de ervilha na alimentação do bebê é saturar o corpo com nutrientes, proteínas e vitaminas, e fibras vegetais para eliminar a constipação e a disbiose. A idade e o estado de saúde da criança devem ser levados em consideração ao consultar um pediatra sobre a introdução de sementes germinadas na dieta.
O teor de vitaminas C, A, D, K e grupo B nos brotos é várias vezes maior do que nos vegetais e frutas, mas alguns médicos aconselham limitar o consumo de brotos aos 12 anos de idade.
Quais são os benefícios das ervilhas germinadas para os crudívoros?
Com a recusa total da alimentação animal, os brotos de ervilha são benéficos para o organismo, pois durante a germinação as proteínas são convertidas em aminoácidos necessários a todas as células do corpo. As gorduras são convertidas em ácidos graxos e os amidos em açúcar de malte, facilitando o trato digestivo.
Para uma pessoa que mudou para uma dieta de alimentos crus, cultivar ervilhas em casa fornecerá proteínas completas. O nível de energia das células e de todo o corpo aumenta.
As propriedades benéficas dos brotos para os crudívoros irão restaurar o funcionamento do trato gastrointestinal, eliminar a constipação, fortalecer o sistema imunológico e aumentar a eficiência.
Ervilhas germinadas: benefícios para homens e mulheres
Os brotos de ervilha, como outras sementes germinadas, são um alimento vivo e altamente nutritivo para os humanos. Ao contrário de outras, esta leguminosa contém:
- inulina - insulina vegetal que reduz o açúcar no sangue;
- os aminoácidos são materiais de construção para todos os tecidos e órgãos do corpo;
- substâncias que possuem atividade antitumoral;
- fibra, que limpa o intestino de toxinas e nutre a microflora benéfica.
Graças a estes componentes, as mulheres sentirão um efeito rejuvenescedor, melhorando o estado da pele, cabelos e unhas. Os homens, ao consumirem esses brotos, melhorarão a saúde da próstata e do sistema geniturinário, normalizarão os níveis de colesterol no sangue e a pressão arterial.
Danos à saúde, contra-indicações
As ervilhas germinadas são benéficas e prejudiciais, se não levarmos em conta o efeito do produto em certas doenças. Você precisa saber quando tal produto não deve ser consumido:
- Não é recomendado comer broto de feijão para gastrite aguda, nefrite e inflamação do intestino grosso (colite).
- Os compostos de purina, nos quais os brotos de ervilha são ricos, são prejudiciais à saúde em casos de gota e urolitíase.
- A fibra dos brotos pode causar deterioração da saúde durante uma exacerbação da úlcera péptica, e seu uso nesse período é contra-indicado.
- A dor é possível devido ao aumento da formação de gases ao consumir sementes de ervilha germinadas, especialmente em combinação com laticínios.
Calorias e valor nutricional
O teor calórico de 100 g de ervilha é de 124 kcal, e contém apenas 0,7 g de gordura, enquanto o teor de vitaminas B, A, PP cobre de 10 a 15% da necessidade diária delas. O valor nutricional é representado por carboidratos - 27 ge proteínas - 9 G. Como a ingestão diária não ultrapassa 100 g, alguns dos produtos podem ser substituídos por um aditivo tão útil. Resta dominar a germinação da ervilha em casa e preparar adequadamente as sementes para este procedimento.
Como fazer brotar ervilhas para comer: instruções
Compre um produto de qualidade em um supermercado ou loja especializada. Enxágue os grãos e deixe de molho por 3-5 minutos em uma solução rosa claro de permanganato de potássio. Enxágue bem novamente. Remova quaisquer ervilhas flutuantes e irregulares.
Existe um algoritmo de germinação simples e confiável:
- Para começar, pegue ervilhas amarelas ou verdes inteiras, uma gaze limpa e um prato ou prato fundo. Deixe as sementes lavadas em uma tigela com água por várias horas ou durante a noite.
- Lave as sementes em água corrente e coloque em um prato raso ou sobre uma gaze umedecida (pano de algodão fino). O tecido é colocado em cima de um pires e bem umedecido com água limpa e potável.
- Mantenha o pano ou gaze úmido, mas não deixe muita água, caso contrário as sementes apodrecerão. Não exponha as sementes à luz solar direta.
- Após cerca de 15-18 horas, o comprimento das ervilhas em germinação será de 1-3 mm e dentro de 24 horas crescerá para 1,5 cm. O benefício máximo virá da ingestão de brotos com 2-3 mm de comprimento.
- Agora as sementes com brotos brancos devem ser bem lavadas e você pode comê-las.
- Não faça brotos de reserva, você pode guardá-los na geladeira por no máximo 5 dias. Enxágue-os bem com água limpa todas as manhãs.
Se você deseja, você pode plantar ervilhas em terreno aberto e obtenha uma colheita de ervilhas verdes.
Ervilhas germinadas: usos alimentares saudáveis
Ervilhas germinadas prontas podem ser consumidas de várias maneiras, escolha a opção mais aceitável e saborosa para você:
- Coma grãos germinados crus no café da manhã, sem misturar com mais nada. Você precisa começar com 1-2 colheres de chá, aumentando gradualmente a quantidade de grãos para 60-70 g.
- Adicione os brotos a outros pratos, como saladas de vegetais. Você pode adicioná-los a caldos, sanduíches e temperos.
- Você pode moer as sementes no liquidificador e cozinhar mingaus saudáveis com base nisso.
- Faça pão com grãos germinados e secos em um desidratador.
- Prepare o suco dos brotos. Para isso, utilizam-se os próprios grãos ou os brotos - longos brotos verdes.
Os rebentos têm um sabor maravilhoso, a lembrar ervilhas frescas, pelo que são utilizados tanto como lanche principal como como suplemento vitamínico noutros pratos. O principal é escolher a opção certa para você. A principal recomendação é não combinar brotos de ervilha com laticínios na mesma refeição para evitar possíveis flatulências e cólicas.
Ervilhas germinadas para perda de peso
O rebento de ervilha é um alimento indicado para quem está a perder peso, pois fornece a energia e os nutrientes necessários, vitaminas e microelementos de forma de fácil digestão e com um mínimo de gordura. Os carboidratos e as fibras darão uma sensação de saciedade, as fibras alimentares eliminarão os resíduos e as toxinas que se acumularam no intestino. Cultivando ervilhas em casa, assim como outras sementes germinadas, você pode fornecer a você e sua família alimentos orgânicos que irão satisfazê-lo durante todo o ano, independentemente da estação.
Os brotos são muito utilizados na culinária para quem quer perder peso e se sentir bem. Saladas, misturas de brotos, microgreens, pães e cereais feitos com grãos germinados criarão uma dieta saborosa e completa. Germinar ervilhas para uma dieta é fácil, mesmo para iniciantes.
Salada com ervilhas germinadas
Para desfrutar de alimentos saborosos e saudáveis, você precisa rapidamente sementes de ervilha brote e prepare uma salada de legumes com eles. Pode ser com diversos vegetais, queijos, produtos cárneos e ervas. No verão, você pode fazer uma salada com pepino, tomate, queijo feta, folhas verdes e ervilhas germinadas com três dias de idade. Sal, pimenta, acrescente um pouco de azeite. Além disso, para salada com ervilhas, você pode usar uma variedade de óleos na culinária: girassol, linhaça, etc.