Um tipo relativamente novo de ervilha, que os jardineiros cultivam por sua beleza. Mas poucas pessoas sabem que as ervilhas roxas são muito benéficas para o corpo. Não é difícil cultivar no local, não difere em nenhum cuidado especial. Eles o escolhem pela sua aparência, o que o torna único.
Características das ervilhas roxas
A colheita está sendo gradualmente substituída nas cabanas de verão pela abundância de ervilhas enlatadas. Eles simplesmente compram sem perder tempo cultivando e cuidando dele.Poucos jardineiros plantam ervilha em casa, e apenas com o objetivo de agradar a criança.
A trepadeira é uma excelente decoração. Durante a floração o aroma é muito forte e agradável. E graças ao fato de suas vagens serem roxas, as ervilhas são muito fáceis de colher. O feijão contrasta com a vegetação.
As vagens contêm antocianina, substância que lhes confere a cor roxa. Ele se decompõe quando cozido. Mas muitas pessoas preferem comer ervilhas direto da horta, então os benefícios são inegáveis.
Antigamente, a ervilha era um produto indispensável, principalmente pelo fato de a ervilha seca ser armazenada por muito tempo e a variedade de pratos que a utilizam ser muito grande.
Variedades
Como as ervilhas roxas foram desenvolvidas apenas recentemente, existem poucas variedades disponíveis para venda nas lojas. Cada um deles difere um do outro em alguns recursos.
Tipos ganhando popularidade:
- Açúcar roxo.
- Rei Roxo.
- Tudo é roxo.
- Trepadeira sem folhas.
- Afila.
Para entender a diferença entre eles, o veranista estuda suas descrições e, com base nesses dados, faz a escolha final.
Açúcar roxo
Altura da planta 1,50 m, as ervilhas são ricas em proteínas e minerais. Floresce de maio a julho, as flores são grandes, roxas e de aroma muito forte. O açúcar roxo é uma variedade de maturação média; as ervilhas amadurecem em 60-70 dias. A vagem é verde-violeta, com 8 cm de comprimento e as ervilhas são roxas, verdes em fase de maturação cerosa.
A planta é resistente ao frio, utilizada para qualquer finalidade, para cultivo para alimentação e decoração do local. Plantados a uma distância de 30 cm um do outro. Utilizado no preparo de saladas, sopas, purês e muitos outros pratos. O rendimento da variedade é comparativamente inferior ao das espécies verdes.
Rei Roxo
Uma variedade de cultura que possui folhas de vagens roxas e ervilhas verdes. A planta é altamente ramificada, quando floresce é coberta por botões de cor rosa suave. Frequentemente usado na decoração de sites.
Quando começa a frutificação, o feijão roxo se destaca no fundo da massa verde do arbusto. Altura 60-90 cm.
As ervilhas toleram bem as mudanças de temperatura. Os rebentos jovens podem resistir a geadas leves. O rendimento desta variedade é de 1,5 kg por 1 m2. Cuidar é normal, regar, afrouxar a fertilização. Capaz de crescer sem suporte. Seus frutos são consumidos em qualquer forma, mas a maior parte das substâncias benéficas está contida no feijão fresco. Amadurece um mês após o término da floração.
Tudo é roxo
Refere-se a variedades de culturas de meia estação. Pronto para uso no dia 70. A vagem tem 10 cm de comprimento e contém 9 ervilhas. As folhas são roxas, as ervilhas são verdes. São consumidos em todos os tipos e métodos de preparo, inclusive como feijão verde.
A altura da planta é de 2 m, as avaliações são em sua maioria positivas. Os veranistas elogiam a variedade pelo alto rendimento, beleza externa e excelente sabor. Cuidar da planta não é diferente: todas as práticas agrotécnicas padrão são realizadas.
Controle deslizante de açúcar sem folhas
Este é um tipo inicial de cultura. A planta não tem folhas, pode crescer sem suporte. Já a gavinha modificada deixa grudadas umas nas outras. Os feijões têm 10 cm de comprimento e contêm 8 a 9 ervilhas. Saborosos e nutritivos, são apreciados por todos os membros da família.
A altura da planta não ultrapassa os 70 cm, é utilizada para enlatar, congelar, preparar pratos diversos e saladas. O período de frutificação é longo, o rendimento é alto.
Cuidar dos arbustos envolve regar, fertilizar e soltar o solo em tempo hábil.
Afila
Incluído na categoria de variedades tardias. A altura da planta é de apenas 50-55 cm, o rendimento da variedade depende do jardineiro, se retirar o feijão do mato em tempo hábil forma novos, prolongando assim o período de frutificação.
A variedade não tem folhas, o fruto tem um sabor excelente e é cultivado da mesma forma que outras variedades de culturas. Não há necessidade de fornecer suporte; a planta pode se sustentar sozinha.
Regras crescentes
Primeiro você precisa decidir o local onde a cultura será cultivada. As áreas bem iluminadas e protegidas de correntes de ar são as mais adequadas. Então você deve escolher uma variedade que se adapte bem a uma determinada área e às características climáticas da região de cultivo.
Prefere solo fértil. Não vale a pena cultivar ervilhas em solo ácido, isso não levará a nenhum resultado.
Preparação de material de plantio. Para rejeitar sementes estragadas, pegue 1 litro de água morna e adicione uma colher de sopa de sal. Despeje as ervilhas na solução. Os que flutuam são retirados imediatamente, os que afundam são levados para pouso. Após a verificação das sementes, elas são lavadas e secas.
Recomenda-se embeber o material de plantio e plantar ervilhas inchadas no solo. A água com que se deitam as ervilhas deve ser morna e adicionam-se estimulantes de crescimento.
Se plantar ervilhas imediatamente no solo sem encharcar, as plantas brotarão mais tarde. Mas, ao mesmo tempo, o arbusto ficará mais forte e se desenvolverá mais rapidamente.
Pousar. As sementes são plantadas cedo, diretamente no solo. Apenas as camas são preparadas com antecedência, no outono. A preparação inclui escavar o solo com fertilizantes. Na primavera, cinzas de madeira e fertilizantes nitrogenados são adicionados aos buracos.
A principal coisa a lembrar ao plantar ervilhas é que elas não devem ser plantadas no calor.As sementes nem germinarão.
As ervilhas são cultivadas pelo método de tiras. Onde 1 fita consiste em 3 linhas. A distância entre eles depende da variedade da ervilha. Após o plantio das sementes, a camada superior precisa ser compactada.
Características de cuidado
Ervilhas roxas não requerem cuidados especiais. Tudo é padrão, como no cultivo de ervilhas verdes comuns.
A atenção é dada não apenas ao afrouxamento dos canteiros e à remoção de ervas daninhas, mas também à fertilização. Para que as ervilhas produzam o rendimento declarado, elas precisam ser fertilizadas pelo menos 2 vezes durante a estação de crescimento. Qualquer fertilizante complexo é adequado como cobertura, devendo ser aplicado antes da floração e durante o aparecimento dos ovários.
Regue as ervilhas regularmente e bem, evitando que o solo seque. A planta requer maiores cuidados imediatamente após o surgimento dos brotos, depois durante a brotação e formação do feijão.
O afrouxamento é importante para a cultura, pois fornece acesso de oxigênio ao sistema radicular. Quando os brotos têm 20-25 cm de tamanho, eles recebem suportes para tecelagem.
Quando aparecerem pulgões, lave-os com água corrente para evitar que se espalhem para outras plantas. Os arbustos infectados com oídio são arrancados e destruídos, evitando a propagação da doença por toda a área.
Vantagens e desvantagens
A cultura tem propriedades positivas e negativas, que são avaliadas individualmente por cada veranista.
Prós:
- Aparência decorativa.
- Versatilidade de uso.
- As ervilhas são ricas em vitaminas e minerais.
- Melhora o funcionamento do coração, fígado e rins.
- Em combinação com grãos fornece proteína completa.
- Possui propriedades medicinais.
- As ervilhas roxas contêm antocianina, uma substância que combate as células cancerígenas.
Desvantagens:
- Aumento da formação de gás.
- Restrições de uso para idosos.
- Quem sofre de distúrbios gastrointestinais não deve comer ervilhas.
Quem come ervilha determina para si um conjunto de vantagens e desvantagens da cultura.
Pragas e doenças
Os híbridos são imunes a doenças, mas a maioria das variedades sofre de oídio, murcha de fusarium, ferrugem, míldio e outras doenças características desta cultura.
Para evitar a sua propagação, devem ser tomadas medidas preventivas, rotação de culturas, afrouxamento, remoção de ervas daninhas dos canteiros e plantio de variedades de ervilha resistentes a doenças.
É mais fácil prevenir uma doença do que curá-la depois. Uma planta doente deve ser removida imediatamente para evitar infecção dos arbustos vizinhos.
Colheita e armazenamento
As ervilhas são uma cultura universal; os residentes de verão preferem comê-las frescas, retiradas dos canteiros do jardim. Mas para quem deseja conservá-las em conserva durante o inverno, deve colher as ervilhas na fase de maturação cerosa. Também pode ser congelado.
Alguns jardineiros esperam que as ervilhas amadureçam, depois as colhem, secam e armazenam. As ervilhas secas duram vários anos. Porém, é preciso lembrar que deve amadurecer bem, secar e permanecer inacessível aos insetos.
Ervilhas roxas, um achado útil para os amantes do exótico.