Pisum sativum - a ervilha é um representante das mais antigas plantas cultivadas. Acredita-se que sua pátria foram os países do Oriente. Os holandeses foram os primeiros europeus a apreciar o sabor e os benefícios do novo produto. A rápida disseminação da cultura foi facilitada por: tecnologia de cultivo simples, bom gosto e muitas propriedades benéficas. Sabendo tudo sobre ervilhas, você pode melhorar sua saúde e sua vitalidade.
Origem
Uma valiosa planta alimentar e forrageira, a ervilha é uma das culturas cultivadas mais antigas. Presumivelmente, era familiar à humanidade nas Idades do Bronze e da Pedra. A história da origem da planta não foi totalmente estudada. Desde os tempos antigos, foi criado na Índia. O ancestral das variedades cultivadas é a ervilha.
O homem começou a cultivar ervilhas com sementes pequenas muito antes de nossa era, simultaneamente com os cereais. Nos países da Europa Central e do Norte, a planta foi cultivada já no 2º-3º milénio AC. e. É cultivado na Rússia desde o final do século XVII. Antes do advento da batata, ela fazia parte dos principais produtos.
Tipos e variedades
Ervilhas (lat. Písum) são um gênero de plantas herbáceas perenes e anuais da família das leguminosas. As espécies do gênero são representadas por ervas com caules fracamente trepadores, folhas penugentas e gavinhas ramificadas agarradas ao suporte. O mais comum de todos os tipos é o de semeadura, que se divide em três grupos de variedades: casca, cérebro e açúcar.
Os grãos secos de ervilha com casca são utilizados no preparo de sopas, acompanhamentos e outros pratos. A farinha de ervilha é produzida a partir de sementes maduras. As variedades de cérebro claro são utilizadas na indústria de conservas e as escuras para congelamento. As variedades de açúcar são mais frequentemente usadas na forma de vagens verdes e doces (as vagens são exclusivas de plantas pertencentes à família das crucíferas).
As melhores variedades de peeling são Alpha, Viola, Atlant, Premium, Izumrud, Tropar. As melhores variedades de cérebro são Belladonna, Calvedon, Debut, Medovik, Sweet Gigan. A descrição da variedade Belladonna destaca especificamente seu alto rendimento, resistência à geada e alto sabor.
Nas casas de verão, recomenda-se o cultivo das variedades mais prolíficas de ervilha: Inesgotável, Zhegalova 112, Rubchik, Pervenets e Sakharny 2.
Ervilhas turcas, grão de bico uzbeque
O grão de bico é o membro mais antigo da família das leguminosas. Tem muitos nomes - grão de bico turco, ervilha, grão de bico uzbeque, ervilhas de cordeiro, nohat, bubbler, shish e outros. A pátria da planta é considerada o Oriente Médio e a Ásia Central, onde é chamada de grão dourado. Também é cultivado na Europa Oriental e países mediterrâneos, África e América do Sul.
Sementes de grão de bico que datam do século V aC foram descobertas na Grécia. e. Ervilhas do período do bronze foram encontradas no Irã. Desde a época de Avicena, o grão-de-bico não é utilizado apenas como alimento, mas também para fins medicinais. Acreditava-se que limpa o sangue e cura os rins e o fígado. Ajuda no tratamento de doenças de pele (eczema, furunculose, psoríase), aumenta a força masculina.
O grão-de-bico uzbeque é uma planta anual com feijões curtos e inchados contendo 1-3 ervilhas ásperas em forma de cabeça de cordeiro. Cresce até 70 cm de altura. Possui bom rendimento e resistência a doenças. A casca das ervilhas é branca ou marrom. As variedades indianas são verdes.
Tem um sabor pronunciado de nozes. Muito utilizado na culinária para fazer sopas, pilaf, costeletas, saladas, homus. O grão de bico germinado é utilizado na nutrição dietética e terapêutica.
Grau do mar
Variedade marinha, ou porcelana japonesa (Lathyrus japonicus) é uma planta do gênero China da família das leguminosas. O habitat desta espécie é um território que se estende por uma estreita faixa ao longo da parte norte da costa do Pacífico. A planta cresce em costas arenosas e rochosas. É uma planta herbácea perene, ao contrário das ervilhas semeadas.Atinge 30 cm de altura.
A porcelana japonesa floresce em julho e frutifica em agosto. Os grãos oblongo-ovais da variedade marítima atingem 5 cm de comprimento. A planta é cultivada em habitats naturais. A porcelana japonesa é amplamente utilizada para fins decorativos, sendo mais comum no desenho de jardins rochosos.
A variedade do mar é a comida tradicional dos povos do norte. Os esquimós do Alasca usam folhas e sementes germinadas como alimento, fazem farinha e ensopado com legumes e preparam uma bebida quente que substitui o café. Os caules e folhas frescas da planta são usados na medicina popular como remédio para reumatismo.
Variedade de mouse
A ervilha-rato (Vícia crácca) é uma herbácea perene do gênero Ervilha da família das Leguminosas. Ervilhas de rato têm muitos nomes populares - ervilhas, chenille, vagens de pardal, ervilhaca de rato, flor de pardal, etc. Encontrado em prados, campos, encostas, bordas de florestas e estradas.
A massa verde contém grande quantidade de proteínas, vitamina C, caroteno e fósforo. A composição química da planta não foi totalmente estudada.
Os caules ramificados e aderentes crescem até 120 cm, as folhas são pinadas com 6 a 10 pares de folíolos, na ervilha-rato existem 2 estípulas na base dos pecíolos. A floração continua durante todo o verão. Os frutos são feijões, com aproximadamente 20 mm de comprimento. É usado como valiosa planta forrageira, medicinal e melífera.
Ervilhas de feijão mungo
O feijão mungo (lat. Vigna radiata) é uma planta herbácea anual do gênero Vigna da família das leguminosas. A pátria desta leguminosa é a Índia. Outros nomes: feijão mungo, feijão dourado, Ervilhas asiáticas, feijão radiata. Uma planta linda e graciosa que mais parece um feijão.As folhas finas das ervilhas do feijão mungo terminam em gavinhas altamente ramificadas. As pequenas sementes verdes têm formato oval.
O feijão mungo é amplamente utilizado nas cozinhas nacionais da China, Japão, Coréia, Índia, Ásia Central e Sudeste Asiático. É consumido descascado e germinado. Os brotos de feijão mungo são um componente clássico da culinária asiática. Os frutos desta cultura contêm ácido fólico, vitaminas A, C, E, grupo B, potássio, fósforo, manganês, magnésio, ferro, silício, selênio e outros elementos úteis.
Na medicina popular, o feijão mungo é usado para tratar alergias, asma e artrite. O consumo regular de feijão mungo tem um efeito positivo no funcionamento do sistema cardiovascular, normaliza a pressão arterial, fortalece o tecido ósseo e ajuda a manter a flexibilidade das articulações.
Conteúdo e composição calórica
O conteúdo calórico e a composição química do produto variam dependendo da variedade do gênero de ervilha a que pertence. A maioria das calorias está contida nas ervilhas secas - 348 kcal/100 g. O conteúdo calórico das ervilhas verdes frescas das variedades de cérebro e açúcar não excede 80 kcal/100 g. Devido ao seu baixo teor calórico e uma grande lista de vitaminas e minerais, o produto é classificado como dietético.
As ervilhas contêm 2 a 3 vezes mais proteínas do que os grãos. Este efeito é devido à simbiose de todas as leguminosas com bactérias nodulares. O alto teor de proteínas completas em combinação com vitaminas e microelementos fazem dele uma boa alternativa à carne e um produto indispensável para a alimentação vegetariana.
A planta contém vitaminas A, C, E, P e todo o grupo B, proteínas, gorduras, aminoácidos, fibra alimentar, minerais - selênio, fósforo, magnésio, potássio, cobre, zinco, cromo, manganês, boro, vanádio, cobalto , silício, molibdênio, iodo, estrôncio, zircônio e outros.
Propriedades e receitas saudáveis
A saborosa e saudável ervilha serve de base para o preparo de muitos pratos antigos e novos. Existem centenas de receitas de alimentos saudáveis preparadas com diferentes tipos. As propriedades e características excepcionais da planta têm aplicação na nutrição dietética e terapêutica.
Para boa saúde
As ervilhas podem ser chamadas de planta medicinal. Todas as suas variedades são amplamente utilizadas na medicina popular. É usado para tratar doenças dos rins, fígado e trato gastrointestinal. Usado como anticonvulsivante, sedativo, tônico, diurético. Externamente - como agente cicatrizante e hemostático.
O uso regular melhora a visão e a memória, melhora a imunidade. As ervilhas são frequentemente chamadas de omoplatas e são consumidas frescas para fortalecer o músculo cardíaco e normalizar a digestão. Apenas um punhado de ervilhas jovens fornecerá uma dose diária de ácido nicotínico, que normaliza o colesterol e serve para prevenir a aterosclerose.
Para beleza
Um remédio anti-envelhecimento eficaz são máscaras nutritivas de ervilha com creme de leite, queijo cottage, gema e outros ingredientes. Incluir ervilhas na dieta promoverá uma pele limpa e macia, fortalecerá dentes e unhas e aumentará o crescimento do cabelo. Uma decocção de flores esmagadas e erva de ervilha ajudará no inchaço facial.
Para crianças
Nutrição ervilhas são especialmente úteis crianças.Eles comem alegremente ervilhas verdes com açúcar e variedades de cérebro. Na alimentação infantil, a ervilha sem casca também deve ser utilizada no preparo de sopas e acompanhamentos.
Contra-indicações
Apesar das propriedades benéficas da ervilha, existem uma série de restrições ao seu uso. É contra-indicado na nefrite aguda, gota progressiva, tromboflebite, aumento da coagulação sanguínea e durante períodos de exacerbação de doenças gastrointestinais. Ao mesmo tempo, é útil comer 3-4 pedaços de ervilhas frescas ou embebidas em água. para azia. Também contra-indicados para uso são doença de Crohn, patologias da bexiga e colecistite.
Crescente
O plantio começa no início da primavera, assim que o solo esquenta um pouco. A planta não tem medo de geadas leves. Para ter constantemente uma nova colheita de folhas verdes na primavera e no verão, é necessário semear novamente a cada 7 a 10 dias. Recomenda-se plantar ervilhas em rotação de culturas com batatas e repolho. É um bom precursor para todas as culturas (exceto leguminosas).
As ervilhas preferem solos leves e férteis com baixos níveis de água subterrânea. Em áreas pantanosas e baixas, adoece devido ao excesso de umidade. Amadurece melhor em áreas bem iluminadas e ventiladas. A utilização de esterco fresco como fertilizante é inaceitável, pois estimula o aumento do crescimento da massa verde em detrimento da frutificação.
Antes do plantio, é útil adicionar cinzas - elas substituirão os fertilizantes à base de potássio. As ervilhas são plantas de adubo verde que são fertilizantes naturais eficazes. Eles não servem apenas como fonte de substâncias úteis que aumentam a fertilidade do solo, mas também melhoram a estrutura da camada superior e também curam o solo. Após a colheita, as raízes e caules não são removidos do local, mas são embutidos no solo durante a escavação no outono para enriquecê-lo com nitrogênio.
Antes do plantio, as ervilhas são embebidas em água em temperatura ambiente por 10-12 horas para garantir uma germinação rápida e vigorosa. Você pode selecionar sementes de alta qualidade colocando as sementes em água salgada. As ervilhas adequadas para o plantio depositam-se no fundo, após o que devem ser lavadas com água limpa.
As sementes são plantadas a uma profundidade de 4-6 cm. A distância entre as ervilhas nas fileiras é de aproximadamente 10-15 cm. O intervalo entre as fileiras é de 35-40 cm. Após a semeadura, o solo nas fileiras é compactado para reter a umidade. Se a semente for de boa qualidade, as mudas aparecerão em uma semana. A manutenção é simples e inclui afrouxamento e rega moderada. Durante os períodos quentes e secos, a rega deve ser abundante.
Armazenar
A colheita de leguminosas continua durante todo o verão. Dependendo do tipo de cultura, são utilizados diferentes métodos de armazenamento. As ervilhas colhidas para consumo in natura são armazenadas na geladeira em sacos plásticos ou recipientes. Para armazenamento a longo prazo, pode ser enlatado, seco ou congelado. As ervilhas secas são armazenadas em local escuro e seco.