Todos os anos, mais e mais novos produtos aparecem no mercado de produtos para controle de pragas. Um dos medicamentos de última geração é a Fitosporina, a vantagem do fertilizante é considerada a facilidade de uso e a eficácia no combate a um grande número de pragas. Antes de usar, recomenda-se a leitura das instruções do medicamento e das normas de segurança existentes.
- Formulários de liberação
- Com quais doenças isso ajuda?
- Crosta
- Podridão da raiz
- Murchando
- Molde de semente
- Oídio
- Ferrugem marrom
- Septória
- Outras doenças
- Instruções de uso
- Colar
- Pó
- Gotas
- Proporções para processamento de vários vegetais
- Batata
- Repolho
- Tomate
- pepinos
- Flores
- Precauções de segurança ao trabalhar com o produto
- Condições de armazenamento e prazo de validade
Formulários de liberação
A base da droga de última geração consiste em esporos e células vivas. O produto pertence ao grupo dos fungicidas, o que garante a preservação das propriedades a longo prazo. O fabricante do fertilizante é a BashInkom, que produz o medicamento em três formas:
- macarrão - é um bolo achatado de 200 g, vendido em embalagem pequena;
- pó - comercializado em sachês de 10 e 30 g;
- as gotas são uma suspensão aquosa.
A principal diferença é o número de esporos e células em 1 g de produto. A maior quantidade deles contém o medicamento, produzido em pó. Todas as formas de “Fitosporina” possuem uma qualidade importante na forma de início de ação imediato após o processamento da planta. Cada embalagem contém breves instruções com informações sobre as características de diluição e regras de uso, que devem ser lidas antes de iniciar o trabalho.
Com quais doenças isso ajuda?
A vantagem do medicamento é a eficácia no combate a diversas doenças e a possibilidade de utilização em diversos tipos de culturas hortícolas. Ao mesmo tempo, a sua utilização permite que o composto se decomponha rapidamente, melhore a qualidade do solo e torne o material de plantação mais resistente a um número significativo de doenças que a Fitosporin se destina a combater.
Crosta
É um tipo comum de doença em culturas hortícolas, afetando frequentemente árvores frutíferas e batatas. Um sinal característico da doença é o aparecimento de manchas, úlceras e verrugas de formato irregular na superfície externa das flores, lâminas foliares, brotos ou tubérculos. Se as medidas não forem tomadas em tempo hábil, as folhas das árvores ficam cobertas de manchas marrons e pretas e, eventualmente, secam e caem.Existem vários tipos de sarna, mas todos levam à perda de colheitas.
A "Fitosporina" é utilizada para fins preventivos e, se necessário, no combate às primeiras manifestações de sarna. O método de pulverização ou imersão pode ser usado; o último método é frequentemente usado para processar sementes, incluindo tubérculos de batata. Para livrar as crostas das árvores frutíferas, utiliza-se a pulverização, pois o método de rega não se justifica devido ao alto consumo da solução.
Para tratar a coroa, prepare um produto de trabalho diluindo 5 g para cada 10 litros de água. Neste caso, o primeiro procedimento é realizado quando aparecem as primeiras folhas, o segundo é repetido quando os ovários estão presentes.
Podridão da raiz
Pertence a um tipo de doença fúngica, muitas vezes chamada de “canela preta” na vida cotidiana. Os motivos mais comuns para o seu aparecimento são o encharcamento do solo, o uso de solo ou ferramentas contaminadas. É quase impossível curar uma planta afetada, por isso os principais esforços são direcionados à prevenção. Quando a doença aparece, a planta da parte inferior começa a murchar, escurecer e eventualmente morre. A “Fitosporina”, neste caso, é utilizada para preparar uma solução para o tratamento pré-semeadura de sementes.
Murchando
A doença pertence ao grupo dos fungos, que podem afetar uma planta independente de sua idade. A fonte está localizada no solo e, quando exposta a uma cultura hortícola, leva ao apodrecimento das raízes, desbaste do caule e amarelecimento gradual das folhas. Recomenda-se o uso de “Fitosporina” para fins preventivos na fase de semeadura no solo.
Molde de semente
A doença ocorre como resultado da atividade de fungos, cujos micélios, em condições favoráveis, começam a se multiplicar rapidamente.Os sintomas de uma situação anormal são a presença de uma película de mofo na superfície do solo. Eles não são capazes de causar danos graves às plantas adultas, mas representam uma séria ameaça às sementes e mudas jovens. Os microrganismos penetram no interior e destroem os tecidos, as plantas morrem. A “Fitosporina” é utilizada na forma de solução, que serve para tratar o solo e os rebentos.
Oídio
Uma doença fúngica pode afetar as culturas hortícolas e caseiras. Os primeiros sintomas são o aparecimento de uma camada branca semelhante a poeira na planta. Gradualmente, a área afetada aumenta e pode cobrir toda a planta. Com o tempo, as folhas ficam amarelas e secam, as novas praticamente não se formam ou ficam feias. Os principais métodos de controle são eliminar as causas, regar e pulverizar com medicamentos, para os quais a Fitosporina é frequentemente utilizada.
Ferrugem marrom
A doença está associada ao aparecimento de pequenas almofadas nas folhas da planta, comumente chamadas de pústulas. As formações podem ter vários formatos, mas quando se tocam ou racham, vaza uma substância em forma de pó escuro, que são esporos de fungos. A doença pode afetar as culturas de frutas, vegetais e flores; é mais perigosa para as culturas de grãos.
Septória
A doença está associada ao aparecimento de manchas escuras com borda amarela nas folhas das plantas. Com o tempo, eles crescem e podem cobrir toda a área da lâmina foliar. Quando a doença ocorre, observa-se perda prematura de massa verde. A prevenção consiste em seguir as regras de rotação de culturas e utilizar pulverizações aos primeiros sinais de danos.
Outras doenças
O escopo de aplicação do medicamento é bastante amplo, podendo ser utilizado no combate a dezenas de tipos de doenças, principalmente de origem fúngica. É usado para processar sementes, solo contaminado com água e pulverizar plantas doentes. A droga combate perfeitamente doenças de frutas e frutos silvestres, flores e hortaliças.
O produto é eficaz contra queimaduras monolíticas, rizoctonia, cercospora, câncer bacteriano. As estatísticas indicam que a eficácia dos medicamentos de última geração é de 65% a 95%, o que depende da forma de aplicação e do tipo de doença.
Instruções de uso
O medicamento é utilizado em qualquer um dos períodos e fases do crescimento das plantas. O concentrado é diluído conforme instruções do fabricante, as proporções são determinadas pela forma de liberação e pela finalidade de uso. A ativação de bactérias ocorre apenas na água, por isso não é aconselhável borrifar o solo com pó. Não é recomendado o uso de água da torneira para o preparo, pois o cloro contido no líquido leva à morte de microrganismos ativos.
Para preparar a solução, retire água após fervura, chuva ou poço.
Existem restrições quanto às condições ambientais sob as quais o medicamento não pode ser usado. Sob luz solar intensa, as bactérias morrem, então escolha um clima sem sol ou à noite para trabalhar. Se houver ameaça de chuva, é melhor adiar a pulverização, pois a película protetora que se forma na planta quando a substância ativa a atinge é facilmente lavada pela precipitação, e o processo deverá ser repetido.
A frequência dos tratamentos de pulverização varia de 7 a 14 dias. Ao regar o solo, a duração entre os procedimentos repetidos é:
- legumes - 1 mês;
- árvores frutíferas, arbustos - 2 meses;
- espécies de interior - uma vez por mês.
Colar
A solução é preparada a partir de 100 g de pasta e 200 ml de água. Ao preparar qualquer volume de líquido, deve-se guiar-se pela regra de utilização de proporções de 1 para 2. A seguir, o líquido é diluído em água, a quantidade de volume adicionado depende da finalidade do uso posterior:
- tubérculos e material bulboso para pulverização - 3 colheres de sopa. eu. solução base por 200 ml de água;
- imersão da semente - 2 gotas de solução base por 0,5 xícara de água, tempo de espera de 2 horas.
- pulverização de hortaliças – 3 colheres de chá. concentrado por 10 l.
Pó
A solução deve ser preparada no máximo 2 horas antes do uso. Para se preparar, você deve seguir as seguintes regras:
- imersão de bulbos e tubérculos - 10 g do medicamento por 0,5 litro de água para tratar 20 kg de material de plantio;
- imersão de sementes - 0,5 colher de chá. por 100 ml de água, duração do procedimento 2 horas;
- para tratar o sistema radicular para combater o apodrecimento - 10 g do medicamento para cada 5 litros de água, as raízes são embebidas na solução preparada por 2 horas e, na hora do plantio, o solo é regado com ela.
Para evitar culturas hortícolas, as plantas são pulverizadas com uma solução de trabalho. A concentração do medicamento depende do tipo de planta e da área tratada. Antes do plantio das mudas em casa de vegetação, o solo é tratado com Fitosporina pulverizando a estrutura e regando o solo 7 dias antes do plantio das mudas, utilizando uma solução de 5 g do medicamento e 10 litros de água.
Gotas
Este formulário é frequentemente usado para pulverizar a folhagem de plantas de jardim e de interior em crescimento. Pode ser usado para processar vegetais antes de armazená-los.Para o preparo, utilize proporções na forma de 10 gotas do medicamento para cada 200 ml de água. Uma solução preparada de forma semelhante é usada, se necessário, para enraizar as estacas e realizar o tratamento pré-semeadura das sementes.
Proporções para processamento de vários vegetais
Batata
O medicamento é usado no tratamento de raízes e solo antes do plantio, o que atua como meio de prevenção de doenças. Durante a estação de crescimento, é permitido pulverizar os brotos das plantas. Após a colheita, as batatas são pulverizadas para melhor armazenamento. Eles processam não apenas sementes, mas também batatas por comida.
Ao pulverizar tubérculos, siga as seguintes recomendações:
- outono - 5 g de pó por 250 ml de água;
- solo - 5 g de pó para cada 10 litros de água;
- material de plantio - por 10 kg 5 g de pó por 250 ml de água;
- massa verde - para cada cem metros quadrados 5 g de pó para cada 10 litros de água.
Para prevenir doenças, recomenda-se pulverizar as pontas duas vezes. O segundo procedimento é realizado após o primeiro, 10 a 15 dias depois.
Repolho
A "Fitosporina" é utilizada como agente preventivo e terapêutico. Para embeber sementes, 0,5 colher de chá. o pó é dissolvido em 1 litro de água. Para pulverização use 2 colheres de chá. produtos para 10 litros de água. Se necessário, o procedimento é repetido após 2 semanas.
Tomate
A "Fitosporina" é usada em qualquer fase do cultivo do tomate. Para embeber as sementes, prepare uma solução na proporção de 0,5 colher de chá. pó por 1 litro de água ou 2 gotas por 200 ml de água. O material de plantio é guardado por 2 a 3 horas. A mesma solução pode ser usada para tratar o sistema radicular das mudas antes do plantio.
Para tratar o solo use 1,5 colher de sopa. eu. para 10 litros de água.Durante o período vegetativo, é utilizada uma solução em spray, preparada a partir de 2 colheres de chá. pó por 10 litros de água. Para melhorar a pegajosidade, recomenda-se adicionar um pouco de sabonete líquido à solução. O procedimento é repetido a cada 14 dias. Antes de usar, a solução deve ser deixada por 2 horas para ativar as bactérias. Em temperaturas abaixo de 15 0A pulverização C é ineficaz, uma vez que os microrganismos tornam-se inativos e são capazes de entrar em animação suspensa.
pepinos
O tratamento de pepinos com o medicamento é utilizado em qualquer fase do cultivo. As seguintes proporções são usadas:
- tratamento de sementes - 0,5 colher de chá. pó por 100 ml de água;
- pulverização de mudas caseiras - 1,5 g de pó e 3 litros de água;
- tratamento de arbustos - 10 g para terreno aberto, 5 g para estufas por 10 litros de água.
Durante o período vegetativo recomenda-se a realização de 3 pulverizações, o intervalo entre cada uma delas é de 15 dias. Ao usar uma pasta, faça uma solução de 10 ml do medicamento para cada 10 litros de água, essa quantidade é suficiente para 1 m2. A solução restante pode ser usada para regar o solo.
Flores
Para pulverizar as flores e tratar o solo, use 200 g de pasta dissolvida em 400 ml de água. Sementes e bulbos de flores podem ser tratados com uma solução semelhante. Ao usar solução líquida, diluir 2 gotas em 200 ml de água. Para prevenir doenças, a pulverização é feita a cada 3 semanas, para tratar a planta o procedimento é repetido a cada 7 dias.
Precauções de segurança ao trabalhar com o produto
A droga pode causar pequena irritação das membranas mucosas ao entrar em contato com elas. A droga é segura para culturas hortícolas e para a maioria dos insetos. Para a segurança das abelhas, as colmeias mais próximas devem estar localizadas numa zona de mais de 5 km.
Bagas e frutas podem ser consumidas imediatamente após o processamento da planta, mas antes disso as frutas devem ser bem enxaguadas com água. Ao trabalhar com o medicamento, é necessário seguir as normas de segurança aceitas. O processamento é feito com roupas, luvas e óculos especiais, não sendo permitido fumar ou comer. Em caso de contato com mucosas, lavar o produto com grande volume de água. Se o remédio for parar no estômago, é preciso beber 4 copos de água, induzir o vômito e tomar carvão ativado.
Condições de armazenamento e prazo de validade
A vantagem do medicamento é a capacidade de ser armazenado em ampla faixa de temperatura, a partir de -50 0C e terminando em +40 0C. Em baixas temperaturas, a atividade bacteriana é interrompida e reiniciada quando as condições voltam ao normal. A faixa recomendada para manter as qualidades é +20 0C a +25 0C. O armazenamento é realizado em local seco e de acesso limitado às crianças.