As ervilhas verdes não têm apenas um sabor agradável e suculento, mas também muitas qualidades úteis. O vegetal é recomendado para consumo com fins preventivos e terapêuticos para diversas doenças. As ervilhas não perdem nutrientes mesmo quando congeladas, enlatadas e secas. Apesar da grande lista de propriedades curativas, em alguns casos seu uso é indesejável e até contraindicado.
- Composição de ervilhas verdes
- Ervilhas verdes: benefícios e malefícios
- Benefícios das ervilhas frescas
- Para o corpo
- Para mulheres
- Durante a gravidez
- Ao amamentar
- Para perda de peso
- Para homens
- Para crianças
- Para diabetes
- Para colecistite
- Para doenças gastrointestinais
- Os benefícios das ervilhas cruas, secas, cozidas e enlatadas
- Ervilhas germinadas
- Benefícios das vagens de ervilha
- Quem não é recomendado para comer ervilhas e pratos feitos com elas?
- Como escolher ervilhas frescas e enlatadas?
- Receitas populares
- Para azia
- De um cisto esplênico
- Para prisão de ventre
- Para dores de cabeça
- Para obesidade e urolitíase
- Para furunculose
- Para beleza
- Máscara de ervilha fresca
- Máscara anti-cravo
- Máscara nutritiva
Composição de ervilhas verdes
As ervilhas verdes têm baixo teor de colesterol e gordura. O vegetal é rico em carboidratos e proteínas, de fácil digestão e quase totalmente digerido. 100 g do produto contém apenas 85 kcal.
O vegetal é fonte de vitaminas e minerais. Quase 50% pertence à vitamina C, 15% pertence à vitamina A, 33% pertence ao potássio, uma porcentagem um pouco menor pertence às vitaminas E, PP, B1, B2, B6.
As ervilhas são enriquecidas com ferro, magnésio, cálcio, fósforo, iodo. A composição inclui uma substância - a lisina, que normaliza o funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos, bem como a piridoxina, que está envolvida na formação de aminoácidos úteis.
Ervilhas verdes: benefícios e malefícios
Ervilhas frescas e pratos feitos com elas melhoram o funcionamento de todos os órgãos internos. As propriedades benéficas são determinadas pelo rico conteúdo do complexo vitamínico-mineral e outras substâncias úteis.
É preciso levar em conta que além dos benefícios, o vegetal também pode fazer mal à saúde. As ervilhas verdes podem provocar reações alérgicas e perturbar o funcionamento do sistema digestivo: inchaço, peso no estômago e dores nas fezes.
Benefícios das ervilhas frescas
As ervilhas verdes não são consumidas apenas frescas. Você pode cozinhar sopas, mingaus com ele e adicioná-los a saladas. De qualquer forma, as ervilhas têm um efeito positivo no funcionamento de todos os sistemas do corpo.
As ervilhas fortalecem e ativam o crescimento do tecido muscular sem aumentar a massa gorda, melhoram a composição do sangue, a atividade cardíaca e melhoram a imunidade.
Para o corpo
As ervilhas verdes são caracterizadas pelas seguintes propriedades benéficas:
- reduz o nível de colesterol ruim devido ao teor de ácido nicotínico;
- ajuda a remover a areia dos rins e a aliviar ataques de urolitíase;
- a fibra melhora a motilidade intestinal;
- o selênio, presente no produto, previne o desenvolvimento de tumores cancerígenos;
- as ervilhas, devido ao alto teor de potássio, ácido fólico, luteína, têm efeito benéfico no funcionamento do coração, eliminam arritmias;
- melhora a imunidade e combate patógenos;
- ajuda a lidar com a azia;
- cálcio e manganês previnem o desenvolvimento de doenças do sistema esquelético.
Esta é uma lista dos usos mais comuns da hortaliça, mas existem outras qualidades benéficas do produto.
Para mulheres
As ervilhas, devido ao seu teor de cálcio, melhoram o estado do cabelo e da pele e restauram a lâmina ungueal. O ferro mantém os níveis de hemoglobina em níveis adequados, o que é especialmente importante durante a menstruação. O ácido fólico ajuda a rejuvenescer a pele, restaurar as células danificadas e melhorar o funcionamento dos órgãos reprodutivos.
Durante a gravidez
Em doses moderadas, as ervilhas só beneficiarão a futura mãe e o feto:
- o ácido fólico acelera o processo de divisão celular, formação de RNA e está envolvido no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê;
- potássio e cálcio estão envolvidos na formação do sistema esquelético;
- a composição vitamínica previne o desenvolvimento de beribéri e anemia;
- o sono melhora, a irritabilidade desaparece.
Em grandes doses, os pratos com ervilhas podem causar aumento da formação de gases, o que causará desconforto à futura mãe e ao filho.
Ao amamentar
O produto não é recomendado para uso durante a lactação. O sistema digestivo dos bebês é fraco e não está totalmente formado, podendo ocorrer sintomas desagradáveis: cólicas e dores abdominais, regurgitações frequentes, diarréia ou prisão de ventre.
Para perda de peso
A ervilha é um produto de baixo teor calórico e alto teor de fibras e proteínas, de fácil e completa absorção pelo organismo. Esses componentes ajudam a saturar rapidamente o corpo, dando energia e força por muito tempo. A fibra normaliza a função intestinal e remove as toxinas acumuladas.
Para homens
O produto ajuda a restaurar rapidamente a força e a energia após o treino esportivo e ajuda a construir massa muscular.
A inclusão regular de leguminosas na dieta previne o desenvolvimento de doenças do aparelho geniturinário. As ervilhas aumentam a potência e melhoram a qualidade das relações sexuais.
Para crianças
As ervilhas enriquecem o corpo das crianças em crescimento com vitaminas e minerais e aumentam o apetite. O cálcio fortalece os dentes e o sistema esquelético, previne o desenvolvimento de doenças de pele.
Os componentes do produto melhoram a memória, a atenção, restauram a função intestinal e fortalecem o sistema cardiovascular.
Para diabetes
Para diabetes tipo 2, as ervilhas podem ser incluídas no cardápio semanal. A composição do produto ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue e a normalizá-los, sem alterações drásticas. O nível de colesterol ruim diminui, as paredes dos vasos sanguíneos são fortalecidas.
Para colecistite
Na colecistite, a inclusão do produto na dieta é permitida apenas na fase de remissão, mas apenas em pequenas doses.O feijão reduz o colesterol e previne o desenvolvimento de cálculos biliares.
Para doenças gastrointestinais
Para quaisquer doenças do sistema gastrointestinal durante uma exacerbação, as ervilhas são contra-indicadas. Durante a fase de remissão, o produto pode ser incluído na dieta alimentar, mas apenas em pequenas dosagens. Para pancreatite, você pode escolher apenas ervilhas frescas ou usar feijão germinado como alimento.
Os benefícios das ervilhas cruas, secas, cozidas e enlatadas
As ervilhas, sob qualquer forma, previnem o desenvolvimento de deficiências vitamínicas, doenças dermatológicas, normalizam o funcionamento dos processos metabólicos e do sistema nervoso e dão força.
Ervilhas germinadas
Os brotos de ervilha são ricos em enzimas e inulina, que podem reduzir a glicose no sangue. A fibra dietética melhora o funcionamento do trato intestinal, remove impurezas e toxinas prejudiciais. O conteúdo de componentes úteis no produto germinado aumenta várias vezes.
O feijão é enchido com água e deixado por vários dias. Broto de ervilha rapidamente, dentro de 5–6 dias.
Benefícios das vagens de ervilha
As vagens de ervilha também são caracterizadas por propriedades benéficas.. Eles contêm um complexo concentrado de vitaminas e minerais, incluindo ácido fólico. Ervilhas com vagem podem ser consumidas quando a planta ainda é jovem.
Quem não é recomendado para comer ervilhas e pratos feitos com elas?
Sujeito às dosagens recomendadas, o produto não causará consequências negativas. Se houver excesso de vegetais, você poderá sentir sensação de peso no estômago, dores e flatulência no abdômen e náuseas. Você não deve comer feijão em grandes quantidades durante a gravidez.
Para a gota, é permitido comer feijão em pequenas doses, mas apenas fervido. Produto fresco é proibido. As complicações podem ser causadas pelo produto para gastrites e formações ulcerativas.O produto é contraindicado nas manifestações agudas de quaisquer doenças do aparelho digestivo, bem como em casos de problemas sanguíneos.
Como escolher ervilhas frescas e enlatadas?
Para obter apenas os benefícios do produto, você precisa escolher um produto fresco e de alta qualidade. Se for necessário escolher um produto fresco, então a rica cor verde da vagem, sem inclusões brancas, manchas secas e podres, indica alta qualidade.
Entre as ervilhas secas, é preferível escolher feijões de tamanho pequeno, verdes ou laranja vivo. É aconselhável comprar um produto embalado e protegido da umidade.
Para um produto enlatado, é necessário verificar não só o prazo de validade, mas também a data de fabricação do produto. As datas de colheita antecipada indicam uma colheita fresca: final de maio ou início de junho. A composição não deve conter impurezas ou conservantes.
Receitas populares
Muitas receitas populares incluem ervilhas. Com base nele são feitas compressas, infusões e decocções.
Para azia
Ervilhas secas ou frescas ajudam no tratamento da azia. O suficiente para comer algumas ervilhas. Os feijões secos são pré-embebidos em água fervente. Depois disso, a água é drenada. Basta mastigar 3-4 ervilhas. Os grãos restantes não podem ser armazenados na geladeira por mais de um dia.
De um cisto esplênico
Uma dieta de ervilhas de duas semanas ajuda a eliminar cistos no baço. É útil comer mingaus de leguminosas com o estômago vazio e antes de dormir, sem adicionar temperos. As ervilhas são embebidas à noite e a água é escoada pela manhã. Em seguida, adicione água nova, deixe ferver e cozinhe por 20 minutos.
Para prisão de ventre
Ervilhas enlatadas ou secas estimulam a motilidade intestinal devido ao alto teor de fibras e fibras vegetais.
Para dores de cabeça
Se as dores de cabeça o incomodam com frequência, você pode comer 5 g de farinha de ervilha diariamente antes das refeições, até 4 vezes ao dia. A farinha melhora a nutrição das células cerebrais e restaura os processos metabólicos.
Para obesidade e urolitíase
Os brotos coletados durante o período de floração auxiliam no combate à urolitíase. Despeje água fervente sobre eles e cozinhe por mais 10 minutos. Em seguida, deixe em infusão por 20 minutos e filtre. É necessário beber a solução preparada quatro vezes ao dia, 40 ml.
Devido ao seu baixo teor calórico, recomenda-se incluir esta leguminosa no cardápio de pacientes obesos.
Para furunculose
A farinha de ervilha, da qual 35 g são misturados ao mel até formar uma massa espessa, auxilia no combate aos furúnculos. Um pouco da mistura é aplicada em um curativo e aplicada no local dolorido. A compressa é deixada por 2 horas e depois lavada com água morna.
Para beleza
Máscaras feitas de farinha de ervilha rejuvenescem a pele, suavizam rugas finas e eliminam cravos e espinhas.
Máscara de ervilha fresca
A composição das ervilhas frescas melhora o estado da pele, tornando-a elástica. Para preparar, será necessário amassar 15 g de ervilhas com um garfo. Adicione uma gema de ovo e algumas gotas de óleos essenciais à massa resultante. A máscara é distribuída no rosto e lavada após 30 minutos.
Máscara anti-cravo
Uma mistura de arroz e feijão ajudará a eliminar os cravos. Pegue 5 g de arroz e 10 g de ervilha e triture-os no moedor de café. A mistura resultante deve ser diluída com suco de cenoura (20 ml). A máscara é aplicada na pele do rosto por 3-4 minutos.
Máscara nutritiva
Para uma máscara nutritiva, é necessário moer 20 g de requeijão em uma peneira, misturar com 10 ml de soro de leite e 5 g de farinha de ervilha. A composição é aplicada uniformemente na pele do rosto e lavada após 30 minutos.