Os benefícios das leguminosas para a saúde humana são conhecidos. É bom quando no inverno você pode saborear ervilhas suculentas, e para isso você precisa saber como plantar e cultivar ervilhas em casa. Vale a pena utilizar este método de cultivo mesmo quando não for possível cultivar uma casa de veraneio. Uma horta verde no parapeito de uma janela ou varanda é uma ótima maneira de reabastecer sua dieta com vitaminas frescas e microelementos benéficos. Não há necessidade de ter medo de saber se você pode cultivar ervilhas em casa. Até jardineiros inexperientes podem fazer isso.
Cultivo de mudas de ervilha
É fácil cultivar ervilha no parapeito de uma janela em casa, quem está envolvido com a tecnologia agrícola de hortaliças sabe disso. Primeiro, escolha aquelas variedades que podem dar frutos em casa e ter um sabor excelente. Além disso, você precisará de recipientes para plantio e solo adequado para leguminosas.
Espécies de baixo crescimento são cultivadas com sucesso em casa, como como cultivar ervilhas essas variedades são mais fáceis. Não ocupam muito espaço em casa, podem ser colocados não só na varanda, mas também nas janelas.
Comece o cultivo preparando mudas de ervilha:
- Variedade de açúcar de maturação precoce;
- o curta Gribovsky;
- adequado para preservação Alfa;
- variedade Zhegalova 112.
Antes de semear uma hortaliça, são realizadas uma série de medidas preparatórias relacionadas às sementes e ao solo.
Preparando feijão para semear
Para obter mudas saudáveis, é sempre importante escolher plantas e flores que sejam viáveis e que produzam frutos saudáveis. Antes da semeadura, os grãos de ervilha são abatidos.
Se as sementes estiverem danificadas ou mofadas, é melhor não deixá-las para o plantio. Os grãos restantes são despejados em uma solução salina. As sementes velhas e inviáveis irão flutuar, enquanto as boas irão afundar.
Para desinfetar, os grãos precisam ficar em uma solução fraca de permanganato de potássio por 20 a 30 minutos. O ácido bórico é adequado para desinfecção, dos quais 0,2 gramas são dissolvidos em 1 litro de água. Após o procedimento, as ervilhas são lavadas em água corrente e secas.
O cultivo de ervilhas em casa requer imersão e germinação das sementes antes do plantio. Para isso, coloque o feijão sobre um pano de algodão úmido e cubra a parte superior com o mesmo pano. Os brotos aparecerão mais rápido em um local quente. Dentro de 5–6 dias, com umidade constante, os grãos de açúcar eclodirão.
Semeando feijão ervilha para mudas
Como plantar ervilha em casa: em vaso ou caixa comum - você deve pensar nisso com antecedência. Ambos os recipientes são aceitáveis, mas o excesso de umidade pode se acumular em recipientes individuais, o que afetará negativamente a vegetação da hortaliça. Também não se deve plantar em copos pequenos, caso contrário o feijão plantado terá que ser colhido à medida que cresce. É ideal usar recipientes para cultivo.
Antes de plantar ervilha em casa, não se esqueça de preparar o solo. Se plantada em solo retirado do jardim, a planta pode adoecer. Para destruir microorganismos patogênicos no substrato do solo, derrame-o com água fervente ou solução de permanganato de potássio 2 semanas antes do plantio do feijão.
Hora de semeando ervilhas são escolhidos levando-se em consideração quantos dias a variedade vegetal amadurece. Você pode plantar em casa em qualquer época do ano, pois a planta também dá frutos no parapeito das janelas.
Coloque as ervilhas germinadas em sulcos com uma profundidade de 2 centímetros, a uma distância de 5 a 10 centímetros uma da outra. Os grãos são levemente cobertos com terra e as caixas cobertas com filme.
Após 10–12 dias, os brotos aparecerão quando o vegetal for plantado:
- ventile regularmente;
- hidratar enquanto a camada superior seca;
- alimentado com fertilizantes minerais.
Acima de tudo, as mudas de vegetais precisam de fósforo, potássio e nitrogênio.
Escolhendo
Se as ervilhas cultivadas em um apartamento forem plantadas densamente, a colheita deverá ser feita. Você precisa preparar um recipiente separado para as plantas: um recipiente com células individuais servirá. Agora resta:
- encha o recipiente com solo nutritivo e solto;
- faça um furo no centro do recipiente;
- Retire com cuidado a muda da planta com um palito e coloque-a no buraco;
- polvilhe com terra.
Não é recomendado expor imediatamente ao sol os recipientes com plantas transplantadas, pois as mudas podem morrer. Depois de mantê-los à sombra por 1 a 3 dias, coloque os recipientes com brotos de feijão em parapeitos de janelas bem iluminados.
Cuidados com as plantas
No cultivo de ervilha em casa, são seguidas uma série de regras relativas às condições de conservação e cuidado da hortaliça.
A iluminação desempenha um papel importante na obtenção do feijão maduro, uma vez que a hortaliça é uma cultura que adora luz.
O cuidado e o cultivo de uma hortaliça devem ser realizados com competência, levando em consideração as peculiaridades do desenvolvimento da cultura e o momento de seu amadurecimento. Não se esqueça de umedecer o solo e aplicar fertilizantes. A planta adora solos bem permeáveis à água e ao ar, por isso após a rega é necessário soltar a terra do recipiente. E é melhor remover imediatamente as mudas suscetíveis à doença, para que a infecção não se espalhe para os espécimes saudáveis.
Iluminação
Uma planta leguminosa precisa de muita luz. Quando há bastante no verão, é preciso pensar em como cultivar ervilhas em casa no inverno, quando o dia é curto. As ervilhas cultivadas à sombra serão claras e sem sabor. E não haverá suculência no feijão.
Portanto, para criar um horário de verão de 12 horas, lâmpadas fluorescentes ou fitolampos especiais são colocadas acima das plantações de leguminosas. As luminárias são colocadas acima dos recipientes com brotos de vegetais, mantendo uma distância de 50 centímetros.
Regar ervilhas
O feijão requer rega regular para mantê-lo suculento. O solo deve estar bem umedecido, caso contrário a planta começará a secar e os frutos não firmarão bem.
Para que o cultivo de ervilhas em casa seja bem-sucedido, utiliza-se rega moderada no cultivo de vegetais à medida que a camada superior do solo seca.
Você pode determinar a condição do solo com os dedos. Se o solo parecer seco, umedeça-o com água em temperatura ambiente. Não é recomendado levar água da torneira para irrigação. Se for duro, causará o aparecimento de uma camada branca no fundo do recipiente. Água sedimentada e filtrada é adequada para regar mudas. Após umedecer o solo, é realizado o afrouxamento para criar condições para a penetração do ar no solo.
Apoiar
O caule das leguminosas é trepador, por isso, sem apoio, cairá e se entrelaçará com as plantas vizinhas. Os brotos que cresceram até 10–15 centímetros requerem suporte. Uma mini-treliça é preparada nos peitoris das janelas, cravando-se estacas ao longo das bordas do recipiente e esticando-se fios fortes entre elas em 3-5 fileiras.
Cultivar a planta em uma loggia ou varanda permitirá esticar a rede sobre as plantações de leguminosas, o que dará direção ao crescimento. O cultivo será um sucesso e você poderá saborear as ervilhas o quanto quiser, colhendo as ervilhas dos caules nos suportes.
Alimentando ervilhas
Quando a planta é plantada em solo nutritivo, as leguminosas precisam ser alimentadas somente antes da floração. A cada 2 semanas, regue o recipiente com ervilhas com solução nutritiva. A fertilização do terreno é feita com complexos contendo fósforo e potássio. É necessário menos nitrogênio, pois o elemento afeta o aumento da massa verde, e não a frutificação.
O melhor é pegar 10–15 gramas de superfosfato, a mesma quantidade de sal de potássio e diluir em 10 litros de água. Esta solução irá saturar as plantas com os elementos necessários à floração e à formação das ervilhas na vagem.
Muitos jardineiros usam estimulantes de biocrescimento, como o HB-101, ao cultivar ervilhas em casa. Alimente as plantações de leguminosas com a droga uma vez por semana. A estação de cultivo das hortaliças é mais rápida. Você pode usar os produtos como aditivo foliar borrifando a solução nas folhas de uma planta vegetal.
Colheita
Dependendo da variedade selecionada, as ervilhas amadurecem nas janelas:
- açúcar precoce após 55-65 dias para uso de lâminas, para sementes - 90-100;
- tipos de peeling - Maisky, Pobeditel, para preparação de produto enlatado - 45–60 dias, para grãos - 75–85 dias.
Assim que as lâminas começam a amadurecer, elas são colhidas. Então, os frutos restantes serão preenchidos com ervilhas suculentas mais rapidamente.
Ao colher, não puxe os caules com muita força para não danificar a planta. Segurando os brotos, remova com cuidado as lâminas verdes. A colheita pode ser feita em 2 meses.
Críticas sobre o cultivo de ervilhas em casa
Muitas pessoas hesitam em cultivar ervilhas nos peitoris das janelas, especialmente no inverno. Como cultivar ervilhas em casa, quando há tão pouca luz e nem sempre faz calor nos apartamentos da cidade. Mas os inovadores estão cultivando vegetais com sucesso não apenas na varanda, mas também nas janelas no inverno.
Sergei, Novosibirsk:
“Nossa família não tem oportunidade de manter uma dacha. Decidimos montar um minijardim no parapeito da janela, já que nossos parapeitos são amplos e bem iluminados. O primeiro ano de cultivo de ervilhas não foi um sucesso. Mas não desistimos. Eles trataram o plantio corretamente e comeram ervilhas frescas no inverno. As crianças ficaram especialmente felizes.”
Natália, Moscou:
“No inverno há tão poucas vitaminas. E então resolvi organizar uma horta em uma varanda aconchegante. Comecei com endro e cebola. E então mudei para legumes.No começo foi difícil, nem todas as sementes brotaram e as plantas se desenvolveram mal. Mas aí me acostumei e comprei fitolampos. E as ervilhas não precisam de cuidados especiais. Regue e solte o solo. E agora tenho colecionado colheres de vitaminas frescas durante todo o inverno. Embora, claro, a colheita não seja muito grande, basta sentir o sabor do verão no inverno.”