A temporada de verduras frescas está passando rapidamente, mas às vezes no inverno há vontade de comer algo verde, que lembra tanto o verão. Ervilha verde amadurece rapidamente e parte com a mesma rapidez. Apesar de agora você encontrar quase tudo nas lojas, muitas donas de casa preferem fazer seus próprios preparativos para o frio. Neste artigo, compartilharemos com você como congelar ervilhas em casa durante o inverno.
- É possível congelar ervilhas para o inverno?
- Quais ervilhas são melhores para congelar?
- Preparando a geladeira
- Como congelar ervilhas em casa
- Congelando ervilhas cruas
- Com branqueamento prévio em vagens
- Em bandejas de gelo
- Período de armazenamento e regras para produtos congelados
- Como descongelar ervilhas corretamente
É possível congelar ervilhas para o inverno?
Muitas pessoas estão interessadas em saber se é possível congelar ervilhas para o inverno. Primeiramente, sugerimos que você entenda quais são os benefícios desse produto. Então, este representante das leguminosas contém:
- vitaminas C, B, ácido fólico, fósforo, ferro, magnésio, potássio;
- aminoácidos colina, lecitina e metionina, responsáveis pelo metabolismo lipídico no corpo humano;
- proteínas e carboidratos;
- vitamina inositol, que é muito benéfica para o coração.
Além disso, a ervilha é indicada para prevenção de doenças como bócio, anemia e aterosclerose.
O produto fresco tem maior valor energético, porém, quem quiser consumir ervilha por muito tempo pode congelá-la em casa.
Quais ervilhas são melhores para congelar?
Às vezes você pode ouvir reclamações de donas de casa de que tentaram congelar o produto, mas no final não deu certo. Às vezes isso realmente acontece, e porque vale a pena levar em consideração algumas sutilezas do congelamento.
Em primeiro lugar, é preciso prestar muita atenção ao produto. Portanto, é necessário escolher ervilhas de excelente qualidade, sem vermes e sem sinais evidentes de doença. É melhor prestar atenção às ervilhas jovens: leguminosas muito maduras não funcionam, especialmente se você planeja usar esse produto em saladas no futuro.
São selecionadas vagens verdes, nas quais fica claro que as ervilhas são carnudas, não maduras demais ou danificadas. Aliás, esta não é uma tarefa fácil, pois as leguminosas jovens tendem a amadurecer rapidamente e, com isso, amadurecem demais. No entanto, são fáceis de distinguir dos jovens - distinguem-se pela cor amarela e pela pele ressecada.
Preparando a geladeira
Talvez algumas donas de casa não tenham ideia, mas antes do processo de congelamento, atenção especial deve ser dada ao local onde ele será realizado, ou seja, a geladeira.
Se o refrigerador possuir uma câmara com regime de temperatura abaixo de -18 graus, esta opção é simplesmente ideal. Na fase inicial de congelamento, o produto deve ser armazenado exatamente nessas condições. Depois de algum tempo, as ervilhas são transferidas para um freezer normal da geladeira, onde podem ser armazenadas com segurança por até um ano, ou seja, quase até a próxima colheita.
Você precisa liberar espaço na geladeira para alimentos congelados. Naturalmente, nem todo mundo tem espaço no freezer, e as ervilhas, em qualquer caso, ficarão adjacentes aos demais produtos, por isso atenção especial deve ser dada ao aperto da embalagem de cada conteúdo armazenado na geladeira.
Como congelar ervilhas em casa
Desde que surgiu a nova geração de eletrodomésticos, muitas coisas ficaram mais simples. Assim, as ervilhas frescas podem ser armazenadas no congelador sem problemas até a próxima colheita. O principal é seguir todas as sutilezas no processo de congelamento dessas leguminosas saudáveis.
Se a dona de casa tiver muito desse ingrediente, o melhor é congelar o produto em pequenas porções, pois seca rapidamente ao ar livre.
Congelar ervilhas em casa não é difícil e todo o processo não leva muito tempo. Assim, as frutas pré-processadas são dispostas sobre uma superfície coberta com película aderente e simplesmente levadas ao freezer, onde é definido um programa de congelamento intensivo.
Nesta modalidade, as leguminosas são conservadas pelo tempo indicado nas instruções do refrigerador, após o qual são transferidas para um recipiente especial e colocadas no freezer para armazenamento por longo prazo.
O congelamento de ervilhas pode ser feito de várias maneiras, que você aprenderá a seguir.
Congelando ervilhas cruas
Para começar, como afirmado anteriormente, você precisa selecionar cuidadosamente as ervilhas. Portanto, as ervilhas devem ter uma cor viva e não ser macias, com vermes ou manchadas. Vale a pena escolher ervilhas frescas e maduras. Depois disso, ele deve ser separado e os detritos removidos.
Em uma panela pequena é necessário ferver a água e colocar as ervilhas, após o que o fogo é desligado e o produto permanece em água fervente por 2 minutos. A seguir, as leguminosas são transferidas para água fria por 10 minutos, após os quais são retiradas sobre uma toalha.
As ervilhas secas são colocadas em um recipiente para congelar e colocadas no freezer da geladeira por 2 dias.
Com branqueamento prévio em vagens
O congelamento de ervilhas em vagens com branqueamento preliminar é realizado da seguinte forma:
- Os frutos são separados e lavados.
- A água está fervendo no fogo em uma panela grande. Você também precisa preparar uma tigela espaçosa com água fria ou cubos de gelo.
- As vagens do feijão são colocadas em uma peneira e, como tal, colocadas em um líquido fervente. Em vez de uma peneira, você pode usar um saco de pano ou musselina ou uma cesta de arame.
- O branqueamento ocorre nesta ordem: para ervilhas - 1 minuto; para doces – 1,5-2 minutos.
- Em seguida, tudo é retirado do fogo e imediatamente transferido para água fria. Isto é necessário para que o processo de cozimento possa ser interrompido imediatamente.
- Seque os frutos naturalmente ou com papel toalha. Ao mesmo tempo, não é recomendável deixar os frutos no ar por muito tempo, pois podem endurecer.
- Após todas as etapas acima, o produto pode ser congelado. As ervilhas são colocadas em sacos ou recipientes especiais. É necessário certificar-se de que todo o ar da embalagem (se as ervilhas forem colocadas em sacos) foi liberado. Além disso, o produto pode ser colocado em uma assadeira, previamente coberta com papel manteiga, embrulhada em filme plástico e colocada desta forma no freezer da geladeira. Posteriormente, os frutos congelados são colocados em sacos especiais ou em recipientes para armazenamento de longo prazo.
Em bandejas de gelo
Este método é do interesse de muitas donas de casa. Para preparar ervilhas em bandejas de gelo para o inverno, deve-se seguir rigorosamente as recomendações apresentadas a seguir.
As ervilhas são retiradas das vagens, lavadas e colocadas em recipientes com gelo. Moldes de silicone também podem ser adequados para esses fins. A seguir, as ervilhas são enchidas com água (caldo). O líquido não deve ser enchido até as bordas dos moldes, pois eles se expandirão durante o congelamento e poderão vazar. As formas prontas são colocadas no freezer por um dia, após o qual o gelo e o feijão são retirados e colocados em um recipiente especial para armazenamento por longo prazo.
Período de armazenamento e regras para produtos congelados
Muitas donas de casa que armazenam ervilhas para o inverno estão interessadas em saber quanto tempo elas podem durar no congelador. Quando se trata de armazenar ervilhas congeladas, o mais importante é manter as condições de temperatura.Portanto, se o produto for armazenado a uma temperatura de -18 graus, pode ser consumido por até 9 meses. Na hora de congelar, o melhor é anotar na embalagem com o preparo o momento em que foi feito.
Para preservar o sabor, a cor e o frescor das ervilhas, é necessário garantir que elas não absorvam odores estranhos. Isso só pode ser feito escolhendo a embalagem certa.
Portanto, sacos ou recipientes especiais são adequados para congelar alimentos. É necessário garantir que a embalagem seja hermética, pois a qualidade do produto depende também da integridade do recipiente de armazenamento.
Como descongelar ervilhas corretamente
Se falamos em descongelar ervilhas, tudo vai depender da forma como pretende utilizá-las.
Assim, se a dona de casa vai fazer sopa, ervilhas e vagens, sem descongelar, são colocadas em um líquido fervente e fervidas por 3 a 5 minutos. Se a dona de casa quiser adicionar ervilhas à salada, antes de fazê-lo é necessário descongelá-las naturalmente, colocando-as na geladeira.