A mostarda pertence à família das crucíferas. É considerado um dos adubos verdes mais populares e versáteis. Esta cultura não requer cuidados específicos. Desenvolve-se bem e traz grandes benefícios ao solo. A planta satura o solo com nutrientes e o torna mais solto. Ao usar a mostarda como adubo verde, é importante saber quando semear e quando enterrar a cultura. Vale a pena considerar vários recursos.
Vantagens e desvantagens da mostarda como adubo verde
Para melhorar as características de qualidade do solo, são utilizados diferentes tipos de mostarda - preta, branca ou Sarepta. A variedade branca é considerada especialmente eficaz. Aumenta os parâmetros de germinação e produtividade das plantas cultivadas, protege o solo do ressecamento e ajuda a eliminar ervas daninhas e pragas.
A eficácia da planta se deve à sua composição química única. A cultura libera as seguintes substâncias:
- Os componentes desinfetantes são glicosídeos. Eles ajudam a evitar o crescimento ativo de ervas daninhas e a infecção da cultura com crostas ou podridão.
- Proteínas e minerais. Essas substâncias ajudam a restaurar até o solo mais esgotado e permitem adaptá-lo ao plantio de mudas.
- Ácidos. Estas substâncias protegem o solo e as plantas jovens dos efeitos negativos da radiação ultravioleta.
As principais vantagens deste adubo verde incluem o seguinte:
- melhorando a estrutura do solo - fica solto e absorve bem a umidade;
- aumentar a resistência do solo ao sopro, à lixiviação e ao deslocamento;
- ausência de ervas daninhas no local;
- redução do risco de desenvolvimento de doenças e ataques de pragas;
- melhoria da polinização de plantas cultivadas.
Ao mesmo tempo, a mostarda também tem algumas desvantagens:
- o risco de desenvolver patologias características dos representantes da família das crucíferas - incluem oídio, raiz torta, ferrugem;
- lignificação dos caules após o início da floração;
- atraindo pássaros - eles bicam sementes de mostarda e podem causar danos a bagas e frutos.
Para quais solos a mostarda é adequada como adubo verde?
A planta pode ser usada como fertilizante para solo preto, turfa ou solo arenoso. A mostarda adora tipos de solo neutros. Também pode crescer em condições de baixa acidez.Porém, não é recomendado plantar a planta em solo argiloso, ácido ou salgado.
O que e quando você pode plantar depois?
Depois da mostarda, você pode plantar um grande número de safras. Esses incluem:
- batata;
- tomates;
- pimenta;
- cebola;
- beringela;
- abóbora;
- alho;
- salsão;
- morangos;
- morangos;
- espinafre;
- abobrinha;
- beterraba;
- feijões;
- ervilhas.
Neste caso, é proibido plantar após o plantio:
- todos os tipos de repolho;
- raiz-forte;
- agrião;
- flores douradas;
- nabo;
- rabanete.
Termos e regras para plantio
A mostarda pode ser plantada em diferentes épocas do ano. Dependendo da época de plantio, os cuidados com a colheita variam.
Semeadura de primavera
A planta pode ser plantada já em março. Em áreas quentes isso pode ser feito ainda no final de fevereiro. A cultura leva de 30 a 40 dias para crescer em massa foliar.
Para realizar os trabalhos de plantio, recomenda-se fazer o seguinte:
- Limpe os canteiros de restos de plantas antigas.
- Se necessário, trate os canteiros com um ancinho ou cortador plano. Na primavera, o solo fica bastante úmido, por isso plantar sementes não é difícil.
- A maneira mais fácil é espalhar sementes de mostarda pela área. Porém, não é necessário selá-los. Na primeira precipitação eles irão mais fundo no solo.
A taxa de semeadura por 1 acre pode variar:
- no plantio em canteiros, são necessários 400-500 gramas de mostarda;
- quando colocado entre as fileiras, 120-150 gramas serão suficientes.
Quando a temperatura do ar sobe para +10 graus, os primeiros brotos aparecerão dentro de 3-4 dias. Neste caso, o solo ficará coberto com uma cobertura contínua após aproximadamente 1 mês.
Plantio de verão
No verão, é permitido o plantio de mostarda caso seja necessário retirar a área da rotação de culturas, restaurar e melhorar sua saúde.O plantio é permitido 2 vezes durante a temporada:
- Pela primeira vez, os trabalhos de plantio deverão ser realizados no final de maio. Após 1,5 meses, as plantas podem ser enterradas no solo.
- Após mais 2 semanas, a mostarda pode ser plantada novamente no mesmo canteiro. Ao mesmo tempo, é importante cumprir os padrões de consumo de sementes.
A formação da camada de húmus leva muitos anos. Para agilizar, vale a pena usar métodos mais eficazes. Para fazer isso, você pode adicionar composto ou húmus. Também é permitido o uso de outros fertilizantes orgânicos de efeito poderoso.
no outono
Para aumentar a fertilidade do solo, recomenda-se plantar mostarda no outono, imediatamente após a colheita. Isto é especialmente verdadeiro em áreas frias. Graças a isso, a safra terá tempo de crescer antes da chegada do frio intenso. No sul, a adubação verde deve ser plantada antes de meados de novembro.
Para realizar os trabalhos de plantio, recomenda-se fazer o seguinte:
- Após a colheita, limpe os canteiros de restos de plantas e ervas daninhas.
- Alimente o solo com húmus. Por 1 metro quadrado você não deve usar mais do que 2 baldes de fertilizante. O solo precisa ser desenterrado e solto com ancinho.
- Espalhe as sementes densamente por toda a área do local para conseguir a formação de uma cobertura vegetal contínua.
- Na ausência de precipitação e o solo estiver muito seco, polvilhe uma fina camada de terra sobre as sementes - no máximo 1 centímetro. Depois disso, o solo precisa ser umedecido para que as sementes não se espalhem.
Então os eventos podem se desenvolver de diferentes maneiras:
- Quando a mostarda é plantada em tempo hábil, ela consegue crescer bem. Neste caso, a planta pode ser ceifada e deixada nos canteiros como camada de cobertura morta.
- Se a grama não cresceu muito e o frio já chegou, a mostarda deve ser deixada na horta.
Com o início da primavera, recomenda-se cavar o solo ou tratá-lo com cultivador. A mostarda podre pode ser usada como fertilizante completo.
Cuidados com adubo verde
Esta planta pouco exigente cresce bem em solos com estrutura solta. Cresce bem à sombra e em canteiros ensolarados. Em boas condições, os rebentos aparecem 3-5 dias após o plantio. Após o surgimento das mudas, o desenvolvimento da mostarda cessa.
Após cerca de um mês, um denso tapete de adubo verde aparece no solo. Após mais 1 semana, a mostarda começa a florescer ativamente. No tempo seco, a planta precisa de rega abundante. Antes do início do processo de floração, a mostarda deve ser ceifada e o solo desenterrado.
Quando cortar a grama?
Para que uma planta se desenvolva no jardim, é necessário manter parâmetros ideais de umidade no local. As verduras devem ser cortadas antes do início da floração. Isso é feito 1 mês após o plantio. É importante fazer isso em tempo hábil, pois com o início da floração os caules ficam mais grossos e a folhagem adquire uma estrutura rígida. Nesse momento, a mostarda absorve grande quantidade de nutrientes do solo e perde as propriedades do adubo verde.
Ao cultivar mostarda em solo pesado, as verduras cortadas precisam ser enterradas diretamente no solo. Para fazer isso, é recomendável usar uma pá. Em solos mais soltos, basta cravar a planta no solo com uma enxada comum. Em tempo seco, os canteiros alimentados precisam ser regados sistematicamente. Isso ajudará a acelerar a decomposição das verduras.
Erros comuns
Os erros mais comuns que as pessoas cometem ao cultivar adubo verde incluem:
- Não regar após o plantio. É proibido permitir que o solo sob esta planta seque. Portanto, é importante regar as plantações com moderação, mas regularmente.
- Negligenciar o processo de semeadura após o plantio. Como resultado, são bicados por pássaros ou espalhados pelo vento.
- Plantar mostarda depois de repolho ou rabanete. Essas culturas são consideradas relacionadas. Portanto, é proibido plantá-los próximos ou alterná-los.
- Cortar tarde demais. O adubo verde deve ser removido antes do amadurecimento dos grãos. Caso contrário, o adubo verde se tornará uma erva daninha e encherá todo o jardim.
- Plantio muito frequente ou muito raro. Para obter um resultado pronunciado, você precisa usar 400 gramas de mostarda por cem metros quadrados. É importante distribuir corretamente os grãos para que não haja vazios.
A mostarda é considerada uma planta eficaz, frequentemente usada como adubo verde. Para que a colheita dê o resultado desejado, é necessário respeitar rigorosamente os prazos e regras de plantio.