Fusarium é uma doença que afeta muitas plantas, incluindo a batata. Também recebeu outro nome - murcha de fusarium ou podridão seca. A ferrugem do Fusarium na batata é causada pela ação de fungos esporos da espécie Fusarium oxysporum. Segundo especialistas, esta doença é especialmente comum no Extremo Oriente, bem como no sul e sudeste da Federação Russa. A doença é muito perigosa, pode destruir grandes áreas de batata e tomate em pouco tempo.
Razões para o desenvolvimento da praga fusarium nas batatas
Como já foi observado, o agente causador da doença é um certo tipo de fungo. Pode ser preservado por muito tempo em diversas condições: em resíduos vegetais, no plantio de solo ou sementes. Nestes casos, o fungo penetra no ambiente da planta através do seu sistema radicular. O fungo começa a se desenvolver, o que leva à formação do fusarium. Na maioria dos casos, os canais das plantas através dos quais os nutrientes se movem estão simplesmente obstruídos.
Os fungos entram no sistema radicular através de raízes danificadas por insetos (grilos-toupeiras ou vermes) ao cultivar o solo ao redor do rizoma.
Além disso, a infecção e o desenvolvimento de fusarium podem ocorrer pelos seguintes motivos:
- a utilização de sementes previamente infectadas com a doença;
- antes do plantio o solo estava mal preparado, nenhum tratamento foi feito contra fusarium;
- as condições de armazenamento da batata não foram mantidas;
- A rotação de culturas não foi mantida: as batatas foram plantadas no mesmo canteiro durante vários anos;
- influência das condições climáticas;
- invasão de pragas;
- falta de fertilizantes minerais e orgânicos.
Principais sintomas
O período mais perigoso para a infecção por fusarium é considerado o período de pega e desenvolvimento dos tubérculos. A planta começa a murchar apenas um mês após a infecção.
Os principais sinais da doença incluem:
- enrolamento das folhas no topo do arbusto - começa no estágio inicial da doença;
- aparência cor amarela nas folhas de batata, que primeiro murcha e depois simplesmente cai, aparece quando grandes áreas dos leitos estão infectadas;
- o aparecimento de caules marrons, principalmente na parte superior do arbusto;
- os caules começam a apodrecer em alta umidade;
- os caules são arrancados do solo sem nenhum esforço;
- o aparecimento de um caroço marrom na parte interna do caule cortado;
- a presença de podridão seca nos tubérculos durante o armazenamento da batata;
- o aparecimento de manchas marrom-acinzentadas nos tubérculos de batata;
- o núcleo dos tubérculos torna-se seco e poroso, a casca enruga-se e aparecem vazios no núcleo;
- nos tubérculos infectados na primavera, os olhos brotam muito lentamente, seus processos são fracos e lembram uma fina teia de aranha.
Procedimentos preventivos
Para prevenir a doença e reduzir o risco de infecção por fusarium, é necessário:
- use apenas material de plantio saudável;
- escolha variedades de material de plantio apenas aquelas que resistam ao fusarium;
- escolha material de plantio que tenha sido tratado pelo fabricante contra a murcha fúngica, pois essas sementes têm uma cor distinta;
- antes do armazenamento, bem como antes do plantio, trate os tubérculos de batata com fungicida;
- seguir rigorosamente as regras de rotação de culturas;
- remover impiedosamente as plantas infectadas, juntamente com o solo das raízes;
- queimar restos de plantas infectadas;
- manuseie cuidadosamente as ferramentas de jardim usadas para trabalhar com plantas infectadas;
- limpe completamente os sapatos do solo contaminado;
- tratar com água sanitária todos os recipientes utilizados no preparo do material de plantio;
- desinfetar completamente o solo, especialmente o solo com efeito de estufa;
- Fertilize o solo de plantio com óxido de potássio ou cal.
Preparativos para murcha de fusarium
As medidas de controle contra a murcha de fusarium na batata são divididas em dois grupos principais: biológicos e químicos.
Agentes biológicos
Agentes biológicos são utilizados para proteção contra doenças durante o preparo para o plantio.Para tanto, têm sido utilizados medicamentos como Baktofit, Integral, Fitosporin-M.
Baktofit
Biktofit é um preparado microbiológico desenvolvido para combater doenças fúngicas de diversas plantas, inclusive a batata fusarium. Atua diretamente na supressão do desenvolvimento de fungos Fusarium. Este medicamento não é recomendado para ser misturado com outros produtos destinados a estimular o crescimento das plantas, bem como com alguns fertilizantes.
O medicamento está disponível na forma de pó ou suspensão. Para uso em pequenas hortas, uma embalagem contém de 10 a 12 g do medicamento.
O consumo do medicamento é determinado pelas instruções do fabricante. Normalmente é 1 g do medicamento por 1 litro de água.
Integrante
O medicamento Integral foi criado há relativamente pouco tempo. Contém bactérias vivas e tem efeito fungicida. Ele pode desempenhar muitas funções, desde a proteção das plantas até a aceleração da germinação em 1-2 dias. Também é usado para desinfetar sementes e acelerar o crescimento.
Fitosporina-M
O medicamento pode ser usado para diversos fins, mas na maioria dos casos é usado para processar vegetais.
Antes do plantio, os tubérculos de batata são tratados na seguinte proporção: 3 colheres de sopa do medicamento para 1 copo (250 g) de água.
Para prevenir ou tratar arbustos de batata doentes, é recomendado pulverizá-los uma vez a cada 10–14 dias. A concentração do medicamento deve ser: 10 g por 5 litros de água. A massa folhosa da batata é pulverizada.
Produtos químicos
Agentes químicos são usados para proteger os tubérculos de batata durante o período de crescimento e durante o armazenamento. Para esses fins, medicamentos como Titus, Maxim, Vist e Colfugo Super.
Tito
Titus é um herbicida sistêmico que pode ser usado em muitas plantas, incluindo batata e tomate. Seu principal objetivo é o controle de ervas daninhas. Algumas horas após o tratamento, o crescimento das ervas daninhas cessa e, após 15 a 25 dias, as ervas daninhas morrem.
Para processar batatas, é necessário preparar uma solução do medicamento. Sim para processando cem metros quadrados de batatas É necessário dissolver 0,4–0,5 g do medicamento em 2–3 litros de água.
Máximo
O medicamento se destina à prevenção e tratamento de doenças fúngicas de diversas plantas. Por outro lado, estimula o aumento da imunidade e também previne o desenvolvimento de diversas pragas. É amplamente utilizado no processo armazenamento de batata.
Este medicamento tem uma desvantagem significativa - não trata doenças fúngicas no interior dos tubérculos.
Para processar batatas, é necessário dissolver 4 ml do medicamento em 2 litros de água e misturar bem. Para processar 1 kg de batata, é necessário usar 1 litro de água.
Whist
Este medicamento é usado principalmente durante o armazenamento da batata. O processamento é realizado por fumigação - fumigação de tubérculos.
A droga é colocada em bombas de fumaça de vários tamanhos. A fumigação deve ser feita no máximo uma semana após o armazenamento das batatas.
Antes do processamento, todas as portas, portões e outras aberturas do local de armazenamento devem ser fechadas. Em seguida, acenda as damas e a sala fechada é ventilada por pelo menos 3 horas. Após o processamento, o local de armazenamento deve permanecer fechado por pelo menos 24 horas.
Colfugo Super
O ingrediente ativo do medicamento é o carbendazim.O medicamento se destina à prevenção e tratamento de plantas contra diversas doenças, inclusive fusarium de hortaliças.
Para tratar a batata, são necessários 0,5 litro do medicamento por hectare de planta.
Esquema de processamento
O combate ao fusarium da batata começa com o preparo do material de plantio e o plantio. Em primeiro lugar, lembre-se de que só é possível plantar batatas nos mesmos canteiros depois de 5 anos.
Para ter uma colheita boa e saudável, você deve seguir o seguinte esquema:
- Inspecione a semente com boa iluminação. Rejeite tubérculos suspeitos de terem doença fusarium, bem como amassados, manchas ou outros danos à pele.
- Germinação de tubérculos. Deve ser iniciado 25 a 30 dias antes do plantio. Para a germinação, recomenda-se colocar os tubérculos em uma sala com temperatura de +19–21 ⁰C.
- Selecione os tubérculos mais fortes com brotos bem definidos.
- Trate os tubérculos com qualquer solução desinfetante.
- As batatas devem ser plantadas em solo pré-preparado. A profundidade de plantio deve ser de 10 cm.
- Antes de os caules fecharem, as batatas são amontoadas.
- Para efeito de prevenção, quando os topos atingem cerca de 25–30 cm, são pulverizados com um dos fungicidas sistêmicos.
- A próxima pulverização deve ser realizada antes do início da floração. Para isso, pode-se usar os medicamentos Epin, Oksigumat ou Exiol.
- Então, após 1–2 semanas, as batatas são tratadas com fungicidas de contato. Pode ser qualquer droga.
- Após a floração, as batatas são tratadas com Bravo e, após 7 a 10 dias, o mesmo produto é pulverizado novamente.
- Na fase de maturação da batata, é pulverizada com Alufit.
- 15–20 dias antes da colheita, recomenda-se cortar as pontas e levá-las para fora do canteiro. A remoção das pontas promove o rápido crescimento da pele do tubérculo quando está danificada. E isso reduzirá o risco de doenças durante o seu armazenamento.
- Colheita. Este procedimento só deve ser realizado em tempo seco.
- Armazenamento de tubérculos para armazenamento. O armazenamento para este fim começa a ser preparado 2 meses antes do assentamento. Deve ser completamente desinfetado. Água sanitária é boa para isso. Para preparar a mistura desinfetante, são necessários 2 kg de cal para cada 10 litros de água.
Que erros os jardineiros cometem?
No processo de cultivo da batata, os jardineiros costumam cometer os seguintes erros, que contribuem para o desenvolvimento do fusarium:
- devido às pequenas áreas de plantio, a ordem de rotação de culturas não é mantida;
- são plantadas variedades de batata que não são imunes ao fusarium;
- a colheita é realizada sem corte prévio das copas;
- os tubérculos não são inspecionados antes do plantio e, via de regra, são plantados exemplares doentes;
- A instalação de armazenamento não é desinfetada antes do armazenamento.
Se você seguir as recomendações apresentadas acima, não precisará se preocupar em infectar suas batatas com fusarium.