O problema de muitos jardineiros são as pragas e doenças das árvores frutíferas. A sarna da macieira é uma das doenças mais comuns causadas pelo fungo Venturia desigual. O material proposto fornece uma descrição da doença especificada, remédios químicos e populares e procedimentos de tratamento.
- Descrição da doença e causas
- Lesões
- Sinais de crosta
- Produtos químicos
- Pico Abiga
- Oksikhom
- Kuprikol
- Cupróstato
- Tsikhom
- Solução de enxofre coloidal
- Cúmulos
- Jato Tiovit
- Fungicidas bacterianos biológicos
- Fungicidas sistêmicos
- Preparações do grupo estrobirulina
- Medicamentos do grupo triazol
- Solução de sulfato de cobre
- Preparações do grupo benzimidazóis
- Hórus
- Fitosporina M
- Remédios populares
- Características do wrestling em diferentes épocas do ano
- Como tratar durante a frutificação
- Consequências
- Tratamentos preventivos para macieiras
- Tratamento de primavera
- Processamento de outono
Descrição da doença e causas
A sarna é uma das doenças mais comuns das árvores frutíferas, manifestada por formações características nas folhas da macieira. Se medidas oportunas não forem tomadas, isso causará danos à árvore. Uma maçã, após exposição a um fungo, fica enrugada e perde significativamente o sabor.
O fungo é transmitido das seguintes formas:
- umidade atmosférica;
- pelo vento;
- insetos.
A sarna permite que a árvore cresça e se desenvolva, facilitando a propagação da doença, pois não atrapalha o processo de fotossíntese. O fungo hiberna nas folhas caídas e na casca das árvores, continuando sua atividade vital no início da primavera.
O aparecimento e o desenvolvimento da doença são facilitados pela grande quantidade de chuvas na primavera e pelo sombreamento excessivo do jardim. Como qualquer fungo, Venturia desigual requer muita umidade, calor e sombra para se desenvolver.
Lesões
A crosta afeta completamente a árvore, começando pelas folhas, passando depois para a casca, brotos e frutos. A doença é especialmente perigosa para as árvores jovens - pode levar à morte da macieira.
A folhagem danificada cai, a doença se espalha para a casca e os brotos jovens e depois para os frutos. A casca racha e incha, os brotos começam a murchar e os frutos murcham.
Sinais de crosta
Sinais característicos da doença:
- primeiro, aparecem nas folhas da árvore pequenas manchas cor de azeitona com tonalidade esverdeada;
- com o tempo, as manchas tornam-se mais numerosas, ficam pretas e racham;
- marcas semelhantes aparecem nos brotos e na casca, nos quais aparecem rachaduras e inchaços;
- com o aparecimento e crescimento dos frutos, eles também ficam cobertos de manchas semelhantes, enrugam-se e perdem o apelo visual.
A duração do período de incubação do fungo, dependendo da resistência da variedade e das condições que a acompanham, é de seis a vinte dias. Os sinais externos listados começam a aparecer após um determinado período após a infecção.
Produtos químicos
Se não forem tomadas medidas oportunas para tratar a doença, a produtividade da horta diminuirá significativamente, o tamanho dos frutos diminuirá, a sua aparência deteriorar-se-á e o conteúdo de vitaminas e outras substâncias úteis diminuirá. Em um curto período, a doença pode afetar até noventa por cento do jardim, o que é especialmente perigoso para as árvores jovens.
A seguir são discutidos os produtos químicos mais eficazes para combater a sarna.
Pico Abiga
Este é um medicamento fungicida antifúngico. As árvores são tratadas com ele não apenas para tratamento, mas também para prevenção de doenças. O efeito terapêutico é proporcionado pelo cobre ativo, que se forma após a pulverização e bloqueia os esporos, o que cria obstáculos à sua reprodução e propagação. Este produto tem as seguintes vantagens:
- versatilidade de aplicação;
- resistente à umidade, não lava quando chove;
- grande distribuição na área de processamento;
- compatibilidade com outros meios;
- perigo ambiental insignificante.
O medicamento não altera o sabor e a aparência das frutas processadas. O produto está disponível em frascos de quarenta a cinquenta gramas.Para preparar a solução mãe, o conteúdo do recipiente é diluído por litro de água. A composição resultante, para uso, é diluída na proporção de um para dez.
Oksikhom
Este medicamento possui mecanismo de ação semelhante, mas é caracterizado pela presença de duas substâncias:
- íons de cobre, que causam a morte do patógeno;
- oxadixil, absorvido pela folhagem e bloqueando os processos de síntese no micélio do fungo.
Assim como o remédio anterior, o uso do oxicoma ajuda a tratar e prevenir o aparecimento da doença. Além da alta eficiência, o medicamento apresenta as seguintes vantagens:
- longo período de proteção;
- tempo de resposta rápido - dentro de duas horas após o tratamento.
No entanto, também existem desvantagens. O medicamento nem sempre é compatível com certos medicamentos, principalmente com os alcalinos.
Observação! O oxicoma é uma substância da primeira classe de perigo, portanto, durante o uso, devem ser utilizados os devidos cuidados e equipamentos de proteção.
O medicamento está disponível na forma de pó, em embalagens de cinco quilos. Para uso, até quinze gramas do medicamento são diluídos em dez litros de água.
Kuprikol
Muitos jardineiros preferem se livrar da crosta com Cupricol. O produto é produzido em solução coloidal contendo duzentos gramas da substância ativa. Esta forma permite que o medicamento seja facilmente dissolvido para uso.
Cupricol é altamente eficaz contra doenças fúngicas, incluindo sarna, e não afeta o desenvolvimento das macieiras. Durante a temporada é necessário processar a árvore até seis vezes. O medicamento é resistente à umidade atmosférica e altamente solúvel no preparo da composição.Pode ser usado em combinação com outros produtos.
Cupróstato
Um remédio semelhante para salvar o jardim da sarna. A droga consiste em:
- dezenove por cento - de cobre;
- dezesseis - de amônia;
- vinte e seis - de ácido acético.
O medicamento tem benefícios e modo de ação semelhantes aos acima. Um produto ecologicamente correto que não representa perigo para humanos e animais. Use com cuidado perto de corpos d’água abastecidos.
Produzido na forma líquida, em latas de dez e vinte e cinco litros. Mais eficaz nos estágios iniciais da doença. À medida que a doença se espalha, a eficácia é significativamente reduzida.
Para a pulverização, deve-se escolher um dia claro e tranquilo, a velocidade do vento não deve ultrapassar seis metros por segundo. A frequência do tratamento por temporada é cerca de três vezes. A última pulverização antes da colheita deve ser feita com um mês de antecedência para eliminar a presença de substâncias nocivas nos frutos.
Tsikhom
Outro medicamento à base de oxicloreto de cobre. Outro ingrediente ativo é o zineb. O princípio de funcionamento é semelhante aos meios acima. O efeito aparece imediatamente após a pulverização, a duração da proteção é de até doze dias.
Combina bem com outros meios. O intervalo de tratamento – tendo em conta a duração da proteção – é de cerca de doze dias. No tratamento de sarna em árvores frutíferas, a taxa de consumo de medicamentos é de seis a oito quilos por hectare.
Produzido em sacos de dez quilos, em pó. Não muito perigoso para o homem (segunda classe), representa maior grau de perigo para os insetos (abelhas e outros).
Uma semana após a pulverização, é permitido o trabalho manual na horta e o trabalho mecanizado após três dias.
Solução de enxofre coloidal
Uma das drogas mais testadas pelo tempo. Ao contrário dos meios descritos acima, não requer penetração na planta para obter o efeito desejado.
O enxofre contido na composição neutraliza fungos, é benéfico para o crescimento e desenvolvimento das culturas e é um dos componentes necessários para a vegetação vegetal.
O tratamento com a solução deve ser realizado no máximo cinco vezes durante a temporada. De trinta a oitenta gramas do medicamento são misturados em um balde com água, dependendo do estágio e da extensão da infecção.
Recomenda-se tratar as árvores profilaticamente e após o aparecimento dos primeiros sinais de doença.
Observação! O enxofre é uma substância inflamável, isso deve ser levado em consideração na hora de organizar o armazenamento do medicamento.
A composição é distribuída uniformemente pela superfície das árvores. O enxofre interfere na função respiratória do fungo, causando sua morte. Apesar da relativa segurança para o ser humano (terceira classe), é necessário tomar os devidos cuidados - trabalhar com respiradores, não comer nem fumar durante o processamento, não pulverizar em tempo de vento.
Este remédio é um dos mais simples e eficazes contra a sarna.
Cúmulos
Cumulus é outro nome para o medicamento acima, que não é diferente dele. A escolha do nome do medicamento depende do fabricante, mas a composição desses produtos é semelhante.
Jato Tiovit
Outro fungicida de contato com ampla gama de aplicações. Um análogo suíço do enxofre coloidal, que tem um efeito mais duradouro e provou ser bom nas condições russas.
A duração de ação do medicamento é de até dez dias após a pulverização.O período especificado pode variar dependendo do desenvolvimento da doença, do nível de umidade atmosférica, da força do vento e de outros indicadores.
A proporção de diluição da substância com água é semelhante ao remédio acima. A solução é bem misturada até ficar completamente homogênea. O número de pulverizações durante a temporada chega a seis vezes.
O produto apresenta grau moderado de perigo (classe três), mas a entrada da substância no trato respiratório é indesejável.
O medicamento é produzido em grânulos, acondicionado em sacos de trinta gramas. Para uso em larga escala está disponível em sacos de vinte quilos.
Fungicidas bacterianos biológicos
Algumas bactérias do solo neutralizam os patógenos fúngicos. Portanto, a sarna pode ser curada com os seguintes fungicidas bacterianos biológicos:
- Planriza é um produto à base destes microrganismos que combate eficazmente a sarna e destrói fungos, promovendo o desenvolvimento das plantas. Durante o processo de reprodução, as bactérias protegem as culturas contra doenças e libertam nutrientes que aumentam a produtividade;
- Trichodermina é um remédio biológico que utiliza o cogumelo neutralizante de mesmo nome. Ao parasitar o patógeno, leva à sua destruição; A eficácia do medicamento não é afetada pelo nível de umidade, mas a temperatura ambiente é importante, deve ser de pelo menos quatorze graus;
- Fitobacteriomicina - produzida em pó de dois, cinco e dez por cento com alto grau de eficácia antifúngica. Caracterizado por um nível médio de toxicidade;
- Pentafage é um remédio baseado em um complexo de cinco cepas de vírus bacterianos e componentes biologicamente ativos.Durante a decomposição dos componentes do medicamento, formam-se novas cepas que ajudam a destruir o fungo. Utilizado na forma de suspensão aquosa, com concentração de até cinco por cento, dependendo do estágio de evolução da doença;
- Gaupsin é um remédio universal contra doenças fúngicas e pragas.
Todos os produtos biológicos são caracterizados pelas seguintes vantagens:
- alta atividade biológica;
- aumentando a imunidade das plantas contra doenças;
- melhorar a nutrição das culturas, a estrutura e a fertilidade do solo.
Observação! Ao contrário dos agentes químicos, os agentes biológicos não agem tão rapidamente, mas a duração da proteção é significativamente mais longa, tal como o efeito positivo que acompanha a sua utilização.
Fungicidas sistêmicos
Por ação sistêmica entende-se que o medicamento afeta o fungo não apenas no local de aplicação, mas também é redistribuído por toda a árvore, inclusive no interior dos tecidos. Esses produtos devem ser utilizados até que a doença se espalhe, mas após o tratamento o medicamento continua agindo, independentemente das condições ambientais, sem ser lavado pela chuva ou pela seca.
A duração do efeito é significativamente maior em comparação com os efeitos de contato - até três semanas. Porém, no reprocessamento, é necessário escolher um medicamento de um grupo diferente, pois o fungo se adapta ao medicamento.
A seguir - mais detalhes sobre grupos químicos individuais de fungicidas sistêmicos.
Preparações do grupo estrobirulina
Os remédios iniciais desse grupo derivaram do fungo de mesmo nome, que penetra na infecção e impede a respiração do patógeno, causando sua morte.
Recomenda-se usar esses remédios antes de todos os outros.Para evitar a adaptação do fungo, não devem ser realizados mais do que dois tratamentos durante a temporada.
Medicamentos do grupo triazol
O modo de ação é semelhante aos medicamentos acima. Caracteriza-se por um rápido início de efeito desde a aplicação, o produto é absorvido instantaneamente, portanto meia hora após a pulverização a chuva não afetará o resultado.
O medicamento promove o crescimento das plantas, acelerando o processo de fotossíntese. Uma das poucas desvantagens é a dependência rápida, por isso é necessário mudar para outros grupos de fungicidas.
Solução de sulfato de cobre
O remédio indicado é o sulfato de cobre. Recomenda-se usá-lo antes da abertura dos botões, durante o tratamento primário no início da primavera. Consumo de substâncias – um grama por metro quadrado; A solução é diluída na proporção de cem gramas do medicamento para cada dez litros de água. O processamento é feito da parte inferior do tronco até o topo da copa. A maior eficácia é observada ao pulverizar uma vez a cada cinco anos.
Preparações do grupo benzimidazóis
Os medicamentos desse grupo interferem no processo de divisão nuclear do fungo, impedindo sua reprodução e o desenvolvimento da doença. São agentes de amplo espectro caracterizados por um longo período de proteção. Não só as árvores, mas também os frutos colhidos são tratados com medicamentos para prevenir o desenvolvimento da doença durante o transporte.
Hórus
Uma droga relativamente nova que ganhou popularidade entre os jardineiros. Distingue-se pela capacidade de prevenir o desenvolvimento e ocorrência de doenças infecciosas nas plantas, proteger e curar árvores.
A desvantagem do medicamento é a baixa eficácia com um grau severo de desenvolvimento de doenças - para árvores maduras.Caracteriza-se pelo impacto local, portanto, para garantir a eficácia do medicamento, deve ser aplicado, distribuído nas superfícies a serem tratadas.
A pulverização deve ser feita no início do período vegetativo. Eficaz em uma faixa de temperatura de três a vinte e cinco graus.
Fitosporina M
O mais novo remédio, eficaz em qualquer fase da doença. Criado com base em uma cultura de esporos que suprime a reprodução de pragas. A principal desvantagem do medicamento é a instabilidade da bactéria à luz solar natural, por isso deve-se optar por tempo nublado para o tratamento.
Remédios populares
Muitos jardineiros combatem a sarna usando métodos tradicionais, que incluem:
- remoção oportuna de folhas e frutos caídos para evitar a propagação da infecção. São enterrados no solo ou usados para fazer compostagem;
- pulverização com solução de mostarda - dissolvem-se oitenta gramas de pó e adicionam-se a dez litros de água. A própria árvore e a área ao redor do tronco são processadas. Várias inscrições são necessárias a partir de maio;
- tratamento com permanganato de potássio - cinco gramas de pó por balde de água. O método é idêntico ao anterior;
- pulverização com solução salina - à base de um balde de água - um quilograma de sal; produzido no início da primavera, antes que os botões cresçam;
- uso de tintura de cavalinha - um quilo de grama fresca é despejado em cinco litros de água fervida, infundida por três dias. A composição resultante é diluída na proporção de um para dez. O tratamento é realizado após o aparecimento das primeiras folhas;
- uso de soro de leite - a composição é filtrada em gaze, toda a árvore é borrifada, remédio muito eficaz em qualquer fase do desenvolvimento da doença.
Observação! Os remédios populares são eficazes nos estágios iniciais da doença ou como medidas preventivas, mas não são eficazes em casos de infecção grave.
Características do wrestling em diferentes épocas do ano
O tratamento primário das árvores é realizado no início da primavera, antes do início do período vegetativo. No verão, junho e julho, o jardim é repetidamente pulverizado com produtos químicos e biológicos. Substâncias são combinadas para evitar que o fungo se torne viciante. É necessário observar a frequência dos tratamentos, levando em consideração o prazo de validade de determinado medicamento.
Um fator importante no desenvolvimento da doença no verão é o clima. Se for estabelecida baixa umidade, acompanhada de alta temperatura do ar, o desenvolvimento da doença é interrompido. Isto deve ser levado em consideração ao determinar a frequência dos tratamentos.
A pulverização de verão deve ser feita de manhã cedo ou tarde da noite para evitar que as folhas sejam queimadas pelo preparo e sua evaporação prematura sem surtir efeito.
No outono, o tratamento é realizado após a colheita dos frutos; Para consolidar o efeito alcançado, é necessário retirar os galhos e folhas afetados.
No combate à doença, é necessário levar em consideração que a infecção é possível a partir de árvores não tratadas localizadas em área vizinha. Os esporos de fungos podem ser transportados pelo vento do jardim afetado.
Uma medida importante para combater a sarna no outono é o combate aos insetos transmissores da doença. Eles hibernam na área ao redor do tronco, com o início da primavera penetrando nas árvores e espalhando a infecção. Um círculo ao redor de uma árvore, de até dois metros de diâmetro, deve ser limpo de pragas e tratado com pesticidas antes do início do frio.
Como tratar durante a frutificação
As medidas de controle durante o período de frutificação incluem o uso de métodos populares ou preparações biológicas ecologicamente corretas para evitar o acúmulo de toxinas nos frutos.
Duas semanas antes da colheita, o tratamento deve ser evitado. Imediatamente após a colheita dos frutos, as árvores são pulverizadas.
Consequências
Se medidas oportunas não forem tomadas, o desenvolvimento da doença leva à redução e enrugamento dos frutos e à diminuição do conteúdo de substâncias úteis neles. O crescimento e desenvolvimento da árvore ficam mais lentos. A infecção intensiva pode destruir os rebentos jovens, incluindo a morte das mudas.
Tratamentos preventivos para macieiras
O desenvolvimento da doença é mais fácil de prevenir tomando medidas preventivas adequadas.
Tratamento de primavera
Na primavera é necessário produzir:
- aplicar fertilizantes orgânicos no círculo do tronco da árvore, de até um metro de diâmetro, conforme padrões estabelecidos;
- desenterrar o solo do jardim com limpeza preliminar das folhas e galhos caídos do ano anterior;
- rega abundante - pelo menos quinze litros por árvore;
- tratar solo úmido com uréia, cloreto de potássio ou nitrato de amônio;
- caiar troncos com cal até uma altura de um metro;
- borrifar os galhos e o tronco com calda bordalesa.
As atividades listadas são realizadas antes do florescimento dos primeiros botões.
Processamento de outono
Antes do início do inverno, é necessário remover galhos e folhas secas das árvores, coletar e enterrar ou queimar as folhas caídas para evitar a hibernação dos esporos com subsequente infecção na primavera. As árvores são tratadas com remédios químicos, bacteriológicos ou populares.
Como pode ser observado no material apresentado, a sarna da macieira é uma doença grave que afeta negativamente o desenvolvimento das árvores e causa danos complexos à cultura. Portanto, devem ser tomadas medidas adequadas para prevenir e tratar a doença para garantir um alto rendimento e o desenvolvimento normal das árvores.